Passar apenas 1 dia em Colmar pode ser pouco no período de inverno, os dias são frios e escurece cedo, por volta das 16h30. Portanto, procure chegar cedo para aproveitar o máximo!

Aproveitando da minha viagem a Freiburg, onde fiquei uma semana para passar o natal com a família do meu marido, fiz um bate e volta (com toda a família) até Colmar, pois fica apenas a uma hora de carro. Por sorte peguei um dia lindo de sol, mas de muito frio, por volta de -3.

1 dia em Colmar

Passeio de 1 dia em Colmar

Colmar é a capital da região vinícola da Alsácia, na França, com as suas igrejas e seus museus, tem muito a oferecer a nível cultural e artístico. Há uma grande riqueza de variedade de patrimônio histórico e arquitetônico, que oferece mais de 1000 anos de história.

Colmar é notável pela elegância de suas casas “colombages” (casas típicas com paredes em enxaimel) que podem ser admiradas em particular no centro da cidade.

casas em enxaimel

Casas em enxaimel

Não deixe de fazer uma bela caminhada por seu centro histórico (chamado de Vieille Ville – Cidade Velha) se perdendo por suas ruas estreitas para apreciar a enorme quantidade de casas históricas elaboradamente decoradas.

Colmar é uma cidade encantadora, e no natal torna-se ainda mais bela, é como estar em um conto de fadas, com todas as luzes e cores, com as decorações natalinas e os mercados de Natal. A cidade é famosa por sediar o mercado de natal mais bonito da Alsácia, com início no final de novembro até 31/12.

o que fazer em Colmar

O que fazer em Colmar em 1 dia

Por todos os cantos você pode ver janelas e casas decoradas e as ruas e os becos animados combinando cheiro de laranja e canela. Uma incrível rua luminosa leva à descoberta dos 5 mercados de Natal (Places des Dominicains, Place Jeanne d’Arc, Place de l’Ancienne Douane, Place des 6 Montagnes Noires & Koifhus), cada um inserido em um cenário idílico e com uma identidade própria.

decoração de natal

Decoração de natal

Fiquei impressionada de ver a maioria das lojas e edifícios com suas fachadas decoradas nesse período de natal e, diga-se de passagem, muito bem decoradas.

deocração de natal

Decoração de natal

Colmar no natal

Visitar Colmar no natal

decoração de natal

Decoração de natal nas casas em Colmar

Natal em Colmar

Natal em Colmar

Um conjunto de edifícios medievais e renascentistas em estilo alsaciano dão um toque de fascínio ao centro histórico de Colmar.

Como Strasbourg, Colmar tem duas almas, aquela francesa e aquela alemã. Apesar de Colmar hoje ser uma cidade francesa, pode se encontrar em todos os lugares sinais de seu passado alemão. A cidade já pertenceu a Alemanha e fazendo fronteira com o país, há algumas características teutônicas.

O centro de Colmar é muito pequeno, dá para rodar facilmente a pé e as ruas são fechadas ao tráfego.

Não deixe de saborear os típicos produtos locais e sobretudo seus deliciosos doces.

doces franceses

Doces franceses

O que fazer em 1 dia em Colmar

Place de la Cathédrale
Comece seu itinerário de 1 dia em Colmar pela praça principal da cidade, dominada pela igreja de Saint Martin -XIV ao século XIII – em estilo gótico. A imponente igreja colegiada de Saint-Martin é construída em arenito vermelho e em seu interno abriga a Crucificação do século XIV.

Casa Maison Pfister
Ao longo das ruas do centro histórico existem antigas casas feitas de madeira e pedra com fachadas decoradas. Muito gracioso é o edifício Maison Pfister, localizado no cruzamento da rue des Marchands e Rue Mercière.

Maison des Tetes (Casa das Cabeças)
Um edifício (funciona como hotel) adornado com 105 pequenas cabeças esculpidas no período da Renascença. Fica na Rue des Têtes, 19.

o que fazer em Colmar

Maison des Têtes – O que fazer em Colmar

Musée d’Unterlinden
O museu está localizado em um mosteiro dominicano do século XIII, conhecido por abrigar o Altar de Issenheim, onde se misturam pintura, escultura e arquitetura. Todos os anos, milhares de visitantes fazem fila para admirar o retábulo de Issenheim. Se trata de um grupo de oito painéis monumentais pintados por Mathias Grünewald. Em estilo gótico, o retábulo é um incrível mural que representa a crucificação de Cristo, com painéis realizados entre 1490 e 1510.

 

1 dia em Colmar

Musée d’Unterlinden

pontos turisticos em Colmar

Altar de Issenheim

Museu Bartholdi
Este museu é a casa onde morou Auguste Bartholdi, o escultor francês que projetou a Estátua da Liberdade. O museu narra sua história e mostra muitas de suas obras.

Square de la Montagne Verte
Quando você estiver passeando pela Grand Rue, dê uma esticadinha até a praça Square de la Montagne Verte. O lugar é bem agradável e rende belas fotografias, como pano de fundo há um dos lados da igreja Saint Mattieu.

pontos turisticos em Colmar

Square de la Montagne Verte

Casas em Enxaimel
Uma boa diversão, é procurar adivinhar os símbolos escondidos nas fachadas das casas em enixamel entre os cruzamentos de madeira.

Casas em Enxaimel

Casas em Enxaimel

Trenzinho Turístico
O clássico trenzinho turístico parte da via Kleber e faz uma viagem de 7 km por todo o centro de Colmar. Mas talvez você tenha que calcular bem seu tempo e vê se consegue fazer os passeios a pé e também com o trenzinho em apenas 1 dia em Colmar.

Petit Venise (Pequena Veneza)
Essa é considerada  a Veneza da cidade e uma das partes mais bonitas de Colmar, mas essa parte da cidade não visitei, a família queria ficar na parte da cidade velha e nos mercados de natal, e quando me dei conta já estava quase escurecendo. Mas o passeio de barco deve ser bem bonito e com certeza vale a pena. Os barcos partem da ponte Saint-Pierre, ao lado do restaurante Le Caveau Saint-Pierre.

Mercados de Natal em Colmar
Se você estiver visitando a cidade no período de natal, não deixe de visitar um de seus mercados e experimentar as delicias da região. Mas fique atento pra não se perder pelos mercados e deixar de visitar outras atrações, porque apenas 1 dia em Colmar passa muito rápido.

Mercados de Natal em Colmar

Mercados de Natal em Colmar

Rua de compras em Colmar
A Rue des Marchards tem muitas lojas de produtos locais e lembranças. É uma rua bem turística e bonita com casas em enxaimel de várias cores. A Rue des Clefs é aquela com maior número de lojas de todos os generos.

1 dia em Colmar

Rua de Compras

Onde comer em Colmar

Uma das coisas a se fazer em Colmar, é experimentar um dos pratos mais populares da cidade. O Tartes Flambées (Flammekueche em alemão), é uma espécie de pizza de massa super fina coberta com sabor a escolha do cliente, obviamente, o creme feito de queijo está presente em todas as opções para colocar por cima da massa. Eu comi com salmão “Saumon fumé”, meu marido com champignons “Forestière”, os outros membros da família comeram saladas e outros pratos. O Tartes Flambées custa em torno a 9,50€ + bebida, gasta-se por volta de 13€ por pessoa.
Almoçamos no restaurante Pfeffel, fica pertinho do Musée d’Unterlinden. Apesar de ser turístico, oferece uma ótima qualidade e é frequentado também pelos residentes.

Onde comer em Colmar

Onde comer em Colmar

1 dia em Colmar

Euzinha em Colmar

PLANEJE BEM SUA VIAGEM AQUI

Organize sua viagem para Europa visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

Compartilhe este Artigo:

Nenhum artigo relacionado

Deixe seu Comentário