Finalmente um sábado de sol e uma temperatura suportável, sinal de final de inverno, tomara, apesar de ter começado a chover na terça (a felicidade do sol durou pouco), não está muito frio.

Eu tinha conhecido Pádua há um tempo atrás, quando fui passar um final de semana com minha família em um hotel spa de águas termais, porque a cidade está localizada em zona termal.
Encontra-se perto de Milão, cerca 2h de carro, e assim resolvemos passar um dia em Pádua, porque uma amiga me havia falado da beleza e da energia maravilhosa da igreja de Santo Antonio de Pádua, e fiquei curiosa. Infelizmente eu não tinha visitado a igreja quando passei pela cidade da outra vez.

O coração do centro histórico de Pádua é constituito por 3 praças famosas: Piazza dei Signori, Piazza delle Erbe e Piazza dei Frutti. Mas a mais famosa e bonita é a praça Prato della Valle. Sua forma elíptica lembra o teatro romano (Campo de Marte), que antigamente encontrava-se no local onde hoje está a Prato della Valle.

Praça Prato della Valle

É uma das maiores praças não somente da Itália, como de toda a Europa por dimensão. A praça na verdade é um grande espaço caracterizado por uma ilhota verde central, chamada Ilha Memmia, em honra ao seu criador, Andrea Memmo. Circundada por um canal ornado com uma dupla base de 78 estátuas numeradas de celebres personagens do passado. A praça é um espetáculo!

Quatro estradinhas atravessam a praça passando sobre pequenas pontes, para depois se encontrarem no centro da ilhota, onde tem uma fonte.

Após a união da Itália em 1861, a praça foi rebatizada com o nome de Vittorio Emanuele II, mas o povo continuou chamando-a com seu nome original “Prato della Valle”. Diz-se que essa praça, era o local onde Santo Antônio de Pádua pregava às multidões.

Fonte da ilhota da praça

A foto abaixo foi extraída da internet.
Somente com vista aérea é possível mostrar pra você como a praça é formada

Os edifícios em torno da praça, merecem um destaque, são muito interessantes, mas infelizmente tinha o mercado, e por isso não pude fazer fotos.

Pádua é famosa por abrigar a basílica de um dos santos mais amados pelos católicos “Santo Antônio de Pádua”. Por aqui passam milhões de pelegrinos a cada ano. Os restos do santo, estão conservados em sua tumba que encontra-se na Basilica de Santo Antônio de Pádua.

Mas quem era esse santo? Nasceu em família nobre de Lisboa em 1195 e faleceu em Pádua em 1231, se chamava Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo.

Basílica de Santo Antônio de Pádua

Jardim da Basílica de Santo Antônio de Pádua

Quando tinha apenas 17 anos, foi estudar Ciências humanas e teológicas em Coimbra. Santo Antônio viveu em Pádua em dois momentos de sua vida, entre 1229 e 1230, depois entre 1230 e 1231, ano da sua morte. É conhecido como o santo das coisas perdidas e dos milagres.

Os frades da Basílica de Santo Antônio conservam até hoje uma carta recebida há mais de 20 anos de uma senhora que contava que era muito irritada com Santo Antônio porque sua filha não arranjava marido. A senhora resolveu jogar a estátua do santo pela janela, a qual atingiu um rapaz que passava na rua, que casou com sua filha.

Jardim da Basílica

A construção da Basílica de Santo Antônio iniciou em 1232, um ano após sua morte, terminou depois de 80 anos, em 1310.  A basílica combina diferentes estilos: a fachada, com tijolos a vista, é em estilo romanico-lombardo, as cúpulas são em estilo bizantino, as torres da Basílica recordam a arte islâmica por sua forma, os arcos foram realizados em estilo gótico, e a Capela do Tesouro é de arquitetura barroca.

O interior da basílica é realmente muito bonito, e a energia era super! Adorei ter visitado a basílica, vale realmente a pena, super recomendada.

Tumba de Santo Antônio de Pádua

Altar da Basílica

A Basílica de Santo Antônio, encontra-se numa travessa da praça de Ponte della Vale, não se confunda com aquela que está no começo da praça a direita.

 

Compartilhe este Artigo:

Tags do Post

Comentários do Blog - 9 Comentários

  1. riccardo    08/03/2013

    BOM DIA , estou gostando muito do conteúdo , parabéns edtarei na italia de 14-05 2013 à 29-05-2013 vou visitar o venêto alguma dica legal para passeio e tratorias sds

    • Damares Lombardo    08/03/2013

      Olá Riccardo, o que tenho de dicas está no blog.
      Abraços
      Damares

  2. Carmem    15/03/2013

    Olá Damares! Tudo bem com você? Quanto tempo que não te perturbo, né? Hehehe
    Estou na contagem regressiva, faltam apenas 15 dias para minha viagem,a ansiedade é grande! Amei o post!Fiquei com muita vontade de ir conhecer a Basílica. Eu vou ficar 3 dias em Veneza dedicando um dia a Verona. Você acha que dá pra dar uma paradinha em Pádua e depois seguir para Verona?
    E Você está animada para o evento Salão do móvel?
    Um abraço!

    • Damares Lombardo    16/03/2013

      Oi Carmem, quanto tempo! Já estava sentindo sua falta qui no blog. Pádua é pertissimo de Veneza, são apenas 25 minutos de trem, acho que vale uma visita sim, a energia da basílica é maravilhosa. Quanto ao Salão do Móvel, meu blog foi escolhido de novo pra fazer a cobertura do stand do Brasil, estou super contente.
      Bjs
      Damares

  3. Carmem    16/03/2013

    Parabéns, Damares! Você merece!
    Eu estarei aí justamente no fim de semana da feira, lembra? Você que me socorreu e me indicou o hotel Milano e é lá que ficarei, Pena que não terei tempo de ir pois ficarei só sexta e sábado, domingo pela manhã já estarei partindo. Se eu fosse iria te procurar.
    Um abração pra você e um excelente fim de semana!

    • Damares Lombardo    16/03/2013

      Ei Carmem, mas nós temos que nos conhecer, depois desse tempo todo de amizade internauta! Vamos pelo menos tomar um sorvete, vou tentar me organizar pra te encontrar, estou trabalhando muito, tenho muito roteiro pra entregar, mas dou um jeito. Que final de semana vc vai estar aqui? 6 e 7 e abril? Vão estar chegando amigos do Brasil pro Salão do Móvel bem naqueles dias, mas a gente combina. Me manda um email antes de vc sair do Brasil: damares.lombardo@keviagem.com
      Bjs
      Damares

  4. Carmem    17/03/2013

    Oi Damares!
    Eu ficaria muito feliz em te conhecer! Eu chegarei em Milão na sexta dia 12 de abril e irei embora no domingo dia 14 pela manhã e já sei que esse fim de semana será uma loucura pra você por causa da feira, mas eu vou te mandar um e-mail antes de partir, será muito legal te encontrar, tomara que você consiga um tempinho para irmos até Navigli tomar um sorvete CONGELANTE! Hahahahh! Eu estou em panico com o frio que vou pegar! 13 graus, será? Eu vou congelar! KKKK!
    Bjs

    • Damares Lombardo    17/03/2013

      Carmem, que bom que é no final de semana que está acabando o Salão, vou estar mais tranquila. Vamos fazer assim, me manda um email pra me lembrar quando vc estiver pra viajar (tenho tanta coisa na cabeça pra pensar…..rsrsrsrs), e eu ligo pra vcs no hotel na sexta a noite ou sábado pela manhã, assim a gente combina pra se encontrar no sábado no final da tarde, assim vcs podem passear tranquilos durante o dia. Espero que o frio tenha terminado até metade de abril, geralmente fica entre 15° e 18°. Hoje tá um frio danadooooo!!!
      Bjs
      Damares

  5. Carmem    20/03/2013

    Oi Damares!
    Combinado então. Eu te mando um e-mail quando estiver mais próximo,tá?Torcendo pra ficar mais quentinho, rs.
    Bjs

Deixe seu Comentário