Comprar as passagens de trem online, muitas vezes pode se transformar em pesadelo. Tenho tido muitas solicitações de ajuda para concretizar a compra através do link da ferrovia italiana “Trenitalia“.

Para resolver este problema, decidi fazer um post bem explicadinho pra você, passo a passo, assim não vai mais se desesperar e ficar horas na frente do computador batendo a cebeça. Resolvi colocar os passos da ferrovia de Trenitalia e não de Italo, porque é aquela que cobre toda a rede ferroviária do país, enquanto Italo, faz ainda uma parte bem limitada, além de partir e chegar em algumas cidades em estações localizadas nas periferias, bem fora do centro.

Resolvi utilizar a página do site em idioma italiano para fazer o passo a passo, assim você já vai se adaptando com a língua.

Quando você entrar no link de Trenitalia, clique em “Tutti i Treni” a sua esquerda (seta azul), se for comprar só ida clique em “Andata”, ida e volta “Andata e Ritorno” (setas amarelas). Clicar o lugar de saída “Da” e destino “A” (seta turquesa), caso o local tenha mais de 1/2 estações, vai aparecer os nomes das estações e também “todas as estações”, por exemplo “Milano tutte le stazioni”. Escolha esta última opção, porque você pode optar por uma determinada estação da qual não parte ou não chega o trem, e colocando dessa maneira, já vai te dar as opções automaticamente. Caso você já saiba o nome da estação, então clique nela.
Fique atento nas estações de trem antes de comprar o bilhete, se certifique que é aquela que deseja partir ou chegar
.
Escolha as datas de ida “Andata” e volta “Ritorno” e horários (setas roxas).
Coloque o número de adultos “Adulti” e crianças de 4 a 14 anos “Ragazzi” (setas verdes). Clique em “Cerca” (seta laranja) para fazer a procura. A seta rosa é para trens nas regiões, eu coloquei, mas na verdade não é importante nesse momento, é meio complicado, então vamos ao que interessa.

A próxima página, vai dar as opções de horários e valores. Nas setas verdes, você pode alterar horário, n° de adultos e crianças, como também os lugares de partida e chegada e data, antes da seta do horário. Depois clique em “Aggiorna” (seta amarela), para fazer as mudanças.

Veja o lugar de saída com o nome da estação (Milano Centrale) e o destino com o nome da estação (Roma Termini) com os horários, a duração da viagem, o nome do trem (eu cliquei em “Frecciabianca”) e o valor.
Escolha a opção e clique em “Seleziona” (seta vermelha).

Observe que eu cliquei naquele com 6h40 de viagem, e que abaixo tem um trem mais veloz pelo mesmo preço e com duração do percurso de apenas 2h55. Por isso, preste bem atenção na hora de clicar na opção.

A página seguinte via mostrar a opção escolhida e outras abaixo caso você ainda queira mudar. Se estiver certo da escolha, clique em “Continua” (seta laranja)

Eu selecionei ida e volta, nesse caso a página seguinte está mostrando as opções de volta de Roma pra Milão. Clique em “Seleziona” (seta vermelha). Caso você compre apenas ida, só vai pular esta passagem, mas do resto é tudo igual.

A próxima página vai te dar a opção de reservar seu lugar. Para escolher sua poltrona, clique em “Scelta del posto” (seta roxa), caso não tenha intresse em reservar, o sistema da ferrovia reserva automaticamente, “Assegnazione automatica posto” (seta vemelha). Se você vai viajar com outra pessoa e ela comprou o bilhete antes, para viajar juntos, é só clicar em “Posto vicino a” (seta verde), significa que vai te dar a possibilidade de estar no mesmo vagão ou até mesmo ao lado dela. Clique em “Continua” (seta laranja).

Caso você tenha escolhido sua poltrona, a página seguinte vai mostrar a disponibilidade de lugares. A divisão das poltronas dentro desse trem, é de 4 assentos no mesmo espaço, veja a separação com a barra cinza.
A seta verde está indicando o número de passageiros, a roxa o destino, a rosa mostra o quadradinho onde vai entrar a quantidade de assentos que você escolher, a amarela o número de poltronas livres (os quadradinhos em verde, indicam os assentos livres, aqueles em cinza, já estão ocupados)), a azul o número do vagão “Carrozza”. A seta vermelha, está informando que precisa clicar em um dos quadradinhos verdes para fazer a reserva. Escolha sua poltrona e clique em “Conferma” (seta laranja) para confirmar. Se você está reservando ida e volta, a próxima página será igual a esta, vai mudar somente o destino, neste caso de “Roma para Milão”.

A página seguinte vai mostrar as reservas que você fez dos assentos, com a quantidade de passageiro, número do vagão e a poltrona. A seta roxa está indicando a ida, a verde a volta. Clique em “Prosegui” para prosseguir (seta laranja).

Na próxima página, você vai ver o resumo de sua reserva, controle bem antes de continuar para fazer o pagamento.
A primeira parte é aquela de ida “Andata”, de Mião para Roma.
A seta vermelha está indicando o trem, a verde o nome do lugar de onde parte com a estação “Milano Centrale”, a azul o nome do destino, a roxa a data. Os circulos turquesas estão informando que a reserva foi feita em “econômica e segunda classe”, o quadrado rosa está indicando o número do vagão “carrozza”, aquele azul o número da poltrona. Os retângulos estão solicitando seus dados: laranja (nome), vermelho (sobrenome), roxo (email), verde (telefone). Mas você não vai preencher seus dados aqui, porque não é cadastrado, vai ser na mesma página mais abaixo.
O circulo rosa é a parte do retorno “Ritorno” de Roma para Milão.
Controle os valores de ida e volta (seta amarela e roxa).

Na mesma página, desça com o mouse, vai aparecer esta parte. Clique em “Non sono registrado” (seta vermelha), significa que você não é cadastrado. Preencha os espaços onde coloquei as setas azuis com seus dados: nome, sobrenome, email, telefone. Aconselho a colocar o número do seu celular, lembre-se de escrever o codigo na frente, por exemplo 005511……..
Clique em “Carta Credito/Prepagata” (seta roxa), clicar em “Accetto le Condizioni Generali di Trasporto dei Passeggeri di Trenitalia” (seta verde), para confirmar que aceita as condições da empresa e, por fim, clique em “Continua” (seta rosa). Mas antes controle o valor total (circulo laranja).

A próxima página será aquela para efetuar o pagamento, essa é fácil. Prepare seu cartão de credito com os números de segurança e a senha, a Trenitalia está solicitando esses dados para concluir o processo. Não tenha receio de colocar estes dados, é uma maneira para garantir que não seja um cartão clonado ou roubado.

Você vai receber um email com seu bilhete eletrônico, nele vai ter um codigo de reserva que se chama PNR, anote este número em seu celular ou agenda, caso perca o bilhete, é suficiente fornecer este codigo ao fiscal dentro do trem.

Caso você esteja tentando fazer uma reserva e não consegue conclui-la, tente mais tarde, as vezes acontece qualquer blackout no sistema da Trenitalia.

É permitido a compra de no máximo 5 bilhetes por vez.

Os trens mais rápidos são: “Frecciarossa”, seguido por “Frecciargento” e por último “Frecciabianca”.

Caso queira saber um pouco de italiano para entender melhor, veja o post que fiz sobre “aprender um pouco de italiano”

A informação abaixo foi publicada dia 14/01/2014.

Devido a algumas dúvidas que tem causado um pouco de transtorno a certos seguidores, decidi colocar essa informação que a Tatiana mandou pra gente:

Oi Damares e pessoal, desculpe estar me intrometendo, mas acho que as experiências de uns podem ajudar os outros também. Só para constar, ainda não comprei minhas passagens, mas tenho a dizer que das vezes que entrei em contato com a Trenitalia pelo site fui atendida (levou 5 dias na primeira e 2 na segunda). Para tirar dúvidas quanto à navegação do site e pagamento, entre no site da Trenitalia e na parte inferior vocês vão ver as apções em vermelho. Clique em “assistenze e contatti”. Depois abre outra página que pergunta:”Hai bisogno di assistenze online?” Clique abaixo em “sulla avigazione del sitio e pagamento”. Vai abrir outra página para você colocar seus dados como telefonem e-mail, sobrenome. Preencha e clique em AVANTI. Abre outra página para que descreva as suas dúvidas. Se seu italiano não for muito bom como o meu, utilize o google tradutor para ajudar. Espero ter ajudado. Outra coisa, se tem uma reclamação, tente em “Come inoltrare um reclamo”, seguindo o mesmo caminho até a página ”Hai bisogno di assistenze online”. No meu caso , que era de dúvidas quanto a proceder na compra online eles foram bem atenciosos.

 

Compartilhe este Artigo:

Comentários do Blog - 218 Comentários

  1. Valéria Silva do Nascimento    16/05/2013

    Damares,

    Parabéns pelas informações e préstimos inestimáveis aos turistas.
    Gostaria de saber se, uma vez feita a compra e recebido o bilhete eletrônico, é possível remarcar, ou seja, mudar a data da viagem?

    Obrigada,

    Valéria

    • Damares Lombardo    17/05/2013

      Olá Valeria, é possível sim, mas quando vc estiver fazendo a reserva, preste atenção se aparece a escrita dizendo que não é reembolsável e nem permitido mudanças (il biglietto non è rimborsabile e non è permesso cambio data/ora). Os bilhetes com preços muito baixos, geralmente não são reembolsáveis e não aceitam mudanças.
      Abraços
      Damares

  2. Clovis    18/05/2013

    Olá Damares, este post chegou na hora certa.
    Eu já tinha tentado várias vezes e não conseguia seguir com a compra, depois de encontrar este post, segui os passos e deu certo!
    Valeu pela super dica. Parabéns, seu blog é de grande ajuda.

    • Damares Lombardo    19/05/2013

      Obrigada Clovis, fico feliz que deu certo sua compra……hehehehehe.
      Abraços
      Damares

  3. Mina    24/05/2013

    Bom dia Damares!
    ótima explicação!
    To aqui fazendo as pesquisas pra compra, ai no vagão estão disponíveis todos os assentos do frecciarossa, inclusive as que dão pra sentar sozinhas (1d).
    Qual seria o melhor assento? esse 1D ou 18A tem janela?
    Obrigada! :D

    • Damares Lombardo    24/05/2013

      Mina, na foto dos lugares pra reservar, é a parte interna do trem, onde está escrito ETR 500 é o corredor da cabine. Deu pra entender onde estão as poltronas na janela? Parece difícil, mas não é não.
      Abraços
      Damares

      • Mina    27/05/2013

        oi Damares!
        Isso eu já tinha entendido.. mas como não conheço os trens, na verdade a pergunta é se todas as poltronas da janela ficam efetivamente com janela a vista pra ver a “paisagem” rs… tipo os onibus aqui do brasil.. ou se algum assento do lado da janela na verdade fica do lado da parede sem vista nenhuma…
        obrigada!!

        • Damares Lombardo    27/05/2013

          Mina, praticamente todas as janelas tem vista.
          Abraços
          Damares

  4. Mina    27/05/2013

    obrigada querida!
    Você é muito simpatica e gentil!

    • Damares Lombardo    28/05/2013

      Obrigada Mina!
      Abraços
      Damares

  5. Marcelo Rodrigues    13/06/2013

    Damares !!! Eu nao terminei a minha compra, pois o site no ultimo momento, entra em um a pagina do banco e pede para confirmar o codigo de segurança 3 digitos e a senha.
    Achei muito estranho, pois nenhuma compra pela internet pede SENHA.
    ESTOU COM MEDO !!!
    Por que e eles pedem a Senha ?????
    Abraços !!!

    • Damares Lombardo    13/06/2013

      Marcelo, eles pedem mesmo, é uma maneira para ter segurança que não seja um cartão clonado, pode continuar sua compra.
      Vou colocar isso lá no post, muita gente pode estar com o mesmo receio.
      Abraços
      Damares

  6. Marcelo Rodrigues    13/06/2013

    Muito obrigado pela resposta.

    Posso te fazer outras perguntas ?

    Dia 28/08 Vou para Veneza de Roma pegar o trem de 06:50 h e voltar no mais tarde de 19:25 h
    Dia 29/08 07:50 Para Florença e para pisa de tarde no mesmo dia.
    Dia 30/08 08:45 h Para Napoli e depois vou para Pompeia e volto as 19:30 h.

    Estou sozinho e queria saber duas coisas:

    É melhor ir de Roma para Florença depois Pisa ?
    ou de Roma para Pisa e depois Florença ?

    Esses horarios de saida estão bons ?? ou para Napoli está tarde.

    Muito obrigado por tudo e tenha uma ótima noite !!

    Estarei hospedado em um Hotel perto de Termini, aprox.400 metros devido aos horários que chegarei na estação na hora da volta.

  7. Marcelo Rodrigues    13/06/2013

    Boa noite !!!
    Sabe me dizer que horas começa a escurecer nesse período em Roma e nas outras cidades que citei.

    Muito Obrigado !!
    Me Salve heheheh !!

    • Damares Lombardo    14/06/2013

      Marcelo, no final de agosto começa a escurecer por volta das 8.45/9h
      Abçs
      Damares

  8. Marcelo Machado    02/09/2013

    Parabens , seu site é bem legal.
    Quero fazer uma pergunta: Nosso horário de chegada em Roma está atrapalhado. Você acha uma fria comprar os Tickets no guichet , sem reserva ?

    obrigado
    Marcelo

    • Damares Lombardo    02/09/2013

      Marcelo, vai depender do dia que vcs vão chegar, se não for vespera de feriado, acho que não tem problema em comprar na hora.
      Abs
      Damares

  9. Lígia Moura    08/09/2013

    Olá Damares.
    Em primeiro lugar muito obrigada por este blog maravilhoso.
    Estou a pensar ir de comboio de milão para Veneza dia 31/12 e regressar no dia 01/01, ou seja passar o ano em Veneza. :)
    Tentei marcar comboio mas no site não deixa, será por ser com muita antecedência ou não haverá comboios nesses dias. Tenho medo de marcar o hotel em Veneza e depois não ter como ir e voltar.
    Sabe-me dizer se os comboios funcionam nesses dias e qual o nome da estação do centro de milão e Veneza ?
    Muito obrigada.

    • Damares Lombardo    09/09/2013

      Olá Ligia, obrigada por elogiar o blog, fico feliz esteja te ajudando!!!
      Você vai ter que esperar um puquinho, porque não vendem os bilhetes de trem antes de cerca 90 dias de antecedência da viagem.
      Abs
      Damares

      • Lígia Moura    09/09/2013

        Muito obrigada Damares.
        Vou aguardar então…

  10. Mauricio    19/10/2013

    Damares,

    Qual é a diferença entre as classes no trem Frecciarossa?Premium ou Standard?

    • Damares Lombardo    20/10/2013

      Mauricio, a premium é um nível superior, com poltronas erogonômicas e mais conforto, a standart é aquela normal.
      Abs
      Damares

  11. Fabio Guttemberg    22/10/2013

    Damares
    Bom dia
    Excelente seu blog, claro e elucidativo. Comprei agora bilhetes de Roma para Florença e de Florença para Veneza sem nenhum problema. Seu passo a passo é ótimo.
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços

    • Damares Lombardo    23/10/2013

      Bravooooooo Fabio!
      Boa viagem e aproveite
      Abs
      Damares

  12. Fabio Guttemberg    25/10/2013

    Damares
    Boa tarde

    Olha eu aqui de novo solicitando sua ajuda.
    Você possui dicas boas para se comer bem e barato em Roma ? Irei com minha esposa e filha de 15 anos em dezembro.

    • Damares Lombardo    25/10/2013

      Fabio, eu recomendo a comer pedaços de pizzas e sanduíches durante o dia e jantar a noite. Mas se vc quer economizar, almoce bem e coma sanduíche ou piazza a noite, porque o almoço é bem mais barato do que a janta nos restaurantes. Eles costumam fazer o menu turístico com bons preços. Você vai encontrar muitos lugares que vendem pizzas e fogazas em pedaços. Procure comer em osteria ou tratoria, custam mais baratas e quase sempre a comida é boa, mas evite as praças e ruas muito turísticas, as vezes, com apenas 300m de distâncias desses lugares muito turísticos, acha-se ótimas opções.
      Abs
      Damares

  13. Tania Cruz    26/10/2013

    Olá, Damares!
    Que post MARAVILHOSOOO!!!
    No outro post ,em que você tem me tirado as dúvidas, eu justamente falei da dificuldade em entender o site da Trenitália. E, qual foi minha surpresa que,em minhas pesquisas, ao passear aqui pelo seu blog ,me deparo com esta matéria sensacional!
    Super didático! Parabéns!!
    Beijos,

    Tania Cruz

  14. Cilene Gouveia    12/11/2013

    Oi Damares.
    Estou tentando comprar passagens de trem de Milão para Savona (dia 17/11) e de Savona para Milão (dia 26/11), porém o site não me dá opção para imprimir os bilhetes. Ficaremos em Milão de 14 a 17/11/13, quando seguiremos para Savona para pegarmos um cruzeiro. Retornamos para Milão dia 26/11.
    Vc pode me ajudar? Consigo comprar os bilhetes na estação? E caso não consiga, qual a forma de transporte que me orienta a utilizar?
    Gostei muito do seu blog.
    Abçs
    Cilene

    • Damares Lombardo    12/11/2013

      Cilene, se vc não estiver conseguindo, deixa pra comprar diretamente em Milão, é baixa temporada e é mais fácil achar lugar.
      Abs
      Damares

  15. Gabriel    23/11/2013

    Parabéns, ótima explicação, só tenho uma perguntinha: Quanto tempo antes da viagem é que inicia a venda dos bilhetes?

    • Damares Lombardo    23/11/2013

      Gabriel, geralmente 2 meses antes, para os trens regionais, somente com 7 dias de antecedência.
      Abs
      Damares

      • Gabriel    29/11/2013

        A dúvida surgiu porque vou para a Europa em fevereiro, e passarei por três cidades italianas (Veneza, Firenze e Roma), daí fui olhar no site da Trenitalia, e procurei pela passagem de Veneza para Firenze na data de 23/02 e a de Firenze para Roma no dia 25/02, até aparecem as passagens, mas não sei se é erro do site. Será que já posso comprá-las?

        • Damares Lombardo    30/11/2013

          Gabriel, as passagens podem ser compradas a partir de 2 meses de antecedência da viagem. Para os trens regionais, somente uma semana antes.
          Abs
          Damares

  16. Tatiana Boaventura    02/12/2013

    Olá Damares, seu blog é simplesmente fantástico. Encontrei por acaso procurando dicas de como comprar passagens pelo site da Trenitalia. Já li em alguns lugares de que a compra, para quem não é cadastrado pode dar problemas, como não se confirmar, por exemplo. Que não seria seguro. Esta informação procede? Muito Obrigada ! Vou à Itália em Abril !

    • Damares Lombardo    03/12/2013

      Tatiana, que eu saiba, a compra pode ser efetuada sem cadastro sim, compra é compra, a diferença é que caso tenha algum problema, a Trenitalia vai ter todos os seus dados pra inclusive entrar em contato com vc mais facilmente. Mas se vc está tão insegura, faça seu cadastro, não custa nada e é rápido.
      Abs
      Damares

  17. Tatiana Boaventura    03/12/2013

    Olá Damares, obrigada pelas informações prestadas. Só para constar, tentei fazer o cadastro e não consegui. São solicitadas algumas informações como endereço na Itália, e sem preencher todos os campos, não dá certo. Será que fiz alguma coisa errada ou o site mudou? Obrigada pela atenção que disponibiliza para todos. Seu blog é demais!

    • Damares Lombardo    03/12/2013

      Tatiana, muito provavelmente vc precisa entrar na página de lingua inglesa como estrangeira pra se cadastrar. Prova dessa maneira.
      Abs
      Damares

  18. Ricardo Câmara    02/01/2014

    Damares, boa tarde.
    Gostaria de uma ajuda…
    Adquiri uma passagem de ida e volta, Milão-Firenze, porém errei o dia da partida e por engano digitei 01/02/2014 ao invés de 01/03/2014. Já tentei de todas as formas achar o lugar para a alteração, porém não tenho certeza se o procedimento está correto.
    Página Inicial – Manage your ticket – Digita o email e o PNR. Ao visualizar a minha passagem, tenho apenas uma opção… Request Compensation… Não quero indenização, quero apenas alterar a data… é isso mesmo? O que faço? Você saberia dizer?

    • Damares Lombardo    03/01/2014

      Ricardo, o procedimento é esse mesmo, mas já que não está conseguindo dessa maneira, manda um email pra eles.
      Abs
      Damares

  19. Gloria Pernambuco    05/01/2014

    Olá! Muito boas as suas dicas!
    Como saber no mapa de lugares, se um lugar está de frente ou de costas para o sentido do trem?
    Abraço, obrigada, Gloria.

    • Damares Lombardo    06/01/2014

      Gloria, na página para fazer a reserva dos lugares, tem a foto do trem acima, é só vc se orientar com a frente dele.
      Abs
      Damares

  20. Laís    12/01/2014

    Olá, estou tentando comprar no site treintalia mas não consigo fazer a compra sem registro..
    Acho que eles alteraram o site e não vejo mais essa opção.
    VocÊ poderia me ajudar?

    Obrigada

    • Damares Lombardo    12/01/2014

      Lais, se vc não está conseguindo dessa forma, então se registre, não comporta nenhum perigo não. Faça assim, vai ver que da certo.
      Abs
      Damares

      • Laís    12/01/2014

        Olá. O problema é que pra se registrar é preciso ter endereço na Italia. =(
        Então, parece que só pode comprar pelo site quem for residente no país.

        • Damares Lombardo    12/01/2014

          Lais, infelizmente não saberia como lhe ajudar, porque o pessoal tem conseguido fazer tudo tranquilamente. Você está seguindo o passo a passo que coloquei aqui corretamente?

  21. Tamires Gerhard    12/01/2014

    Oi Damares, tudo bem?
    Seu site é ótimo! Parabéns!
    Pode me ajudar numa dúvida? Depois de comprado o bilhete pela internet, há algum outro procedimento prévio ao embarque? Pergunto isso pois li na internet que existe uma “validação” do ticket.
    Você sabe se é o caso da Trenitalia?
    Muito obrigado!
    Sds.

    • Damares Lombardo    12/01/2014

      Olá Tamires, comprando os bilhetes online não precisa validar.
      Abs
      Damares

  22. Tatiana Boaventura    12/01/2014

    Olá Damares . Mandei um e-mail para a Trenitalia perguntando sobre como adquirir bilhetes online daqui do Brasil. Eles responderam que pode-se utilizar Visa, Master, American Express e Diners e que a compra poderia ser sem registro, sem problemas. Por enquanto não fiz a compra, mas segundo os seu passo a passo parece ser bem fácil. Só tenho uma pergunta: quando fazemos a compra sem registro, aparecem alguns dados a preencher: nome, sobrenome, endereço de e-mail e telefone. Aparece também “códice azienda” Alguém sabe o que significa e se é necessário?

    Obrigada mais uma vez.

    • Damares Lombardo    12/01/2014

      Tatiana, é só pular essa parte, porque é para empresas.
      Abs
      Damares

      • Tatiana Boaventura    13/01/2014

        Muito Obrigada novamente, Damares.
        Por isso seu blog é tão especial, você é muito atenciosa.

        • Damares Lombardo    13/01/2014

          Obrigada Tatiana, volte sempre.
          Abs
          Damares

  23. Ricardo Câmara    13/01/2014

    Oi Damares, não consigo modificar a data da minha passagem de nenhuma forma. Comprei a passagem antes de fazer o registro no site e não tem como eu conseguir alterar. Vc saberia me informar o email da trenitalia para que eu tente resolver? Grato.

    • Damares Lombardo    13/01/2014

      Ricardo, na home do site de Trenitalia, tem uma página escrita “Modifica il biglietto” (está acima de informazioni). Clica lá, quando abrir a página, escreva seu email o Pnr (é o código da sua reserva) e envie. Precisa vê se seu bilhete é promocional, porque se assim for, não pode mudar data.
      Abs
      Damares

    • Tatiana Boaventura    13/01/2014

      Oi Damares e pessoal, desculpe estar me intrometendo, mas acho que as experiências de uns podem ajudar os outros também. Só para constar, ainda não comprei minhas passagens, mas tenho a dizer que das vezes que entrei em contato com a Trenitali pelo site fui atendida(levou 5 dias na primeira e 2 na segunda). Para tirar dúvidas quanto à navegação do site e pagamento entre no site da Trenitalia e na parte inferior vocês vão ver as apções em vermelho. Clique em “assistenze e contatti”. Depois abre outra página que pergunta:”Hai bisogno di assistenze online?” Clique abaixo em “sulla avigazione dell sitio e pagamento”. Vai abrir outra página para você colocar seus dados como telefonem e-mail, sobrenome. Preencha e clique em AVANTI. abre outra página para que descreva as suas dúvidas. Se seu italiano não for muito bom como o meu, utilize o google tradutor para ajudar. Espero ter ajudado. outra coisa, se tem uma reclamação, tente em “Come inoltrare um reclamo”, seguindo o mesmo caminho até a página”Hai bisogno di assistenze online”. No meu caso , que era de dúvidas quanto a proceder na compra online eles foram bem atenciosos.

      • Damares Lombardo    13/01/2014

        Puxa Tatiana que bacana seus toques, vai ser de grande ajuda pro pessoal. Vou colocar essa parte aqui no post para as pessoas tirarem as dúvidas. Obrigada mesmo.
        Abs
        Damares

  24. Tatiana Boaventura    13/01/2014

    Olá Damares. Vim contar que consegui comprar minhas passagens para Abril, pelo site da Trenitalia seguindo o teu passo a passo. Seguindo as informações do e-mail que eles tinham me respondido, comprei sem registro e usando o Mastercard. Ontem não tinha dado certo, pois em alguns bancos, mesmo com o cartão desbloqueado, para fazer compras de sites do exterior, você tem que comunicar o banco antes, para eles terem certeza de que não tem ninguém usando seu cartão indevidamente. Para completar, assim como você falou, no e-mail que a Trenitalia mandou aparece o código PNR e CP, além dos dados da viagem, nome dos viajantes, o tipo de tarifa, etc. Muito Obrigada mesmo.

    • Damares Lombardo    14/01/2014

      Obrigada mais uma vez querida Tatiana.
      Boa viagem e um grande abraço.
      Damares

  25. Rodolfo Gonçalves Rodrigues    16/01/2014

    Damares,

    Eu e minha amada estamos fazendo várias consultas pra nossa viagem à Itália em abril próximo, só gostaria de lhe dizer que acabei de descobrir o seu Post e estou a mais de uma hora vendo suas dicas, é simplesmente mavarilhoso, parabéns mesmo.
    Em breve faremos nossas perguntas, tudo de bom.
    abs
    Rodolfo/Elza

    • Damares Lombardo    17/01/2014

      Obrigada Rodolfo, seja bem vindo.
      Abs
      Damares

  26. Gabriela    20/01/2014

    Oi Damares… Primeiramente parabéns pelo blog, está nos ajudando muito!!!
    Estamos com uma dúvida, fomos comprar o ticket de pisa para Sulmona e quando vamos apertar em continua pede para preencher CartaFreccia passeggero. Você pode nos ajudar por favor!!
    Obrigada

    • Damares Lombardo    22/01/2014

      Gabriela, se vc seguiu todos os passos não deveria lhe pedir essa carta. Não da a opção de não clicar e ir adiante? Pulando essa passagem?

    • Tatiana Boaventura    23/01/2014

      Oi Damares, com relação à dúvida da Gabriela, eu tenho um palpite. De repente, ela está selecionando um valor disponível apenas para usuários cadastrados(cartafreccia, por isso estão pedindo o código para finalizar o processo). Ela pode ver se no item ” prezzi e livello di servizio”(acima da tabela dos valores correspondentes à 1ª e 2 ª classe) não está selecionando “cartafreccia special”. Se for isso, é só selecionar outro nível: base, economy, super economy. o preço normalmente não é tão baixo, mas comprando com antecedência os valores super economy são tão bons como os cartafreccia (que só tendo endereço na Itália para se cadastrar) Espero ter ajudado. Abraços. Tatiana Boaventura

  27. Tatiana Boaventura    23/01/2014

    Bom dia, Damares. Sobre a dúvida da Gabriela, tenho uma hipótese. De repente, ela está selecionando um valor disponível apenas para usuários cartafreccia (aqueles cadastrados no site). Ela deve estar marcando na aba “prezzi, nivello di servizio” a opção “cartafreccia special”. Se for isso, é só escolher outro valor, correspondente ao nível economy, super economy, base, etc e prosseguir com o passo a passo. Normalmente, os outros valores não são tão baixos, mas se comprados com antecedência se equivalem aos valores informados para os usuários cartafreccia. Espero ter ajudado. Minha internet está com problema, por isso, se meu comentário anterior já foi encaminhado, peço desculpas e desconsidere este. Abraços. Tatiana Boaventura

    • Damares Lombardo    23/01/2014

      Querida Tatiana, valeu mesmo por mais uma super dica sua.
      Muito obrigada.
      Abs
      Damares

  28. Tatiana Boaventura    24/01/2014

    Olá Damares, eu que agradeço a oportunidade de contar minhas experiências neste blog fantástico. Se não fosse por você eu não teria conseguido comprar minhas passagens. Valeu!

  29. Gabriela    24/01/2014

    Obrigada Damares e Tatiana!!

  30. Beli    27/01/2014

    Oie!! Estava já desistindo de comprar a passagem quando vi seu post ;-). Salvou a pátria!!
    Porém, fiz um erro.
    Fiquei tão preocupada com a questão de não ser registrada no site que esqueci de colocar os nomes, sobrenomes, telefone e e-mail dos passageiros.
    E agora? Mandei uma mensagem para a Trenitalia na parte do assistente. Estou chateada e preocupada. Tentei até cancelar o bilhete e comprar de novo hoje, mas não posso…
    Será que posso viajar assim, em aberto? E foi o bilhete mais caro e o primeiro. Ai meu Deus, coisas de novata.

    • Damares Lombardo    28/01/2014

      Beli, a coisa estranha é vc ter conseguido ir avante sem ter colocado os nomes. Veja se no voucher que recebeu via email está escrito o n° do PNR, é o codigo da reserva, porque é isso que serve para o fiscal quando ele passa no trem pedindo os bilhetes…

      • Beli    06/03/2014

        Olá Damares e todos,

        Pois é, o bilhete pode ser comprado sem os nomes dos passageiros, acredito até sem marcar o assento (não fiz esse teste, rs). Consegui falar com a Trenitália e como vi que outro viajante também tinha a mesma dúvida, vou compartilhar aqui com vocês a solução. A empresa entende que a compra foi efetuada com sucesso, como eu comprei pela internet e já reservei assento, bastará ter em mãos o “PNR” que poderá ser solicitado pelo fiscal, nada mais é do que uma numeração que vem escrita na sua passagem, fique de olho. A minha idéia, levar impresso o bilhete e qualquer coisa mostrar ao fiscal, não precisa nem mesmo validar na máquina, somente subir no vagão. Esta foi a resposta da Trenitalia: “In relazione al Suo dubbio sulla mancanza dei nominativi sui biglietti, la informiamo che non e’obbligatorio inserire nome e cognome sul titolo di viaggio AV.”
        Obrigada!!

  31. Beli    27/01/2014

    Olá, esqueci de colocar os nomes dos passageiros na compra. Consegui finalizar inclusive sem os dados. O site não alertou. Como faço agora? Será que iremos ser barrados com o bilhete estando assim em aberto???!! Help!!

  32. Gisele    28/01/2014

    Oi Damares, adorei seu blog! Dicas valiosíssimas. Tenho uma dúvida quanto ao trens noturnos. Vamos fazer um trecho noturno de 13 horas: Paris x Veneza no trem da Tchello. Todos tem cama? Ou eu preciso escolher essa opção?

    • Damares Lombardo    28/01/2014

      Olá Gisele, essa é uma viagem que geralmente já inclui a cabine com cama. O que vc precisa escolher, é que tipo de cabine quer, com 4 ou 6 pessoas.
      Abs
      Damares

  33. Armando    28/01/2014

    Damares,

    Parabéns pelo passo a passo mas me parece que ocorreram algumas mudanças no site da Trenitalia. Na página “Il mio viaggio e pagamento” não aparece mais a opção “non sono registrato” e desta forma não consigo ir para a próxima e efetivar o pagamento no cartão de crédito. E também não consigo me registrar pois isto é exclusivo para residentes na Itália. Podes me ajudar?

    • Damares Lombardo    28/01/2014

      Armando, acabei de fazer uma simulação de compra e está funcionando td igual. Será que vc não fez algo errado?

  34. Silvino Marcos Miranda    31/01/2014

    Damaris

    Fiz a compra do bilhete do trem pela TRENITALIA e me esqueci de informar os nomes e sobrenomes dos passageiros nos bilhetes mas tenho o PNR. Tem algum problema para embarcar? Em caso afirmativo, como proceder?

    • Damares Lombardo    01/02/2014

      Silvino, na verdade não sei se isso pode lhe causar algum problema, mas até dezembro, quando peguei pela última um trem aqui com bilhete comprado online, eu mostrei apenas o PNR. A coisa estanha é que vc conseguiu ir adiante mesmo sem ter colocado os nomes, então acho que isso não é importante, já que foi gerado o PNR.
      Abs
      Damares

  35. Gisele    31/01/2014

    Segui seu passo a passo e compramos nossas passagens. Mas estou com problemas em um trecho.
    Milão x Paris dia 18/05. Até aparece a tarifa (muito barata – 175 euros), mas quando clico aparece a mensagem “Prenotazione non possibile. Il treno è inibito “. Se eu fizer a simulação em outros dias, dá tudo certo. O que será que acontece com esse dia especificamente?

    • Damares Lombardo    01/02/2014

      Gisele, este é um problema que as vezes acontece no link da ferrovia e ninguém ainda conseguiu entender, porque acontece somente com bilhetes muito baratos (promocionais). A palavra “inibito” nessa frase em italiano significa “proibido, obstaculado”.
      Na verdade é um modo de dizer ao cliente que não tem mais lugar nessa tarifa. Como eles complicam, né?
      Abs
      Damares

      • Gisele    02/02/2014

        ai ai ai..mas só existe esse trem que faça o percurso Milao x Paris. Você conhece outra outra maneira ou outra empresa que possamos utilizar, pois só temos esse dia?!

  36. Adriel    02/02/2014

    Olá! Gostei da iniciativa! Porém após selecionar a passagem e preencher meus dados tento concluir e o site pede o login obrigatório. Como posso proceder?

    • Damares Lombardo    03/02/2014

      Adriel, vc tem que clicar em “cliente non registrato”, dessa maneira não vai ser pedido nenhum login.
      Abs
      Damares

  37. Jean Peruchi    06/02/2014

    Oi Damares…
    seguinte irei viajar no proximo mes para Roma e gostaria de visita Veneza e Florença. fiz algumas pesquisas para data de 20-março os preços sao bons, mas gostaria de comprar na hora… simulei o valor para 06-fevereiro e o valor no site quase dobra…
    muitas pessoas falam que comprar no site ou comprar nas maquinas das estações na hora é a mesma coisa… gostaria de sua ajuda, comprando antecipado pelo site sai mais barato do que comprar na estação na hora??? ou apenas no site é mais caro com apenas 1 dia de antecedencia?

    • Damares Lombardo    06/02/2014

      Jean, não deixe para comprar muito próximo de sua viagem não, os preços sobem muito, procure comprar com bastante antecedência, quanto mais se aproxima da data, mais caro fica, porque é como os preços dos vôos, as melhores tarifas desaparecem rápido.
      Abs
      Damares

  38. Marcello Saldanha    16/02/2014

    Damares
    Minha dúvida é a mesma do Jean. Vou estar em Roma no início de abril e quero conhecer Florença, Pisa e Veneza. É possível comprar os bilhetes na hora, ou pelo menos com 2 dias de antecedência no próprio local, ainda que pagando mais caro? Ou preciso comprar pelo site? Outra dúvida. Estando em Veneza vou subir até a Suíça. Existe neste mesma empresa alguma linha que faça o percurso ou a mesma só atende as cidades da Itália?

    • Damares Lombardo    16/02/2014

      Marcello, recomendo a comprar com antecedência, se deixar pra última hora vai pagar muito mais caro.
      Abs
      Damares

    • Tatiana Boaventura    17/02/2014

      Pessoal, estou aqui para contar uma experiência sobre compras de passagem com antecedência. Em janeiro comprei passagens para o trecho Roma- Firenze, para Abril, por cerca de 76 euros ida e 76 euros a volta para 4 pessoas.Nesta mesma época também pesquisei o trecho Firenze- veneza para 4 pessoas, sairia pelo mesmo valor, mas resolvi comprar depois, pois achei que não ia subir muito. Nesta seman fui comprar e estava 116 euros cada trecho. Que susto. Comprei, mas fica a dica. Se puder comprar antes, faça.

      • Damares Lombardo    17/02/2014

        Obrigada pela ajuda Tatiana.
        Abs
        Damares

  39. JEAN Peruchi    16/02/2014

    Damares bom dia, olha eu aqui novamente… estou para comprar hoje as passagens via site, mas tenho uma duvida, comprando pelo site eu recebo um numero de reserva, como faço para receber ou retirar as passagens?? comprando hoje para viajar no dia 19/03 recebo em casa ou retiro no terminal em Roma e Veneza? sendo em casa da tempo? se nao receber da para pegar a passagem no terminal com o numero da reserva, onde retirar?? obrigado.. estamos bem apreensivos com isso…

    • Damares Lombardo    16/02/2014

      Jean, vc vai receber o bilhete no seu endereço email com o número do PNR. Não precisa validar, imprima e viaje com ele, só isso.
      Abs
      Damares

  40. Alê Moreno    16/02/2014

    Damares e seu post salvador! :-)

    Nunca pensei que comprar uma passagem de trem pudesse ser tão “complicado”. E mesmo com esse seu post, restam algumas dúvidas. Talvez você possa me ajudar.

    Estou viajando com minha esposa e gostaríamos de ficar, obviamente, juntos.

    O mapa do do trem (frecciabianca) que escolhemos tem um corredor com acentos duplos e outro corredor com acentos únicos.
    A dúvida é: qual acento fica de frente (com a mesinha no meio) para qual?

    No seu post tem um uma imagem com um mapa. E no texto você diz que uma barra cinza separa os acentos.
    Separa ou essa barra cinza é o vão entre acentos (normalmente o lugar da mezinha)?

    Em outras palavras: O acento 12A fica de frente para o 11A ou de frente para o 13A nesse seu mapa, por exemplo?

    De qualquer forma, obrigado por todas as dicas!

    • Damares Lombardo    16/02/2014

      Alê, olhando para o mapa, veja um pouco mais acima a foto do trem, la tem a frente dele, que esta para o lado esquerdo. Todos os acentos são de 4 lugares, apenas aqueles das pontas que são de 2 ou 1. O acento 12A está de frente para o 11A.
      Abs
      Damares

      • Alê Moreno    19/02/2014

        Pois é Damares, foi a leitura que eu fiz.
        12A está de frente para o 11A e a barra cinza não é uma divisória.

        Porém, seu post fala dessa barra cinza como uma divisão e, nesse caso, 12A viajaria junto com o 13A.
        12A virado para um lado (frente do trem), 13A para o outro (trazeira do trem).

        Mas a dúvida não é em relação ao trem. É em relação aos acentos.

        Afinal, 12A e 13A estão um de costas para o outro, não?

        Os assentos entre as barras estão viajando juntos ou não?

        O que é a barra cinza?

        O mapa é ruim… :-(
        Desconfio que comprei errado.

      • Alê Moreno    20/02/2014

        Questionei a Trenitalia e responderam hoje. Recomendaram comprar dois assentos com a a barra cinza entre eles.

        • Damares Lombardo    20/02/2014

          Alê, fez muito bem em questionar um atendente da Trenitalia, afinal de contas, eles trabalham na empresa, eu escrevo apenas um blog. Após sua viagem, passa aqui no blog pra esclarecer pra nós se a barra zinza separa ou não os assentos, ok? Obrigada.
          Abs
          Damares

  41. Sergio Carvalho    16/02/2014

    Olá.

    Você conhece alguma forma de comprar bilhetes para o Regionale sem efetuar o cadastro na Trenitalia?

    • Damares Lombardo    16/02/2014

      Sergio, vc pode comprar sem se cadastrar, veja os comentários e várias pessoas onde deixei as respostas.
      Abs
      Damares

  42. Sergio carvalho    16/02/2014

    Olá.

    Grato, mas sem registro somente para trens de velocidade, Regionale tem que ter registro, e registro é obrigatório endereço na Itália.
    https://www.lefrecce.it/B2CWeb/crm2Registration.do?parameter=registrationInputView&cFID=cBH3W0LC7pFv
    De qualquer forma, muito obrigado pela atenção.

    • Damares Lombardo    16/02/2014

      Sergio, o trem regional pode ser comprado diretamente na estação, o preço geralmente não muda e tem sempre lugar…

  43. Saulo Ribeiro    17/02/2014

    Muito obrigado!! Ajudou bastante..

    so gostaria de confirmar se existe a necessidade de fazer check-in ou se basta mostrar o PNR para o fiscal?? é necessário validar alguma cois??

    muito obrigado!

    att,
    saulo

    • Damares Lombardo    17/02/2014

      Saulo, vc precisa imprimir o documento que recebeu em seu email onde está o PNR e levar com vc e mostrar pro fiscal que vai lhe pedir o bilhete dentro do trem, não precisa fazer nenhum check in e nem validar. O fiscal passa depois que o trem parte, demora um pouco, mas ele passaaaaaaaaa.
      Abs
      Damares

  44. Murilo Campos    18/02/2014

    Damares,bom dia !
    Desde já muito obrigado por ter feito este post, comprar as passagens de trem tem sido um sufoco.
    Vou fazer o trecho Roma-Nápoles no final de março e gostaria de comprar antecipado por esses dias
    Você sabe se posso comprar as passagens com o cartão de crédito de outra pessoa e inserir meus dados como viajante, assim como é possível para passagens aéreas ?
    Obrigado !

    • Damares Lombardo    19/02/2014

      Murilo, acredito que sim, faz um teste, eu nunca comprei dessa maneira.
      Abs
      Damares

  45. Marcello Saldanha    19/02/2014

    Damares
    Solicitei à agência de viagens onde estou comprando as passagens aéreas as passagens de trem entre os trajetos Roma-Florença e Florença-Veneza. Me assustei com as taxas. O preço dobrou com relação aos praticados no site da Trenitalia. O agente me recomendou fazer os trechos internos por avião, segundo ele seria mais barato. Será que vale a pena viajar de avião nestes trechos? Essas taxas existem mesmo que eu compre direto do site?

    • Damares Lombardo    19/02/2014

      Marcello, pesquise antes no site da ferrovia e veja os preços, porque as agências de viagem precisam colocar uma comissão em cima do preço, senão comem fazem a ganhar? Obviamente. O problema é que algumas exageram com as comissões. Mas porque vc não compra diretamente no site da ferrovia? Não é difícil…

  46. Paloma    22/02/2014

    Boa noite! Quero reservar as passagens de trem para algumas cidades, mas não sei qual local de embarque devo colocar. Estarei hospedada na Rua Corso Sempione. Qual estação de trem mais próxima? Como devo ir do hotel para a estação? E do hotel para o aeroporto de Malpensa, como devo ir? Obrigada.

  47. Paloma    23/02/2014

    Boa noite! Ficarei 5 dias em Milão, quais cidades próximas vc me aconselha a conhecer? Tenho q ir e voltar no mesmo dia?

    • Damares Lombardo    23/02/2014

      Paloma, aqui no blog tem muitas opções de cidades próximas a Milão, da uma pesquisada.
      Abs
      Damares

  48. heitor martins    23/02/2014

    legal o site ajudou muito, mas estou com uma duvida meu nome saiu incorreto na passagem de trem , tem como mudar ou tem algum problema? obrigado

    • Damares Lombardo    24/02/2014

      Heitor, geralmente eles nem pedem documento para controlar, olham somente o bilhete e basta. Mas se vc quiser ficar tranquilo, manda um email pra Trenitalia explicando o ocorrido.
      Abs
      Damares

  49. paulo    25/02/2014

    Damares, peço sua ajuda… consegui chegar até a hora do pagamento, pois quando seleciono pagamento em cartão de crédito, aparece um erro que diz que cartão de crédito não é valido. é normal acontecer isso??
    obrigado.

    • Damares Lombardo    25/02/2014

      Paulo, infelizmente não sei como lhe ajudar.
      Abs
      Damares

      • Tatiana Boaventura    26/02/2014

        Olá Damares,
        Sob a pergunta do Paulo, tenho um palpite. A primeira vez que fui comprar a passagem aconteceu algo parecido. O banco tinha bloqueado a compra, pois era a primeira vez que eu comprava no site e eles queriam ter certeza de que não era outra pessoa tentando usar meu cartão. Outra coisa: no site da Trenitalia, eles aceitam Visa, Master habilitado para compra internacional. Já usei o Visa e o Master e deu tudo certo. Pode digitado trocado algum número do cartão ou do código de segurança.

    • Gisele    26/02/2014

      Paulo, isso já aconteceu comigo. Tente pagar na opção PayPal, ao invés da opção Cartão de Crédito. Na verdade as duas opções são por cartão de crédito, mas geralmente na opção PayPal os erros de pagamento não acontecem.

  50. Beli    06/03/2014

    Olá,
    Eis que surgem novos capítulos desta novel, rs:

    1º capítulo- Comprei desta vez o bilhete, itinerário, data, estações e horário com antecedência. Ocorre que quero alterar somente o horário e sempre dá uma mensagem de erro, algo relacionado a tarifa. Porém sempre tento trocar tarifa com tarifa, ou seja, “Economy” com “Economy”, mesma classe e mesmo valor e nada. Questionei a empresa, pois é uma tarifa modificável, dia, hora, o trecho é o mesmo. Enfim, vamos ver se eles respondem, pois desta vez está demorando. Pergunto a vocês, não estou conseguindo alterar pelo site (eu não tenho cartão fidelidade e nem cadastro com eles), assim eu peço que a empresa modifique, espero até chegar e modificar pessoalmente em alguma estação de Roma ou game over, vou ter que comprar outra passagem??!!

    2º capítulo – Mala grande rodinha, daquelas de fibra que a gente ama levar pros EUA cabe no maleiro (classe econômica) ou somente média ou sacola de viagem?

    Muito obrigada pelas dicas!!

    • Damares Lombardo    07/03/2014

      Olá Beli, vamos torcer pra que alguém possa responder suas perguntas, e obrigada por ter respondido algumas dúvidas.
      Abs
      Damares

  51. Carlito Chies    13/03/2014

    Damares Lombardo: Peço uma informação, se puderes me ajudar.
    Estou entrando no site da Trenitalia, para comprar passagem de Roma a Venezia.
    Fui preenchendo, os dados meus e de minha mulher, onde já envolveu, qual otrem e numero, horário de partida e chegada, os assentos marcados etc….., e parei, onde tem:
    ID……………………. Passwort……………….., e dali em diante, não aconteceu mais nada, podes me explicar o que devo fazer, quando chegar, nesta posição acima. Pelo que entendi, teria wue ter um cadastro a ser preenchido, mas pelo que fala no site, seria sómente para residentes na Italia. Podes me ajudar a completar a reserva ? E se conseguir, eles enviam por e-mail a passagem para as 2 pessoas ? E este e-mail, é o meu comprovante de embarque, sem ter que habilitar na Estação de Roma/Termini ? E o preço alí colocado, é total já incluso impostos?
    Agradeço pela tua informação. Carlito

    • Damares Lombardo    14/03/2014

      Carlito, conforme está escrito no passo a passo, precisa clicar em “Non sono cadastrado”, assim não será solicitado ID nem Password.
      Eles mandam o bilhete por email, é só imprimir e viajar com ele, não precisa validar. O valor que está no bilhete é o total que vc pagou e não precisa pagar mais nada.
      Abs
      Damares

  52. kellen margotti de paula    13/03/2014

    Excelente seu blog, que pena que encontrei ele depois de ter comprado a passagem on-line, tive bastante dificuldade em comprar e infelizmente nao sabia que podia marcar os assentos, agora estou tentando marcar os assentos e não estou conseguindo, vc sabe me dizer se é possivel e como devo fazer. Muito Obrigada
    Ah eu viajo no sabado (15 de marco) pela manha.

    • Damares Lombardo    14/03/2014

      Kellen, sabe que não sei, eu sempre coloquei já os assentos na hora da compra. Mas faz o seguinte, chega cedo na estação e vai no balcão no balcão de informações, talvez eles possam te ajudar.
      Abs
      Damares

  53. carlito Chies    14/03/2014

    Damares:
    Hoje pela manhã, quando seguindo os passos que voces passaram para fazer a reserva de assentos(2) no Trem Frecciargento – de Roma Para Venezia, tudo foi bem até:
    – Quando clico na pagina para forma de pagamento, aparece uma tarja vermelha, DIZENDO ERRO N.291
    – O que é isto ?
    Poderiam me ajudar ?
    Obrigado Carlito
    Agradeço

    • Damares Lombardo    14/03/2014

      Carlito, tenta de novo, pode ser que tenha dado um erro na hora da compra.
      Abs
      Damares

  54. Gisele    19/03/2014

    Damares,
    Comprei um trecho Milao x Genebra, mas não chegou o voucher em PDF apenas recebi o numero do PNR.
    Reclamei com a Trenitalia e eles me disseram que tenho que retirar nas maquinas self service na estação. Como faço isso?

    • Damares Lombardo    20/03/2014

      Gisele, porque se trata de um trecho para outro país, por isso vc vai ter que inserir o PNR na máquina na estação para retirar seu bilhete. Não é complicado, siga para o balcão de informação na estação que irão te dizer onde estão as máquinas.
      Abs
      Damares

  55. José Leal    19/03/2014

    Damares,
    Gostaria de sua ajuda , comprei bilhetes de Veneza para Firenze e informei meu email, tal como uma compra padrão, chequei na operadora de meu cartão e a compra foi efetivada, no entanto o email com o PNR não foi enviado, assim não consigo acesso a meus bilhetes, como faço para ter os bilhetes ? Ou devo cancelar a compra?
    Grato,
    José Leal

    • Damares Lombardo    20/03/2014

      José, manda um email para Trenitalia, geralmente eles respondem. Não cancele a reserva antes de falar com eles, porque já foi debitado em seu cartão.
      Abs
      Damares

  56. Naia    21/03/2014

    Olá. No site está quase todos os bilhetes esgotados. Você sabe se realmente estão esgotados ou eles guardam uma quantidade para a venda na bilheteria?
    Vou para uma cidade que tem poucos trens. =/

    • Damares Lombardo    22/03/2014

      Naia, sinto muito mas não saberia te dar essa informação, eu acredito que esteja esgotado, mas se como não trabalho na Trenitalia, fica difícil dar uma resposta segura.
      Abs
      Damares

  57. Willian de Oliveira Luiz    22/03/2014

    Boa tarde Damares!
    Parabéns pelo site, pois, ajuda e muito à marinheiros de primeira viagem como eu.

    Consegui comprar os bilhetes no site da Trenitalia e lá menciona o numero do carro (carrozza) e minha duvida é quanto entrar no vagão correto. Existe marcação no piso ou placas para o locar exato que o vagão irá estacionar?

    • Damares Lombardo    23/03/2014

      Wiillian, não se preocupe, é tudo bem indicado.
      Abs
      Damares

      • Marcello Lisboa Saldanha    23/03/2014

        Estou pesquisando pra ver preços e datas de passagens de Roma para Veneza e Roma para Florença. Entrei no site da Rail Europe e percebi que parece mais fácil fazer a compra do que pela Trenitália. Inclusive em virtude do site ser em português. Gostaria de saber se há diferença em adquirir pela Trenitália ou pela Rail Europe.

        • Damares Lombardo    24/03/2014

          Marcello, não saberia te responder…

        • Gisele    27/03/2014

          Marcelo, o preço é a diferença. Pelo site da Trenitalia vocês consegue preços ótimos!

          • Marcello Saldanha    27/03/2014

            Obrigado Gisele. Vc tem toda a razão, já tinha notado que há diferença de preços nas passagens.

  58. Alberto    27/03/2014

    Damares,
    Parabens pelo site!

    Estou tentando comprar passagens na Trenitalia e tambem estou passando pelas mesmas dificuldades ja citadas anteriormente.
    Trechos
    1) MILANO Centrale x VENEZIA S Lucia
    2) VENEZIA S Lucia x SIENA
    3) SIENA x ROMA Termini

    Qual a melhor opcao? Comprar uma viagem de cada vez sem cadastro ou cadastrar com endereco de um hotel, por exemplo de Milao, e realizar a compra completa?

    Qual a estacao correta em Siena (mais proxima do centro)?

    Obrigado,
    Alberto.

    • Damares Lombardo    27/03/2014

      Alberto, compre um trecho por vez. Não precisa se cadastrar, siga direitinho o passo a passo que vc vai conseguir comprar. Quando vc colocar o nome da cidade, vai aparecer 3 opções, clique em Siena, é a estação que está a 2km do centro histórico.
      Abs
      Damares

  59. Miguel    27/03/2014

    Olá Damares,
    Antes de tudo, parabéns pelo blogue. Vou para Milao dia 17 de Abril e as suas dicas são fantásticas!!!!!!
    Estou a tentar fazer a reserva de trem Milao-Veneza para 6 pessoas ( 4 adultos e 2 crianças) e recebo mensagem que só posso fazer para 5.
    É mesmo assim, ou estou a fazer alguma coisa mal?
    Obrigado e abraço desde Portugal.
    Miguel

    • Damares Lombardo    27/03/2014

      Miguel, é isso mesmo, faça 5 reservas (coloque as crianças logo), e depois 1 separada, mas pegue o número do vagão e dos assentos para colocar juntos com os outros 5, não esqueça desse detalhe.
      Abraços a Portugal, país muito bonito e aconchegante.
      Damares

  60. Vinicius    04/04/2014

    Damares,
    Seu blog e os comentários com as experiências positivas me estimularam a comprar também e funcionou!!
    Não foi preciso criar conta e meu cartão Platinum foi aceito sem problemas.
    Obrigado!!
    Vinicius

  61. Roger    25/04/2014

    Olá Damares espetacular o seu blog! Damares depois de ler tudo sobre como comprar os bilhetes de trem pelo site vi um comentário seu em outro tópico: “aeroportos e estação de trem em milão”, que dá pra pegar o ônibus pra torino. O vc acha que compensa mais, pegar o trem pra turim da estação central ou pegar o ônibus pra turim de malpensa? Meu destino é Mondovi e primeiro preciso chegar a turim e depois ir pra mondovi confirma? Muito obrigado pela valiosa ajuda, Grazie Mille!!

    • Damares Lombardo    27/04/2014

      Roger, se vc for primeiro pra Milão, são cerca 50 minutos de viagem, depois vai ter que fazer mais uns 90 viajando, então acho melhor ir diretamente pra Turim de Malpensa…
      Abs
      Damares

  62. Maria    27/04/2014

    Oi Damares.
    Comprei um Bilhete para o dia 07/06, verifiquei a data certinha, escolhi poltrona. Realmente não sei o que fiz de errado que quando vi o bilhete saiu para dia 08/06, como a tarifa e super econômica, não posso alterar. Enviei o formulário do site só que diz que tem trinta dias para responder. Então a única solução e comprar outro bilhete.?
    Muito obrigada
    Maria José

    • Damares Lombardo    27/04/2014

      Maria, aconselho a esperar a resposta deles, geralmente respondem antes de um mês.
      Abs
      Damares

    • FABIOLA    04/05/2014

      Oi Maria!
      Quando você está na página inicial do site, ao lado da data da viagem tem um quadro que diz “ora”, que quer dizer horário, e às vezes aparece um horário muito tarde, e se vc não modifica este horário, ele automaticamente te direciona para as passagens disponíveis para o dia seguinte. Provavelmente foi isso que aconteceu…

  63. Daniel Matos    02/05/2014

    Damares, boa tarde!
    Uma dica e uma informação que preciso!
    Dica: Estou fazendo pesquisas no site da Trenitalia, e descobri que permite compra com até 4 meses de antecedência, e não 2 meses. =)
    Informação: Em algumas rotas minhas vou fazer parada no meio do caminho. De Milão pra Veneza vou parar em Verona. Nesse caso eu vou ter que comprar necessariamente 2 bilhetes, ou tem alguma forma de fazer a parada em Verona e seguir viagem depois, com apenas um ticket, sabe dizer? Porque pelas pesquisas que fiz, cada trecho desses, comprado com antecedência custa 9 euros, independente da distância entre eles, é um valor mínimo para a passagem. Ou seja, fazendo a parada em Verona, pagarei 2 pernas, saindo 18 euros. Se fosse direto, seria 9 euros apenas.
    Obrigado!

    • Damares Lombardo    03/05/2014

      Daniel, muito obrigada por nos informar que a ferrovia está dando a possibilidade de fazer reservas com 4 meses de antecedência, porque até pouco tempo atrás, só podia ser feito com 2. Fui verificar no site da Trenitalia e realmente mudaram, mas vi também que em alguns horários eles colocam que não tem disponibilidade, coisa que acho difícil para uma viagem daqui a 4 meses.
      Quanto a sua pergunta, que eu saiba, precisa comprar um bilhete pra cada trecho.
      Abs
      Damares

  64. FABIOLA    04/05/2014

    Que bom que encontrei teu blog! Fiquei mais segura para fazer a compra dos meus bilhetes e deu tudo certo. Obrigada!

    • Damares Lombardo    06/05/2014

      De nada Fabiola, seja bem vinda!
      Abs
      Damares

  65. Leandra    13/05/2014

    Damares,
    Parabéns pelas Dicas!!!! Realmente eu e minha amiga tentamos comprar ontem, mas não conseguimos finalizar. Fizemos várias tentativas……
    Agora ficou muito mais fácil. Vc tem dicas pra compra passagem de trem em Portugal e Suiça?
    Obrigada!
    Abraço,
    Leandra

    • Damares Lombardo    14/05/2014

      Leandra, em Portugal é fácil, está td em português, na Suiça você vai ter que fazer tudo em inglês ou alemão, mas não é difícil não.
      Abs
      Damares

  66. Vanderlei    20/05/2014

    Damares, muito boa suas dicas e orientações para a compra das passagens.
    Viajo em setembro com minha esposa e gostaria de saber se os preços que aparecem como promocional (2ª classe promocional 18 euros quando a flexível 2ª classe custa 43 euros) são em vagões que tem espaço para 02 malas média e duas pequenas ou vc sugere comprar na 1ª classe que imagino ter mais espaço? È uma viagem curta +- 1:30hs (Milão / Verona), tem outros trecho como: Verona/Roma e Roma/Firenze e Firenze/Milão.
    Obrigado e abs.

    • Damares Lombardo    21/05/2014

      Vanderlei, os vagões são os mesmos, só muda o tipo de bilhete. Aquele mais econômico não permite fazer mudanças,enquanto o flexível sim. Tem espaço para colocar as mala sim, e para conseguir encontrar lugares facilmente disponíveis, chegue cedo, assim vai deixa-las perto de você. Somente os vagões de 1° classe que são diferentes.
      Abs
      Damares

  67. Vanderlei    22/05/2014

    Damares, obrigado pelo retorno, tenho mais algumas duvidas:
    1 – O vagão de 1ª classe tem local próprio para bagagem? Cabe 02 malas médias e 02 pequenas (bordo)?
    2- Saimso de Firenze para Milão de trem, tenho vôo as 18:15 saindo do Aerop. Malpesa (MXP) para Lisboa, qual a melhor estação para desembarcar vindo de Firenze, acho que não tem estação no Aeroporto. É um trecho muito longo (Estação / Aeroporto)? Quanto tempo de taxi ou outro meio de transporte que vc pode sugerir?
    Obrigado,
    Vanderlei

  68. LEONAME    31/05/2014

    Oi Damares!

    Estou com programação para conhecer ROMA, FLORENÇA, VENEZA em julho. Minha chegada em Roma será dia 30/07/14 e partida para Lisboa saindo de Milão no dia 07/07.

    Gostaria de incluir o passeio de trem em CHUR. Como posso montar meu roteiro?

  69. Sandra Navigle    05/06/2014

    Oi Damares, novamente eu, pedindo suas valiosas dicas!
    Desde ontem estou tentando comprar passagens de Milão para Ventimiglia, (vou a Nice em 14/07 e volto 17/07).
    Segui o teu passo a passo, errei um monte de vezes pois esquecia de marcar os assentos, depois o sistema mudava a data sem eu pedir e guando eu finalizava e ia conferir verificava que já era outro dia e não o que eu havia informado. Vi uma informação legal aqui, onde uma pessoa fala pra alterar no campo ORA a hora e assim deu certo até certo ponto. Porém no momento em que vou finalizar e isto desde ontem, dá um erro 998, logo depois de eu colocar os dados do meu cartão. Que será que acontece? Será que tenho que pedir para liberar o cartão para compra internacional? Fiz diversas vezes, está certinho, tentei pagar pelo PAY, mas achei inseguro, ele pede nome cpf, será que é confiável? Pode me ajudar?

    • Damares Lombardo    05/06/2014

      Sandra, eu sei que pedem algumas informações para que seja seguro que não se trate de clonação de cartão. Infelizmente não posso te ajudar em relação aos erros que estão dando.
      Abs
      Damares

  70. Sandra Navigle    07/06/2014

    Damareeeeesss, consegui comprar o passe de Milão para Ventimiglia!!!
    Que parto, mas descobri, tinha que ligar mesmo na administradora do cartão, liguei, mesmo assim me ligaram de volta confirmando se eu tinha autorizado e por fim deu certo. Ufa! Pior que dá aquele erro e não diz (nem em italiano) o que o erro 998 quer dizer.
    Mas ficou uma dúvida, depois de tudo finalizado recebi o email de confirmação e não entendi muito bem, mas ele coloca uma informação do fato de eu não estar registrada. Será que posso te mandar um email com o que está escrito? Tentei copiar e colar aqui, mas não consegui. Fico no aguardo. MUUUUIIIIITTTOOOO Obrigada!!!

    • Damares Lombardo    07/06/2014

      Buongiorno Sandra, agora vc já está pronta para partir, né? Eles mandam esse email só para avisar que a pessoa não está registrada, o importante é que tenham te enviado o bilhete com o n° do PNR.
      Abs e Buon Viaggio!
      Damares

  71. Tânia Magalhães    09/06/2014

    Olá Damares, muitos parabéns pelo blog, é uma grande ajuda para quem vai a Itália:)
    Preciso da sua ajuda…
    Queria comprar um bilhete de comboio de Firenze para Roma Termini e comprei para Roma Tiburtina, não sei porque mudou o destino, não me pode ajudar?Tentei alterar a reserva no site Ternitalia mas não deixa…. envio um email à empresa,acha que vale a pena?
    Agradeço a ajuda que puder dispor…

    • Damares Lombardo    09/06/2014

      Tania, manda um email pra eles, geralmente respondem. Tiburtina não é fora da cidade não, tem estação de metrô que chega rapidinho em Termini, são apenas 4 pontos.
      Abs
      Damares

  72. Silvana Borbalan    10/06/2014

    Olá Damares!
    Sabe me dizer se em setembro é necessário fazer a compra antecipada das passagens de milão para veneza?
    Bjo

    • Damares Lombardo    11/06/2014

      Silvana, setembro é alta estação aqui na Europa, recomendo a fazer a compra do bilhete do trem com antecedência.
      Abs
      Damares

  73. genivalda    12/06/2014

    Damares,
    Ao comprar passagens de trem de Roma para Veneza para 6 pessoas so site da raileurope eles enviaram um e-mail de confirmação e link para impressão, só que só imprime um bilhete com os valores no total e algumas informações como: partida e chegada, hora e quantidade de bilhetes. O que eu quero saber é se pode embarcar com este único bilhete ou será preciso ir a algum lugar para trocar por 6? no site isto não é informado.
    Obrigada

    • Damares Lombardo    12/06/2014

      Genivalda, eu não conheço bem como funciona a Raileuropa porque uso outros trens aqui na Europa, então não posso te ajudar, mas vamos ve se alguém ler seu comentário e responde, ok? A ferrovia da Trenitalia, por exemplo, manda o bilhete com o n° do PNR, este número é o código da sua reserva, é o que serve para o fiscal na verdade.
      Abs
      Damares

  74. Renato Oliveira    17/06/2014

    Damares, parabéns pelo site.
    Irei com minha esposa em outubro, e planejamos ir de Roma a Veneza, Veneza a Florença, e retorno a Roma de trem. Estou em dúvida quanto a disposição das poltronas, já que minha esposa tem problemas para viajar no sentido contrario ao do movimento, ou seja de costas.
    No site da Trenitalia, aquela marcação cinza na locação dos assentos significa uma mesa ou é a divisão dos espaços.
    Grato

    • Damares Lombardo    17/06/2014

      Renato, pra que vocês não viagem de costas, olhe para o desenho do trem que está aqui na página do post e veja a frente dele, assim vc vai ter a noção da direção. Quanto as divisões, as faixas cinzas, são as divisões das poltronas, porque elas são colocadas em 4 por seção.
      Abs
      Damares

      • Renato Oliveira    17/06/2014

        Então, pelo desenho do site, as poltronas pares são as que estão no mesmo sentido da viagem?

        • Damares Lombardo    18/06/2014

          Renato, desculpa mas não entendi sua dúvida.
          Abs
          Damares

  75. José Claudio Pansard    20/06/2014

    Muito bom o teu site .Parabéns.
    Vou para Itália em setembro e gostaria de saber se eu comprar passagens de trem de Roma para Milão dois dias antes de embarcar, quando já vou estar em Roma, vou pagar mais caro que comprar pela internet com um mês de antecedência?

    • Damares Lombardo    20/06/2014

      José Claudio, quanto mais perto da viagem, mais caro fica. Então, com certeza vc vai pagar bem mais caro!
      Abs
      Damares

      • Jose Claudio Pansard    22/06/2014

        Obrigado pela informação ,vou seguir os passos do teu blog e comprar as passagens.
        Abraços

  76. Gislene Godoi    30/06/2014

    Olá Damares!!
    Ótimo post.. mas ainda preciso de uma ajudinha…
    Vou de Roma a Florença em outubro de Trenitalia, já vi o preço pelo site (E19,00) conversando com a moça da agencia onde comprei as passagens aéreas, disse-me que terei que pagar uma taxa de E15,00 para a emissão da passagem aqui do Brasil, mas no seu post você não comenta nada dessa taxa. Há ou não taxa de emissão além do valor que aparece ao reservar o trem? Obrigada

    • Damares Lombardo    01/07/2014

      Gislene, não existe nenhuma taxa de emissão, as agências de viagem é que cobram uma comissão para fazer esse serviço para os clientes, porque a ferrovia não dá comissão para as agências. Compra diretamente online usando o passo a passo que coloquei aqui no blog e economize 15 eurossss.
      Abs
      Damares

      • Gislene    01/07/2014

        Obrigada por responder rápido Damares. Eu imaginei que essa taxa seria pelo serviço da agencia…rsrsrs. Eles não iriam fazer o serviço de graça. Vou continuar acompanhando seu blog..bjs

  77. leila gabrieli    06/07/2014

    Oi damares: eh maravilhoso participar do seu site,informaçoes corretas e simples.Estamos indo a italia para uma estadia de 15 dias e , com suas dicas ja compramos tds as passagens no trenitalia. Ocorre q em um dos trechos n escolhemos os assentos e gostariamos de troca—los. Vc poderia me orientar como faze—lo,pois n consegui atraves do site. Obr e mil abrs

    • Damares Lombardo    07/07/2014

      Olá Leila, acho que só mesmo mandando um email pra eles pedindo a troca de lugares.
      Abs
      Damares

  78. Gelson    22/07/2014

    Mas quando eles enviam o bilhete para o nosso email, o que fazemos depois?

    • Damares Lombardo    22/07/2014

      Gelson, é só imprimir e levar com vc na viagem. Este é seu bilhete.
      Abs
      Damares

      • Jose Claudio Pansard    22/07/2014

        Damares
        Possivelmente o teu site está com um vírus.Tentei comprar passagens e abriu um site do Banco do Brasil.
        Agora estou recendo e-mails teus e ao clicar para abrir dá no site do Banco do Brasil.Eu entrei no site Trenitalia através do teu blog.Verificas se está livre.
        Abraços

        • Damares Lombardo    23/07/2014

          Jose Claudio, muito obrigada pela informação, mas entrei no link da Trenitalia através do post e deu certo. Será que o problema não está em seu computador?
          Abs
          Damares

          • Jose Claudio pansard    23/07/2014

            Mandei formatar o meu computador e eliminar todos os vírus. Após vou tentar novamente.
            Fiquei preocupado que pudesse ser através do site mas como afirmaste que está tudo bem deve ser algum vírus no meu computador.
            abrs

  79. Fernando    23/07/2014

    Olá Damares.
    Estou indo para Roma em outubro, dai já estou comprando algumas passagens de trem. Queria saber de você como faz para embarcar comprando bilhetes na internet. É só imprimir e levar ou tem que validar em algum lugar?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    • Damares Lombardo    24/07/2014

      Fernando, não é necessário validar não, é só entregar o bilhete pro fiscal quando ele passar dentro do trem solicitando.
      Abs
      Damares

  80. Lidia    25/07/2014

    Oi, Damares! Eu também estava com a mesma dúvida do Fernando. Então, só precisa validar se comprar o bilhete na estação de trem, né? Talvez eu compre se precisar, mas vou tentar comprar tudo pela internet. A minha viagem será pra Novembro. Obrigada por suas informações!!! Abs!

    • Damares Lombardo    25/07/2014

      Lidia, se vc conseguir comprar com antecedência online, vai pagar mais barato. Mas caso compre diretamente na Itália, tem que validar o bilhete nas máquinas antes de subir no trem.
      Abs
      Damares

  81. Alessandra    04/08/2014

    Olá, Damares. Me ajuda.
    Segui seu passo a passo e comprei normalmente o trecho de Veneza para Verona.
    Agora estou tentando comprar o trecho de Verona (Porta Nuova) para Firenze (S. M. Novella). Pelo que eu percebi todos as opções é necessário pegar dois trens (como se fosse uma “conexão”). Mas quando vou para a página que seleciono o cartão não aparece a opção “não sou cadastrado” e pelo que eu entendi é por conta dessa conexão que um dos trens deve ser regional. Sabe me ajudar?

    • Damares Lombardo    05/08/2014

      Alessandra, o trem regional só pode ser comprado 7 dias antes da viagem. Deve ser por este motivo que sua compra não está dando certo, caso contrário, não saberia te ajudar.
      Abs
      Damares

  82. Jose Claudio Pansard    06/08/2014

    Damares
    Não consegui comprar as passagens pelo Cartões de credito do Banco do Brasil,dá sempre erro e pedem uma senha e o erro tem um número 998.Gostaria de saber se alguém comprou pelo Visa Platinum do Banco do Brasil e passe uma informação pois fui no B.Brasil e não sabem informar,estou quase desistindo.Que comprou com sucesso poderia informar qual banco é fornecedor do catão de crédito.Obrigado

    • Damares Lombardo    06/08/2014

      José Claudio, vc já leu os comentários aqui nessa página? Tem muitas dicas de gente que passou por apuros tb pra comprar os bilhetes online.
      De qualquer maneira, vamos ver se alguém responde sua pergunta e te dá uma ajuda.
      Abs
      Damares

  83. Gislene    06/08/2014

    Olá Damares…
    Parabéns, segui seu passo a passo e consegui comprar as passagens para 2 trechos. Mas em um deles esqueci de digitar no final do sobrenome de um amigo a palavra Junior, o que o deixou com o mesmo nome de seu pai. Como é a conferencia dos bilhetes, eles comparam com o nome do passaporte? Como consigo fazer essa alteração, sendo que já recebi o bilhete por email. Obrigada

    • Damares Lombardo    06/08/2014

      Gislene,o importante é ter os bilhetes na mão com o n° do PNR, é o codigo que o fiscal quer ver, eles nem controlam documento. Pelo menos nunca soube que controlam, todas as vezes que pego trens na Itália nunca vi um fiscal pedir documento pra controlar o bilhete.
      Abs
      Damares

  84. Talita    06/08/2014

    Oi Damares, adorei o seu post, muito bom!!! Porem na empolgação acabei esquecendo de clicar em TUTTI I TRENI, acabei comprando pelo LE FRECCE. Você sabe qual a diferença????

    • Damares Lombardo    06/08/2014

      Talita, é mais rápido e mais caro, mas também mais bacana!
      Abs
      Damares

  85. Julie Philippe    12/08/2014

    Oi Damares,
    Parabéns pelo seu post, é super completo! ;) Tenho duas dúvidas com as quais vc pode me ajudar.
    1) Vamos viajar em 4 pessoas. Para sentarmos juntos, portanto, é preciso comprar as 4 poltronas que ficam juntas, e não separadas pelas barras cinza. Certo? As barras cinzas não são as mesinhas, né?
    2) Comprando pela internet é só imprimir o pdf que eles enviam para o nosso e-mail? Devo apresentá-lo na plataforma ou só mostro ao fiscal quando ele passar dentro do trem?
    Beijos e muito obrigada!

    • Damares Lombardo    12/08/2014

      Julie, as barras cinzas são as separações dos espaços. Sim, eles mandam o bilhete pro seu email, vc imprimi e mostra pro fiscal quando ele passar solicitando.
      Abs
      Damares

  86. ROSSANA    24/08/2014

    Estou tentando comprar passagem mas o mais barato é o da carta freccia, que tem que cadastrar para poder ter o beneficio do preço, porém para cadastrar é obrigatorio preencher endereço da italia…. a pergunta que faço é : precisa realmente morar na italia pra ter esta carta? ou posso colocar endereço de hotel por exemplo?

    • Damares Lombardo    25/08/2014

      Rossana, que eu saiba precisa ser um endereço de residência. Tenta colocar o endereço do hotel e vê no que dá. Vamos ver se alguém te dá uma resposta mais clara aqui, ok?
      Abs
      Damares

  87. luiza    28/08/2014

    Comprando no site da trenitalia e reservando lugar, tenho que validar o bilhete na estação ? abraços,

    • Damares Lombardo    29/08/2014

      Luiza, se vc comprar online não precisa validar.
      Abs
      Damares

  88. Nisia    10/09/2014

    Olá Damaris
    Vou pra Milao na ultima semana de dezembro e queria ir a Pisa de trem.
    Quantas horas , vale a pena comprar com antecedência o bilhete e bate volta eh viável?
    Abçs

    • Damares Lombardo    10/09/2014

      Nisia, acho meio puxado fazer um bate e volta à Pisa partindo de Milão, não é assim pertinho. Se vc quer pagar menos, convém comprar o bilhete com antecedência.
      Abs
      Damares

  89. Herval Petronilho    10/09/2014

    Damares,
    Parabéns pelo blog, excellente!!!
    Estou planejando uma viagem para Março 2015, já comecei a traçar o meu roteiro, e providenciando reserva de hotel em alguns lugares (sempre com cancelamento gratuito), pois caso acorra algum imprevisto referente a data, posso tentar remarcar ou cancelar. Gostaria de saber se existe possibilidade de remarcação de bilhetes e qual o custo disto?

    • Damares Lombardo    10/09/2014

      Herval, entre no site da ferrovia e veja os tipos de bilhetes disponíveis. Você pode comprar para remarcar, mas vai pagar bem mais caro.
      Abs
      Damares

  90. Fernanda Doria    12/09/2014

    Boa tarde, Damares.

    Estou com uma dúvida. Iremos chegar em Malpensa no dia 279\2014. E desejamos fazer passeios de um dia, ida e volta de trem. Existem trens que saem da estação de Malpensa para outros destinos proximos, ou somente na estação central de Milão é possivel isto?
    Desde já agradeço a atenção.

    Abraços,

    Fernanda

    • Damares Lombardo    13/09/2014

      Fernanda, do aeroporto de Malpensa só parte trem pra Milão.
      Abs
      Damares

  91. Roberto O de Almeida Jr    13/09/2014

    Excelente!!!!!!!! Fiz seu passo-a-passo e deu certinho!!! Só me deu trabalho, e vale a dica, de vc habilitar seu cartão de crédito para uso no exterior antes de comprar no site!!! Tentei umas 10x antes de me atentar a isso!! Minha dúvida é que no voucher não aparecem os nomes dos passageiros. Isso pode causar algum transtorno???

    • Damares Lombardo    14/09/2014

      Roberto, o importante é ter o n° do PNR presente no bilhete que a ferrovia te enviou. Mas se como as regras da ferrovia podem mudar de um momento pro outro, manda um email pra eles falando sobre essa sua dúvida.
      Abs
      Damares

  92. João    16/09/2014

    Olá Damares,

    na compra do meu bilhete, minha esposa acabou não percebendo e meu nome ficou como “Joo” devido a não aceitação do “ã”.
    Não consigo efetuar a alteração do nome pelo link do email de confirmação que me foi enviado, nem encontro no site um email de contato. Como devo proceder?

    Obrigado mais uma vez.

    • Damares Lombardo    17/09/2014

      João, geralmente eles controlam somente o número do PNR, que é o código da reserva. Nunca controlaram os nomes nos meus bilhetes, e no seu caso, saiu somente um erro do nome, mas o sobrenome deve estar correto, certo? Então não deveria ter problema.
      Abs
      Damares

  93. Claudia Canto    22/09/2014

    Estarei indo para Milão com minha mãe em 02/11/2014 e volto por Roma em 20/11/2014. Não contratei transfer. Consigo pegar uma van comunitária pra nos deixar no hotel? Voce sabe quanto custa?
    Obrigada,
    Cláudia

    • Damares Lombardo    23/09/2014

      Claudia, infelizmente não posso te ajudar.
      Abs
      Damares

  94. Jose Claudio Pansard    01/10/2014

    Damares retornei hoje da Itália e posso dizer que a sua ajuda com informações sobre os trens for muito importantes. Fiz a compra direto na Trenitalia depois de muito esforço pois não são todos os cartões que o sistema aceita. Imprime o comprovante e levei. Na data e horário indicado embarquei no trem Roma -Napoli o Freccia rossa de alta velocidade e depois de um certo tempo apareceu o encarregado e anotou o número do meu bilhete.
    Vale a pena comprar pela internet pois fui verificar na estação e o preço era bem maior.
    Fiz um bate e volta até Pompéia ,o dia foi muito proveitoso. Abraços

    • Damares Lombardo    02/10/2014

      Josê Claudio, super obrigada por sua mensagem ao retorno de sua viagem, com certeza vai ser de ajuda aos indecisos se comprar ou não o bilhte online!
      Um grande abraço!
      Damares

  95. Alana Nascimento    18/10/2014

    ooi :)
    seu artigo me ajudou muito ! Irei realizar uma viagem com mais 3 pessoas. E li no site com relação a compra de 1 ticket para grupo de ate 5 pessoas. Tentei comprar o ticket Family pela internet e quando coloco que são 4 pessoas o site realiza a compra e seleção de 4 ticket família (o que fica o dobro do preço do que comprar um ticket normal para 4 pessoas). Gostaria de saber o que compensa mais: comprar 1 ticket normal para os 4 ou esse ticket família ? E como eu posso comprar 1 ticket para os 4 pelo site ?
    Obrigada ! :DDDD

    • Damares Lombardo    19/10/2014

      Olá Alana, desculpe mas não saberia como te ajudar. Quem sabe algum leitor lendo seu comentário poderá te dar informaç5es sobre o assunto?
      Abs
      Damares

Deixe seu Comentário