por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Cidades românticas na Itália: 7 destinos imperdíveis

Uma das cidades românticas mais famosa na Itália, é Veneza. Meta dos amantes apaixonados de várias partes do mundo e de todas as idades, Veneza a cada ano é escolhida por muitos estrangeiros como local dos sonhos para celebrar seus casamentos ao longo dos canais a bordo de uma romântica gôndola, passando por baixo de mais de quatrocentas pontes.

Dicas de 7 cidades românticas na Itália

Veneza é uma cidade única e de muitas faces: é cidade de artes; das máscaras do famoso carnaval medieval; dos sugestivos canais; do pôr do sol na Praça São Marcos. Infelizmente o número excessivo de turistas o ano inteiro, está causando um pouco de desconforto para os casais que desejam curtir momentos mais tranquilos. Mas, mesmo assim, é um lugar especial.

Grande Canal em Veneza
Grande Canal em Veneza

Verona é o símbolo do amor de Romeu e Julieta, tornando-se a pátria dos amores impossíveis e daqueles felizes. Uma leve melancolia permeia e aumenta o romance de uma linda cidade atravessada pelo rio Adige. Uma visita na casa da Julieta para conhecer o balcão de onde ela batia altos papos com Romeu é imprenscíndivel.

E não esqueça de dar uma passada ao mercado que acontece todos os dias na Piazza delle Erbe para comprar flores para sua cara metade. E para finalizar a noite, um romântico jantar à luz de velas!

Cidades Românticas na Itália
Verona

Florença tem muito a oferecer aos apaixonados. Berço do renascimento, cativa pela sua história, por sua arte, pela apetitosa e rica culinária. Não deixe de se perder a noite nas ruas estreitas desta cidade com a pessoa amada apreciando-a iluminada passando pela Ponte Vecchio, Piazza della Signoria e Piazza del Duomo.

Florença - Ponte Vecchio
Florença – Ponte Vecchio

Particularmente, adoro duas cidades românticas na Itália, San Gimignano e Cortona. A duas são super charmosas e sugestivas, as ruas estreitas e chão de pedra, formam um cenário perfeito para os apaixonados passearem de mãos dadas com fugidas em cantinhos escondidos!

San Gimignano é uma conhecida vila medieval famosa em todo o mundo pelas suas torres. O lugar há uma forte característica de arquitetura medieval e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seu centro histórico se mantem quase intacto desde 1200. O lugar oferece numerosas igrejas e museus para visitar que, juntamente com a arquitetura cívil, constituem um patrimônio arquitetônico e artístico realmente interessante.

San Gimignano
San Gimignano

Cortona há as mesmas características de San Gimignano por se tratar de uma vila medieval, mas não são iguais. Essas duas cidades românticas encontram-se em zonas diferentes da Toscana, o que diferencia também o panorama de cada lugar. San Gimignano está situada na província de Siena, no Val d’Elsa (vale), e Cortona na província de Arezzo, quase na divisa com a região da Umbria.

Cidades Românticas
Cortona

As duas pequenas cidades medievais, estão localizadas em colinas oferecendo paísagens esplêndidas!
Sem falar que San Gimignano está pertinho do Chianti, com possibilidades de fazer passeios em cantinas e vinícolas para degustar o vinho com o homônimo nome e desfrutar das lindas estradas circundadas de ciprestes.
E Cortona está bem próxima a Montalcino e Montepulciano, região de vinhos renomados como Brunello (Montalcino).

E como falar sobre cidades românticas na Itâlia sem nomear a “Cidade Eterna”? Entre monumentos, praças históricas, arquiteturas espetaculares, Roma é perfeita para momentos românticos. Um passeio a noite no Castel Sant’Angelo, quando o monumento fica todo iluminado, e atravessar sua ponte de mãos dadas, vai ficar gravado na sua mente para sempre!

Roma - Castel Sant'Angelo
Roma – Castel Sant’Angelo

Costa Amalfitana é uma das metas dos casais apaixonados no verão. Com uma estrada estreita e cheia de curvas que leva as cidades da costa, a paísagem encanta os olhos dos visitantes. A cidade de Positano marca profundamente! É um daqueles lugares que não parece real até chegar nele. Suas casas situadas num monte íngreme como um penhasco, proporciona um cenário quase único no planeta. Não deixe de passar pelo menos um dia na Ilha de Capri para completar o sonho perfeito!

Costa Amalfitana
Positano – Costa Amalfitana

[caixa title=”Saiba Mais”]

Veneza com um tour panorâmico por apenas 7 euros!
Verona, bate e volta a partir de Milão
Florença é um museu a céu aberto
Tour na zona rural da Toscana
Cortona!
Onde comer bem em Roma

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

15 respostas

  1. Ótimo post, Damares! É difícil escolher a que mais gosto, mas por ora a elejo a Costa Amalfitana e suas paisagens de tirar o fôlego. Em maio conhecerei melhor Cortona e voltaremos a coversar.

    1. Ana Maria, isso porque eu só coloquei 7 destinos, hein! A Itália tem lugares realmente fascinantes e únicos.
      Aguardo seus pitacos de Cortona!
      Abs e boa viagem!
      Damares

      1. Olá. Faremos uma viagem para a Itália em janeiro para visitar um rapaz italiano que hospedamos em nossa casa como intercambista e se tornou um filho para nós. Por isto estamos indo visitá-lo mas ficaremos com a familia dele por tres a quatro dias. E depois queremos fazer um Turismo. É a primeira vez que vamos a Europa. Preciso muito de sugestões.
        Tem como conciliar um passeio tbm na Bélgica? Pensamos em passar o réveillon e depois seguir para Milão que é aonde iremos nos encontrar com o Aléssio

  2. Parabéns pelas suas “dicas”!!
    Estarei em Milão no final de Março e tenho um dia livre,29/3.Estou em dúvida entre tomar um trem e ir para Lugano ou ir até Como e fazer o passeio de barco até Bellagio…Qual dos dois vc acha melhor??

    1. Olá Luiz Carlos, os dois destinos são muito lindos. Deixe para decidir quando estiver em Milão, assim se o dia estiver bonito, faça o passeio de barco em Como visitando Bellagio.
      Abs
      Damares

  3. Olá. Estarei em viagem por 10 (dez) dias com meu marido para a Itália, agora no mês de setembro. Iremos direito à Sardenha. Tenho duvidas no que levar na mala, se frio ou quente. E também, se há locais para conhecer na ilha ou aconselha retornar ao continente para não perder nenhum minuto 😉 Obrigada

    1. Cristiane, a Sardenha é uma ilha muito grande e o que ela tem de mais interessante é o mar azul turquesa com praias lindas. Se você não conhece a Itália, sugiro passear um pouco na Sardenha e depois seguir pro continente.
      Abs
      Damares

  4. Olá Damares, adorei as suas dicas pena que só encontrei o seu site depois de ter resolvido quase tudo da minha viagem.
    Vou fazer, em abril/16, um passeio pela Toscana de uma semana com 4 casais de amigos (só depois de tudo fechado é que vi que essa região merece pelo menos 15 dias), infelizmente não poderemos ficar mais, pois temos um cruzeiro marcado.
    Vamos passar pela região de Chianti e do Brunelo de Montalcino. Você poderia indicar alguns locais para um bom almoço e para degustação de um bom vinho? estaremos nesta região nos dias 4 e 5 de abril/16.
    Obrigada.
    Abraços
    Elen

      1. Olá Damares, estamos planejando sair de Siena e, no mesmo dia visitar: Montaltino, Pienza, Montepulciani, passando pela “La Compagnia di Michele e AziendaAgricola Innocente, conforme a sua sugestão. Gostaria de saber se a ordem do passeio está adequada, ou se você sugere outra ordem em relação às cidades que pretendemos visitar?
        Obrigada. Elen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *