Sabe aquelas balas de gelatina que a gente come e nunca consegue ficar apenas em uma só e que virou mania mundial? Elas nasceram na Alemanha, mais precisamente na cidade de Bonn.

Após a I Guerra Mundial, em 1920, na cidade de Bonn, Hans Riegel iniciou a história de uma empresa atualmente conhecida no mundo inteiro, Haribo, cujo o nome é um acrônimo: HAns RIegek BOnn.

loja da Haribo em Bonn

loja da Haribo em Bonn

A Haribo produz em 15 países europeus dando emprego pra mais de 6.000 pessoas. O Brasil é o primeiro país fora do continente europeu a possuir uma fábrica da Haribo, a qual foi inaugurada esse ano na cidade de Bauru.

A empresa hoje exporta para 110 países. Em pensar que começaram apenas com um saco de açucar, um pote, uma mesa de marmore e um forno a lenha.

bals de gelatina

Durante décadas o slogan da empresa manteve-se inalterado: Haribo macht Kinder und Erwachsene froh ebenso (Haribo faz as crianças felizes e também os adultos).

Para as crianças da cidade, a multinacional há um papel muito especial. Todos os anos em outubro, dezenas de crianças com idade escolar vão para frente da sede levando quilos de bolotas e castanhas para serem trocadas por doces. A tradição remonta a 1936 quando o Sr. Riegel escolheu esta solução para alimentar os animais selvagens no parque de sua casa de campo. A conversão tem suas próprias regras: um quilo de balas de goma, para cada cinco bolotas de carvalho ou de castanhas.

balas de goma

O protagonista das balas de gelatina é um ursinho. Parece que Hans Riegel, o fundador da empresa, o inventou em 1922 inspirado aos ursos dançarinos que eram levados para as festas das aldeias para entreter o público do século XIX.

balas de gelatina

Hoje a loja da Haribo virou uma atração em Bonn, com turistas de todo o mundo que enlouquecem quando chegam na loja e se deparam com 1.500 variedades entre balas de goma e outros produtos.

atração em Bonn

A loja se desenvolve em dois andares numa área de 250 metros quadrados dedicados à venda, à exposição, à campanha publicitária, degustação e promoções. Em média, a loja é visitada por 1.300 pessoas por dia.

balas de gelatina

A Loja de balas de gelatinaa da Haribo encontra-se bem no centro de Bonn, pertinho da catedral, na Am Neutor 3.

Compartilhe este Artigo:

Tags do Post

Deixe seu Comentário