Cabo da Roca: um magnífico promontório em Portugal

0

Cabo da Roca é onde a terra acaba e começa o mar…como canta Luis de Camões no seu Luzíadas. É o ponto mais ocidental do continente europeu e um dos promontórios mais sugestivos de Portugal. Apesar de não estar muito longe de cidades muito visitadas como Cascais e Sintra, felizmente resta ainda hoje um lugar bastante isolado e longe do turismo de massa.

cabo da roca

Em Cabo da Roca você vai se sentir realmente nos cofins do mundo.
Até o século XIV acreditava-se de verdade que este era o fim da terra. Mesmo se hoje sabemos que não é assim, não é difícil ser pego pela força desta paisagem pungente, soltar o pensamento racional e ser embalado pelo som ensurdecedor das ondas.

Como chegar a cabo da Roca

Pra quem sofre de vertigem não é um problema, dado que no local existem parapeitos de madeira que permitem desfrutar da vista deslumbrante em total segurança. E para os apaixonados por caminhadas e com boa resistência física, pode seguir uma das muitas trilhas que serpenteiam ao longo da costa.
Mas não pule o parapeito, pois alguns turistas já perderam a vida atravessando essa proteção caindo ribanceira abaixo.

Cabo da Roca

Após a visita, você pode levar pra casa uma lembracinha muito original: um certificado de sua presença no ponto mais ocidental da Europa. Mas é a pagamento.

Cabo da Roca está situado ao interno do Parque Natural Sintra-Cascais, a cerca de 18 km da cidade de Sintra (leste) e 18 km de Cascais (sul), enquanto de Lisboa está a cerca de 40 km.

O lugar oferece um incrível panorama. É um belo alternar-se de serra e mar verde esmeralda lindíssimo.

bate e volta de cascais

como chegar a Cabo da Roca

Quando visitar Cabo da Roca

A localidade é interessante a qualquer época do ano, eu e meu marido visitamos o lugar em janeiro e pegamos um dia fantástico de sol.
O lugar quase sempre tem muito vento (tivemos sorte em não pegar um dia ventoso), recomendo que leve uma jaqueta ou uma blusa de manga comprida mesmo no verão.

Como chegar a Cabo da Roca

Como chegar a Cabo da Roca

Como chegar a Cabo da Roca

A melhor maneira de chegar a Cabo da Roca é de automóvel, aliás, você vai ficar encantado ao percorrer a linha de Cascais até Sintra pela Costa de carro, a paísagem é deslumbrante. Caso você não alugue um carro, pode optar por um passeio a Cabo da Roca privado. O passeio é feito de carro mercedes confortável e parte de Lisboa visitando Estoril, Cascais, Praia do Guincho, Cabo da Roca e Sintra. Visite a página para saber mais detalhes.
Para quem deseja visitar Cabo da Roca com o meio de transporte, a melhor maneira é pegar o ônibus da linha 403 na estação de Cascais.

Esse passeio dá para fazer como bate e volta de Lisboa tranquilamente e não é cansativo.

 

Compartilhe!

Sobre o autor

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

Deixe uma Resposta