Check in online dos voos low cost: como proceder

19

A maior parte das companhias aéreas no mundo, já oferecem a possibilidade de fazer check in online. É um serviço que permite a imprimir seu “boarding pass” (cartão de embarque), em sua própria casa, utilizando o computador, bem antes de chegar no aeroporto. O processo é muito simples, mas como e quando, depende de cada companhia aérea.

Voos low cost, são voos economicos na Europa e no mundo. Hoje existem muitas companhias aéreas que não são de linha, mas que fazem apenas esse tipo viagem mais econômica. Na Europa fazem voos interno e entre países.

Como fazer check-in online com as principais companhias aéreas low cost da Europa

Check in online da Ryanair

Essa companhia aérea, é a mais complicada em relação a tudo, desde bagagem, até o check-in. Então fique bem atento se comprar um bilhete com ela. O check-in com a Ryanair é obrigatório, mesmo em caso que o passageiro viaje apenas com a mala de mão. Como funciona? O sistema é igual para todas as companhias aéreas. É suficiente entrar no link da companhia e inserir os próprios dados na página web e imprimir o documento PDF (cartão de embarque) que será gerado, no qual será também indicado o horário para se apresentar diretamente no “gate” (portão de entrada para o embarque), isso em caso o viajante tenha somente a bagagem de mão. Se precisar despachar a mala, é necessário apresentar-se antes no balcão da Ryanair. Se o passageiro chegar no aeroporto sem o cartão de embarque, paga uma penal bem salgadinha de 40 euros pra cima por trecho. O check-in online da Ryanair, pode ser feito a partir de 7 dias até 4 horas antes da saída do voo.
Visite o link para saber mais detalhes: ryanair.com

Check in online da Easyjet

O sistema é o mesmo para todas as companhias aéreas, basta entrar no link da mesma, ir para página onde está escrito “check-in online”, e colocar os dados solicitados. O check-in online com a Easyjet, é disponível a partir de 30 dias antes do voo, até 2 horas antes da partida. Chegando no aeroporto, basta se apresentar diretamente nos pontos de controle de segurança evitando as filas nos balcões do check-in. Se o passageiro estiver levando mala para despachar, é só deixar no balcão que encontra-se antes de passar no controle de segurança. Depois deve dirigir-se a entrada de embarque, a qual fecha 30 minutos antes da decolagem do avião. A  EasyJet, não abre mão nem mesmo de 1 minuto, então não chegue atrasado, porque vai ficar no chão. O check-in no aeroporto dessa companhia fecha 40 minutos antes da saída do voo. O check-in online não é obrigatório, mas recomendo fazer.
Visite o link para mais detalhes: easyjet.com/pt

Check in online da Vueling

A Vueling, permite a imprimir o cartão de embarque desde o momento da compra do bilhete, até 4 horas antes da saída do voo. Se a pessoa estiver viajando apenas com a mala de mão, é suficiente apresentar-se ao portão de embarque 30 minutos antes da partida do avião, apresentando o cartão de embarque e o documento de identidade, no caso de estrangeiro que não faz parte da comunidade europeia, o passaporte (isso vale para todas as companhias aéreas). Caso o passageiro tenha mala para despachar, precisa se apresentar antes no balcão de faturação ou da companhia aérea. Em alguns aeroportos como, por exemplo, no Prat de Barcelona, é disponível  o banco “drop off”, pra quem deve despachar a mala, mas já tendo feito o check-in online e apresentado-se com o cartão de embarque. E tem mais, a Vueling colocou a disposição do cliente um serviço para receber o cartão de embarque por celular, assim nem precisa imprimi-lo, é só mostrar no embarque. Mas isso é possível somente para alguns destinos.
Visite o link para saber mais detalhes: vueling.com

Check in online da Airberlim

Essa companhia aérea está crescendo muito na Europa, e muita gente está escolhendo a Airberlin por sua segurança e atendimento. O check-in online é possível a partir de 30 dias até 2 horas antes da saída do voo. Após ter inserido o número da reserva e o sobrenome no link da companhia, pode-se reservar o assento no avião para até 10 pessoas (com excessão para bilhetes comprados na tarifa JustFly). No final, é só escolher como prefere receber o cartão de embarque, por  celular ou por email como documento PDF. No aeroporto, basta ir diretamente para  o portão de embarque, mas atenção se comprar o bilhete na tarifa JustFly, leia o regulamento no link da companhia. Caso tenha bagagem para despachar, é só ir até o balcão “baggage drop off”, ou no balcão do check-in.
Visite o link para saber mais detalhes: airberlin.com

As companhias low cost, são muito exigentes com o horário, a maioria fecha o check-in 40 minutos antes do embarque, e 30 minutos para o embarque.
Em alguns destinos, os voos das companhias low cost aterrisam em aeroportos muito distantes das cidades e, muitas vezes o barato pode sair caro, tendo que pegar transportes que pode não custar barato. É, por exemplo, o caso de Londres, a Ryanair chega em Stansted, situado a uma hora da cidade, e o trem custa por volta de 20 libras esterlinas. Mas pode-se optar pelo ônibus.

Antes de comprar seu bilhete, visite também os links das companhias de linha. Veja onde o voo aterrisa, procure informações de preços para se deslocar do aeroporto até a cidade e faça os cálculos  para se certificar se vale a pena. Eu uso muito  voos low cost aqui na Europa, mas as vezes acho ótimas promoções nas companhias aéres de linha.

 

 

Compartilhe!

Sobre o autor

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

19 Comentários

  1. Nossa Senhora dos Deuses, foi um milagre encontrar seu blog Damares. Você sabe que eu estava pronta para comprar o bilhete com a easyjet? Mas depois que lí seu post, entrei no link da Alitalia e achei um voo com bom preço de Milão para Londres que chega no aeroporto mais próximo da cidade. Continue escrevendo que eu vou lendo e pegando suas excelentes dicas.
    Beijos

  2. Damares bom dia! Uma dúvida, na easyjet eu preciso descrever a quantidade de malas (que eles põem como mala de porão) pois vi que cada mal tem o valor de 18 euros adicionais, é isso mesmo?

    Obrigado!

  3. Olá Damares…. Eu comprei minhas passagens pela easyjet, mas nao efetuei o check in na Hora que recebi o E-Mail confirmando minha reserva. Mas Agora, 3 dias depois, nao consigo fazer meu check in.. nao aparece nenhuma reverva feita por mim. Vc sabe oq devo fazer? Obrigada.

    • Damares Lombardo on

      Carla, no seu bilhete que vc recebeu por email, tem o codigo (PNR) da reserva. Entre com ele e veja se aparece sua reserva, caso não apareça, entre em contato com a companhia aérea por email.
      Abs
      Damares

  4. Damares, tudo bem?
    Legal demais poder contar contigo para nossas viagens!
    Estou com uma duvida, comprei passagens da Volotea de Nápoles para Catania e volta de Palermo para Nápoles, comprei o combo flex(bagagem, assento, alteração de voo). Não fica tão barato assim, mas bem mais em conta que nos voos domésticos do Brasil. A dúvida é com relação ao check in, recebi o e-mail e imprimi, mas pelo que entendi, devo fazer o check in pela internet a partir de 72 horas de antecendência ao voo e devo imprimi lo, se deixar para fazer no aeroporto tem um custo de 30 euros . Sendo assim, devo fazer o check in ao sair do hotel? Tenho que levar impresso mesmo.? Aqui no Brasil, voos domésticos podem ser identificado pelo cpf.
    Achei confusa esta informação.
    No aguardo.
    Grata.

    • Damares Lombardo on

      Sim, precisa fazer o check in online conforme o tempo de antecedência que cada companhia low-cost determina.
      Você pode também fornecer apenas o código da reserva, mas eu acho sempre melhor imprimir e levar o bilhete para evitar problemas, sobretudo pra quem não fala a língua do país. Seu CPF e sua carta de identidade aqui na Europa, não valem nada, apenas seu passaporte vale como documento.
      Abs
      Damares

  5. Sou Brasileiro , pela nao me permitiu fazer o Check-in on line, apareceu uma mensagem que por ser do Brasil o Check-in deveria ser feito direto no Aeroporto, procede?

    • Damares Lombardo on

      Olá Gil. É a primeira vez que fico sabendo de uma coisa do tipo. Manda um email para companhia aérea perguntando. Você leu a parte de check in online no site da companhia aérea?
      Abs
      Damares

Deixe uma Resposta