Visitar Roma em 1 dia a pé, é possível. Claro que você não vai conhecer a cidade como se deve, mas se seu tempo for muito limitado, seguindo os passos aqui abaixo, vai conseguir fazer um passeio em Roma panorâmico e apreciar essa linda cidade apenas caminhando por suas ruas.

Daniela Furlan é criadora do blog Dicas de Roma e escreve sobre a cidade onde mora, a eterna Roma. Dani Furlan, como é carinhosamente conhecida, é  formada em Administração de Empresas e pós-graduada em RH.

Mora em Roma há 5 anos e, apesar de seus mil defeitos, acha a cidade linda e super interessante! Seu desejo é ajudar amigos, parentes e desconhecidos a conhecê-la como um romano a conhece, sem cair em armadilhas para turistas, fazendo com que todos que desejam visitar Roma passem dias maravilhosos nesta caótica cidade. Dani lançou também um guia de  Roma bem completo para facilitar mais ainda sua passagem pela cidade. Mas Dani não está sozinha nessa aventura, divide toda essa paixão por seu blog com seu marido, Dan Di Gregorio, que é o visionário atrás do Dicas do Mundo. Italiano, profissional de TI, resolveu usar a sua experiência de 20 anos no desenvolvimento de projetos web para criar uma rede de viagens em Português.

Post escrito por Dani Furlan para visitar Roma em 1 dia a pé

Claro, dizem que nem uma vida é o suficiente para conhecer a Cidade Eterna, imagine descobrir Roma em 1 dia a pé... O que quero aqui é ajudar você, que está de passagem pela cidade a conhecer o que a Cidade Eterna tem de imperdível!

O meio mais rápido para chegar a cidade do aeroporto de Fiumicino é o trêm Leonardo Express, em meia hora você deve estar na estação Termini. Pegar um taxi também é uma das opções mais rápidas mas, dependendo do horário, você pode ficar parado no trânsito.

– O transfer privado em Roma custa o mesmo preço de um táxi, mas oferece um grande diferencial. Você vai receber uma assistência diretamente na sua saída do gate dentro do aeroporto, com uma pessoa te esperando com uma plaquinha com seu nome, a qual irá te acompanhar até o carro para fazer o transfer para seu destino. Para saber mais detalhes sobre o transfer, veja a página aqui. Para passeios em Roma, clique aqui.

O passeio será feito todo a pé, só sugeri o uso do metrô para chegar no primeiro ponto turístico e para ir embora do último.

Vamos ao nosso roteiro de Roma!

Basílica São Pedro
Roma em 1 dia a pé

Photo Credit: LSD13 

Vamos começar nosso roteiro de Roma na estação Termini. Aqui, pegue o metrô linha A (direção Battistini) e desça na estação Ottaviano. Basta seguir reto pela Via Ottaviano que em 650 metros, aproximadamente, você estará lá. A entrada é grátis na Basílica e na Tumba dos Papas. Não aconselho a subir na Cupula porque toma muito tempo, apesar da vista ser linda!

Castel Sant’Angelo
Roma em 1 dia a pé

Photo Credit: lorenzoferrara

Saindo da Basílica, siga pela Via della Conciliazione por uns 800 metros até chegar no Castel Sant’Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano.

Tire belissimas fotos, mas não entre, para não correr o risco de não dar tempo de ver os outros lugares mais interessantes…

Guia da Itália grátis!

Baixe o guia da Itália gratuíto com dicas essenciais para visitar o país sem perrengues.
Você vai encontrar muitas informações importantes além de aprender a montar um roteiro de viagem para Itália.

Piazza Navona
passeio em Roma

Photo Credit: Begoña V

Depois do Castel Sant’Angelo, siga pela Ponte di Sant’Angelo e, no final dela um pouco à esquerda, pegue a Via di Panico. Ande por poucos metros e vire à esquerda na Via dei Coronari. Ande mais alguns metros até chegar ao Viccolo della Volpe à direita e, logo em seguida, Vicolo della Pace (à esquerda). Agora é só seguir reto até a Piazza Navona, onde se encontra, dentre outras coisas, a Embaixada Brasileira!

Panteão
Cidade Eterna

Photo Credit: Small

Deixe a Piazza Navona pelo lado da Embaixada e siga (para o lado contrário) pela Via dei Canestrari até chegar a Via del Teatro Valle, vire à esquerda e logo depois à direita na Piazza di Sant’Eustachio e depois siga pela Via della Palombella até chegar no Pantheon (você vai chegar nos fundos dele). Dentro do Pantheon estão enterrados vários personagens da história italiana, como: o pintor Raffaello, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.

Fontana de Trevi
Fontana de Trevi

Photo Credit: arquivos pessoais

Para ir a Fontana di Trevi siga pela Via dei Pastini, continue pela Piazza di Pietra (Tempio di Adriano), que depois passará a ser Via di Pietra e depois Via delle Muratte, até o final e pronto! Chegou! Cuidado com objetos de valor aqui na Fontana, pois como existe sempre uma grande multidão de turistas, alguns oportunistas podem entrar em ação.

Piazza Venezia
Roma em 1 dia a pé

Photo Credit: arquivos pessoais

Pegue a Via di San Vincenzo e depois vire à direita na Via dell’Umiltà e ande até chegar na Via del Corso, vire à esquerda e, de longe, já vai ver o Monumento ao rei Vittorio Emanuele (ou o Altare della Patria ou, ainda, o Vittoriano) que fica na Piazza Venezia. Se quiser, suba rapidinho nele e nas suas costas você vai ver grande parte do Foro Romano, Palatino e Coliseu. De lá saem fotos belissimas!

Forum Romano
Forum Romano

 Photo Credit: arquivos pessoais

Basta seguir pela rua de trás do Vittoriano, a Via dei Fori Imperiale, que você vai ver do lado esquerdo o Mercato di Traiano e do lado direito o Foro Romano.

Coliseu
Coliseu

 Photo Credit: arquivos pessoais

Não tem como já náo ter visto o monumento símbolo de Roma, o magnifico, Coliseu! E logo ao seu lado direito o Arco di Costantino.

Clique aqui para ver o itinerário do percurso

Para voltar a estação Termini, pegue o metrô na estação Colosseo (direção Rebibbia) e, em poucos minutos estará lá.

Se você tem poucas horas para fazer passeios em Roma, aconselho pegar um ônibus turístico (na estação Termini mesmo) e descer somente nos pontos que mais interessam ou nem mesmo descer.

Outra opção pra quem tem pouco tempo a disposição, é fazer uma excursão organizada de grupo com ótimos preços. Veja os passeios aqui.

Compartilhe este Artigo:

Comentários do Blog - 139 Comentários

  1. Fabio Gonçalves de Menezes    14/06/2012

    Valeu mesmo. Vou passar somente cinco noites em Roma e o meu hotel fica próximo à estação Ottaviano, pois quero apreciar ao máximo a Cidade do Vaticano.Com a ajuda de suas dicas vai dar tempo, então, de ver as atrações “principais” de Roma com calma. Obrigado.

    • Damares Lombardo    14/06/2012

      Fico contente que você tenha conseguido pegar umas dicas legais aqui no blog. Se for visitar museus, aconselho a comprar seus bilhetes online com antecedência pra evitar filas. Visite esse site, tem inclusive em português: http://pt.firenze.waf.it/.
      Curta muito Roma, ela é maravilhosa.
      Abçs

      • Fabio Gonçalves de Menezes    15/06/2012

        Valeu mesmo. Muito obrigado. Até breve, pois irei aproveitar muito essa cidade que, com certeza, é “Eterna”. Obrigado.
        Fabio.

  2. kika cedro    15/06/2012

    MUUUUUUUUUUITO BOM! Ótimas dicas e deu uma saudade de Roma. Vontade de volta.

    • Damares Lombardo    15/06/2012

      Roma é uma daquelas cidades que da vontade de voltar sempre…

  3. Fabio Gonçalves de Menezes    27/06/2012

    Desculpe-me, não há nenhuma possibilidade de imprimir esse roteiro? Não achei nenhum ícone para que eu pudesse imprimi-lo.
    Obrigado.
    Fabio.

    • Damares Lombardo    28/06/2012

      Oi Fabio, vou te mandar o texto por email, ok?
      Abçs
      Damares

      • Elisa Hibner    21/11/2016

        Ola. Vc pode me mandar esse roteiro via e-mail e incluir mais meio período? Ficarei um dia e meio.

        Obrigada.
        Elisa.

        • Damares Lombardo    22/11/2016

          Elisa, vc pode copiar o texto diretamente do blog. O roteiro é de apenas um dia.
          Abs
          Damares

  4. Cida Rasquel    12/11/2012

    Olá Damares!
    Estaremos (5 adultos) de passagem por Roma (Chegada aprox. 16h do dia 07/01 e saída 09/01 pela manhã, e gostaria de saber se no inverno esse roteiro de um dia à pé é viável. Entre nós estará um tia querida de 80 anos, mas de uma vitalidade impressionante, que diz aguentar boas caminhadas. O que vc acha desse roteiro para ela?
    Andar à noite é seguro, ou temos que evitar alguns lugares? Quais?
    Precisamos de dicas de hotéis 4*,com camas amplas e confortáveis, limpos, bem localizados e preço justo. Vc teria alguns para indicar?
    Agradeço muito sua atenção e gentileza
    Abraços
    Obs. Vc poderia enviar-me o roteiro via e-mail? 🙂

    • Damares Lombardo    12/11/2012

      Olá Cida Rasquel, acredito que o roteiro de pra fazer no inverno sim, mesmo porque, Roma faz menos frio que Milão. Quanto a sua tia de 80 anos, se ela tiver pique, da para aguentar, mas conselho a dar umas paradas, para ela recuperar as energias. Aqui na Europa, é muito comum ver pessoas de idades avançadas fazendo turismo e caminhando bastante.
      O centro histórico è a opção melhor pra quem quer fazer tudo caminhando. Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Piazza Navona e Barberini, è onde tudo acontece. Você vai poder visitar a maior parte dos pontos turísticos, ir aos vários restaurantes, fazer compras e muitas outras coisas, a pé. Mas é claro que vai encontrar hotéis caros, e que as vezes não tem uma boa relação em custo e benefício.
      San Giovanni é um bairro tranquilo e residencial, a via Appia Nuova é uma boa opção para se hospedar, está perto do centro histórico, vc vai encontrar muitos restaurantes, além de ter 2 estações de metrô próximo.
      O bairro Prati, è aquele tradicional da cidade, onde os residentes fazem compras também, tem sempre muita gente nas ruas, principalmente durante o dia. Tem muitas opçóes de restaurantes de vários tipos e preços. Encontra-se bem perto do Vaticano, a menos de 1 km. Tem duas estações de metrô, além de ônibus.
      Termini, é o bairro da estação de trem, está perto do centro, tem metrô e ônibus para se locomover. A noite precisa ter mais atenção, porque tem alguns mendigos e clandestinos rodando pelas ruas.
      Quanto ao hotel, eu posso lhe indicar 2 que conheço através de amigos que já se hospedaram e gostaram. O Pensione Barrett (www.pensionebarrett.com) é um hotel 4 estrelas bem bacana em ótima posição. O hotel é administrado pela família (proprietários), em um prédio antigo e histórico. O outro é o hotel Palazzo Cesi (www.palazzocesi.it), a posição também é ótima.
      Espero ter lhe ajudado.
      Abraços
      Damares

  5. Cida Rasquel    14/11/2012

    Oi Damares!
    Muito obrigada pela sua atenção!! Vc é realmente muito gentil e prestativa. Suas informações me foram muito úteis.:)
    Sem querer abusar, mas já o fazendo(rsrs), o que vc sabe dos hotéis que ficam na Via Margutta (Hotéis Forte, Manfredi…)? Essa via e imediações são seguras à noite caso decidamos sair para passear?
    Tenho algumas dúvidas também sobre nosso roteiro de viagem: pretendemos passar por Roma – Florença – Veneza – Milão, nessa ordem. Será que eu poderia estar lhe enviando um breve resumo do roteiro com previsão de dias,hotéis,dúvidas, etc. para vc verificar se não estamos fazendo alguma bobagem? Ajude-nos, por favor, pois será nossa primeira vez na Itália e estamos um pouco perdidos.

    Muito obrigada. Aguardo seu retorno.

    Abraços

    • Damares Lombardo    14/11/2012

      Cida, os dois hotéis me parecem muito bons, não os conheço, mas os comentários nos blogs italianos são muito positivos. Quanto a posição, é ótima.
      Me manda seu roteiro que dou uma olhadinha.
      Abraços
      Damares

  6. Cida Rasquel    15/11/2012

    Olá Damares!

    Antes de lhe enviar o breve roteiro, preciso saber se para dirigir na Itália serve apenas a CNH (brasileira) mesmo ou preciso tirar uma PID (Permissão Internacional para dirigir) ?

    Em Milão, o Duomo e a Galleria Vittorio Emanuele e suas lojas maravilhosas são abertas aos domingos? E o comércio de um modo geral pela cidade?
    As lojas da galeria têm algum preço diferenciado comparado com as mesmas lojas de outros lugares? Haveria nessa época do ano alguma liquidação com preços bem em conta?

    Obrigada, querida, pela sua paciência…

    Abraços

    • Damares Lombardo    15/11/2012

      Cida, acho melhor vc fazer a carteira de motorista internacional para dirigir aqui, e no momento de faze-la, informe o país que irá visitar, para que conste na relação dos países que vai poder dirigir.
      O comercio geralmente fecha aos domingos, mas as vezes abre. Em janeiro, começam os saldos, acredito que as lojas estarão abertas todos os domingos do mês. Dentro da galeria, tem poucos lojas, as mais famosas presentes nela, é a Luis Vuiton e Prada, mas no Quadrilátero do Ouro/Moda, tem todas as lojas de marcas famosas. Veja o post que fiz sobre esse assunto: http://www.keviagem.com/2012/04/quadrilatero-do-ouro/
      Abraços
      Damares

  7. Cida Rasquel    03/12/2012

    Olá Damares! Olha eu aqui novamente!

    Fiquei de enviar-lhe o roteiro da nossa visita pela Itália para vc dar sua opinião de especialista.O que vc acha dele:

    * Sairemos de Paris (de avião) dia 07/01 para Roma, com chegada prevista à tarde ou perto do meio dia. Depende do voo que não fechamos ainda.
    * Saída dia 09/01 para Florença pela manhã (de trem).
    * Saída dia 11/01 para Veneza (trem) pela manhã. Ficaremos hospedados somente por uma noite. Então teremos apenas tarde, noite e manhã do dia seguinte para curti-la. Será suficiente, ou vc acha que devemos sair dia 10, ficando menos tempo em Florença. Qual das duas cidades é mais legal?
    * Saída dia 12/01, próximo ao meio-dia, para Milão.
    * Saída dia 14/01 para o Brasil.

    Sei que será meio corrido, mas infelizmente é assim que conseguimos adaptar nossa viagem no momento. Da próxima vez tentaremos ficar mais tempo.

    Em Milão, fizemos reserva no Brunelleschi Hotel,Via Baracchini 12, 20123 (Centro Storico). Vc conhece esse hotel e redondezas? Ficamos em dúvida, mesmo lendo alguns comentários sobre ele. Tenho receio quanto ao conforto e limpeza, bem como a segurança do local, principalmente à noite. Achamos hotéis mais baratos e aparentemente mais confortáveis, mas longe do centro histórico.Vc tem algum hotel com boa localização, LIMPO, com camas confortáveis e de bom preço para nos indicar?

    Aliás, o que vc sugere para essas duas noites que ficaremos em Milão?

    Será que consigo bons preços das “famosas” bolsas e sapatos ou esses produtos em Milão são tão caros quanto em outros países, inclusive no Brasil?

    Puxa,acho que perguntei demais… desculpe-me, mas só vc mesmo para nos ajudar.

    Muito obrigada e aguardo seu retorno, ok?

    Bjs

    P.S. Se tiver mais alguma dúvida, posso perguntar mais um pouquinho? 😉

    • Damares Lombardo    04/12/2012

      Olá Cida, “bentornata”…..hehehehehe.
      O roteiro está bom pra tão pouco tempo, deixe 2 noites em Florença e 1 em Veneza, está bem assim, vai ser tudo corrido, mas Florença é maior e seria interessante dar uma voltinha em alguma cidade vizinha, tipo San Gimignano ou Siena, veja o post que fiz sobre um tour em Toscana:
      http://www.keviagem.com/2012/10/tour-na-parte-rural-da-toscana-parte-ii-siena-e-san-gimignano/.
      Quanto ao hotel, eu não o conheço por dentro, somente por fora, se não me engano, tem dois pubs quase de fronte, então peça para coloca-los nos quartos que não para a rua, porque a noite tem muito barulho. Os quartos me parecem meio antigos, com carpete e móveis dos anos 80, mas se for limpo, acho que pode valer a pena. A posição é muito boa. Da uma olhada nesse post que fiz de um hotel bem bacaninha que visitei e fiz um acordo para os seguidores do blog:
      http://www.keviagem.com/2012/10/desconto-de-hotel-em-milao-para-seguidores-do-blog-keviagem/. Não fica no centro histórico, mas está perto, de bondinho, que passa na frente do hotel, são 10 minutos. Quanto as bolsas e td mais, pode ficar tranquila, aqui custa mais barato do que no Brasil, sem contar que janeiro é período de SALDOSSSSS, coisa maravilhosa!
      Se precisar de serviços de assistência turística em Milão, transfer para outlets ou aeroporto, é só me enviar um email com a solicitação, assim lhe envio a resposta com detalhes.
      Se precisar de mais alguma informação, pode pedir sim.
      Abraços
      Damares

  8. Paula    24/01/2013

    Oi tudo bom? gostaríamos de ir ao estádio em Roma, qual a melhor maneira? vamos ir pela cvc, mas ainda não tenho o nome do hotel que ficaremos! quanto a irmos a um jogo é tranquilo? O estádio fica próximo de algum ponto turístico? obrigada

    • Damares Lombardo    25/01/2013

      Olá Paula, eu não conheço o estádio de Roma, então fica difícil lhe ajudar, mas achei uma página em espanhol que está explicando direitinho como chegar. Abra o link e desça bem na página, a explicção está bem abaixo:
      http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=en&langpair=it|es&rurl=translate.google.com&u=http://www.calciosulweb.it/stadio-olimpico-di-roma-descrizione-e-come-arrivare.htm&usg=ALkJrhjSWtMofSX7iouJz-ms8oB1iBf0Sg
      Quanto a ir ao estádio, aqui é bem tranquilo, as crianças vão com os país numa boa.
      Abraços
      Damares
      Damares

  9. ANDRESSA    07/04/2013

    Olá Damaris, tudo bem?
    Estamos indo para Roma no dia 1 de Novembro com a Europamundo. Teremos a primeira tarde livre (chegamos por volta de meio dia na cidade), o segundo dia com passeios com o grupo (Vaticano durante o dia e jantar no Trastevere a noite) e o terceiro dia livre novamente antes de seguirmos para Veneza no dia seguinte. Minhas dúvidas são 2… No domingo, que será nosso dia inteiramente livre, os principais monumentos e locais para visitar estão abertos? Como estará o clima por lá nesse inicio de Novembro?
    Desde já agradeço a atenção 🙂

    • Damares Lombardo    08/04/2013

      Olá Andressa, os museus e monumentos em Roma estão quase sempre abertos, alguns fecham na segunda, como em toda a Itália, somente o Vaticano não abre aos domingos, com algumas excessões. O clima em novembro é meio difícil de saber, geralmente chove, mas tudo mudou, então fica complicado te dar uma resposta concreta.
      Abraços
      Damares

      • Andressa    08/04/2013

        Olá Damaris.
        Eu li realmente que é uma época que chove com frequência, mas minha maior preocupação é quanto ao frio… quanto em média faz nessa época, você saberia me dizer? Pergunto isso pra ter idéia de que roupas levar na mala. 🙂
        O meu circuito começa em Roma, mas depois segue pra outras cidades Italianas, depois Suiça e finaliza na França. Acho que na Suiça e na França vou encontrar mais frio né?
        Obrigada.

        Abraços
        Andressa

        • Damares Lombardo    09/04/2013

          Andressa, isso também não posso lhe garantir, porque o tempo está totalmente louco, ontem chegou a fazer 7°C aqui em Milão, que geralmente faz 13°C nesse período do ano. Novembro é meia estação, o certo é estar por volta de 9°C/11°C, mas não é mais seguro que será assim. Na Suiça e na França faz mais frio.
          Abraços
          Damares

  10. ANDRESSA    10/04/2013

    Ok Damaris.
    Muito obrigada pela dica, já deu pra ter uma idéia.

  11. raquelneta@hotmail    11/04/2013

    oi Damaris achei muito interessante o seu roteiro eu ja estive uma vez em roma por dois dias conseguir conhecer quase tudo mesmo somente em um dia isso porque eu cheguei pelo periodo da tarde! Mas meu caso agora e outro estou de volta a roma no mes de maio para levar minha mae e minha irma pra conhecer mas por questao de tem custos so conseguir comprar passagens que da pra ficar so um dia inteiro em roma saindo de amsterdam (obs eu moro na holanda e minha e minha irma vem aqui me visitar) mas entao chego em roma dia 14 de maio volta das 21:25 que vem de uma conexao com milao vou aproveitar algumas horas da conexao em milao pra dar uma andada no centro tenho 6 horas livre pra conhecer alguma coisa la se vc puder me dar dicas agradeco mas em roma que nao sei direito ainda o que fazer por onde comecar sabe me dizer se consigo mesmo fazer esse roteiro de vaicano centro de roma e coliseu durante um dia inteiro? pq dia 16 de maio muito cedo ja estarei de volta pra holanda! aguardo uma resposta. muito obrigada

    Raquel

  12. Anderson    25/04/2013

    Boa noite Damaris gostaria de saber o tempo médio para conclusão deste percurso e a media de km , pergunto pois estarei com 9 horas livre para o percurso.

    • Damares Lombardo    25/04/2013

      Anderson, esse percurso da pra ser feito em 9 horas sim, siga exatamanete como está aqui, que vai dar certo.
      Abraços
      Damares

    • Anderson Luz    06/05/2013

      Adradeço a sua gentilze Damaris, se por ventura tiver o mapa para envio por emailficaria muito grato pois não estou conseguindo imprimir este do site.

      • Damares Lombardo    06/05/2013

        Anderson, joga no google maps que ele te da.
        Abraços
        Damares

  13. Anita    04/05/2013

    Olá Damares
    Estarei em Roma em julho com a Europamundo e no primeiro dia faremos visita panorâmica e visita ao Vaticano e dizem que teremos a tarde livre. No outro dia podemos ficar em Roma ou ir a Pompeia. Queria muito ir a Pompeia, mas não sei se vale a pena ir ou ficar mais esse dia em Roma. Que você me diz?

    • Damares Lombardo    04/05/2013

      Olá Anita, depende de quantos dias vc vai ficar em Roma? A cidade é grande e tem muita coisa pra ver. Eu aconselho a ir visitar Pompéia pra quem tem pelo menos uns 4 dias em Roma.
      Abraços
      Damares

  14. Anderson Luz    25/05/2013

    Fantástico!!! Simplesmente fantástico o roteiro, seguimos todos os passos e realizamos o mesmo em torno de sete horas, incluindo entrada no Coliseu e fila de 40min. Fomos de Veneza para conhecer a cidade e foi perfeito.
    Parabens e mais uma vez obrigado!

    • Damares Lombardo    26/05/2013

      Anderson, que bacana! Obrigada por ter voltado aqui no blog pra deixar esse comentário tão legal.
      Abraços
      Damares

  15. Carolina    30/06/2013

    Olá,
    Minha situação é semelhante a do Anderson, estarei numa conexão para Barcelona com 15 horas de espera!
    Estava na duvida se entrava num tourbus ou se tava pra fazer a pé. Estarei lá no dia 28/09 um sabado.
    Nesse roteiro da tempo de entrar no coliseu? Posso comprar o bilhete antes pra pular afila?
    Tinha vontade de ir na capela sistina, da tempo se fizermos de ônibus?
    Onde sugere que seja almoço?
    Obrigada

    • Damares Lombardo    01/07/2013

      Olá Carolina, vc vai ter um dia inteiro em Roma, da pra fazer um passeio na cidade sim, mas visitar também a capela sistina, acho que fica meio puxado, porque só dentro do vaticano perde-se pelo menos 2 horas, depois vai direto pra basilica de San Pietro, só ai já foi meio período.
      Quanto onde comer, escolha uma tratoria que não fique nas ruas mais turísticas da cidade. Fica difícil eu te dizer onde exatamente, porque vai depender de onde vc vai estar na hora do almoço, a cidade é grande. Se estiver interessada, faça um Roteiro Concentrado de apenas um dia, custa 15 euros e vc vai ter tudo, inclusive o restaurante, porque ai irei saber onde estará na hora do almoço, além de eu talvez conseguir encaixar o vaticano dentro do seu tour. Veja a página:
      http://www.keviagem.com/roteiro-personalizado/
      Abçs
      Damares

  16. Tatiane    01/08/2013

    Ola damares, bom minha situação é a seguinte vou p Londres em janeiro/14 e meu voo tem escala em roma..estarei livre das 9 as 15:00..adorei o roteiro de um dia..pretendo fazer ele..a pé..porém preciso de ajuda p sair do aeroporto fiumcino..como faço p chegar até a basilica?? que será meu ponto de partida!!!

    tati

    • Damares Lombardo    02/08/2013

      Tatiane, é só pegar o trem que sai do aeroporto e vai pro centro de Roma “Termini”. Nesta estação tem tb metrô, o qual vc pode pegar para ir pro Vaticano e Basílica de San Pietro. Quando chegar no aeroporto de Roma, pegue o mapa da cidade e do metrô, assim vai poder se orientar melhor.
      Mas atenção, vc vai ter pouco tempo na cidade, o percurso do trem dura 30min, e Roma é grande.
      Abs
      Damares

  17. Isabel Cristina    04/08/2013

    Olá Damares, tudo bem? Eu tenho uma dúvida: como deverei fazer para sair do aeroporto Malpensa (Milão) e me dirigir até ao hotel THE BEST? Esse hotel fica em Via Benedetto Marcello 83, 20124. Chegarei em Milão dia 06/08. Aguardo um breve retorno, muito obrigada.
    Isabel Cristina

    • Damares Lombardo    04/08/2013

      Olá Isabel, o The Best está a uns 700m da estação de trem, da pra ir a pé. Manda um email pro hotel pedindo o percurso pra chegar até lá a pé.
      Abs
      Damares

  18. Sol    05/08/2013

    Adorei o roteiro. Você pode me passar por email? Eu gostaria de imprimir. Terei dois dias livres além do tour de orientaçāo da lusanova e da visita ao bairro de Trasvetere. Você acha que vale a pena fazer esse roteiro em um dia e visitar Napoles e Pompeia em outro? É verdade que é possível ver o Papa às quartas feiras? Muito obrigada. Sol

    • Damares Lombardo    06/08/2013

      Olá Sol, Roma tem muita coisa interessante pra conhecer, eu aconselho a visitar Pompéia e Nápoles, caso vc tenha dias sufucientes em Roma pra conhece-la razoavelemente bem, porque a cidade é grande. Se for este o caso, sim, recomendo uma chegada em Pompéia e talvez Nápoles. Se sua viagem não for no inverno, recomendo a Costa Amalfitana, é um arraso e fica pertinho de Pompéia. Vou te mandar o artigo por email.
      Abs
      Damares

  19. ana claudia    27/09/2013

    ola Damares
    vou fazer conexão em roma 12 horas …da tempo de fazer esse etinerario?obrigada…ANA

    • Damares Lombardo    27/09/2013

      Ana Claudia, se vc chegar pela manhã cedo e partir a noite depois das 20h da pra fazer sim.
      Abs
      Damares

  20. Priscila Costa    06/10/2013

    Olá Damares,
    Estarei em lua-de -mel em novembro e chegaremos em Roma dia 21/11. Pretendemos alugar um carro e ir até Milão , passando por cidades como Florença , Veneza e outras… Iremos para Paris dia 30/11, ou seja, iremos pernoitar na Itália 9 noites. Quais cidades você indicaria para eu ficar e quantos dias em cada? Desde já agradeço!
    Priscila.

    • Damares Lombardo    07/10/2013

      Ola Priscila, no momento estou viajando pela Italia e usando meu notebook italiano, por isso peço desculpa pela falta de acentos.
      Vamos la: Roma (3 noites), Florença (3 noites), Milao (2 noites). Use Florença como base e visite cidades proximas como Siena e San Gimignano.
      Abs e boa lua de mel
      Damares

      • Damares Lombardo    07/10/2013

        Priscila, ja que vai estar de carro e sobrou uma noite na divisao que coloquei pra vc, saindo de Roma, faça uma noite em Cortona, vc nao vai se arrepender.
        Se quiser uma dica de hotel, me fala, conheço um super gracinha.
        Abs
        Damares

  21. João Ramos    06/11/2013

    Olá Damares, bom dia! Vejo que seus comentários são muito práticos e já me esclareceram algumas dúvidas que eu tinha… Eu e minha esposa vamos ficar alguns dias alternados em Roma, pois na semana que estivermos por aí vamos conhecer outras cidades tbem, portanto, vão sobrar 2 ou 3 dias para passeios em Roma. Tenho algumas perguntas e ficaria muito feliz se puder me responder:

    1) Nossa hospedagen será no hotel Doria, próximo à Igreja de Santa Maria Magiori e próximo ao Termini, nessa região há locais baratos para refeição que vc possa indicar?

    2) Em alguns dias vamos chegar tarde da noite ao Termini pois estaremos voltando de outras cidades… dali até o hotel é muito perigoso irmos à pé? Você recomenda pegarmos um taxi para esse trajeto pequeno?

    3) Você teria alguma dica de taxi de madrugada, para irmos ao aeroporto Ciampino (4:30 am)?

    Muito obrigado, e parabéns pelo blog que efetivamente presta um serviço importante aos mais desavisados!
    Abs,
    João.

    • Damares Lombardo    06/11/2013

      Olá João, na zona de Termini, vc vai encontrar muitas opções de lugares para comer com bons preços. Quanto ao perigo de voltar a noite, que eu saiba não tem todo esse perigo não, mas claro, não existe paraíso, fiquem atentos.
      Você pode pedir pro hotel reservar o serviço de táxi pra vcs.
      Abs
      Damares

  22. Marilúcia    18/11/2013

    Oi Damares,
    Gostaria que me desse um roteiro prático e interessante de Roma.Chegaremos pela manhã do dia 20
    e permaneceremos até 29 de janeiro/14; incluse hotéis.

  23. Danilo Dias    03/12/2013

    Ola,boa noite,eu e minha esposa e nosso filho de 2 meses iremos passar o natal em ROma,21/12-25/12cidade na qual sou encantado e sempre tive um desejo de conhece-la,vi que seus roteiros e dicas sao de grande valiosidade,gostaria de receber algumas dicas de quais lugares eu posso usufruir melhor estando com meu filho.
    Desde ja agradeco pela atencao e aguardo por resposta.

    • Damares Lombardo    04/12/2013

      Danilo, 2 meses é muito pequeno, então é só vc coloca-lo no carrinho ou no canguru e rodar com ele pra cima e pra baixo. Natal por aqui, como em todo lugar católico, não rola muita coisa, o negócio vai ser ir jantar em algum restaurante mesmo.
      Abs
      Damares

      • Danilo Dias    06/12/2013

        Ok Damares muito obrigado pela ajuda e vou fazer isto mesmo coloca-lo no carrinho ou canguru e sair rodando pra baixo e pra cima.
        oque voce aconselharia no meu caso que chegarei no sabado a noite em Roma,gostaria de uma dica de no domingo qoue visitar.
        obrigado uma vez mais.
        abcos Danilo D.

        • Damares Lombardo    06/12/2013

          Puxa Danilo, ta difícil, porque dia 1 de janeiro quase nada funciona na Itália…

  24. Danilo Dias    07/12/2013

    Ola Damres boa noite,nao seria 1 de janeiro nao e sim dia 22/12/13 agora.

    • Damares Lombardo    08/12/2013

      Danilo, se tem uma cidade que não falta o que fazer é Roma, vc vai encontrar inumeras opções, pegue algumas dicas nesse post.
      Abs
      Damares

  25. Anderson Faria    04/01/2014

    Bom dia

    Sera que vocês pode me ajudar, estou indo para italia nesse mês.
    chego em roma dia 24/01 as 12:00 e volto tambem por roma dia 04/02 as 07:45

    Pensei no meu roteiro ser mais ou menos o seguinte, 5 noites em roma 4 noites em Florença, para fazer os bate voltas próximos de trem e 2 noites em vezea

    Minhas duvidas são quando chegar vou direto para Veneza, Florença ou fico em roma, digo isso porque dia 04 as 07:00 tenho que ta no aeroporto então tinha pensado em deixar roma por ultimo, ou sera que isso vai ser muito cansativo?

    quanto ao roteiro você tem alguma dica para me dar? alguma mudança? algo que eu não posso deixar de visitar?

    Agradeço muito se você poder me dar algumas dicas.

    Anderson S. Faria

    • Damares Lombardo    04/01/2014

      Olá Anderson, faça 4 noites em Roma, 4 em Florença (bate e volta à Siena e San Gimignano), 2 noites em Veneza.
      Quanto ao que visitar, vc vai conseguir conhecer o tradicional em tão pouco tempo.
      Abs
      Damares

      • Anderson Faria    04/01/2014

        Damares, em relação de ir primeiro a florença e veneza e deixar Roma por ultimo o que você acha melhor fazer?
        E essa locomoção entra as cidades vou fazer de Trem em relação as malas grandes consigo levar nos trens sem problemas?

        • Damares Lombardo    05/01/2014

          Anderson, vc pode deixar Roma por último sim, visto que vai voltar pro Brasil saindo da cidade. Comece por Veneza, depois Florença e por último Roma. Nos trens é possível levar quantas malas quiser, têm espaços entre uma poltrona e outra para coloca-las ou na parte de cima, como nos aviões, mas chegue cedo para encontrar lugar perto da sua poltrona, e não deixe para comprar seus bilhetes de trem na última hora, vai pagar muito caro.
          Abs
          Damares

  26. Roberta    27/01/2014

    Damares, amei suas dicas e me ajudaram muitoooooo! Peguei como base esta programação e pude aproveitar de fato a cidade de Roma apesar da curta estadia. Comprei pacote pela CVC/Europamundo, mas pense num arrependimento…só enganação! As visitas panorâmicas são uma piada! Vc fica dentro de um ônibus e muito, muito mal dá pra ver os monumentos…Parar pra tirar fotos nem pensar! Se não tivesse visto estes roteiro seu e me programado com antecedência tinha perdido o melhor de Roma. O restante do grupo não aproveitou metade do q eu aproveitei, pq segui mais ou menos este roteiro! Obrigada!

    • Damares Lombardo    28/01/2014

      Roberta, por isso que o Roteiro Personalizado ajuda muito. O ano passado fiz alguns roteiros justamente para algumas pessoas que fizeram esse tipo de viagem, aproveitando dos dias livres nas cidades para conhece-la com um guia (Roteiro Personalizado).
      Obrigada por ter passado aqui e deixar sua mensagem, e fico feliz que minhas dicas tenham lhe ajudado.
      Abraços
      Damares

  27. Ivania Cola    07/04/2014

    Olá Damaris! Parabéns pelo blog estou adorando suas dicas! Vou viajar pela 1ª vez em maio para a Itália e gostaria de dicas de hotéis em Roma, Veneza, Florença e Milão. Fiz meu roteiro de viagem seguindo as dicas do seu blog porém fiquei com algumas dúvidas. Posso te enviar o roteiro para dar uma olhada? Obrigada pela ajuda!

    • Damares Lombardo    08/04/2014

      Olá Vania, sinto muito, mas o blog serve para dar dicas e informações sobre viagens, para ajuda a preparar roteiros, da uma lida nessa página: http://www.keviagem.com/roteiro-personalizado/
      Quanto a dicas de hotéis, eu não dou, porque é uma coisa muito pessoal (depende de quanto a pessoa pode gastar, que tipo de viagem gosta de fazer, se quer ficar no centro) e teria que fazer umas pesquisas, o que também toma muito tempo. Da uma olhada no booking.com, eu acho que é o melhor link de busca para encontrar hotéis.
      Abs
      Damares

  28. Félix Barroso    28/08/2014

    Estive agora em 20/08/14 em Roma e fiz esse roteiro. As dicas foram preciosas. A quem for de navio de cruzeiro e parar em Civitavecchia aconselho a comprar o passe BIRG na estação ferroviária. O valor são 12 euros e se tem direito a passagem de trem (1:20 min) de ida e volta Civitavecchia-Roma e ao uso do metro em Roma por 24h após a hora da validação ( primeiro uso ).

    • Damares Lombardo    29/08/2014

      Felix, valeu pela dica.
      Abs
      Damares

  29. Pollyana    26/01/2015

    Bom dia Damares, em relaçao aos preços dos metrôs, vc tem conhecimento do valor aproximado?

    • Damares Lombardo    26/01/2015

      Pollyana, o bilhete único custa 1,50 euros e vale por 100 minutos.
      Abs
      Damares

  30. Denise Andrade Machado Pereira    27/01/2015

    Olá Damaris,gostei de suas dicas,vou em maio a Roma em um cruzeiro,vou seguir o roteiro acima,você poderia me mandar por email?

    • Damares Lombardo    27/01/2015

      Denise, é só você copiar, já liberei os posts para serem copiados diretamente aqui no blog.
      Abs
      Damares

  31. Marcos Longo    13/02/2015

    Boa noite. Estou em Caserta, vou pegar o trem aqui as 6:10 e chego lá perto das 8:30 em Roma. Gostaria de saber se consigo fazer esse seu roteiro a pé,pois não pretendo entrar na maioria dos lugares por ter a volta marcada para as 18:20 do mesmo dia. Se puder me dar algumas dicas, estou perguntando meio em cima da hora, mas essa ida a roma está sendo uma fuga do meu compromisso aqui. Abraços fico no aguardo

    • Damares Lombardo    14/02/2015

      Marcos, da pra fazer o passeio sim.
      Abs
      Damares

  32. claudia azevedo    28/03/2015

    Olá, vou dia 20 para a Europa incluindo Portugal , roma, paris e londres. Marinheira de primeira viagem gostaria de um roteiro para preparar uma mala básica e voce acha cabivel levar uma bota ?

    • Damares Lombardo    30/03/2015

      Olá Claudia, aqui no blog tem um post sobre o que levar na mala para uma viagem a Itália que acho que possa ser útil para os outros lugares também.
      Quanto a bota, pode ser que você consiga usar sim, sobretudo em Paris e Londres que ainda pode fazer um pouco de frio mesmo na primavera.
      Abs
      Damares

  33. Fabiana    14/05/2015

    Damares, gostei muito das suas dicas. Poderia me dar sua opinião. Eu e meu esposo estaremos em um Cruzeiro 10/06 que vai parar em Civitavecchia (Chega as 5h e retorna as 19h). Li que Civitavecchia não tem muita coisa pra se fazer, então nossos planos é ja chegar e pegar um trem pra ir pra Roma. Você acha que é viável, da tempo de ir e voltar? Copiei todo seu roteiro, mas o que a gente mais quer ver é a Basílica, o Coliseu e a Fontana di Trevi, os outros pontos turísticos só se der tempo. O melhor é ir a pé mesmo ou contratar o ônibus turístico? Estou meio perdida.
    Desde ja agradeço.

    • Damares Lombardo    15/05/2015

      Olá Fabiana, é possível fazer um bate e volta sim, a estação de trem de Civitavecchia está a uns 500m do porto, dando pra ir a pé.
      Mas se organize bem pra não perder tempo. Prepare seu roteiro com as atrações que pretende visitar e como se locomover de um lugar pro outro. Compre já os bilhetes online pra evitar as filas. Tem também o Roma Pass, mas no seu caso, que vai ficar apenas um dia, não recomendo.
      Abs
      Damares

  34. Fabiana    18/05/2015

    Damares, muito obrigada pelo retorno. Esse roteiro que você fez a pé para conhecer os pontos principais de Roma gastaria quanto tempo? pensando que não temos muito tempo a perder.
    Abraço.

    • Damares Lombardo    19/05/2015

      Fabiana, lembrando que esse roteiro foi feito pela Dani Furlan, uma colega blogueira que escreve sobre Roma.
      É um roteiro pra um dia inteiro, cerca de 7 horas, com paradas, é claro, mas vai depender também do ritmo da pessoa. Mas se começar pela manhã cedo, vai estar terminando até as 16h.
      Abs
      Damares

  35. Luis Sperb    24/06/2015

    Olá, Damares! Curto muito o blog! Tenho uma dúvida e acho que pode me ajudar. Farei uma escala de 15 horas em Roma, chegando as 7 da manhã e saindo às 22. Tenho certeza que tenho tempo pra cumprir esse roteiro que a Dani Furlan sugere. Minha dúvida é: existem lockers no aeroporto onde posso deixar minha mala? Muito obrigado!

    • Damares Lombardo    24/06/2015

      Olá Luis, nos aeroportos grandes com certeza tem sim. Naqueles pequenos não garanto. Se for o aeroporto de Fiumicino tem porta bagagem.
      Abs
      Damares

      • Luis Sperb    25/06/2015

        É o Fiumicino mesmo! Obrigado! Beijos

        • Damares Lombardo    25/06/2015

          Luis, no aeroporto de Fiumicino, é só vc seguir indicação para “Deposito bagagli”, fica no terminal 3 e funciona das das 6h30 as 23h30. Cada mala custa 6 euros por 24 horas.
          Abs
          Damares

  36. vera    27/07/2015

    Acabei de te achar! Parabens pela atenção.

    Somos um casal quase nos 70 vamos ficar 4 dias em Roma. Seu roteiro pode ser feito a pé bem devagar? Por gentileza envie para nosso e-mail pq não conseguimos imprimir. Talvez não tenhamos mais oportunidade de voltar a Roma e queremos aproveitar. UM imenso abraço,,,,,,,,

    • Damares Lombardo    27/07/2015

      Olá Vera, até da pra fazer devagar, mas não muito. Se você conseguir dividir em dois dias é melhor,
      Te mando por email.
      Abs
      Damares

  37. Marília    14/09/2015

    Olá, Damares! Você considera viável fazer um bate-volta a Roma, partindo de Florença?
    Obrigada!

    • Damares Lombardo    15/09/2015

      Marilia, Roma é grande e tem muito pra ver, mas se você não tem outra alternativa, dá pra fazer um bate e volta sim, hoje em dia tem trem rápido, é só partir pela manhã bem cedo e voltar no final do dia.
      Abs
      Damares

  38. Renata    18/09/2015

    Olá, adorei sua dica! Vou passar por Roma indo para Verona. Ficarei em Roma por 6 horas apenas e gostaria de sair do aeroporto Leonardo da Vinci e visitar:
    Coliseu
    Fontana di Trevi
    Pantheon
    Piazza Navona
    Eu deveria pegar o Leonardo Express e ir a estação de Termini? Quero Fazer um percurso contrario ao seu, porque como tenho poucas horas queria dar prioridade ao Coliseu e de lá seguir para outros pontos turísticos.
    Obrigada

    • Damares Lombardo    19/09/2015

      Renata, então pegue o Leonardo Express e desça em Termini, de lá é só pegar o metrô pro Coliseu, depois caminhe pelo Foro Imperiali até Piazza Venezia, depois vá a Fontana de Trevi e em seguida pra Piazza Navona e Pantheon. Dá pra fazer tudo a pé.
      Abs
      Damares

  39. GERALDO    27/09/2015

    DAMARES

    GOSTARIA DE SABER SE PRECISO ADQUIRIR ALGUM INGRESSO PARA VISITAR A BASILICA ONDE FICA O PAPA?

    QUAL A MELHOR FORMA DE CHEGAR ATE LA SAINDO DA ESTAÇÃO TERMINI?

    • Damares Lombardo    29/09/2015

      Geraldo, a melhor opção é comprar o bilhete online pra evitar as longas filas. Entre no site do vaticano.
      Abs
      Damares

    • Damares Lombardo    29/09/2015

      Geraldo, na estação de Termini é só pegar o metrô e descer em Ottaviano-San Pietro.
      Abs
      Damares

  40. MARIZA    27/09/2015

    tudo bem, Damares
    queria uma sugestã sem gastar muito em roma. estarei pernoitando por la.chego as 12h e tenho a tarde toda disponivel.

    ficarei proximo a estação termini

    abraços

    • Damares Lombardo    29/09/2015

      Olá Mariza! Aproveite do passeio a pé e coma sanduíche ou pedaços de pizzas. Em 1 dia vc pode fazer esse passeio sem gastar quase nada.
      Abs
      Damares

  41. Mayra    01/10/2015

    Tudo bem Damares. Muito obrigada pelo roteiro. Estou pensando aplicar à minha viagem em Janeiro. Faço um cruzeiro com saída de Civitavechia a 18/01 mas irei chegar um dia antes e ficar uma noite em Roma. Chego ao aeroporto de Fiumicino às 13h. Quanto tempo demoraria a fazer este roteiro? E se o hotel ficar perto do Vaticano quando acabasse o roteiro no colisseu poderia regressar pela via del circo massimo e lungo tevere avantino até ao destino? Quanto tempo demoraria? (Ainda não reservei hotel)
    Muito obrigada desde já
    Cumprimentos

    • Damares Lombardo    03/10/2015

      Mayra, o roteiro é para um dia inteiro, no dia que você chegar, vai ser difícil fazer algum passeio porque até chegar no hotel, já vai ser umas 15h (calcule o tempo de controle na imigração e a espera da mala), até fazer check in e sair para bater perna, vai ser umas 16h. O pôr do sol nesse período em Roma começa em torno das 16h50, e visitar as atrações de uma cidade a noite não é o mesmo que durante o dia. Comece o passeio no dia seguinte bem cedo e veja até que ponto consegue voltar pro hotel a pé. Recomendo a se hospedar próximo a uma estação de metrô.
      Abs
      Damares

      • Mayra    03/10/2015

        Muito obrigada pelo Conselho Damares ????

  42. Daniel    11/10/2015

    Parabéns pelo roteiro! Utilizei-o em uma visita de um dia em Roma e foi ótimo. Cheguei às 09:00 e fui embora às 18:00 e consegui passar por todas as atrações sugeridas.

    • Damares Lombardo    16/10/2015

      Daniel, obrigada por deixar seu depoimento sobre o passeio.
      Abs
      Damares

  43. Marcos    12/10/2015

    Ola Damares, muito bom o seu site. Parabens.
    Irei para Roma na primeira semana de fevereiro. Terei apenas um dia pois estarei fazendo um cruzeiro. Eles tem algumas excursoes prontas, mas estou tendendo a fazer este roteiro a pe e sozinho mesmo. Comecando no Vaticano e terminando no Coliseo, em 5 horas aprox. eh possivel fazer?

    • Damares Lombardo    16/10/2015

      Marcos, em 5 horas vai ser meio puxado, vc vai ter que fazer tudo correndo.
      Abs
      Damares

  44. Lucas Contreras    31/12/2015

    Olá damares, muito bom o seu roteiro, vou para Roma dia 05/01 e pretendo usá-lo. Ficarei 10 horas em roma e estarei sozinho então acredito q da pra conhecer bem esses lugares, gostaria de saber quais desses lugares precisam pagar para visitar para eu já ir comprando pela internet e se tem mais algo para eu acrescentar ja que ficarei por 10 horas.
    Grato
    Lucas.

    • Damares Lombardo    01/01/2016

      Lucas, o ingresso na Basílica de São Pedro, é grátis, mas sem reservar será impossível vc conhece-la, porque as filas são longuissimas. O Castel Sant’Angelo é a pagamento, mas esse vc até pode decidir se visitar lá diretamente, não tem muita fila. O Forum Romano também é a pagamento, compre online a visita que inclui o Coliseu. Caso queira fazer alguma excursão, visite a página de Passeios em Roma:http://www.keviagem.com/servico/passeios-em-roma/
      Abs
      Damares

  45. Vivian    28/01/2016

    Damares,
    Boa tarde!
    Estou com uma dúvida.
    Estarei indo em Março para Londres e com Conexão em Roma, neste caso estou com planos de sair do aeroporto para conhecer a Cidade neste caso como funciona a Imigração?será que eles exigem o seguro viagem mesmo que não seja o meu destino Final, ou eles liberam normalmente por se tratar de uma visita de apenas horas ?

    Aguardo.

    • Damares Lombardo    29/01/2016

      Olá Vivian. A Itália não é assim rígida como a França em relação ao seguro viagem. Dá pra sair do aeroporto tranquilamente.
      Abs
      Damares

  46. Alcimar    16/02/2016

    Olá Damares, poderia por gentileza me indicar um receptivo / agencia em Roma que faça passeios para 4 pessoas?
    Grata pela atenção,

  47. Michelle    11/04/2016

    Ola Danares, tudo bem!!

    Estarei indo para a Espanha em Junho e gostaria de estar conhecendo Roma mas como tenho pouco tempo queria ir no Coliseu e no Vaticano irei chegar na parte da manhã e voltar no dia seguinte na parte da tarde, gostaria de saber como me locomover do Coliseu ate Vaticano a pé ou de Trem?
    Estarei procurando hotel próximo ao Coliseu pra ficar mas facil rsrsrs teria alguma dica de Hostel ou hotel?

    Chegando no aeroporto como chegar no Coliseu 🙁

    Ja fiz muita pergunta né rsrsrs, mas desde ja agradeço Damares. 🙂

    • Damares Lombardo    20/04/2016

      Olá Michelle. Tanto no vaticano como no Coliseu, tem estação de metrô pertinho, o que já vai facilitar bastante para ganhar tempo.
      Eu aconselho a você deixar sua mala no hotel e depois seguir para fazer os passeios.
      O Hotel Gerber é um bom 3* e está bem próximo ao Vaticano. Esta zona de Roma não custa muito barato.
      Abs
      Damares

  48. Cyndi    14/06/2016

    Bom dia!!

    Achei muito interessante seu roteiro… Parabéns!!
    Estarei de passagem em Roma com dois amigos, e ficaremos por volta de 10 horas (chegando no aeroporto às 11h da manhã). Você acha que conseguimos fazer esse percurso em quanto tempo, desde que permanecemos poucos minutos em cada atração? Pois ainda queremos fazer uma visita rápida ao Vaticano. Você acha que é viável dividirmos o tempo entre os dois (essas atrações citadas no seu post e o Vaticano)? Qual o seu conselho?

    Muito obrigada desde já.

    • Damares Lombardo    15/06/2016

      Cyndy, se vc só passar no Vaticano sem visitar os museus, acho que dá sim, mas isso se sua viagem for no período de maio até início de outubro, quando os dias são mais longos. Com os dias longos, vocês poderão passear tranquilamente por Roma e apreciar seus monumentos.
      Abs
      Damares

  49. Rose Jamal    18/06/2016

    Damaris mudei o email do terra para o hotmail e perdi seu email particular. Sou Rose do Brasil ..vc fez um roteiro da Toscana para mim e minha família em maio/2014. Ia Meu marido, meus filhos Raily e Rayan…não sei se vc lembra?
    Vc pode me enviar seu email particular pq tem uma amiga querendo fazer um roteiro com vc para Itália.abraços. Rose Jamal

    • Damares Lombardo    19/06/2016

      Olá Rose! Claro que lembro de você. Lembro inclusive que você me mandou uma foto com sua família durante a viagem na Toscana.
      Obrigada por indicar meus serviços. Este é o email: contato1@keviagem.com
      Um grande abraço.
      Damares

  50. Aluã    05/07/2016

    Olá, Damares! Estarei de passagem por Roma em uma escala entre as 13:00 e as 22:00, a senhora saberia dizer se é possível ir até a cidade, mesmo que não seja para um passeio panorâmico, meu maior sonho é somente conhecer o Vaticano, o que puder… rsrsrs. É possível?

    • Damares Lombardo    06/07/2016

      Aluã, é possível sim, mas acredito que vc não vá conseguir visitar o Vaticano, porque as visitas encerram às 16h. Siga o itinerário da Dani aqui no post e aproveite. Mas só vai aproveitar se visitar a cidade entre maio e setembro, qdo os dias são mais longos. Pegue o trem que parte do aeroporto e desça em Termine, leva apenas 30 minutos de viagem e custa em torno de 14€ cada trajeto.
      Abs
      Damares

  51. Tatiane    10/08/2016

    Olá Damares, adorei o post irá me ajudar muito. Só fiquei com uma dúvida, se o Vaticano é todo rodeado de muros, por onde entro? Não tenho interesse em entrar nos museus etc… Só passear na praça e subir na cúpula. Obrigada.

    • Damares Lombardo    14/08/2016

      Tatiane, veja no google.maps a entrada do vaticano. Vc poderá entrar para visitar uma parte dele – o jardim por exemplo – sem precisar entrar nos museus.
      A fila pra visitar a basílica é grande.
      Abs
      Damares

  52. Victor Bassetto    21/09/2016

    Damares, adorei seu roteiro. Estou fazendo um tour por alguns lugares da Europa e Itália não estava nos meus planos, mas uma vez que estou aqui me senti obrigado a visitar. Foi tudo de última hora e não planejei nada. Por conta da falta de tempo (e dinheiro) fico apenas 1 dia em Roma, poderia te pedir a grande gentileza de me enviar este roteiro por e-mail? Estarei em Roma dentro de dois dias (foi realmente de última hora, rsrs)
    Muitíssimo obrigado!

    • Damares Lombardo    26/09/2016

      Victor, sinto muito não ter visto seu comentário em tempo. Mas vc poderia ter copiado diretamente do blog.
      Abs
      Damares

  53. Celma Cuaira    23/10/2016

    Ola Damres,

    Achei as sua dicas muito uteis. Vou estar visitando Italia a partir do dia 26. Ficarei 2 noites em Roma, 3 em Florenca, 3 em Veneza e 4 em Milao. Vou usar as suas dicas.
    Das cidades mencionadas, qual eh a melhor para compras? Quais os lugares que recomendas?

  54. Roberto    02/11/2016

    Bom dia vou para Roma no sabado 05, saindo de trem de Milão devo chegar por volta das 19:30. Vamos para ir na porta santa e ver a missa de domingo. O que vale apena ver a noite? No domingo devo partir as 14:00 pois quero fazer uma parada em firenze apenas para ver o David. Obrigado.

    • Damares Lombardo    04/11/2016

      Roberto, aproveite para fazer um passeio pelos monumentos para ve-los iluminados. O Castel Sant’Angelo, por exemplo, é um arraso todo iluminado à noite.
      Se quiser curtir a noitada, và ao bairro Trastevere.
      Abs
      Damares

  55. TATIANA    10/11/2016

    Olá Damares, muito bom esse post. Eu e minha família teremos apenas nove horas em Roma, pois vamos de cruzeiro. Você teria alguma agência de turismo, de confiança, para indicar? Gostaria de uma q nos pegasse já no Porto de Civitavecchia. Quero aproveitar cada minuto em Roma. Obrigada.

    • Damares Lombardo    10/11/2016

      Olá Tatiana. Somos também agência de viagem e oferecemos passeios e transfer em toda a Itália.
      Eu já lhe enviei um email com mais detalhes.
      Abs
      Damares

      • Carolina    12/01/2017

        Poderia me enviar também?

        Obrigada!
        Bjs

  56. Leonardo    15/11/2016

    Boa noite Damares,

    Muito bacana seu blog e sua disponibilidade.
    Estou com minha esposa, meu filho de 4 anos e a mais velha de 16 indo para Londres, mas faremos uma conexão chegando as 7:00 e saindo as 21:00 do dia 09/02 em uma quinta feira. Queríamos visitar o Vaticano, Coliseu e o forum Romando. Qual trasporte seria melhor? Além do metrô, pensamos no Bus hop on hop off, assim aprovariamos a vista, mas não sei se daria tempo. O que sugere. Desde já agradeço

    • Damares Lombardo    18/11/2016

      Leonardo, reserve sua visita ao vaticano com antecedência, pois as filas são enormes. Vc pode ir de trem pro centro e depois fazer td de metrô ou caminhando.
      Abs
      Damares

  57. Bel    29/11/2016

    Olá… tenho apenas algumas horas, pois estarei num Cruzeiro, adorei seu roteiro mas estou preocupada com o tempo, teria uma opção para fazer em 5 ou 6 horas?

    • Damares Lombardo    04/12/2016

      Olá Bel. Nesse caso sugiro que faça o passeio somente até a Fontana di Trevi.
      Abs
      Damares

  58. André Luiz    01/12/2016

    Olá Damares!! Estamos indo para Amsterdã em Julho de 2017 e a conexão e de 14 horas. Vc acha um tem habil para ida/volta ao aeroporto e vc tem alguma dica de restaurante que possa apreciar com bom custo benefício.
    Obrigado por compartilhar sua experiência. Abraço

  59. R    09/01/2017

    Damares, primeiramente, parabéns pelo blog! Ótimas dicas! Vou passar por Roma ao final de uma viagem pela Europa neste mês. Vou ficar hospedada no hotel boscolo Roma (duas noites), gostaria de saber se a localização dele é boa para fazer turismo a pé? e se você recomenda aqueles ônibus (hop on hop off) para conhecer a cidade mais rapidamente?
    Obrigada,

    • Damares Lombardo    14/01/2017

      Rafaela, se for o hotel Boscolo Exedra Roma fica numa boa posição e da pra fazer alguns passeios a pé, mas não todos. O hotel está ao lado de uma estação de metro, o que facilita muito a se locomover. Quanto ao hop on hop off, pode ser uma opção, mas não acho que seja a melhor.
      Dá uma olhada em nossos passeios de grupo em Roma: http://www.keviagem.com/servico/passeios-em-roma/
      Abs
      Damares

  60. Claudia Nodari    09/01/2017

    Olá… tenho conexão em Roma de 12 horas… esse roteiro da quanto tempo??

    • Damares Lombardo    14/01/2017

      Claudia, da pra fazer em umas 7/8 horas.
      Abs
      Damares

  61. Carolina    12/01/2017

    Olá, estarei em Roma para uma escala que ter a duração de 13h.
    Você sabe me informar se o aeroporto fiumicino fica longe dos pontos turísticos ?

    Bjs

    • Damares Lombardo    14/01/2017

      Olá Carolina. Fiumicino está a 30 minutos de trem do centro de Roma. Chegando na estação de trem na cidade, é só pegar o metrô e fazer o percurso aqui do post. O trem custa 14€ por pessoa. Caso vc esteja com mais pessoas, tipo em 3, sai mais em conta pegar um transfer privado por 55€: http://www.keviagem.com/servico/transfer-em-roma/
      Abs
      Damares

  62. Lucimara    05/03/2017

    Ótimas dicas, vamos passar 1 dia em Roma e fazer o percurso do post, chegando de manhã em Roma passar o dia e a noite e na manhã seguinte outro país. Teria alguma dica de hotel/ hostel? E pra ganhar tempo nas filas ? Obrigada.

Deixe seu Comentário