Fazer um bate-volta a partir de Milão é uma coisa muito comum pra quem visita a capital da Lombardia. Está situada numa posição muito estratégica, perto de cidades muito interessantes e até mesmo da Suiça.

Fazer viagem bate-volta pode ser uma boa opção para conhecer lugares próximos de onde estamos hospedados, mas atenção, porque um bate-volta precisa ser feito com ponderação.

Visitar uma cidade num só dia pode ser viável com no máximo de 2 horas e 30 minutos de viagem, que já é muito, mas ainda da para fazer. Passando disso, esquece. Por que? Só porque você vai passar a maior parte do dia viajando e, do lugar, não vai conhecer quase nada.

Se você pegar um trem de Milão para Lucca por exemplo, são mais de 3 horas de viagem, além de precisar fazer baldeação em Florença ou Pisa. Sem falar que o trem que parte cedo para Lucca, demora 5 horas para chegar na cidade, porque não é aquele rápido.

Agora, tem também outro detalhe, hoje existem trens muito rápidos que ajudou a diminuir bastante as distâncias, como é o caso de Florença, que em apenas 1 hora e 40 minutos partindo de Milão, chega-se na cidade. Mas visitar Florença com um bate-volta é um pecado mortal, a cidade é linda e oferece muita coisa bacana ao viajante. Mas se você vai se hospedar na cidade da moda, fica tranquilo porque tem bastante lugar super legal para fazer bate-volta a partir de Milão com menos de 2 horas de viagem.

Os lugares com distância acima de 200 km, recomendo a fazer somente de abril até metade de outubro, quando os dias são mais longos. Nos meses de junho, julho e agosto, melhor ainda, tem claridade até as 21h30. Aconselho a focalizar as cidades perto de Milão mais próximas e deixar aquelas mais distantes para visitar dormindo pelo menos uma noite nelas.

Nos outros meses, escurece muito cedo, de dezembro a fevereiro, é o pior período, e dezembro é o mês mais curto, as 16h30 já está tudo escuro.

Aqui estão 20 cidades interessantes para conhecer fazendo bate-volta a partir de Milão:

Veneza: 269 km (está no limite, mas ainda da para fazer um bate-volta porque a ligação com trem é boa)
Pádua: 239 km
Verona: 160 km
Lago de Sirmione: 134 km
Lago de Como: 50 km
Lago de Bellagio: 70,3 km (a ligação com trem é meio complicada, recomendo um bate-volta de carro)
La Spezia (ponto de partida para visitar Cinque Terre): 225 km (recomendo de carro, a ligação com trem demora como mínimo 3 horas, e o direto parte as 6h10 da manhã)
Gênova: 148 km
Pavia: 44,5 km
Bergamo: 51 km
Brescia: 97 km
Lago de Lecco: 77,3 km
Stresa (onde se encontram as ilhas Borromeo): 90,2 km
Turim: 143 km
Bolonha: 216 km (mas saiba que a cidade é grande, um bate-volta vai ser meio corrido)
Modena: 176 km
Parma: 128 km
Mantova: 184 km
Montevecchia: 37,5 km (somente de carro)
Lugano: 79,4 km (encontra-se na Suiça mas chega-se muito facilmente de trem)

Saiba mais

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

Compartilhe este Artigo:

Tags do Post

Comentários do Blog - 56 Comentários

  1. Marcelo Galvão    31/07/2015

    Olá, Damares. Planejei cinco noites em Milão. Chego numa tarde de domingo, em setembro. Ficarei próximo à estação central. Pretendo passear pela cidade e ir até Navigli, à noite. No dia seguinte, tenho a “Santa Ceia” à tarde e, assim, durante o dia, pretendo visitar os pontos principais da cidade (Catedral, Galeria, “Capela Sistina” etc.). Quero comprar o ingresso da Expo para a noite. Nos três últimos dias, pretendo fazer três bate-voltas. E, neste sentido, peço a sua ajuda. Entre quatro lugares, só posso visitar três. Em sua opinião, quais os três que você escolheria entre Lago de Como, Pavia, Bergamo e Lago de Lecco. Se for possível, usarei os trens regionais em todos os passeios. Obrigado, desde já.

    • Damares Lombardo    03/08/2015

      Marcelo, na minha opiniao vc deveria escolher apenas uma cidade de lago, e Como eh mais interessante do que Lecco. Entao sugiro Pavia, Bergamo e Como. Da pra chegar em todas de trem.
      Abs
      Damares

  2. Marcelo Galvão    19/08/2015

    Olá, Damares. De acordo com a sua sugestão, irei a lago de Como (Trenord: estação Cardona – Como Nord Lago) e Bergamo (Trenitalia: Milano Centrale – Bergamo). Uma dúvida quanto a Pavia: o trem sai de Milano Centrale, certo? Caso seja, para ir a Certosa de Pavia, compro o trecho de trem Milano Centrale – Certosa de Pavia e desço primeiro em Pavia e depois sigo para Pavia? Ou tenho que comprar somente Milano Centrale – Pavia e pegar um ônibus para Certosa de Pavia? Muito obrigado pela atenção.

    • Damares Lombardo    19/08/2015

      Olá Marcelo, eu sempre fui a Certosa de carro porque ela fica fora do centro, então não saberia te informar como chegar de ônibus. O trem sai da Stazione Centrale de Milão sim.
      Abs
      Damares

  3. Fernando Nobrega    24/11/2015

    Oi Dalmares! Tenho viagem marcada para MIlão no dia 17/05/2016 e fico na Itália até 06/06/2016. Além de Milão vou encontrar meu filho em Trento planejo ficar alguns dias em Verona que me recomendaram bastante. Verona é perto de Pádua. É suficiente um bate-e-volta até Pádua à partir de Verona ou Pádua requer mais tempo para conhecer o essencial? Estando em Milão, vale a pena um bate-e-volta em Lugano ou é melhor pernoitar algumas noites em Lugano para conhecer os arredores? Obrigado pela atenção.

    • Damares Lombardo    24/11/2015

      Olá Fernando. Verona está bem perto de Pádua, e em um dia dá para conhecer o centro tranquilamente com um bate e volta. Quanto a Lugano, depende, se você quiser curtir bem a cidade até vale a pena ficar uma noite, e maio é um período legal. Veja os posts que fiz sobre Lugano.
      Abs
      Damares

      • Fernando Nobrega    25/11/2015

        Obrigado Dalmares!
        Vou olhar os posts sobre Lugano. Você aconselha o passeio do Bernina Express em um bate-e-volta de Milão ou, caso tenha pelo menos 2 dias, seria melhor fazer uma volta na suíça com Lugano-Lucerna-St.Moritz-Tirano. Digo isso, pois vou entrar e sair na Europa por Milão.
        Um abraço
        Fernando

        • Damares Lombardo    26/11/2015

          Fernando, o passeio do Bernina Express é muito bacana, eu reomendo sim, e se puder ficar 2 dias na Suiça pra rodar um pouco, vale a pena.
          Abs
          Damares

          • Fernando Nobrega    26/11/2015

            Obrigado pelas dicas.
            Um abraço.
            Fernando

  4. Maria Cristina    04/12/2015

    Olá Damares,
    Primeiramente, Parabéns pelo excelente blog!!!!
    Vi que vc recomenda bate e volta com no máximo 2:30hrs de viagem; no entanto, estarei em Milão (fevereiro/16) e vi que Berna fica a 03:00hrs em trem direto. Você conhece Berna? Acredita que vale a pena o bate e volta?
    Muito Obrigada.

    • Damares Lombardo    05/12/2015

      Olá Maria Cristina. Obrigada!
      Veja bem, em fevereiro, a luz do dia aparece por volta das 8h e escurece em torno das 17h. Isso significa, que pra vc aproveitar um pouco da cidade, precisa chegar nela pelo menos as 9h. E, sinceramente, ficar 6 horas dentro de um trem pra visitar uma cidade em apenas um dia, acho cansativo e pesado. Mas essa é minha opinião, se pra vc isso não é um problema, então não é um problema.
      Se vc está a fim de conhecer qualquer cidade da Suiça, va até Lugano, que é muito gracinha mesmo no inverno e está pertinho de Milão. Aqui no blog têm 2 posts sobre a cidade.
      Abs
      Damares

  5. Jefferson    30/01/2016

    Bom dia, vou ficar duas semanas em pavia e aluguei um carro, que cidades interessantes tem na lombardia para conhecer? Obrogado

    • Damares Lombardo    01/02/2016

      Olá Jefferson. Veja essas: Bergamo, Pavia, Como, Cremona, Vigevano, Cremona, Mantova, Lecco.
      Abs
      Damares

  6. Claudia Hagy    21/03/2016

    Olá Damares, parabéns pelo blog, muito bem escrito e bem útil. Vou c a família p Milão em julho e queremos fazer o passeio c a Bernina Express até Lugano…. Bate-e-volta 1 dia. Vc sabe onde compro esse passeio?

    • Damares Lombardo    22/03/2016

      Olá Claudia. O Bernina Express não parte de Lugano. Dá uma olhada nesse post: http://www.keviagem.com/promocao-de-trem-pra-visitar-os-alpes-suicos-e-saint-moritz/
      Abs
      Damares

      • Claudia Hagy    22/03/2016

        Olá Damares, obrigada por me responder tão prontamente e me desculpe, me enganei c as cidades Lugano e Tirano rsrsr
        Estaremos em Milão um dia a mais q o previsto SÓ p fazer esse passeio c a Bernina, bate-e-volta mesmo pq partiremos na manha seguinte p Barcelona. Aí vão minhas duvidas: – Em julho dá p fazer o passeio legal? Ainda tem algum resquício de neve nos picos das montanhas? – Tem uma operadora de turismo q oferece esse passeio partindo de Milão (ônibus até Tirano e depois segue c Bernina em vagão de segunda classe) será que dá p aproveitar as paisagens, pq está meio caro…. ou consigo comprar os tickets trem p Tirano e de lá o Bernina

  7. Lilian    29/03/2016

    Olá Damares, excelente seu blog. Vou para Milão para a Feira de Moveis no dia 07/04 e fico até dia 13/04. Gostaria de disponibilizar 3 dias para conhecer algumas cidades interessantes de trem; fico na dúvida entre qual circuito fazer se o trecho Veneza e Verona, com pernoite em Veneza ou Florença e Siena, com pernoite em Siena ou Lago Como e Lugano com pernoite em como. Qual você aconselha, sei que são situações diferentes .

    • Damares Lombardo    29/03/2016

      Lilian, 3 dias são poucos, então procure se concentrar em uma zona da Itália. Se preferir visitar os lagos próximos a Milão, dá pra fazer como bate e volta Lugano num dia e Como (com passeio de barco chegando até Bellagio) no outro. Caso vá a Verona e Veneza, faça apenas essas duas cidades. Se for para Florença, use a cidade como base e faça passeios na Toscana.
      Você pode chegar em Florença de trem e depois fazer os passeios com excursões organizadas: http://www.keviagem.com/servico/passeios-em-florenca-e-na-toscana-em-geral/
      Abs
      Damares

  8. Lorena Bicalho    25/04/2016

    Oi Damares, tudo bem? Parabéns pelo site! Irei para Itália em setembro de 2016. Chegarei em Milão dia 07/09 no meio da tarde e me programei para sair no dia 09/09 pela manhã para Veneza. Gostaria muito de visitar Sirmione. Você acha que ficará muito puxado visitar Milão e Sirmione em 1 dia e meio? Ouvi dizer que Milão se conhece em uma tarde é verdade?! Abraços

    • Damares Lombardo    26/04/2016

      Olá Lorena. Milão não é rica em monumentos como outras cidades a Itália, mas é uma cidade muito interessante que oferece muito aos visitantes. Muitas pessoas pensam que não tem muito pra ver na cidade, e quando a conhecenm se arrependem por não ter ficado mais dias. Eu recomendo 2 dias em Milão para conece-la um pouco, mas se vc não tem outra alternativa, procure visita-la no dia 8 e faça uma parada em Sirmione na sua ida pra Veneza. Sirmione é bem pequena e vc poderá conhece-la em umas 3 horas. Recomendo ir a Sirmione de carro, porque seu tempo é muito curto.
      Abs
      Damares

  9. ELIANE REGINA ROCHA QUEIROZ DE MORAES    18/06/2016

    Estamos indo para Milão em outubro, onde ficaremos 2 dias. Gostariamos de conhecer algumas cidades interessantes em 5 dias .
    Qual seriam as melhores opçoes ?
    Depois iremos para Roma onde ficaremos 3 ou 4 dias. Seguiremos para Civitavechia para um cruzeiro pela Royal Caribbean.
    Obrigada Eliane

  10. arlete davanso    22/06/2016

    Damares irei ficar em Milão 2 dias inteiros, quero fazer bate-volta, onde vc indica!
    Obrigada!

    • Damares Lombardo    22/06/2016

      Arlete, eu sugiro que deixe pelo menos 1 dia para visitar Milão e um faça apenas um bate e volta no outro dia. Como ou Lugano são ótimas opções e estão muito perto de Milão.
      Abs
      Damares

  11. Franciely vicentini    22/06/2016

    Boa tarde estou pretendendo ir para a Itália no final de outubro pois vou fazer 50 anos e quero comemorar aí só que só tenho 10 dias já conheço Roma estou querendo ir para Milão e tenho muita vontade de conhecer Assis e Pádua e possível só que gostaria de fazer essa viagem sem ser de excursão pois tive algumas experiências e não foram boas obrigado

    • Damares Lombardo    22/06/2016

      Franciely, Pádua está a umas 2 horas de carro de Milão dando pra fazer bate e volta de trem ou de carro. Assis está perto de Roma. Você vai precisar organizar bem seu percurso pra conseguir visitar as duas cidades.
      Abs
      Damares

  12. arlete davanso    29/06/2016

    Damares tudo bem? espero que sim!
    Preciso de uma informação, vou MIlão, Veneza Firenze Roma e Napoles,quero conhecer Sam Marino como devo fazer:
    Usarei o trem, de Veneza para Bolonha me parece mais viavel, mas fico 1 dia então chego mais ou nemos 10,h30min
    e deixo malas no hotel e vou p/Rimini, será essa opção? ou tem melhor, me parece que os trens de Bolonha par Rimini não combinam horarios, será que 3 h. em San Marino é suficiênte?
    Obrigada pela atenção:

    • Damares Lombardo    29/06/2016

      Arlete, desculpa mas não entendi nada…

  13. Mariluce Barreto    17/07/2016

    Damares vamos passar 2 dias inteiros em Milão que já estivemos em 2014. Somos 4 casais numa faixa etária de 70 anos. Gostaria de saber se haveria possibilidade de uma viagem bate e volta para Turim, mas tipo excursão em auto car e se poderia pagar com antecedência dependendo do preço. No caso seria para o dia 17 de agosto.
    Grata desde já pela atenção.

    • Damares Lombardo    18/07/2016

      Olá Mariluce. É possibile sim. Irei lhe mandar tudo por email.
      Abs
      Damares

  14. marisa minzoni    07/08/2016

    Gostaria de fazer um bate-e-volta para o circuito de Monza. Qual seria a melhor de ir?

  15. Luan Silva    10/08/2016

    Olá Damares, boa tarde!!

    Estou com uma grande dúvida e minha viagem vem logo ai rs.
    Eu tenho passagem de Lisboa-Milão (Bergamo) entre os dias 07/09 à 12/09.

    E não quero ficar somente em Milão, sendo assim pensei em alguns bate-volta ou até mesmo ficar em outra cidade.
    Gostaria da sua opinião.

    – Chegada em Milão no dia 07 e ir direto para Florença e ficar até 11/09 e ficar apenas um dia e uma noite em Milão.
    – Ficar 2 dias em Veneza / 2 dias em La Spezia
    – Ou então dormir todas as noites em Milão com Bate-Volta em Veneza, Bolonha/Genova

    Qual sua opinião? Qual seria a melhor opção? Ou acha que devo focar em outras cidades como Bergamo e Como?

    Desde já, muito obrigado. 🙂

    • Damares Lombardo    14/08/2016

      Luan, vai depender de quais cidades vc mais gostaria de visitar. Se pretende visitar Florença, eu recomendo dormir na cidade e aproveitar para conhecer outras da Toscana. Veneza da pra fazer como bate e volta de Milão, mas se vc tiver mais dias a disposição, recomendo a dormir pelo menos uma noite na cidade. La Spezia eu indico como base para visitar as Cinque Terre, então fique pelo menos 2 noites na cidade.
      Abs
      Damares

    • Vera Mateiro Garrotes    22/09/2016

      Olá!
      Vou para Milão no próximo dia 28 de outubro e vamos alugar carro (somos 4 pessoas). No dia 30 pretendemos visitar Veneza, num bate e volta, iremos de carro. Temos de sair bem cedo, não é? Pensámos sair entre as 7 ou 8 da manhã e voltar à noite, o que lhe parece?
      Pensámos estacionar o mais próximo possível, vi preços, penso que a diária será entre 25 e 30€, confirma?
      “Coisas” obrigatórias e possíveis de visitar? O que nos aconselha?
      Muito obrigada pelo tempo que puder dispensar
      Vera

      • Damares Lombardo    26/09/2016

        Vera, procure pelos posts sobre Veneza aqui no blog ou compre o guia que está super completo e bem barato.
        Procure também pelos posts de Moilão, vc vai encontrar muitas dicas para organizar sua viagem.
        Abs
        Damares

  16. Vera Lúcia    28/08/2016

    Oi, Damares! Que bom ter pessoas para nos orientar a fazer boas escolhas,para uma primeira viagem.Está nos meus planos conhecer a Itália em Janeiro de 2016, ir em Milão, vi que é possível fazer o bate e volta de Milão para algumas cidades como: Veneza, Verona, Pádua,Turim, Vicenza. Quais dessas vale a pena conhecer.Obrigada!

    • Damares Lombardo    28/08/2016

      Vera, é difícil dizer qual é a melhor porque cada uma tem um charme diferente, mas deixo aqui segundo meu ponto de vista e gosto. Pra quem vai pela primeira vez a Itália, Veneza é uma das cidades imperdíveis. Verona é um bijoux de linda, assim como Pádua.
      Enfim, eu escolheria essas 3 cidades.
      Abs
      Damares

  17. Vera Lúcia    28/08/2016

    Oi, Damares! Atrapalhei na data da viagem é Janeiro de 2017, na postagem que fiz.Obrigada.

    • Damares Lombardo    28/08/2016

      Tranquila, entendi que era 2017….rs.
      Abs
      Damares

  18. Marisa    28/08/2016

    Damares, boa tarde. Preciso de uma ajuda: vamos para Itália em outubro e ficaremos 3 dias em Milão. Como meu marido é apaixonado por F1, queremos ir à Monza, mesmo não sendo data de corrida. Pensamos em ir de trem e queria dicas para isso: qual trem, qual estação, como visitar o autódromo.. Outro ponto – não conseguir comprar ingressos para ver a Última Ceia no site oficial. Essas agências que vendem pela internet são confiáveis? Alguma que você recomendaria? Marisa

    • Damares Lombardo    31/08/2016

      Chegando em Monza, siga para Corso Milano (está perto da estação de Monza) e pegue o ônibus n° 204 em direção a Vedano.
      Abs
      Damares

      • marisa    09/09/2016

        Damares,

        vou estar e Milão em outubro e não consegui comprar ingressos para ver a Última Ceia no site oficial. Essas agências que vendem pela internet são confiáveis? Alguma que você recomendaria? Marisa

        • Damares Lombardo    15/09/2016

          Ola Marisa. Acredito que sejam confiaveis sim.
          Abs
          Damares

  19. Julio    16/09/2016

    Ola Damares,
    Estarei em Milão do dia 04 a 07 de janeiro com minha filha de 15 anos.
    Gostaria de um bate e volta na Suiça.
    O que você me aconselha?
    Abraços,
    Júlio

    • Damares Lombardo    17/09/2016

      Ola Julio. O bate e volta mais proximo e comodo de Milao a Suica é para Lugano.
      Veja o post sobre Lugano aqui no blog, esta explicando como chegar em Lugano a partir de Milao.
      Abs
      Damares

    • Julio    17/09/2016

      Muito Obrigado.
      Abs
      Julio

  20. Cesar/Vilma    20/09/2016

    Olá Damares. Estaremos em Milão de 24 a 26 de outubro próximo e gostaríamos de visitar Turim e Castelnuovo Dom Bosco, pois somos devotos deste santo e ex professores salesianos. Procuramos de todas as formas, dicas de como fazer um bate volta. Não encontramos. Você poderia nos ajudar. Gratos.

    • Damares Lombardo    21/09/2016

      Cesar, Castelnuovo Don Bosco fica numa colina e acredito que chega-se ate la somente de carro.
      Abs
      Damares

  21. Juliana    29/09/2016

    Ola Damares,

    Aonde encontro esse trem de 1h40m de Milao para Florence? Todos que vi sao em torno de 5h.

    Obrigada.

    • Damares Lombardo    09/10/2016

      Juliana, você deve estar vendo pra outra cidade, mesmo porque, Florença não fica a 5 horas de Milão. Os trens demoram em torno de 1h e 40 minutos.
      Abs
      Damares

  22. Jandira M. Silva    09/10/2016

    Continuando…..
    Selecionei para conhecer: Lugano, Lago do Como, Modena , Bergamo e Montevecchia.
    Mesmo no inverno os passeios são legais para fazer?
    Grande abraço!
    Jandira Maria

    • Damares Lombardo    09/10/2016

      Jandira, Montevecchia perde um pouco nesse período. Coloque Verona no lugar de Montevecchia, fica apenas a 1h e 30 minutos de carro de Milão.
      Abs
      Damares

  23. Alexandre Garrido    11/01/2017

    Damares.

    Parabéns pelo blog! Chegarei em Milão dia 26.04 a noite e dia 30.04 a tarde sigo para Munique. Tirarei 1 dia para visitar Lugano. Vc acha que vale a pena um bate volta a Genova?

    • Damares Lombardo    14/01/2017

      Alexandre, são poucos dias para fazer um bate e volta a Genova. Se você não conhece Milão, aproveite mais da cidade e faça bate e volta
      nas cidades mais vizinhas como Lugano e Bergamo.
      Abs
      Damares

Deixe seu Comentário