Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão

69

Fazer um bate-volta a partir de Milão é uma coisa muito comum pra quem visita a capital da Lombardia. Está situada numa posição muito estratégica, perto de cidades muito interessantes e até mesmo da Suiça.

Fazer viagem bate-volta pode ser uma boa opção para conhecer lugares próximos de onde estamos hospedados, mas atenção, porque um bate-volta precisa ser feito com ponderação.

Visitar uma cidade num só dia pode ser viável com no máximo de 2 horas e 30 minutos de viagem, que já é muito, mas ainda da para fazer. Passando disso, esquece. Por que? Só porque você vai passar a maior parte do dia viajando e, do lugar, não vai conhecer quase nada.

Se você pegar um trem de Milão para Lucca por exemplo, são mais de 3 horas de viagem, além de precisar fazer baldeação em Florença ou Pisa. Sem falar que o trem que parte cedo para Lucca, demora 5 horas para chegar na cidade, porque não é aquele rápido.

Agora, tem também outro detalhe, hoje existem trens muito rápidos que ajudou a diminuir bastante as distâncias, como é o caso de Florença, que em apenas 1 hora e 40 minutos partindo de Milão, chega-se na cidade. Mas visitar Florença com um bate-volta é um pecado mortal, a cidade é linda e oferece muita coisa bacana ao viajante. Mas se você vai se hospedar na cidade da moda, fica tranquilo porque tem bastante lugar super legal para fazer bate-volta a partir de Milão com menos de 2 horas de viagem.

Os lugares com distância acima de 200 km, recomendo a fazer somente de abril até metade de outubro, quando os dias são mais longos. Nos meses de junho, julho e agosto, melhor ainda, tem claridade até as 21h30. Aconselho a focalizar as cidades perto de Milão mais próximas e deixar aquelas mais distantes para visitar dormindo pelo menos uma noite nelas.

Nos outros meses, escurece muito cedo, de dezembro a fevereiro, é o pior período, e dezembro é o mês mais curto, as 16h30 já está tudo escuro.

Aqui estão 20 cidades interessantes para conhecer fazendo bate-volta a partir de Milão:

Veneza: 269 km (está no limite, mas ainda da para fazer um bate-volta porque a ligação com trem é boa)
Pádua: 239 km
Verona: 160 km
Lago de Sirmione: 134 km
Lago de Como: 50 km
Lago de Bellagio: 70,3 km (a ligação com trem é meio complicada, recomendo um bate-volta de carro)
La Spezia (ponto de partida para visitar Cinque Terre): 225 km (recomendo de carro, a ligação com trem demora como mínimo 3 horas, e o direto parte as 6h10 da manhã)
Gênova: 148 km
Pavia: 44,5 km
Bergamo: 51 km
Brescia: 97 km
Lago de Lecco: 77,3 km
Stresa (onde se encontram as ilhas Borromeo): 90,2 km
Turim: 143 km
Bolonha: 216 km (mas saiba que a cidade é grande, um bate-volta vai ser meio corrido)
Modena: 176 km
Parma: 128 km
Mantova: 184 km
Montevecchia: 37,5 km (somente de carro)
Lugano: 79,4 km (encontra-se na Suiça mas chega-se muito facilmente de trem)

Saiba mais

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

Compartilhe!

Sobre o autor

Damares Lombardo

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

69 Comentários

  1. Damares Lombardo
    Marcelo Galvão on

    Olá, Damares. Planejei cinco noites em Milão. Chego numa tarde de domingo, em setembro. Ficarei próximo à estação central. Pretendo passear pela cidade e ir até Navigli, à noite. No dia seguinte, tenho a “Santa Ceia” à tarde e, assim, durante o dia, pretendo visitar os pontos principais da cidade (Catedral, Galeria, “Capela Sistina” etc.). Quero comprar o ingresso da Expo para a noite. Nos três últimos dias, pretendo fazer três bate-voltas. E, neste sentido, peço a sua ajuda. Entre quatro lugares, só posso visitar três. Em sua opinião, quais os três que você escolheria entre Lago de Como, Pavia, Bergamo e Lago de Lecco. Se for possível, usarei os trens regionais em todos os passeios. Obrigado, desde já.

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Marcelo, na minha opiniao vc deveria escolher apenas uma cidade de lago, e Como eh mais interessante do que Lecco. Entao sugiro Pavia, Bergamo e Como. Da pra chegar em todas de trem.
      Abs
      Damares

  2. Damares Lombardo
    Marcelo Galvão on

    Olá, Damares. De acordo com a sua sugestão, irei a lago de Como (Trenord: estação Cardona – Como Nord Lago) e Bergamo (Trenitalia: Milano Centrale – Bergamo). Uma dúvida quanto a Pavia: o trem sai de Milano Centrale, certo? Caso seja, para ir a Certosa de Pavia, compro o trecho de trem Milano Centrale – Certosa de Pavia e desço primeiro em Pavia e depois sigo para Pavia? Ou tenho que comprar somente Milano Centrale – Pavia e pegar um ônibus para Certosa de Pavia? Muito obrigado pela atenção.

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Olá Marcelo, eu sempre fui a Certosa de carro porque ela fica fora do centro, então não saberia te informar como chegar de ônibus. O trem sai da Stazione Centrale de Milão sim.
      Abs
      Damares

  3. Damares Lombardo
    Fernando Nobrega on

    Oi Dalmares! Tenho viagem marcada para MIlão no dia 17/05/2016 e fico na Itália até 06/06/2016. Além de Milão vou encontrar meu filho em Trento planejo ficar alguns dias em Verona que me recomendaram bastante. Verona é perto de Pádua. É suficiente um bate-e-volta até Pádua à partir de Verona ou Pádua requer mais tempo para conhecer o essencial? Estando em Milão, vale a pena um bate-e-volta em Lugano ou é melhor pernoitar algumas noites em Lugano para conhecer os arredores? Obrigado pela atenção.

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Olá Fernando. Verona está bem perto de Pádua, e em um dia dá para conhecer o centro tranquilamente com um bate e volta. Quanto a Lugano, depende, se você quiser curtir bem a cidade até vale a pena ficar uma noite, e maio é um período legal. Veja os posts que fiz sobre Lugano.
      Abs
      Damares

      • Damares Lombardo
        Fernando Nobrega on

        Obrigado Dalmares!
        Vou olhar os posts sobre Lugano. Você aconselha o passeio do Bernina Express em um bate-e-volta de Milão ou, caso tenha pelo menos 2 dias, seria melhor fazer uma volta na suíça com Lugano-Lucerna-St.Moritz-Tirano. Digo isso, pois vou entrar e sair na Europa por Milão.
        Um abraço
        Fernando

  4. Damares Lombardo

    Olá Damares,
    Primeiramente, Parabéns pelo excelente blog!!!!
    Vi que vc recomenda bate e volta com no máximo 2:30hrs de viagem; no entanto, estarei em Milão (fevereiro/16) e vi que Berna fica a 03:00hrs em trem direto. Você conhece Berna? Acredita que vale a pena o bate e volta?
    Muito Obrigada.

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Olá Maria Cristina. Obrigada!
      Veja bem, em fevereiro, a luz do dia aparece por volta das 8h e escurece em torno das 17h. Isso significa, que pra vc aproveitar um pouco da cidade, precisa chegar nela pelo menos as 9h. E, sinceramente, ficar 6 horas dentro de um trem pra visitar uma cidade em apenas um dia, acho cansativo e pesado. Mas essa é minha opinião, se pra vc isso não é um problema, então não é um problema.
      Se vc está a fim de conhecer qualquer cidade da Suiça, va até Lugano, que é muito gracinha mesmo no inverno e está pertinho de Milão. Aqui no blog têm 2 posts sobre a cidade.
      Abs
      Damares

  5. Damares Lombardo

    Bom dia, vou ficar duas semanas em pavia e aluguei um carro, que cidades interessantes tem na lombardia para conhecer? Obrogado

  6. Damares Lombardo

    Olá Damares, parabéns pelo blog, muito bem escrito e bem útil. Vou c a família p Milão em julho e queremos fazer o passeio c a Bernina Express até Lugano…. Bate-e-volta 1 dia. Vc sabe onde compro esse passeio?

  7. Damares Lombardo

    Olá Damares, excelente seu blog. Vou para Milão para a Feira de Moveis no dia 07/04 e fico até dia 13/04. Gostaria de disponibilizar 3 dias para conhecer algumas cidades interessantes de trem; fico na dúvida entre qual circuito fazer se o trecho Veneza e Verona, com pernoite em Veneza ou Florença e Siena, com pernoite em Siena ou Lago Como e Lugano com pernoite em como. Qual você aconselha, sei que são situações diferentes .

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Lilian, 3 dias são poucos, então procure se concentrar em uma zona da Itália. Se preferir visitar os lagos próximos a Milão, dá pra fazer como bate e volta Lugano num dia e Como (com passeio de barco chegando até Bellagio) no outro. Caso vá a Verona e Veneza, faça apenas essas duas cidades. Se for para Florença, use a cidade como base e faça passeios na Toscana.
      Você pode chegar em Florença de trem e depois fazer os passeios com excursões organizadas: http://www.keviagem.com/servico/passeios-em-florenca-e-na-toscana-em-geral/
      Abs
      Damares

  8. Damares Lombardo
    Lorena Bicalho on

    Oi Damares, tudo bem? Parabéns pelo site! Irei para Itália em setembro de 2016. Chegarei em Milão dia 07/09 no meio da tarde e me programei para sair no dia 09/09 pela manhã para Veneza. Gostaria muito de visitar Sirmione. Você acha que ficará muito puxado visitar Milão e Sirmione em 1 dia e meio? Ouvi dizer que Milão se conhece em uma tarde é verdade?! Abraços

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Olá Lorena. Milão não é rica em monumentos como outras cidades a Itália, mas é uma cidade muito interessante que oferece muito aos visitantes. Muitas pessoas pensam que não tem muito pra ver na cidade, e quando a conhecenm se arrependem por não ter ficado mais dias. Eu recomendo 2 dias em Milão para conece-la um pouco, mas se vc não tem outra alternativa, procure visita-la no dia 8 e faça uma parada em Sirmione na sua ida pra Veneza. Sirmione é bem pequena e vc poderá conhece-la em umas 3 horas. Recomendo ir a Sirmione de carro, porque seu tempo é muito curto.
      Abs
      Damares

  9. Damares Lombardo
    ELIANE REGINA ROCHA QUEIROZ DE MORAES on

    Estamos indo para Milão em outubro, onde ficaremos 2 dias. Gostariamos de conhecer algumas cidades interessantes em 5 dias .
    Qual seriam as melhores opçoes ?
    Depois iremos para Roma onde ficaremos 3 ou 4 dias. Seguiremos para Civitavechia para um cruzeiro pela Royal Caribbean.
    Obrigada Eliane

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Arlete, eu sugiro que deixe pelo menos 1 dia para visitar Milão e um faça apenas um bate e volta no outro dia. Como ou Lugano são ótimas opções e estão muito perto de Milão.
      Abs
      Damares

  10. Damares Lombardo
    Franciely vicentini on

    Boa tarde estou pretendendo ir para a Itália no final de outubro pois vou fazer 50 anos e quero comemorar aí só que só tenho 10 dias já conheço Roma estou querendo ir para Milão e tenho muita vontade de conhecer Assis e Pádua e possível só que gostaria de fazer essa viagem sem ser de excursão pois tive algumas experiências e não foram boas obrigado

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Franciely, Pádua está a umas 2 horas de carro de Milão dando pra fazer bate e volta de trem ou de carro. Assis está perto de Roma. Você vai precisar organizar bem seu percurso pra conseguir visitar as duas cidades.
      Abs
      Damares

  11. Damares Lombardo
    arlete davanso on

    Damares tudo bem? espero que sim!
    Preciso de uma informação, vou MIlão, Veneza Firenze Roma e Napoles,quero conhecer Sam Marino como devo fazer:
    Usarei o trem, de Veneza para Bolonha me parece mais viavel, mas fico 1 dia então chego mais ou nemos 10,h30min
    e deixo malas no hotel e vou p/Rimini, será essa opção? ou tem melhor, me parece que os trens de Bolonha par Rimini não combinam horarios, será que 3 h. em San Marino é suficiênte?
    Obrigada pela atenção:

  12. Damares Lombardo
    Mariluce Barreto on

    Damares vamos passar 2 dias inteiros em Milão que já estivemos em 2014. Somos 4 casais numa faixa etária de 70 anos. Gostaria de saber se haveria possibilidade de uma viagem bate e volta para Turim, mas tipo excursão em auto car e se poderia pagar com antecedência dependendo do preço. No caso seria para o dia 17 de agosto.
    Grata desde já pela atenção.

  13. Damares Lombardo

    Olá Damares, boa tarde!!

    Estou com uma grande dúvida e minha viagem vem logo ai rs.
    Eu tenho passagem de Lisboa-Milão (Bergamo) entre os dias 07/09 à 12/09.

    E não quero ficar somente em Milão, sendo assim pensei em alguns bate-volta ou até mesmo ficar em outra cidade.
    Gostaria da sua opinião.

    – Chegada em Milão no dia 07 e ir direto para Florença e ficar até 11/09 e ficar apenas um dia e uma noite em Milão.
    – Ficar 2 dias em Veneza / 2 dias em La Spezia
    – Ou então dormir todas as noites em Milão com Bate-Volta em Veneza, Bolonha/Genova

    Qual sua opinião? Qual seria a melhor opção? Ou acha que devo focar em outras cidades como Bergamo e Como?

    Desde já, muito obrigado. 🙂

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Luan, vai depender de quais cidades vc mais gostaria de visitar. Se pretende visitar Florença, eu recomendo dormir na cidade e aproveitar para conhecer outras da Toscana. Veneza da pra fazer como bate e volta de Milão, mas se vc tiver mais dias a disposição, recomendo a dormir pelo menos uma noite na cidade. La Spezia eu indico como base para visitar as Cinque Terre, então fique pelo menos 2 noites na cidade.
      Abs
      Damares

    • Damares Lombardo
      Vera Mateiro Garrotes on

      Olá!
      Vou para Milão no próximo dia 28 de outubro e vamos alugar carro (somos 4 pessoas). No dia 30 pretendemos visitar Veneza, num bate e volta, iremos de carro. Temos de sair bem cedo, não é? Pensámos sair entre as 7 ou 8 da manhã e voltar à noite, o que lhe parece?
      Pensámos estacionar o mais próximo possível, vi preços, penso que a diária será entre 25 e 30€, confirma?
      “Coisas” obrigatórias e possíveis de visitar? O que nos aconselha?
      Muito obrigada pelo tempo que puder dispensar
      Vera

      • Damares Lombardo
        Damares Lombardo on

        Vera, procure pelos posts sobre Veneza aqui no blog ou compre o guia que está super completo e bem barato.
        Procure também pelos posts de Moilão, vc vai encontrar muitas dicas para organizar sua viagem.
        Abs
        Damares

  14. Damares Lombardo

    Oi, Damares! Que bom ter pessoas para nos orientar a fazer boas escolhas,para uma primeira viagem.Está nos meus planos conhecer a Itália em Janeiro de 2016, ir em Milão, vi que é possível fazer o bate e volta de Milão para algumas cidades como: Veneza, Verona, Pádua,Turim, Vicenza. Quais dessas vale a pena conhecer.Obrigada!

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Vera, é difícil dizer qual é a melhor porque cada uma tem um charme diferente, mas deixo aqui segundo meu ponto de vista e gosto. Pra quem vai pela primeira vez a Itália, Veneza é uma das cidades imperdíveis. Verona é um bijoux de linda, assim como Pádua.
      Enfim, eu escolheria essas 3 cidades.
      Abs
      Damares

  15. Damares Lombardo

    Damares, boa tarde. Preciso de uma ajuda: vamos para Itália em outubro e ficaremos 3 dias em Milão. Como meu marido é apaixonado por F1, queremos ir à Monza, mesmo não sendo data de corrida. Pensamos em ir de trem e queria dicas para isso: qual trem, qual estação, como visitar o autódromo.. Outro ponto – não conseguir comprar ingressos para ver a Última Ceia no site oficial. Essas agências que vendem pela internet são confiáveis? Alguma que você recomendaria? Marisa

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Chegando em Monza, siga para Corso Milano (está perto da estação de Monza) e pegue o ônibus n° 204 em direção a Vedano.
      Abs
      Damares

      • Damares Lombardo

        Damares,

        vou estar e Milão em outubro e não consegui comprar ingressos para ver a Última Ceia no site oficial. Essas agências que vendem pela internet são confiáveis? Alguma que você recomendaria? Marisa

  16. Damares Lombardo

    Ola Damares,
    Estarei em Milão do dia 04 a 07 de janeiro com minha filha de 15 anos.
    Gostaria de um bate e volta na Suiça.
    O que você me aconselha?
    Abraços,
    Júlio

  17. Damares Lombardo

    Olá Damares. Estaremos em Milão de 24 a 26 de outubro próximo e gostaríamos de visitar Turim e Castelnuovo Dom Bosco, pois somos devotos deste santo e ex professores salesianos. Procuramos de todas as formas, dicas de como fazer um bate volta. Não encontramos. Você poderia nos ajudar. Gratos.

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Juliana, você deve estar vendo pra outra cidade, mesmo porque, Florença não fica a 5 horas de Milão. Os trens demoram em torno de 1h e 40 minutos.
      Abs
      Damares

  18. Damares Lombardo
    Jandira M. Silva on

    Continuando…..
    Selecionei para conhecer: Lugano, Lago do Como, Modena , Bergamo e Montevecchia.
    Mesmo no inverno os passeios são legais para fazer?
    Grande abraço!
    Jandira Maria

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Jandira, Montevecchia perde um pouco nesse período. Coloque Verona no lugar de Montevecchia, fica apenas a 1h e 30 minutos de carro de Milão.
      Abs
      Damares

  19. Damares Lombardo
    Alexandre Garrido on

    Damares.

    Parabéns pelo blog! Chegarei em Milão dia 26.04 a noite e dia 30.04 a tarde sigo para Munique. Tirarei 1 dia para visitar Lugano. Vc acha que vale a pena um bate volta a Genova?

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Alexandre, são poucos dias para fazer um bate e volta a Genova. Se você não conhece Milão, aproveite mais da cidade e faça bate e volta
      nas cidades mais vizinhas como Lugano e Bergamo.
      Abs
      Damares

  20. Damares Lombardo
    Mariângela Couto on

    Olá… queria sua ajuda … vamos pegar um cruzeiro em Veneza para ilhas Gregas em agosto…estou querendo descer em Milao e ir de carro até Veneza…quais cidades vc me aconselha conhecer… já estive na Italia e conheco as mais turísticas ( florenca,pisa ,Roma.Padua) .teremos 6 dias obrigado

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Mariangela, você poderia fazer a parte do Lago de Garda visitando Sirmione e Desenzano. Verona e Pádua também são bem bonitas.
      Abs
      Damares

  21. Damares Lombardo

    Oi,adorei suas dicas,mas preciso de mais uma.Estaremos em Milao, 3 noites em junho e meu marido quer conhecer os Alpes Suicos.Da pra fazer num bate e volta?qual o melhor itinerario?vale a pena dormir na Suica ?desde ja agradeço.

    • Damares Lombardo

      Elvira, até dá, porque Lugano fica perto de Milão e tem bastante montanhas em torno. Junho é o mês com os dias mais longos, então se vcs sairem bem cedo, dá para aproveitar sim.
      Abs
      Damares

  22. Damares Lombardo

    Olá Damares!Bom dia.
    Estou indo para Milão agora em Março.
    Qual cidade de algum país vizinho vc recomenda para um bate e volta?

  23. Damares Lombardo

    Ola, estou programando 5 noites na Europa, hospedando-me em Milão. Gostaria de fazer 1 bate e volta para Veneza, ir para Zermatt e pernoitar por la 1 noite e me extender ate Chamonix na França. Acha que será muito cansativo? Voce me aconselha a comprar as passagens de trem aqui no Brasil?

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Evelyn, sinceramente acho difícil vc conseguir fazer tudo isso e 5 dias. Sugiro que renuncie a alguma cidade. Quanto a comprar os bilhetes antes, é sempre melhor porque os preços tendem a aumentar conforme a data da viagem vai se aproximando.
      Abs

  24. Damares Lombardo

    Parabéns o seu blog é fantástico, tem dicas óptimas.
    Vou estar em Milão na última semana de Agosto e queria ir ao Lago do Como. Que site aconselha para a compra de bilhetes de trem ? Para evitar que fiquem mais caros.

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Lili, este é o site da ferrovia italiana: http://www.trenitalia.com
      Mas de Milão a Como se faz com o trem regional ou com o Eurocity, trens que partem com muita frequência devido à aproximação entre as 2 cidades e que não alteram o valor comprando diretamente na estação.
      Abs
      Damares

  25. Damares Lombardo
    Pedro Rebouças on

    Olá Dalmares, Parabéns pelo Blog. Já me ajudou bastante. Tenho 3 dias em Milão e gostaria de saber se vale a pena ir para Cinqueterre num bate e volta

    • Damares Lombardo
      Damares Lombardo on

      Pedro, até dá pra fazer esse bate e volta de Milão, mas sugiro que seja feito no verão devido aos dias longos com a luz do dia até às 20h e 21h30 (depende do mês), e de carro. Isso se você conseguir ficar 2 dias em Milão, porque seria uma pena estar na cidade e não conhece-la.
      Abs
      Damares

Deixe uma Resposta