A Itália possui muita arte, cultura e um imenso patrimônio histórico. O país esbanja beleza e bom gosto, os quais fazem parte dos hábitos de seus habitantes .

Também chamado de Belpaese pelos italianso, é conhecido no mundo como o país da beleza e da cultura: obras primas absolutas, paisagens maravilhosas, artesanato excelente, gente creativa e hospitaleira.

Panorama da Italia

Panorama da Itália

Descubra as belezas do país de norte a sul com maravilhosos lugares para visitar. É um país onde se concentram todas as belezas: montanhas altíssimas para esquiar, mar azul turquesa com areia branca, parques arqueológicos, cidades medievais com grandes riquezas culturais, lagos imensos, cultura culinária única, moda, arquitetura e muito mais. Abriga o maior número de sítios arqueológicos declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, são 47 espalhados por todo o país, e é o quinto mais visitado do mundo.

Está situada na Europa Meridional, com uma população de cerca 60,7 milhões de habitantes, e com uma das capitais mais famosas do mundo, Roma. Faz fronteira com França, Suiça, Austria e Eslovênia. É circundata pelos mares Ligure, Tirreno, Ionio e Adriático. Estende-se no centro do mar Mediterrâneo tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicília e a Sardenha. Ao norte da Sicília situa-se o arquipélago das Eólias, composto pelas pequenas ilhas vulcânicas de Stromboli, Lipari, Vulcano, Alicudi, Filicudi, Salina e Panarea

As regiões da Itália

O país é dividido por regiões, províncias e municípios. Possui 20 regiões com 110 províncias e um total de 8101 municípios. Diferente de países como a Inglaterra e a França, pois foi unificado somente em 1861, e antes disso era dividido em muitos reinos e repúblicas, cada uma com sua administração, moeda, língua e muitas tradições. Isso explica porque ainda hoje, as tradições, os costumes, a culinária, o vinho, os dialetos e os sotaques e, até mesmo, as paísagens naturais e arquitetônicas variam muito de região a região, e os habitantes das várias regiões são muito orgulhosos de suas tradições.
Geograficamente, o país  tem a forma de uma bota, no mapa abaixo (clique no mapa para ampliar), da para ter uma perfeita idéia disso. Aqui é nomal por exemplo,  dizer que a  Puglia (Pulhia), está localizada no salto da bota (nel tacco dello stivale).

Mapa da Italia

Abruzzo (Aquila), Basilicata (Potenza), Calabria (Catanzaro), Campania (Napolis), Emilia Romagna (Bologna=Bolonha), Friuli Venezia Giulia (Trieste), Lazio (Roma), Liguria (Genova), Lombardia (Milano), Marche=Marque (Ancona), Molise (Campobasso), Piemonte (Torino), Puglia=Pulhia (Bari), Sardegna=Sardenha (Cagliari), Sicilia (Palermo), Toscana (Firenze=Florença), Trentino Alto Adige (Trento), Umbria (Perugia), Valle d’Aosta (Aosta), Veneto (Venezia).

Clima
Como muitas outras coisas na Itália, o clima também vária muito de um lugar para o outro. O inverno no norte do país pode ser muito frio, principalmente nas montanhas. Partindo do centro e descendo em direção ao sul, o clima fica sempre mais temperado. Em algumas jornadas invernais, a temperatura pode estar abaixo de zero no norte e a 18° no sul, esses são casos muito frequentes na Sicília (em muitas casas nem tem calefação, mesmo chegando a fazer frio durante alguns dias no inverno). Geralmente o verão é quente em todo o país, um pouco mais no sul. Tem também diferenza entre as áreas costeiras, as áreas internas e de montanha. Esta última é sempre mais fresca. Os meses mais quentes são julho e agosto, principalmente no sul.

Quando visitar a Itália

Qualquer período “va bene”, depende do que a pessoa quer fazer, se gosta de esportes invernais, de dezembro a março pode esquiar, ou até mesmo fazer esqui de verão nas geleiras de até 3850 metros nos meses quentes. Se decidir visitar as cidades, a primavera e o outono são os meses ideais, e se tiver a fim de curtir praias e ilhas, o período melhor é de junho até a metade de setembro. O melhor mesmo, é visitar a Itália muitas vezes em períodos diferentes. De qualquer jeito, acho que seria útil saber que por causa das férias escolares e de trabalho, a maioria dos italianos viaja nos períodos de Natal, Reveillon, Páscoa e principalmente nos meses de julho e agosto, e pode ter certeza que vai encontrar as destinações turísticas e lugares famosos super lotados e mais caros. Por isso aconselho a organizar sua viagem para a Itália com antecedência, principalmente se prentende vir pra cá nessas épocas. É claro que vindo fora desses períodos, vai encontrar preços mais baixos e menos filas. No período de julho e agosto, os italianos fogem para as praias e montanhas, e as cidades ficam mais vazias, mas hoje o número de turista aumentou muito, portanto, tem sempre gente.

Gastronomia italiana
Precisaria de pelo menos umas 3 páginas para falar sobre a diversidade da culinária italiana. Algumas cidades ou regiões, ficaram famosas no mundo e tem o mesmo nome da sua especialidade gastronômica. Assim é o pesto genovese, a pasta bolonhese, o risoto milanês, o bife a milanesa, a pizza napolitana, o bife fiorentino, o parmegiano regiano, a cassata siciliana, o queijo gorgonzola e etc.

Vinhos italianos
Muitos vinhos também trazem o mesmo nome da zona de produção: vinho espumante de Asti, os vinhos Bardolino, Brunello, Chianti, Conero, Franciacorta, Frascati, Gattinara, Ghemme, Marsala, Montepulciano, Orvieto e tem até os vinhos religiosos: Vin Santo e Lachrima Christi, e um com nome de gente, vinho Monica, na Sicilia.

Aeroportos
Todas as principais cidades mencionadas acima, tem aeroportos internacionais. Isso não significa que os aviões que chegam de outros continentes, desçam diretamente nelas, mas que fazem conexão nos aeroportos de Roma ou Milão, com possibilidade de chegar muito comodamente em qualquer região do país.

Companhias aéreas
Do Brasil partem vôos para muitas localidades italianas com ótimas ligações, há várias companhias aéreas que fazem apenas uma conexão em uma das cidades da Europa. As opções de vôos diretos são apenas duas, saindo de São Paulo com a Tam que vem direto pra Milão, ou com Alitalia que sai do Rio de Janeiro e chega em Roma. Estas são as únicas companhias aéreas que fazem vôos sem conexão ou escalas, você senta na poltrona do avião, e chega diretamente aqui.

Você vai ter a possibilidade de viajar pela Itália através do blog, onde encontrará inúmeros posts sobre este país esplêndido com ótimas dicas e informações. Veja todos os posts da Itália.

E para saber tudo sobre a Itália, baixe o guia grátis feito especialmente pra você!

 

 

 

 

Compartilhe esta Página:

Comentários do Blog - 52 Comentários

  1. Nelson Albissú    16/11/2011

    legal

  2. Ana Paula    27/11/2011

    Oi, Damares! Estou adorando vasculhar seu blog. Quem me indicou foi uma amiga – Simone Dalcin, parece que ela te conhece… Eu e minha irmã estamos indo para a Itália no final de janeiro. Vamos ficar 20 dias, visitando principalmente a região da Toscana. Sabe me indicar algum site onde posso me informar sobre shows? Na verdade eu queria ver o Eros Ramazzotti, e no site dele não tem agenda… Obrigada!

  3. Luciana Cartocci    25/03/2012

    Olá,Damares! Descobri seu site por acaso pois estou pesquisando para fazer uma viagem à Toscana com meu marido e meus filhos (15,13 e 6 anos). Havíamos decido ir de 14 a 25 de novembro mas estou quase desistindo uma vez que me alertaram este ser um período de chuva, o que todos os sites de temperatura confirmam. Infelizmente não teremos outra data ainda este ano. Você concorda com isso ? É mesmo uma data ruim? Há esperança de uma boa viagem sem chuva?

    • Damares Lombardo    26/03/2012

      Olha, na verdade o clima está muito doido, não da pra entender mais nada, mas geralmente é um mês de chuva sim, apesar de nem sempre cair “pé d’agua”. Novembro é aquele mês meio chatinho, porque ele mostra o inverno que está chegando, mas é tudo muito relativo, depende muito de sorte com o tempo nesse período. Eu estive na Umbria em novembro (a Umbria se encontra do lado da Toscana), voce pode encontrar essa viagem nesse link: http://www.keviagem.com/2011/11/4%c2%b0-orvieto-belezas-da-umbria/. Eu peguei dias de sol maravilhosos, e com pouco frio, mas tinha chovido uns dias atrás. No email que voce me enviou, e que não consigo te responder porque volta sempre dizendo que sua caixa está cheia, voce me pergunta onde é melhor chegar pra ir para Toscana, então te rspondo aqui. Roma está mais perto da Toscana, sómente a 2 horas de trem de Florença. O ideal seria voces chegarem em Roma, e ir subindo, pegando o vôo de volta para o Brasil de Milão.
      Se posso dar minha opinião, arrisque e faça sua viagem pra Toscana, o clima anda muito instável e, quem sabe voces podem encontrar um tempo muito legal!!!

      Eu fui pra Austrália em pleno inverno, peguei chuva em Sidney, mas também encontrei muito sol no Queensland, mas mesmo com chuva, foi uma viagem maravilhosa.

      Se precisar de mais alguma dica, é só pedir.

      Um abraço

      Damares

  4. Luciana Cartocci    27/03/2012

    Puxa, Damares, Obrigada! Voce deixou a gente animada de novo!As fotos da Umbria estão ótimas , lugares e comidas ótimas e o e tempo bem agradável. Estamos mesmo pensando em subir ate a Toscana de trem o que os meninos aqui não conhecem e de lá alugar um carro, talvez seja uma boa ideia mesmo voltar por Milão. Vamos pesquisar! Mais para frente voltamos a nos falar ( vou ligar no terra e descobrir o que está acontecendo…) bjs, Luciana.

    • Damares Lombardo    27/03/2012

      Que bom, fico contente que vocês tenham se animado de novo, e se precisar de mais dicas é só me dar um toque. Quem sabe conseguimos tomar um cafezinho em Milão?
      Beijos

  5. Marina    16/10/2012

    Olá, adorei sei site. Gostaria de uma dica, qual o melhor lugar (bairro) para se hospedar em Roma, de forma que dê para fazer passeios a pé ou pegar fácil o metrô? Pretendo ir na primeira quinzena de dezembro. Obrigada.

    • Damares Lombardo    16/10/2012

      Olá Marina, fico feliz que tenha gostado do blog.
      O centro histórico è a opção melhor pra quem quer fazer tudo caminhando. Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Piazza Navona e Barberini, è onde tudo acontece. Você vai poder visitar a maior parte dos pontos turísticos, ir aos vários restaurantes, fazer compras e muitas outras coisas, a pé. Mas é claro que vai encontrar hotéis caros, e que as vezes não tem uma boa relação em custo e benefício.
      San Giovanni é um bairro tranquilo e residencial, a via Appia Nuova é uma boa opção para se hospedar, está perto do centro histórico, vc vai encontrar muitos restaurantes, além de ter 2 estações de metrô próximo.
      O bairro Prati, è aquele tradicional da cidade, onde os residentes fazem compras também, tem sempre muita gente nas ruas, principalmente durante o dia. Tem muitas opçóes de restaurantes de vários tipos e preços. Encontra-se bem perto do Vaticano, a menos de 1 km. Tem duas estações de metrô, além de ônibus.
      Termini, é o bairro da estação de trem, está perto do centro, tem metrô e ônibus para se locomover. A noite precisa ter mais atenção, porque tem alguns mendigos e clandestinos rodando pelas ruas.
      Espero ter lhe ajudado.
      Abraços
      Damares

  6. Teresa    30/11/2012

    Oi Damares
    Estou programando uma voagem surpresa para minha filha que estuda moda. Penso estar por ai entre 3 e 8 de janeiro. Como faço para ir ao logo Como ? devo ficar hospedada lá ? Ha excursões ? Qual outra cidade que vc me indica ? Por favor me dê dicas.
    Eu moro na Suécia e se vc quiser dicas sobre o sul da Suécia pode me perguntar.
    Un abraço
    Teresa

    • Damares Lombardo    30/11/2012

      Teresa, como já lhe respondi abaixo, dia 6 é feriado, mas acabei de ver que vai cair no domingo, então vai estar td funcionando normalmente durante a semana. Pode chegar qdo vc quiser, Milão é um pouco como São Paulo, e a partir do dia 2 de janeiro, vai estar td aberto. Tem mil coisas pra fazer nessa cidade, museus maravilhosos, ruas cheias de lojas lindas, cafés interessantes. Tem tb a possibilidade de fazer um bate e volta em cidades vizinhas. Vou te mandar um email com informações sobre o que faço, serviço turístico.
      Abraços
      Damares

  7. Maria Teresa    30/11/2012

    Oi Damares
    Estou programando uma voagem surpresa para minha filha que estuda moda. Penso estar por ai entre 3 e 8 de janeiro. Como faço para ir ao logo Como ? devo ficar hospedada lá ? Ha excursões ? Qual outra cidade que vc me indica ? Por favor me dê dicas.
    Eu moro na Suécia e se vc quiser dicas sobre o sul da Suécia pode me perguntar.
    Un abraço
    Teresa

    • Damares Lombardo    30/11/2012

      Ah, quanto a dicas sobre a Suécia, seria ótimo, aliás, se quiser escrever um post com fotos, eu adoraria. Conheci Stocolm, estive por lá há muitos anos atrás, é uma cidade muito bonita.
      Abraços
      Damares

  8. Maria Teresa    30/11/2012

    Oi, me mande o link do seu site.
    Moro em Helsingborg ( Suecia )que fica enfrente a Helsingör na Dinamarca, estão separados pelo canal chamado öresund. Existem uns barcos excelentes que fazem a atravessia
    Helsingborg fica no sul da Suecia pertinho de Copenhagem, que é uma cidade lindíssima.
    Não aconselho a ninguém vir por aqui no inverno, que é , cinza, gélico, com muito vento e as vezes coberto de neve, o outono é bem frio, a primavera é bonita, com dias frios e dias mais quentinhos. O verão, quando há verão, é uma maravilha. O povo sofre uma transformação, muda completamente o humor. Todos ficam mais gentis, mais simpáticos, mais abertos, mais alegres. E todos saem as ruas, que ficam lotadas de gente bonita ( porque eles são bonitos ). As pessoas fazem muitos pique-nics, comem com os amigos nos jardins e parques publicos que tem mesas e bancos ao ar livre justamente para isso.
    Mas para quem não se incomoda com o frio, dezembro é um mês bonito cheio de atividades musicais, jazz, rock e night-club para jovenzinhos e para pessoas maiores de 39 anos. Ser velho na Suécia é status, eles se divertem também.
    No verão existe o festival de cada cidade, em Helsingborg é no final de julho. A cidade fica dividiva em areas com grupos musicais de varios estilos. Há comida de barraquinha e muita bebida. Eles não bebem, entornam.
    Suécia é bem diferente, a arquitetura é bem tipica e existem museus a ceu aberto em muitas cidades, como Helsingborg, Lund, Landskrona.
    Malmö é a maior cidade da região ( da Skåne ), muito bonita agradável. Göteborg ( Gotemburgo ) é deliciosa, principalmente no verão e tem uma noite muito movimentada.
    Vou tentar mandar algumas fotos.
    Até breve

    • Damares Lombardo    30/11/2012

      Uau, deve ser muito bonito mesmo Maria Teresa. O endereço do site é este aqui mesmo: http://www.keviagem.com.
      Se vc me mandar fotos e um texto como esse, eu coloco no blog, dizendo que foi vc quem mandou, se quiser mande tb com uma foto sua.
      O endereço email pra enviar o texto com as fotos, é: damares.lombardo@keviagem.com
      Abraços
      Damares

  9. Rossane Rossi    12/03/2013

    Boa tarde, estou pesquisando hotel 3 estrelas perto do castelo Sforzesco ou do Duomo. Gosto de estar no centro para conhecer tudo a pé. É possível? Talvez um 4 estrelas (de 100 euros mais ou menos). Somos em três pessoas. obrigada Rossane

  10. Claudia    13/03/2013

    Olá Damares, eu e meu esposo estaremos na Itália no mês de maio, e pretendemos ficar uma boa parte de nossa viagem na Toscana.
    Gostaria de saber se para alugar carro na Itália devo levar algum documento do Brasil alem da minha CNH.
    Obrigada,adorei seu blog.
    Abraço.
    Cláudia

    • Damares Lombardo    14/03/2013

      Olá Claudia, para dirigir um carro aqui na Itàlia, è necessàrio a Permissão Internacional para Dirigir juntamente com a Carteira de Motorista Brasileira. Caso a policia te pare, e vc nãoo apresentar a respectiva tradução do documento (è isso que faz a PID), serà considerado desprovido de documento de habilitação e vai ganhar uma bela multa. Da uma olhada no post que fiz sobre Pitigliano aqui no blog. Caso vc se interesse, veja tb sobre o Residence Treme di Sarono: http://www.keviagem.com/2013/01/descobrindo-um-fabuloso-residence-na-toscana-terme-di-sorano/. Eles estão organizando um tour de 3 dias de eno-gastronomia e arqueologia muito interessante na região.
      Abraços
      Damares

  11. Viviane    17/03/2013

    Olá Damares,

    Estou adorando suas dicas de viagem para Itália. Chegarei lá dia 23 deste mês e vou participar de uma excursão com o roteiro já programado, mas nos dias livres, estou procurando o que tem de melhor para fazer em pouco tempo. As dicas de Milão eu já peguei, você tem mais dicas de onde ir em Veneza, Florença e Roma? Praças, castelos, museus, catedrais e também onde comer?
    Também gostaria de saber sobre como está a temperatura lá nesta época.

    Obrigada.

    • Damares Lombardo    17/03/2013

      Olá Viviane, a temperatura por enquanto está meio maluca, até terça tinha cerca 11°/12°, de quinta pra hoje abaixou bastante, sexta e ontem chegou a fazer 6°, então traga alguma roupa de frio. Quanto as dicas dos lugares pra visitar, tudo aquilo que tenho está no blog. Coloque o nome da cidade la no quadradinho em cima a direita onde está escrito “Busca”, e assim vc vai saber se tem aquilo que está procurando.
      Abraços e boa viagem
      Damares

  12. Sandra    09/09/2013

    Parabéns , o seu blog está ótimo!
    Estarei em Veneza e gostaria de saber como posso fazer para conhecer Verona e Lago de Como.
    Poderia me ajudar?

    • Damares Lombardo    10/09/2013

      Obrigada pelo elogio Sandra!!!!
      Olha, Verona está perto de Veneza, vc pode ir de trem, o Lago de Como está mais longe, acho que fica mais complicadinho fazer um bate e volta, mesmo porque tem que fazer baudiação em Milão e a viagem dura mais de 3 horas. Porque vc não vai visitar o Lago de Garda? Tem várias cidadezinhas lindas, eu adoro Sirmione. De trem de Veneza até Desenzano (é a cidade principal pra chegar) é só 1h30 de viagem. Entra na página de Lagos aqui no blog, está no banner a direita.
      Abs
      Damares

  13. Joyce Correia    16/11/2013

    Olá, Damares!

    Estou adorando o seu blog.

    Estamos planejando, eu e o marido, uma viagem para a Itália de 15 dias.
    Pensamos em começar a viagem no final de abril/2014 (talvez dia 27).
    Quero conhecer Roma, Veneza, Verona, Florença, Milão, Pisa, Nápoles e San Gimignano.
    Devo começar por MIlão ou Roma (chegada)?

    Pensei no seguinte roteiro?
    Milão – Verona – Veneza – Pisa – Florença – San Gimignano – Roma – Nápoles.

    Este roteiro está bom ou você sugere outro?

    Obrigada e forte abraço.

    • Damares Lombardo    19/11/2013

      Olá Joyce, o seguimento do seu roteiro está bom.
      Abs
      Damares

  14. Heloíse Mara Geraldino Maia    18/01/2014

    Olá, Damares! Parabéns pelo blog, estou gostando muito.
    Estou planejando uma viagem para Paris e Roma em Novembro de 2014, gostaria de saber se possível como poderá estar o clima em Roma nesse mês.
    Estamos fechando a viagem com uma agência especializada, viajaremos com guia, mas incluímos dois dias a mais em Roma, depois que o roteiro da agência acabar, para aproveitarmos a cidade e a região por conta própria. Pensamos em alugar um carro ou ir de trem de Roma para a região da Toscana. Você recomenda? É muito longa a viagem? Dá para ir e voltar no mesmo dia?
    Se você tiver outras sugestões de lugares próximos, que possamos visitar nesses dois dias extras, ficarei muito agradecida.

    Obrigada e um abraço!

    • Damares Lombardo    19/01/2014

      Heloíse, em novembro já está fazendo frio, mas ainda não muito forte. Aconselho a alugar um carro e seguir para Toscana sim, a viagem não é longa, mas fique pelo menos uma noite. Escolha Siena ou Florença como base e visite a redondeza, vc não vai se arrepender.
      Abs
      Damares

  15. Solange    20/03/2014

    Olá, Damares adorei seus comentários, pretendo passar uns 15 dias na Itália no mês de Maio/2014, com uma amiga e estamos inseguras quanto a segurança e idioma, pois não falamos Italiano e nem Inglês, chegaremos por Roma a idéia é descer até Napoles e Sorrento de trem ou onibus, gostria de chegar a Bari e região pois vi que as cidades são lindas, se possível pegar o ferry e ficar uns 03 dias na grécia, voltar para Bari e subir fazendo Veneza, Milão, Florença e de volta a Roma.Voce poderia me dar umas dicas se este roteiro é viável visto nossa insegurança em nos locomovermos sozinhas.Estive em Portugal e Espanha mas foi moleza devido ao idioma e a facilidade que encontrei.Obrigada e agradeço qualquer ajuda que puder nos dar.

    • Damares Lombardo    20/03/2014

      Olá Solange, estou achando seu roteiro meio confuso, e com muitos lugares distantes em tão pouco tempo. Pena que não tenho tempo pra lhe propor um Roteiro personalizado, porque já está em cima da hora e tenho muitos para preparar. Procure se organizar melhor em relação ao percurso e distâncias para entender o que é melhor fazer.
      Quanto ao idioma, o italiano não é assim tão difícil de entender não, mas saber um mínimo do básico de inglês ajuda muito.
      Veja este post sobre aprender um pouco de italiano antes de viajar para Itália: http://www.keviagem.com/2012/04/aprendendo-um-pouco-de-italiano-antes-de-viajar-pra-italia/
      Abs
      Damares

  16. Marcello Lisboa Saldanha    23/03/2014

    Damares
    Gostaria de saber se é possível comprar bilhetes para visitar o Vaticano em Roma (bilhetes antecipados) ou apenas pela internet. A questão é que comprando pela internet temos que pagar algumas taxas que encarecem o custo final…

    • Damares Lombardo    24/03/2014

      Marcello, acredito que sim, mas acho difícil vc encontrar lugar comprando poucos dias antes da visita.
      Abs
      Damares

  17. Isabella    09/07/2014

    Damares,

    Estou planejando minha viagem para a Itália, mas estou tendo dificuldades em decidir como farei para ir de Livorno à Milão. Você me aconselha comprar os bilhetes de trem antes, pela internet, ou posso comprar na estação mesmo quando já estiver na Itália?

    Obrigada
    Isabella

  18. Regina Celi    21/07/2014

    Olá Damares!
    Gostaria de saber como fazer para me ajudar na minha viagem para Itália. Uma amiga me indicou voce e por isso gostaria de falar a respeito. Aguardo seu retorno. Bjs

  19. José Carlos    31/07/2014

    Gostei do post. Irei para a Itália no final do ano. Passarei por Roma, Milão, Veneza, Nápoles … entre outras cidades! Estou pesquisando seguro viagem. Alguém pode me indicar empresas de confiança? Obrigado e abç.

  20. Débora Nascimento    04/08/2014

    Gostei das dicas sobre os tipos de vinho. Voltei da Itália recentemente e experimentei vários deles. Respondendo ao José Carlos que comentou acima, eu fechei o seguro viagem c/ a TouristCard. Eles estão oferecendo 15% de desconto aos que apresentarem o código promo. Segue o meu, se vc quiser utilizar para garantir o desconto: tourist15. E aí vai o site deles: http://www.touristcard.com.br Beijos.

  21. maria regina gasparini    28/09/2014

    Damares, adorei os seus comentários sobre a Italia. Gostaria de umas dicas para a minha viagem que será de 17/12/14 a 07/01/15. Onde passar o Natal e o Ano Novo? Eu gosto de conhecer cidades medievais ( Burgo), cidades pequenas, tomar bons vinhos e comer bem.Vou lugarum carro,. Eu gosto de ir onde turista não vai.O qu evocê m erecomenda? Um abraço

    • Damares Lombardo    28/09/2014

      Olá Maria Regina, pegue algumas dicas aqui no blog, tem alguns posts sobre reveillon e natal.
      Abs
      Damares

  22. Damares Lombardo    16/10/2014

    Olá Andreia, eu costumo indicar Rentalcars porque dá várias opções de locadoras. Entra nesse post que vc vai encontrar un banner deles: http://www.keviagem.com/2014/05/entrada-gratuita-em-museu-no-centro-de-milao/
    Abs
    Damares

  23. José    01/02/2015

    Olá, meus parabéns pelo site, todas informações importantes principalmente pra mim que em março faço a minha primeira viagem à Itália,vou chegar em Milão às 22:00 hs ficarei hospedado no B&B hotel Milano Cenisio Garibaldi, a minha dúvida é qto ao transporte neste horário , ainda circulam os trens ou ônibus?e ainda pra qual estação seria ideal eu ir mais perto deste hotel?

    • Damares Lombardo    04/02/2015

      José, até as 23h30 você consegue pegar seja o trem que o ônibus. Tente pegar o trem para Cadorna, de lá apanhe o metrô. Para saber qual metrô pegar visite a página de google maps. Caso não chegue em tempo pra pegar o metrô, pegue um táxi, da estação de Cadorna não vai custar caro porque não está longe.
      Abs
      Damares

  24. Flavia Turi Baggio    20/06/2015

    Oi Damares, tudo bem???

    adorei seu blog e venho te fazer algumas perguntas:

    estou alugando um carro e saindo de Veneza Mestre para chegar até a Costa Amalfi de carro, vou fazer no caminho Verona, Florença, Siena e li seu blog e fiquei encantanda com a cidade Anagni que estará no meu caminho onde pretendo fazer uma parada só para almoçar e continuar a viagem.

    meu maior medo:
    a ultima vez que fui a Itália e fiz o caminho de toscana me ferrei muito porque estava com carro alugado e veio muitas multas para mim aqui no Brasil.

    minha pergunta é:
    os hotéis que reservei em Florença, Siena e Nápoles tem estacionamento próprio, mas meu medo é nas outras cidades pequenas onde paro o carro alugado para evitar tem problemas? como Anagni???

    vc pode me ajudar?

    Obrigada
    Um Abraço
    Flavia

    • Damares Lombardo    21/06/2015

      Olá Flavia. Em todas as cidades existem estacionamentos a pagamento, é cobrado por hora e geralmente compra-se o bilhete nas maquininhas que ficam nas calçadas. A maioria das máquinas aceitam somente moedas, então procure te-las sempre em sua carteira. Em caso de falta das maquininhas, pode ser que tenha um rapaz com colete laranja ou amarelo vendendo os bilhetes, ele fica rodando pela rua. E se não encontrar nenhuma dessas possibilidades, procure um bar com a escrita “T” na frente, significa “Tabacchi”, onde se vende bilhetes de estacionamento, cigarros e fazem jogos da loto. Hoje em dia é difícil encontrar lugar pra estcionar que não seja a pagamento, então fique atenta. A escrita pra estacionamento na Itália é a letra “P”. Antes de entrar nos centros históricos das cidades (não é permitido entrar de carro, somente para os residentes), você vai encontrar indicação para seguir pro estacionamento com a escrita da letra “P”.
      Abs
      Damares

  25. Eunice Helena    22/06/2015

    Por favor que tipo de roupa , ou que ponho na mala para estar em Roma de 13 de Julho até 25 de julho por favor ??

  26. VANESSA    08/07/2015

    Olá Eunice,

    vamos em novembro dia 20 que roupa podemos usar, iremos com criança de 2 anos e oito meses…
    preciso de algum cuidado especial…

    abço

    Vanessa

  27. Luciana    08/09/2016

    Oi Damares,
    Estaremos minha família de 2 adultos e 2 crianças na Itália em janeiro de 2017 num roteiro tranquilode 16 dias e passaremos apenas pelas principais cidades Roma, Veneza, Verona e Florença). Como teremos 4 dias em Florença e 3 dias em Veneza ,pensei em aproveitar a época e ir em outlet conseguir umas comprinhas kkk. Qual outlet vc acha melhor no quesito boas lojas com bonnss descontos? não quero ir em mais de um outlet pois esse não é o foco do nosso grupo.
    obrigada

    • Damares Lombardo    15/09/2016

      Ola Luciana. Eu gosto muito do Designer Outlet Barberino di Mugello, fica apenas a uns 40 km de Firenze.
      Abs
      Damares

  28. Rosa Maria Melo de Pinho    24/10/2016

    oi adorei seu blog . Estamos indo para a ITALIA no dia 22/11/16 para fazer um passeio enquanto aguardamos embarcar no Costa Fascinosa em Savona no dia 01/12/16. Estamos numa duvida atrós no que se refere ao roteiro. Vc poderia nos dar umas dicas como por exemplo , desembarcar no aereoporto de GENOVA, e conhecer as Cinque Terre, minha dúvida é o clima , chove muito ? Outra opção seria desembarcar no aereoporto de VENEZA, e conhecer Murano, Burano, Torcello e de VENEZA ir voltando de carro ate Savona conhecendo aquelas cidadezinhas lindas. Vc poderia nos sugerir quais seriam as cidades para conhecer? QUAL A ESTRADA? Por favor nos oriente. Bjs e desde já obrigada.
    ROSA PINHO

    • Damares Lombardo    26/10/2016

      Olá Rosa Maria. Não é um período muito bom para fazer esse tipo de viagem porque é bem chuvoso, sobretudo na região da Liguria. Mas o clima tem mudado bastante e talvez vcs tenham sorte de pegar tempo bom.
      Os passeios para as ilhas de Veneza partem sempre, e se não chover e o dia estiver ensolarado, vale até pena, mas faz frio e é bem umido. Aconselho a deixarem para decidir diretamente qdo chegarem na Itália, assim poderão ver como vai estar o tempo naquela semana.
      Abs
      Damares

Deixe seu Comentário