Degustação de vinhos, queijos e frios em Milão

Milão oferece uma infinidade de locais para fazer degustação de vinhos acompanhados a deliciosos queijos e frios. A combinação destes três elementos, forma uma síntese espetacular.

Você já experimentou tomar um bom vinho tinto comendo lascas de queijo parmesão ou pecorino? Não? Então não sabe o que está perdendo!

Um dos clássicos durante uma viagem a Itália, é fazer degustação de vinhos em cantinas pela Toscana ou outras regiões que produzem a bebida. Mas caso você não faça um roteiro numa das regiões, saiba que as grandes cidades também oferecem possibilidades de degustar bons vinhos.

Separei algumas enotecas (cantinas) menos turísticas e de qualidade em Milão, dessa maneira, além de ter contato direto com os locais, você vai se sentir na verdadeira Itália. Coloquei apenas uma na lista que é muito conhecida também pelos viajantes, pois o lugar é muito bonito e vale a pena visitar.

As enotecas que estão um pouco fora do centrão aqui na lista, podem ser alcançadas tranquilamente com os meios de transportes, encontram-se sempre em zona central. Recomendo a ir com o transporte público e retornar de táxi. Sabe como é, né?  Depois de degustar bons vinhos, é melhor não correr o risco de errar o caminho para voltar pro hotel…rs.

Lembre-se que os táxis não param na rua com sinal, você precisa se dirigir a um ponto de táxi ou chamar por telefone. É só pedir pro garçom que ele vai se prontificar a chamar um para você.

Agora vamos as dicas para fazer degustação de vinhos e das delicias da gastronomia italiana em Milão!

Boccondivino
O exterior do restaurante não é particularmente notável, uma vez lá dentro, no entanto, o cliente é acompanhado na mesa reservada onde já dominam legumes para fazer um bom vinagrete (pinzimonio em italiano).
Em seguida, é dever dos garçons e sommeliers alternar sabores e gostos diferentes, mas antes da principal refeição, é servido muitos frios e queijos, e cada combinação merece o vinho certo para desfrutar plenamente dos sabores.
O aperitivo inicial e o “pinzimonio”, abrem o caminho para degustar mais de 10 frios diferentes, desde aqueles com sabores mais delicados aos defumados e o presunto de Norcia cortado com a faca.
Os primeiros pratos são muito bons, mas se você quiser experimentar os frios e os queijos, recomendo a não pedir o primeiro prato, mas apenas o segundo. Os queijos são realmente muitos. Siga meu conselho!
Tudo é acompanhado por uma vasta seleção de vinhos, explicado em pormenor pelo sommelier. Ah, e não esqueça de pedir para visitar a adega!
Site: boccondivino.it

La Cieca
O La Cieca (em português “na cega”) é um lugar pequeno com uma grande variedade de vinhos onde o cliente pode tentar reconhecer a marca da bebida através de um vidro escuro. Se diferencia das outras enotecas, porque além de ter uma ótima lista de vinhos “mescita” (quando o vinho é servido no cálice pelo garçom ou sommelier), chamada “branca”, onde o cliente pode saber o tipo de vinho, a data de produção, o nome do fabricante e o custo do cálice, há também uma lista “preta”, em que a única informação disponível, é o custo de um cálice de vinho e um nome de fantasia.
Os vinhos da lista “preta”, são servidos num cálice preto, para tornar ainda mais divertida a experiência da degustação. O cliente pode fazer todas as perguntas que quiser, mas as respostas só serão um “não” ou “talvez”. No final do jogo o nome do vinho é revelado! O cliente pode decidir no final se tomar o vinho experimentado ou pedir outro.Você pode pedir tábuas de frios e queijos – em italiano “taglieri di salumi e formaggi” -, ou até peixe espada e atum defumado.
O aperitivo é servido das 18h às 21h, mas não tem nada de especial para comer incluso, portanto, peça sua tábua de frios e queijos para acompanhar o vinho.
Gasta-se a partir de 20 euros por pessoa para tomar vinho + a tábua de frios e queijos. O cálice de vinho parte de 4 chegando a custar entre 10/12 euros.
No pequeno local, senta-se muito próximo as outras pessoas, o que pode tornar fácil a fazer novas amizades. Os responsáveis são bem preparados e muito profissionais, ajudando os clientes a escolher através da degustação de vinhos. A qualidade é muito boa. O local é simples, mas é interessante e simpático. E se você não fala italiano, entre e peça seu vinho com sua tábua de queijos e frios, e basta.
Site: lacieca.it

Parma & Co 
Parma & Co é um lugar onde se vende queijos, frios e massas da região da Emilia Romagna, famosa por ser a pátria do “tortellini e parmesão”, além de outras delicias da gastronomia italiana.
Parma & Co é muito gracinha, está situado em pleno bairro de Brera, e aqui você vai poder sentar e degustar suas guloseimas diretamente no local muito comodamente. Imagine comer tortellini, gnoco frito, presunto de Parma, queijo parmesão e outros frios “doc” diretamente de Parma em Milão! Até a cerveja vendida no local é produzida em Parma.
De segunda a sábado das 18h30 às 20h30 servem aperitivo a partir de 10/12 euros. Aos domingos abre somente no almoço para o brunch a buffet.
Mas se você estiver passando perto do Parma & Co na hora do almoço, pode também aproveitar para almoçar. Um almoço no local vai custar a partir de cerca 15 euros. Claro, vai depender do que você pedir.
Site: parmaeco.it

Porcky – La Bottega del Gusto
Porcky é um lugar pequeno e simples mas bem bacaninha onde come-se bons frios e queijos, além de massas e sanduíches, e tudo preparado fresco!
Os proprietários são muito simpáticos e o ambiente é bem alegre. Nas sextas e sábados fica lotado, recomendo a chegar cedo se quiser conseguir uma mesa.
Funciona de segunda a sábado a partir das 18h30 até as 20h30 para fazer aperitivo. O valor é de 10 euros para um cálice de vinho + frios e queijos (aperitivo).
E se depois de tomar um apertivo você quiser jantar, o lugar oferece bons pratos da culinária milanesa.
O local não tem site, deixo aqui o endereço: Viale Col di Lana,15

Wineria
Wineria é um local realmente gracioso, íntimo e informal. Os vinhos são ótimos e os frios e queijos são servidos em porções abundantes.
O local é pequeno e agradável – apesar de ser simples – encontra-se numa zona de Milão um pouco fora do centrão, mas está sempre em zona central, apenas a 4 km.
O lugar ficou famoso porque lançou na Itália (cópiado de um café na Austrália) a possibilidade de pagar um cálice de vinho com um beijo. Isso mesmo! Mas o beijo é entre o casal.
Uma vez por semana no local é organizado o “aperitivo con il bacio”, se o casal topar dar um beijo na frente dos outros clientes, cada um ganha um cálice de vinho acompanhado com batatinhas ou salgadinhos, sem obrigação de consumir nada mais!
Um cálice de vinho custa a partir de 4 euros, uma garrafa 20 podendo chegar no máximo a 30 euros. Comprando a garrafa e consumindo no local, paga-se 50% a mais do valor.
Uma tábua de frios e queijos custa de 7 a 10 euros.
A Wineria não tem site, mas há uma página em facebook bem atualizada. E se você quiser saber quando vai ser a noite do “aperitivo con il bacio” para ver se vai cair bem no período que vai estar visitando Milão, fique de olho na página de facebook: facebook.com/Wineria.it

N’Ombra de vin
È um sugestivo local situado num antigo refeitório do sec. XVI dos Frades Agostinho, foi frequentado pelas tropas de Napoleão e hospedou o ilustre Wolfang Amadeus Mozart em 1717. Se trata de uma das mais famosas enotecas de Milão. Aqui você vai fazer uma ótima degustação de vinhos com Barollo, Amarone, Brunello e outros.
O aperitivo basea-se num cálice de vinho e alguns salgadinhos e custa cerca de 10 euros.
Se você quiser uma tábua de frios e queijos, vai pagar por volta de 25/30 euros.
È possível também jantar, gastando em torno a 50 euros por pessoa.
O lugar é muito bonito e está sempre lotado, para conseguir uma mesa, recomendo a chegar entre as 19h. Peça uma mesa na parte inferior, onde está o antigo refeitório, a parte da entrada é em estilo moderno e tem sempre uma grande concentração de gente a partir das 19h30/20h.
N’Ombra de Vin encontra-se em Brera.
Site: nombradevin.it

Agora que você já sabe onde fazer degustação de vinhos e onde comer bons queijos e frios em Milão, vai poder aproveitar ainda mais da cidade!

MAIS DICAS DA ITÁLIA

Vamos tomar um aperitivo com Glamour em Milão?
O verdadeiro significado de aperitivo em Milão
Milão esconde seus encantos
A nova moda do aperitivo na Itália

RESERVE SEU HOTEL AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO FacebookInstagramTwitterPinterestYoutube e Google+

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Estivémos no Porcky – La Bottega del Gusto, e, recomendamos! Preço simpático, atendimento muito bom!

    7 de abril de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!
    Obrigada pelas dicas
    Bom, tenho uma dúvida, não sei se você pode me esclarecer…é quanto a despachar vinho para o Brasil. Em caso de uma viagem em que queria comprar vinho na Itália e/ou vá para outro país e tenha comprado 2 ou 5 garrafas..é um item que é possível despachar antes para o Brasil.Que empresas realizam tal serviço?

    Obrigada desde já
    Att.
    Liza

    16 de abril de 2015
      • Damares Lombardo

        Opa!Muito obrigada pelo esclarecimento.Valeu msm
        Att.
        Liza

        20 de abril de 2015

Deixe Um Comentário