Monschau: uma encantadora cidade da Alemanha

A cidade de Monschau na Alemanha é um daqueles lugares que parece ter saído de um filme de conto de fadas. Se você sonha em conhecer um lugar desse, Monschau é feita pra você!

Monschau
A belíssima Monschau é uma pequena cidade  situada nas colinas da região do Eifel, apenas a 100 km do centro de Colônia e perto da fronteira com a Bélgica.

Monschau

Monschau é uma das cidades da Alemanha que é possível visitar em apenas 1 dia fazendo um bate e volta de Colônia ou de Aachen. Chegando na cidade, você vai encontrar vários lugares para deixar o carro (a pagamento). Depois é só seguir a ruazinha que leva atè o gracioso centro da minúscula cidade.

Até 1918 era chamada de “Montjoie” (em francês), quando por decreto imperial foi introduzido seu nome atual. Ao longo dos séculos, a cidade fez idas e vindas entre a influência alemã e francesa. Foi citada pela primeira vez em 1198, sendo reconhecida como cidade somente após 150 anos.

Cidade medieval

Uma das primeiras casas no lado esquerdo, é uma antiga cafeteria – Wilhelm Maassen – gerenciada por uma família que torra café em maneira artesanal desde 1862. A proprietária era uma simpátia, quando soube que eu era brasileira, ficou super feliz e foi logo nos mostrar o saco dos grãos de café que chegavam do Brasil.

Cafeteria Wilhelm Maassen

Cafeteria Wilhelm Maassen

Cafeteria Wilhelm Maassen

Ela nos explicou (a meu marido que depois me traduziu) todo o processo da antiga máquina que está em mostra na cafeteria e que é usada até hoje para torrar o café que é servido no local.

Monschau

Eu não tomo café, mas adoro o aroma, e meu marido que é um amante da bebida, disse que estava delicioso.

Fazem também chocolate com café, e ela nos ofereceu dois chocolatinhos deliciosos. O café é servido com 2 grãos de café cobertos de chocolate. Hummm!!!

cidade medieval

Monschau é encantadora, cheia de casas em enxaimel com telhados de ardósia, lindas lojinhas e cafés. O pequeno canal que atravessa a cidade com pontes características, dá um toque especial ao lugar.

Casas em enxaimel

Casas em enxaimel

bate e volta de Colônia-Monschau

Região do Eifel

Na praça principal tem várias opções para degustar os pratos típicos local e a deliciosa cerveja alemã, produzida na região. E claro que nós não podíamos deixar de experimentar!

Centro de Monschau

                                       Eu na cidade de Monschau!

cidade medieval

 

cidade medieval

bate e volta de Colônia

cidades da Alemanha

Da praça principal, parte o trenzinho turístico que roda pela cidade.

bate e volta de Colônia

Sempre nessa praça, você vai encontrar uma loja de natal que fica aberta praticamente o ano todo e vende de tudo referente ao natal. Não é difícil de encontra-la, está ao lado direito da praça, além do mais, tem um papai noel sentado com um livro aberto na mão no alto na fachada.

Loja de natal

Loja de natal

Conhecida como paraíso das mostardas, aqui tem uma produção muito variada de molhos de mostardas há quatro gerações. Estes molhos são combinações perfeitas para acompanhar as tradicionais salsichas alemãs. Você vai encontrar lojas que vendem os molhos com possibilidades de experimenta-los antes da compra.

Molhos de mostardas

Como toda cidade medieval, Monschau também  possui um castelo que remonta ao século XIII e de onde se tem uma bela vista da cidade. Hoje funciona como hostel no verão.

Castelo

Castelo

Castelo de Monschau

bate e volta de Colônia

Vista a partir do castelo

A vista mais bacana, eu peguei de um mirante. Para chegar até ele, tem uma subida meio cruel com escadas, mas nada de terrível. O panorama é magnífico, com vista inclusive do castelo.

Panorama

Cidade medieval

A coisa interessante dessa cidade, é que tudo permanece intacto há 300 anos, seu centro histórico não foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. É Incrível como suas casas de madeira e ruas estão bem conservadas, não foram quase inalteradas ao longo dos séculos.

Restaurante Roten Haus

Casa em enxaimel

região do Eifel
Tecelões de lã e fabricantes de tecidos no século 18 tornaram rica Monschau. A prova disso é a “Rote Haus” (Casa Vermelha), antiga residência e também loja da família Scheibler. Hoje, a casa funciona como museu.

Casa vermelha

Outras atrações na cidade são: a fábrica de vidro, onde é possível ver o processo de fabricação, uma antiga tradição de 2.000 anos; museu etnográfico; Felsenkeller Brauerei-Museum – museu da cerveja; Druckerei-Museum – museu de impressão gráfica; algumas galerias de arte.

Como chegar na cidade de Monschau:

Automóvel – O acesso é muito fácil, já que as rodovias na Alemanha são ótimas. Partindo de Colônia, é só pegar a estrada B265 e depois a A4/E40 em direção a Aachen. Daqui tem indicações para seguir em direção a Monschau

Ônibus –  Partem de várias cidades da região do Eifel chegando diretamente em Monschau. Sai também de Aachen. Fazendo um bate e volta de Colônia, pegar o trem e descer um ponto antes da estação de trem de Aachen (hbf), e lá apanhar o ônibus n° 166. A estação para descer em Aachen, se chama Aachen nothe-erde.

[caixa title=”Saiba mais]

Castelo de Burg Satzvey: Alemanha
Castelo de Drachenburg: Alemanha
Alemanha: dinheiro ou cartão de crédito
Zons: uma linda cidade medieval na Alemanha

Organize sua viagem pelo mundo visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Fotos lindas…vc está de parabéns. A cidade é realmente linda! E já estou ficando apaixonada por tudo aí. Bjssss

    28 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, qual melhor modo de chegar a Monschau a partir de Colônia? Trem ou bus? Caso seja via trem, a banhoff de Monschau fica perto do Centrinho? Grata

    16 de abril de 2015
      • Damares Lombardo

        Olá, grata pelo retorno. Acho que vou desistir da encantadora cidade e partir para outra. Partindo de Colônia, além de Aachen, para um bate e volta, vc indica outra cidade na Alemanha ou país vizinho, exceto Düsseldorf e Bonn?

        18 de abril de 2015
  • Damares Lombardo

    parabéns pelos relatórios, ficamos encantados com tudo
    para se hospedar (hotel) é melhor em Colônia ou Munique

    19 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares!

    Estou planejando fazer um bate e volta a Monschau a partir de Colônia. Você precisou fazer uma carteira internacional para alugar o carro? foi tranquilo? Sabe se tem ônibus para lá de Colônia?

    Obrigada!
    Rafaela

    23 de janeiro de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares, você sabe me dizer qual a empresa de ônibus que faz esse trecho Aachen-Monschau e se é possível comprar o bilhete pela internet?

    Obrigado e abs

    19 de fevereiro de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares, tudo bem?
    como descubro quais cidades da região do Eifel tem idas diretas de onibus até Monschau? obrigada!

    5 de julho de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá, boa tarde! Gostaria de saber o nome das Igrejas Católicas em Monschal? Penso em levar um grupo para lá em 2017, mas preciso de Missa…
    Obrigadaaaaaa
    Célia.

    3 de setembro de 2016

Deixe Um Comentário