Apesar de sua pequena dimensão, tem muito o que fazer em Bruxelas. A capital da Bélgica está apenas a duas horas de carro de Colônia, sendo assim, decidimos (eu e minha família) passar um dia na cidade fazendo um bate e volta já que moramos em Colônia. Partimos pela manhã por volta das 8h30 e deixamos a capital Belga as 17h. Mas claro que se antes de partir você não se organizar pra saber o que fazer em Bruxelas vai ficar meio complicado visitar bem a cidade em apenas um dia.

o que fazer em Bruxelas

Se você estiver viajando pela Europa e passar por Bruxelas, recomendo a dormir pelo menos uma noite na cidade para conhecer inclusive alguns bairros pitorescos e interessantes, além de poder visitar mais monumentos e museus maravilhosos!

Bruxelas é um grande centro cultural e um dos símbolos da União Europeia, além de ser também a cidade do chocolate, das histórias em quadrinhos e da cerveja. Que delicia…divirta-se!

O que fazer em Bruxelas em apenas um dia

O centro histórico de Bruxelas é um tesouro, e a Grand Place é o coração da Cidade Baixa. Victor Hugo (autor de Les Miserables) a descreveu como a mais bela praça da Europa, e seus edifícios em estilo barroco vai deixar você simplesmente babando!

Grand Place em Bruxelas

Grand Place

Mais do que uma praça, é um enorme salão cheio de belos “edifícios das corporações” que há uma atmosfera especial, tanto é que a UNESCO a declarou Patrimônio da Humanidade.

Nossa cachorrinha Bijoux viaja sempre conosco!

 

Bruxelas

Apoveite pra dar uma parada e tomar um delicioso chocolate quente nessa magnífica praça e apreciar seus estupendos edifícios entre um gole e outro!

Chocolate Belga
Aqui, no século XI, cercado por pântanos e dunas de areia (Bruxelas é uma cidade construída sobre a água), nasceu o primeiro mercado belga. No século XIII, em torno do mercado foram erguidas as construções de madeira das corporações, expressão da organização dos papéis das classes sociais. Em 1402 começou a construção da Câmara Municipal, que foi concluída em 1455. Em 1695, o bombardeio francês destruiu a maior parte da praça, permanencendo em pé somente as muralhas e a torre do Municipio. Em seguida, começou a reconstrução na base dos edifícios originais e em maneira absolutamente coerente com o estilo da praça.

o que fazer em Bruxelas

Entre todos os edifícios da praça, se destaca por sua elegância o Maison du Roi. O edifício em estilo neo-gótico, antigamente era o mercado do pão, hoje é sede do Museu da Cidade. Sua construção remonta ao século XIII, período em que era um barraco de madeira usado por padeiros para vender pão na praça onde na época se desenvolvia o maior mercado da cidade.
Em 1405 a construção de madeira foi substituída por uma estrutura de pedra que foi gradualmente convertida para utilizações diferentes, até chegar nas mãos do Duque Brabantina sendo usada para fins administrativos. E daquele momento o edifício foi rebatizado como Maison du Roi.

o que fazer em Bruxelas

Maison du Roi

A cada dois anos (ano par), na metade de agosto a praça torna-se um enorme e colorido tapete formado por flores de mais de 500 mil plantas de begônias (Festa da Flor).
Na primeira quinta-feira de julho ocorre a Ommegang, a tradicional procissão com representantes das corporações vestidos com trajes do período medieval (1400 figurantes).

ONDE SE HOSPEDAR EM BRUXELAS COM DICAS TESTADAS E APROVADAS


Ibis Brussels off Grand Place 3*
Situado no centro perto da estação central de trem. Comparado ao padrão do Ibis, esse hotel possui quartos amplos. Apesar de estar próximo à estação de trem, os quartos são bem sonorizados e silenciosos.
Reserve aqui.

Hotel Saint-Gery 3*
Situado no centro mas fora da confusão. Os quartos são amplos, modernos e bem decorados.
Reserve aqui.

Sandton Hotel Pillows Brussels 4*
Situado no centro em boa posição, a 10 minutos de caminhada da Grand Place. Os quartos são modernos e bem decorados. O atendimento é muito cordial.
Reserve aqui.

Caminhando pelo centro histórico de Bruxelas, não se vê somente antigos e modernos edifícios, monumentos e palácios, mas também muitos murais que homenageiam os muitos personagens de histórias em quadrinhos criados por autores flamengos: de Tintin a Asterix, de Lucky Luke a Gaston Lagaffe. Realmente não falta o que fazer em Bruxelas!

dicas de Bruxelas

Não muito longe da Grand Place (especificamente na Rue de l’Etuve) encontra-se a fonte barroca do século XVI com a pequena estátua de bronze (realmente muito pequena) do Manneken-Pis, símbolo e mascote da cidade. Se trata de um menino que faz xixi na fonte. Em ocasiões especiais, e tendo em conta do acontecimento em questão, a criança (Mannequin Pis em francês e Manneken Pis em holandês) é vestida com os trajes do seu guarda-roupa pessoal (mais de 500 roupas). Antigamente, reis, embaixadores e chefes de Estado quando visitavam a cidade, levavam roupas como presente para a pequena estátua. Hoje os vestidos chegam ao Manneken Pis através de criações de famosos estilistas e doações de organizações que procuram um pouco de publicidade.

Manneken Pis em Bruxelas

Manneken Pis

E claro que comer chocolate faz parte do percurso “o que fazer em Bruxelas”, afinal de contas, essa é a terra do delicioso marronzinho…rsrs.

A Rue l’Etuve é repleta de lojas de chocolates, e juro que é impossível resistir! Já que estava na terra dos melhores chocolates do mundo, entrei numa das lojas mais caras e consideradas uma das melhores do universo e comprei uma pequena confecção com apenas 9 chocolatinhos por 16 euros. Tudo bem, sei que enlouqueci, mas valeu cada centavooooo!!!

Chocolate belga

Chocolate belga

O centro da cidade oferece uma grande variedade de bares, restaurantes e lojas.

O que fazer em Bruxelas

A Rue des Bouchers é uma das mais características ruas pedonais da cidade e é famosa e conhecida entre seus habitantes como a “barriga de Bruxelas”, porque há muitos cafés e restaurantes de várias nacionalidades diferentes como italiana, grega, chinesa, indiana.

O que fazer em Bruxelas

viajando pela Europa
Ao longo dessa rua desde a Idade Média se encontravam os vendedores de carne e, ainda hoje, na rua se vê portais decorados e fachadas que datam do século XVII que foram preservados e restaurados, mesmo porque, o município, em 1960, declarou este percurso como “Ilot Sacré”. Não deixe de passar por essa rua, ela é um encanto, apesar de ser muito turística, vale a pena até almoçar nela pela atmosfera que emana.

Centro histórico de Bruxelas

Centro histórico de Bruxelas

Experimente os gauffres (waffles em flamengos), doces típicos que são vendidos em todos os cantos: simples com açúcar ou coberto com frutas, chocolate, chantilly, doce de leite e creme para todos os gostos.

Comer waffel em Bruxelas

A tarde, depois de ter caminhado um pouco, é hora de tomar aquela cervejinha especial! Afinal de contas, você está também num dos países que oferece as melhores cervejas do planeta!

Delirium Café - Dicas de Bruxelas

Delirium Café – Dicas de Bruxelas

O Delirium Café detém o Recorde Mundial do Guinness por ter o maior número de variedades de cerveja, 3.162 rotulos. O local é decorado com antigos posters bem bizarros, bandejas no teto e barris que servem como bancos para sentar. Este é um extravagente local de encontro de residentes, estudantes, turistas e amantes da “loira gelada”!

Delirium Café - o que fazer em Bruxelas
Pra quem visita Bruxelas e gosta de cerveja, o Delirium é um daqueles lugares imperdíveis.

Com um menú enorme de cerveja como este, o negócio é solicitar ajuda na hora de pedir!!!

Menu de cerveja em Bruxelas

A Galeries Saint-Hubert é um dos pontos mais animados de Bruxelas: foi a primeira galeria coberta na Europa e é composta por três arcadas que seguem uma depois da outra. Passeando ao interno dessa elegante estrutura com decoração da época renascentista, a atmosfera é única. Antigamente era um centro cultural e ponto de encontro de artistas famosos, hoje é uma àrea movimentada dedicada a lojas de grifes famosas, joalherias de renome, boutiques de prestígio e chocolaterias refinadas.

centro histórico de Bruxelas

Galeries Saint-Hubert

A majestosa Catedral de St. Michael e St. Gudula é uma mistura de diferentes estilos, sobretudo gótico e renascentista.

Catedral de St. Michael e St. Gudula em Bruxelas

Catedral de St. Michael e St. Gudula

O que fazer em Bruxelas

Subindo em direção a parte alta da cidade, chega-se ao fabuloso Mont des Arts, de onde tem-se uma ótima vista do centro histórico e do lindo jardim.

viajando pela Europa

Mont des Arts

Mont des Arts

O antigo palácio Old England em estilo art nouveau, abriga o Museu de Instrumentos Musicais. No último andar do edifício tem um café de onde pode-se ter uma bela vista panorâmica da cidade.

Old England-dicas de Bruxelas

Old England

Subindo mais um pouco, chega-se ao majestoso Palais Royal. Reconstruído no século XIX e concluído no início do século XX, o palácio impressiona principalmente por sua construção imponente. O edifício é usado como residência oficial do rei, já que ele e sua família vive no Castelo Real de Laeken, nos arredores de Bruxelas.

Palais Royal-dicas de Bruxelas

Palais Royal

O que fazer em Bruxelas
É no palácio real que ocorrem as atividades oficiais dos monarcas da Bélgica. O Palácio Real de Bruxelas é tradicionalmente aberto ao público na ocasião do Dia Nacional da Bélgica por dois meses, de julho a setembro.

Palais Royal

Termine o passeio fazendo uma bela caminhada no jardim de Bruxelas, que encontra-se próprio em frente ao Palais Royal!

viajando pela Europa

O que fazer em Bruxelas

Claro que há mais atrações a serem visitadas no centro da cidade,  como a estupenda igreja de Sablon. Mas além de já conhecer Bruxelas, queríamos passar um dia agradável e sem correria.

 

 

Compartilhe este Artigo:

Comentários do Blog - 21 Comentários

  1. Boia Paulista    17/11/2014

    Oi, Damares. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

    • Damares Lombardo    17/11/2014

      Obrigada Natalie! Minha semana começou beeeemmmm!!!!
      Abs
      Damares

  2. Ana    18/11/2014

    Oi Damares tudo bem? Sabe como faço para ir de Colonia a Bruxelas de transporte publico e valores???Obrigada!

    • Damares Lombardo    19/11/2014

      Ana, você pode ir trem com a companhia Thalys ou de ônibus com a busliniensuche.
      Abs
      Damares

  3. Helda    01/12/2014

    Olá Damares tudo bem? Espero que sim. Estarei indo para Europa no dia 31/12 e faremos o seguinte roteiro:01-04 Madrid; 05-06 Barcelona; 07 -11 Paris ; 11( noite) -13 Bruxelas ou Amsterdam e 14 -17 Lisboa. Na sua opinião, Bruxelas ou Amsterdam? Tenho duvida neste ponto para fechar meu pacote. Gostaria da sua opinião que tanto já me ajudou anteriormente. Obrigada. Abs Helda

    • Damares Lombardo    02/12/2014

      Olá Helda. São duas cidades bem diferentes, eu gosto muito de Bruxelas, mas Amsterdam tem um certo fascínio, acredito que seja por causa dos canais que proporcionam panoramas fantásticos!
      Boa Viagem!
      Abs
      Damares

  4. Maria Teresa    05/12/2014

    Puxa Damares, ha alguns anos, vc me indicou um hotel em Milao que eu adorei.
    Vc agora está em Colonia ? Que mudança!
    Mas Colonia é muito gostosa tambem.
    Abraços
    Maria Teresa

    • Damares Lombardo    07/12/2014

      Olá Teresa!Quanto tempo!
      Estou gostando muito de Colônia, é uma cidade bem legal mesmo.
      Abs
      Damares

  5. Katiuscia    23/07/2015

    Oi Damares, estou indo em setembro para a França, e no caminho para Londres resolvi passar 1 dia em Bruxellas. Adorei suas dicas. Você fez tudo isso à pé? Das 9h às 18 dá tempo fazer esse roteiro?

    • Damares Lombardo    23/07/2015

      Olá Katiuscia, fiz tudo a pé sim. Setembro o dia é mais longo do que novembro, quando fiz esse passeio, dando para aproveitar mais ainda.
      Abs
      Damares

  6. Priscila    26/07/2015

    Olá Damares, gostaria de saber sobre o Atomium e Mini Europa, vc conhece? Em caso positivo, ficam próximos dos locais desse roteiro de 1 dia ou de fácil acesso? Vc recomenda a visita? Ah, e obrigada pelas dicas do blog!!

    • Damares Lombardo    26/07/2015

      Conheço sim Priscila, estive da outra vez que visitei a cidade. Fica longe do centro, mas chega-se rapidamente com o metrô que parte do centro. A mini Europa fica praticamente no mesmo lugar onde está o Atomium. Só acho que vc não vai conseguir ver tudo isso num só dia.
      Abs
      Damares

  7. Paulo Neto    11/02/2016

    Olá! Fui a Bruxelas há duas semanas e achei incrível a cidade. Gostei bastante e foi muito superior às minhas expectativas. Escrevi um post sobre minha estadia lá, talvez você possa ver. Abraços!
    http://porqueviajar.com.br/bruxelas-em-um-dia/

    • Damares Lombardo    12/02/2016

      Bruxelas é fofa, eu também gosto dela.
      Abs
      Damares

  8. Cidalia    09/11/2016

    Ola, gostava de ir do Porto para Colonia ou Bruxelas, por 4 dias,precisava da sua ajuda. Porque tenho 2 crianças com 2 e 4 anos, queria saber em que cidade consigo encontrar apartamentos melhores e mais económicos? Colónia também é bonito? É uma cidade mais cara ou barata que Bruxelas e qual apresenta mais atrativos para as crianças?
    Obrigada,
    bjs
    CG

  9. Jane    10/01/2017

    Estou encantada com esse roteiro
    Clareza
    Seguimento
    Tudo
    Às vezes os profissionais elaboram sugestões confusas esquecendo que será nossa primeira vez naquele local
    Vc foi clara e objetiva
    Muito agradecida
    Começarei hoje Ainda

    • Damares Lombardo    14/01/2017

      Obrigada Jane. Espero que goste de Bruxelas, a cidade é bem gracinha.
      Abs
      Damares

  10. Bruno    19/02/2017

    Muito bom.
    Quero passar 1 ou 2 dias em bruxelas e seguir para Paris ou amasterdam.
    No centro de Bruxelas pego um trem ou é melhor ir de avião?
    Quanto sairia o trem para amasterdam ou Paris ? Preciso comprar o ticket do trem antes ou compro na hora? Estou em Malta e pretendo ir mês que vem

    • Damares Lombardo    20/02/2017

      Bruno, Bruxelas está muito perto de Paris e a viagem de trem leva apenas uns 90 minutos.
      Quanto aos valores, recomendo que visite o site da Thalys para ter essa informação mais detalhada. Geralmente os valores aumentam conforme vai se aproximando da data da viagem, portanto, é melhor comprar com antecedência online: https://travel.b-europe.com/thalys
      Abs
      Damares

  11. Alex Paixão    06/03/2017

    Legal pessoas…estou em Bruxelas vou seguir as dicas…obg

Deixe seu Comentário