Você está tentando preparar seu roteiro de viagem para Europa e não sabe nem como começar?  Então caiu no lugar certo, vou te ajudar!

Em primeiro lugar, você precisa focalizar o tipo de viagem que deseja fazer, mas colocando em consideração também o período. Muitas pessoas quando vem a Europa pela primeira vez, querem conhecer tudo de uma só vez: Inglaterra, Alemanha, Holanda, França, Itália, Suiça, Espanha, Portugal e ai vai!

O problema não é visitar todos estes países, mas sim o tempo disponível para rodar por todos eles. Geralmente um viajante brasileiro tem de 15 a 20 dias de férias, e com certeza são poucos para conhecer todos estes lugares, a não ser que a pessoa faça apenas as capitais de cada país, viaje de avião e, mesmo assim, vai precisar de pelo menos 30 dias, ficando 3 em cada cidade, porque o dia de chegada e partida da Europa são quase sempre perdidos.

Procure enfatizar o tipo de viagem que gostaria de fazer e monte seu roteiro de viagem para Europa em maneira bem organizada, decidindo os países que pretende visitar. Pessoalmente, prefiro conhecer menos países e visita-los bem, tipo Itália e França, que estão muito próximos um do outro. Mas para quem deseja visitar mais de 2, deixo aqui umas dicas.

Você é uma daquelas pessoas que curte bastante gastronomia? Gosta de tomar bons vinhos? Gostaria de conhecer cidades medievais encravadas nos morros? Não gosta muito do frio?
Se este é seu perfil, comece a pensar por exemplo em Portugal, Espanha, Itália e França, seguindo esta sequência, ou iniciando pela França e terminando por Portugal. Procure ficar cerca de 5 dias em cada país.
Escolha uma companhia aérea brasileira (Tam), Portuguêsa (Tap), ou Francesa (Air France). Esta é uma estrategia pra você não ficar dando voltas pela Europa inutilmente, chegando ou partindo diretamente de um dos países do seu roteiro.

Você gosta de Castelos de contos de fadas? Adora aquelas cidadezinhas medievais românticas? Curte uma organização perfeita? Não é uma pessoa que sofre muito com o frio? A Alemanha e a França são os países com maior número de castelos de contos de fadas da Europa, mas temos também outros vizinhos com lindos exemplares. Você pode programar sua viagem visitando a Inglaterra, França (região do Vale do Loire), Austria, Alemanha (região da Bavária). Nesse caso, é possível organizar o percurso em várias maneiras, porque os países encontram-se muito centrais, podendo chegar pela Alemanha ou França e terminando na Inglaterra, ou ao contrário. Para este itinerário, eu recomendo voar com uma compagnia brasileira (Tam), francesa (Air France), Alemã (Lufthansa), ou inglesa (British Airways).

E pra quem gosta de frio e deseja ver neve, é só visitar os países nórdicos nos meses de dezembro a março. Aqui na Itália também neva, mas nem sempre isso acontece nas cidades, para ter certeza que vai ver esse fenômeno maravilhoso da natureza, tem que ir pra montanha, o que não é necessário nos países mais frios como a Suiça, Alemanha, Austria, Dinamarca, Noruega e Suécia. Nesse caso procure voar com uma compagnia aérea alemã (Lufthansa) ou escandinava (SAS).

E se você pretende viajar para Europa no inverno querendo aproveitar do período para esquiar, então seu destino é a Suiça, Itália e França, onde tem as melhores e mais altas montanhas para praticar este esporte.

Um conselho, compre sua passagem aérea somente após ter definido seu roteiro de viagem para Europa. Saiba mais sobre vôos low cost dentro da Europa e como organizar uma viagem para o exterior.

Compartilhe este Artigo:

Comentários do Blog - 207 Comentários

  1. debora    15/01/2014

    Olá o site esta me ajudando muito, pois não sabia nem por onde começar, farei com meu marido nossa lua de mel na Europa e ficaremos 20 dias, queremos fazer Londres- Berlim- praga- Viena e Paris, mas acho que a ordem não esta correta, qual o melhor roteiro a se fazer facilitando e barateando o transporte? vc me indicaria alguma outra montagem para este passeio, já tenho as passagem de ida para Londres e a volta de paris, logo estes devem ser os destinos que não posso mudar.
    acabei verificando, que fazer Londres-(avião)- praga -(trem) Viena -(avião)-Berlim e(avião) Paris, fica mais barato, você acha que vale a pena???
    Muito obrigada pela ajuda!

    • Damares Lombardo    16/01/2014

      Debora, se vc vai chegar por Londres e sair de Paris, o melhor é pegar um voo de Londres para Berlim, depois descer de trem até Praga e depois Viena, de lá pegar um voo até Paris, de onde vai partir para o Brasil. Quanto ao fato de saber a melhor opção em relação a custo, fica meio complicado, porque teria que fazer pesquisas, e isso vc mesmo pode fazer diretamente.
      Abs
      Damares

  2. Celso Cotovia Pimentel    02/02/2014

    Olá, Damares
    Minha esposa e eu somos aposentados e estamos pensando fazer uma viagem em setembro/2014 de 20 a 30 dias pela Europa nos países: Inglaterra, França, Alemanha, Holanda e Áustria.
    É nossa primeira viagem pela Europa visitando vários países de línguas diferentes, então queríamos ir com um grupo e o roteiro e hotéis já programados. Você pode dar uma dica de uma agência de viagem idônea aqui no Brasil onde podemos resolver isto?
    Para agilizar os custos, os hotéis podem ser 3 estrelas e não há necessidade de guia.
    Agradecemos muito a sua atenção.
    Celso e Graça
    Santos sp

    • Damares Lombardo    03/02/2014

      Olá Celso, infelizmente não saberia lhe indicar uma agência de viagem, mas aquilo que posso lhe dizer, é que o mais importante numa viagem organizada, é a operadora que organiza o tour, porque as agência são apenas intermediárias. Fique atento no preço, porque o muito barato termina saindo caro, com excursões rápidas nas cidades por onde passam e hospedagem em hotéis muito distantes.
      Abs
      Damares

  3. Maria Elena de Lima Duarte    02/02/2014

    Olá, será que vc poderia me ajudar? Tiramos nossas passagens com milhas para julho\2014 chegando e partindo de Barcelona , era uma quantia imperdível. Agora estou com dificuldade de organizar esse passeio. Gostaria de conhecer Espanha- Madri e Barcelona; Itália- Roma (minha filha tem adoração), Veneza, Milão; França- Paris; e Portugal (tenho família)- Porto, Lisboa, Algarve, alguns lugarejos para visitar primos. (maior tempo em Portugal)
    Temos 19 dias total. Vc acha que daria para todos esses lugares? Chegando em Barcelona, qual seria o melhor roteiro?
    Grata
    Abs

    • Damares Lombardo    03/02/2014

      Maria Elena, entendo sua empolgação, a maioria das pessoas querem conhecer toda a Europa em pouco tempo, é normal, mas saiba que é muito difícil fazer isso, só se pegar avião e ficar um dia em cada lugar. Dezenove dias são poucos pra conhecer todos estes destinos. Visite Madrid e Barcelona na Espanha, Roma na Itália (já que é o sonho de sua filha), mas tem que pegar um voo pra ganhar tempo. E depois deixe o resto do tempo para viajar em Portugal, o país é pequeno e fácil de rodar.
      Abs
      Damares

  4. Ana Claudia    04/02/2014

    Bom Dia Damares, tudo bem !
    Por favor, eu e meu esposo, iremos em setembro para a Europa desembarcando em Madrid. Ficaremos 20 dias, quer dizer chegaremos dia 01/09 e voltaremos dia 20/09. Meu esposo está nesta vibe de querer conhecer o msior número possível,de países, eu já não quero fazer nada com loucura para não ficar com a sensação de não conseguir conhecer o próprio lugar em que estamos. Você acha que 3 dias em Madrid, 3 em Barcelona, 3 em Paris, 3 em Londres, 3 em Veneza/Milão, será viável ?

    • Damares Lombardo    05/02/2014

      Ana Claudia, eu concordo com vc. Para as cidades de Paris e Londres, aumente mais dois dias em cada, e Madrid e Barcelona, mais um em cada cidade. Veneza e Milão pode estar bem assim.
      Abs
      Damares

    • Ana Claudia    25/04/2014

      Damares Boa Tarde, espero que esteja bem !
      Decidimos, iremos ficar do dia 29/09 à 27/10 de 2014.
      Chegando por Portugal(4), Madri,(4)Barcelona,(4)Roma,(4) Paris (6)e Londres (6). O que acha ?
      Gostaria muito de fazer um desses trechos de trem, qual você me ficaria ?
      Abs
      Ana

      • Damares Lombardo    27/04/2014

        Ana Claudia, a divisão nas cidades estão boas, faça os trechos de trem de Madrid à Barcelona e de Paris à Londres.
        Abs e boa viagem!!!
        Damares

        • Ana Claudia    27/04/2014

          Damares obrigada pelo retorno.
          Como vou desembarcar em Lisboa, mas subir para Londres, você acha que é viável voltar para Portugal para vir para o Brasil ou de Londres que será o último destino ?
          Abs
          Ana

          • Damares Lombardo
            Damares Lombardo    28/04/2014

            Ana, como está escrito aqui no post, é sempre melhor chegar pelo lugar que vai começar o roteiro e voltar pela cidade que terminar.
            Abs
            Damares

        • Lucia Leiro    07/01/2017

          Oi, Damares
          Em relação aos trens, como funciona?

    • kamilla andrade    15/12/2016

      Oi Damares
      Eu e meu noivo vamos de lua de mel em Abril para Europa saindo do Chile. Gostariamos de conhecer Espanha, Italia, França e Inglaterra! Porem estamos confusos em como se locomover e se essa rota esta correta em relação a facilidade de chegar de um país para outro. Desde ja agradeço porque entendo muito pouco da Europa rs. Beijooos

      • Damares Lombardo    18/12/2016

        olá Kamila. Sua rota está correta sim. Quanto aos meios de transportes, sugiro que use avião, porque as capitais de cada país se encontram distantes uma da outra. Somente de Paris a Londres que eu recomendo o trem que dura cerca de 2 horas a viagem.
        Veja o post sobre os voos econômicos na Europa: http://www.keviagem.com/viajar-com-voos-baratos-na-europa/
        Abs
        Damares

  5. Mirian    05/02/2014

    Eu e mais tres amigas gostariamos de conhecer a Europa, pensamos em: Portugal (meu sonho), Paris, LOndres, Veneza e mais outro que ainda nao decidimos. Queremos passar o ano novo e ficaremos de 20 a 30 dias. O que vc nos recomenda?
    quantos dias seria o ideal para um bom passeio de férias em cada um dos lugares citados? Obrigado

    • Damares Lombardo    06/02/2014

      Mirian, fica difícil saber quantos dias em cada cidade porque pra isso eu teria que estar lhe fazendo um roteiro, mas lhe digo que Paris e Londres são grandes e tem muita coisa pra ver, então pelo menos nessas duas cidades fique mais tempo, tipo 5 dias em cada.
      Abs
      Damares

  6. Ariane    20/02/2014

    Olá!!! Bom dia!!!
    Eu e meu namorado estamos querendo fazer uma viagem de uma semana, mas confesso que estou perdida e precisando de ajuda.
    Eu quero conhecer Fátima em Portugal e ele Maranelo na Itália, como fazer um roteiro por esses dois países ou incluir um outro, por ex. Espanha que também tenho vontade de conhecer. Como chegar em Maranelo? O que me recomenda?
    Um abraço e obrigado!

    • Damares Lombardo    22/02/2014

      Ariane, simples, após ter visitado Fatima,pegue o avião pra Bologna e visite Maranello, mas confesso que acho uma loucura fazer um percurso do gênero em apenas uma semana de viagem na Europa.
      Abs
      Damares

  7. Patricia    01/04/2014

    OLá Damares! Muito interessante seu post.
    Como é difícil decidir quais países visitar em poucos dias!
    Vamos ficar 19 dias na Europa, já desconsiderando os dias de viagem.
    Chegamos em Amsterdam e voltamos por Roma.
    Havia pensando então em fazer nesta ordem: Amsertam (2 dias), Londres (4 dias), Paris (4 dias, sendo um para a Disney), Suiça (3 dias) e Itália: Veneza, Verona, Pisa e Roma(6 dias).
    O que você acha? Também gostaria de conhecer a Alemanha, mas já que o roteiro está apertado como está né…
    O que me dizes?
    Obrigada!!!!

    • Damares Lombardo    02/04/2014

      Olá Patricia, seu roteiro está bom, mas vc vai se locomover de avião nas distâncias mais longas né? Senão vai ficar muito apertado.
      Da uma olhada sobre os voos low cost dentro da Europa aqui no blog: http://www.keviagem.com/2011/11/viajar-com-voos-low-cost-na-europa/
      Use o trem dentro da Itália, onde as distâncias são curtas, e da Suiça pra Itália. Você já conhece Florença? Se é a primeira vez que visita a Itália, eu trocaria Pisa por Florença.
      Abs
      Damares

      • Patricia    02/04/2014

        É a primeira vez na Itália sim, e também na Europa!
        Obrigada pela dica, havia me esquecido mesmo de Florença.

    • Guilherme    15/04/2014

      (…) “Paris (4 dias sendo um para a Disney)(…) –> ????????? Disney????? Em Paris??? Acho que fizeram pegadinha com vc ou te informaram errado Patricia. Disney fica em Orlando (EUA).

      • Damares Lombardo    15/04/2014

        Guilherme, tranquilo, deu pra entender que era Eurodisney,né mesmo?
        Abs
        Damares

      • Patrícia    16/04/2014

        Eu sei Guilherme… tanto que já fui 4 vezes para a Disney de Orlando.
        A título de informação, existe Disneyland em Anahein( que também já conheço), outra em Paris e outra em Tóquio.
        Quando me referi “Disney” sabia que a Damares iria entender! 😉

  8. Rafael    22/04/2014

    Damares boa noite tudo bem?? Gostaria de uma indicação sua para uma viagem com minha esposa para Europa..tiramos 20 dias de férias e escolhemos 2 países, Itália e França, para podermos aproveitar melhor o tempo, pois riscamos Espanha , pois acreditamos que 3 países iria ser muito corrido… no mês de Agosto provavelmente saindo dia 22/08/2014.

    alguma sugestão sobre o que visitar e conheçer? E depois de definido o dia de saída, a compra da passagem acaba ficando mais em conta do que em agencias de turismo correto??

    obrigado desde já

    • Damares Lombardo    24/04/2014

      Olá Rafael, se vc conseguir organizar bem sua viagem, da pra fazer um bom tour nos 2 países, mas procure visitar as cidades próximas para não ficar muito estressante. Os lugares que recomendo ficar mais tempo é Paris e Roma, oferecem muito ao turista.
      Abs
      Damares

      • lucia leiro    07/01/2017

        Pode, Falares
        Você não cita muito a Inglaterra. Alguma observação?

        • Damares Lombardo    14/01/2017

          Lucia, coloquei somente algumas sugestões para o viajante entender como organizar a própria viagem, mas cada pessoa pode colocar o destino que quiser.
          Abs
          Damares

  9. luiz domingues    28/04/2014

    Damares, admiro seu trabalho! Necessito do seu conselho.
    Eu e minha esposa teremos de 18 /dez a 6/jan próximos para a nossa primeira viagem a Europa. Embarcamos dia 18/dez. Gosyariamos de conhecer Portugal, Espanha, Italia e Paris. Seria possivel um roteiro com o reveillon em Paris? Quais as sugestões de cidades a serem visitadas, tempo em cada uma e melhores meios para transporte ebtre os pontos. Por onde começar e terminar? Por favor nos ajude. Obrigado

    • Damares Lombardo    28/04/2014

      Olá Luiz, para preparar um roteiro, sugiro que você dê uma olhada nessa página: http://www.keviagem.com/roteiro-personalizado/
      Vocês vão ter 20 dias de viagem, da para visitar os 4 países sim, inclusive conhecer algumas cidades.
      Abs
      Damares

  10. Rebeca    30/04/2014

    Damares, qual seria sua sugestão de roteiro, tendo 15 dias já dentro da Europa, para conhecer Portugal e Itália, sendo obrigatória a passagem por estas cidades: Lisboa, Coimbra, Porto, Fátima… Roma, Veneza, Verona, Assis, região da Toscana e região da Sicília? Aguardo seus comentários. Obrigada! 😉

    • Damares Lombardo    30/04/2014

      Rebeca, Portugal é um país pequeno e as cidades são bem próximas, a Itália já é bem maior e obviamente com distâncias maiores, além de ter muita coisa para ver, como por exemplo na região da Toscana. A Sicilia é uma ilha e fica longe das outras cidades, precisa pegar avião.
      Abs
      Damares

  11. Thaís    25/06/2014

    Olá Damaris, irei para portugal em fevereiro e gostaria de uma ajudinha sua! pretendo realizar o primeiro roteiro portugal, Espanha, Itália e França gostaria de saber se você tem uma i´deia de quanto eu iria gastar mais ou menos neste roteiro? Agradeço desde já! Abraços

  12. Bruno Ribeiro    14/07/2014

    Bom dia Damares,

    Como vai? Adorei todas as suas dicas, vejo que agora é minha vez! rsrsrs
    Tem uma amiga que pretende viajar no mês de setembro, (16/09 a 03/10)e me questionou se este roteiro seria o melhor.
    Madri/Barcelona/França/Veneza/Florença/Roma/Madri. Tiramos alguma cidade? Colocamos? Quais os melhores trechos por trem? E por avião?
    Desde já agradeço pela atenção e sucesso sempre!!!

    • Damares Lombardo    15/07/2014

      Olá Bruno, a sequência do itinerário está correto, a única coisa é que ela vai ter que organizar bem as divisões em cada lugar, porque 6 destinos em 17 dias, pode terminar ficando meio puxado, mas da pra fazer sim.
      Abs
      Damares

  13. Tatiana    15/07/2014

    OI DAMARES
    MINHA FILHA ESTÁ FAZENDO INTERCÂMBIO DE 1 ano e 3 meses NA INGLATERRA GOSTARIA DE AJUDA PARA MONTA UMA VIAGEM DE 12 DiAS COM MINHA FILHA DURANTE AS SUAS FÉRIAS AINDA NÃO TENHO DATA , AGUARDANDO RETORNO
    OBRIGADO

    • Damares Lombardo    16/07/2014

      Olá Tatiana, irei lhe mandar um email com informações mais detalhadas sobre o Roteiro Personalizado.
      Abs
      Damares

      • Ana Luisa    15/12/2014

        Oi, Damares! Tudo bem?
        Pode me ajudar com um roteiro semelhante? Vou levar minha mãe em sua primeira visita a Europa por 12 dias.
        Entramos por Paris, mas confesso estar em dúvida para onde leva-la.

        Obrigada!

        Um abraço,
        Ana

  14. andre sampaio    21/07/2014

    Gostaria de detalhes sobre roteiros personalizados para e europa. Me envie um email. Obrigado

  15. Tiago Aires    30/07/2014

    Olá Damares.. eu e minha noiva estamos pensando em passar a lua de mel viajando pela Europa e gostariamos de visitar pelo menos Londres, Paris, Veneza, Roma, Barcelona e Madri. Pensamos em sair dia 16/03/15 e volta em 27/03/15. Esse percurso é possivel? onde iniciar? alugar carro ou outros transportes? Obrigado.

    • Damares Lombardo    30/07/2014

      Tiago, na minha opinião, é muito pouco tempo pra visitar 6 cidades em 4 diferentes países.
      Abs
      Damares

  16. ISABEL    11/08/2014

    Dalmares,
    Quais dicas vc me da pra um roteiro pela Espanha em 22 dias em outubro; passando obrigatoriamente por Madri e Barcelona . Tenho 34 anos e viajarei sozinha
    Por onde começo?

  17. Silvana paul    13/09/2014

    vou chegar de navio em Portugal em maio vamos alugar um carro primeiro vamos para algarve ai gostaria de espanha e frança sera que poderia fazer um roteiro temos 30 dias disponível
    abraço Silvana

    • Damares Lombardo    14/09/2014

      Olá Silvana, vou lhe mandar um email com mais detalhes sobre o Roteiro Personalizado.
      Abs
      Damares

  18. Eduarda    24/09/2014

    Olá!
    Gostaria de fazer uma viagem para Itália depois França, eu o meu marido e a minha filha.
    Ele é chef de cozinha portanto gostaríamos de fazer um turismo gastronómico, poderia recomendar quais as cidades de Itália? e para depois irmos até frança acha possível alugarmos uma viatura ou é melhor transportes públicos?

    Atenciosamente,

    EV

  19. Luciana Rosa    29/09/2014

    Olá Damares, boa tarde.
    Eu e meu esposo estamos planejando ir para a Europa entre Agosto e Setembro de 2015. Pensamos inicialmente em Londres, Paris, Roma, Veneza e Madri. Temos 25 dias. Queria saber se a epoca e boa. Queremos ter um pouco de conforto. Quanto de $$ +- precisamos. Os dias são suficiente e o roteiro é ideal? Trem ou Avião para viagens internas? Quanto tempo antes temos que comprar passagens e tudo mais. Qual o melhor pais para começar e terminar?
    Muito obrigada. Grande Abraço.

    • Damares Lombardo    30/09/2014

      Luciana, setembro é um ótimo mês para viajar pela Europa. Com 25 dias a disposição, coloque dentro também Toscana, na Itália. Quanto as outras informações, eu teria que estar lhe fazendo um serviço de consultoria pra poder responder com exatidão, o que requer tempo. Caso tenha interesse, veja esta página: http://www.keviagem.com/roteiro-personalizado/
      Abs
      Damares

  20. vilna    07/10/2014

    Quero começar meu roteiro de paris Londres e Roma e voltar ao Brasil 15 dias. Esta certo estou com poucos recursos. Vou devtrem avião ou ônibus me oriente por favor.

    • Damares Lombardo    07/10/2014

      Vilna, 15 dias da pra visitar essas 3 capitais sim, mas te aconselho a se deslocar de Londres à Roma de avião. De Paris à Londres pode viajar de trem.
      Abs
      Damares

  21. Luciana    24/10/2014

    olá,

    Estou planejando uma viajam para a Europa. Vamos 2 adultos e 2 crianças (12 e 8 anos – casal). Um dos lugares escolhidos será Londres mas gostaria de visitar mais um (menos Paris, pois já conhecemos) . O que vc me indicaria ? Temos 15 dias de férias.
    Desde já obrigada,

    Luciana

    • Damares Lombardo    24/10/2014

      Luciana, se você quiser ficar pelos lados da Inglaterra, tem a Escocia e a Irlanda que estão perto e são muito interessantes. Caso queira ir um pouco mais longe, tem muitas opções, vai depender do tipo de país que gostaria de conhecer. A Itália é maravilhosa, a Alemanha é surpreendente, a Holanda é fascinante com seus canais. Os países europeus são muito bonitos, a escolha não é fácil!
      Abs
      Damares

  22. Mara    12/05/2015

    Damares, boa tarde!

    Meu filho vai para Liverpool e ficará 1 ano (Setembro/15 a Julho/16) e estamos nos organizando para visitá-lo em Fevereiro/2016.

    Devemos pegar de 15 a 20 dias de férias para fazer essa viagem e não sei se devemos ir até Londres primeiro e seguir até Liverpool e conhecer os arredores que é Irlanda, Escocia e depois seguir para Paris e quem sabe ir até Portugal e de lá retornar para o Brasil. Como temos apenas este período para a viagem (inverno) acho que a região de Liverpool, Irlanda e Escocia são mais frias, mas não podemos deixar de ir porque queremos conhecer onde nosso filho está morando.
    Qual a sua sugestão ?

    • Damares Lombardo    14/05/2015

      Mara, toda a Europa faz frio em fevereiro, os países com temperaturas menos baixas são Portugal, Espanha e Itália, e mesmo assim vai depender da cidade que visitar, porque algumas são bem frias chegando a ter neve.
      Abs
      Damares

  23. lorena    19/06/2015

    Podes dar uma ajuda> gostaria ir no outono a Europa, conhecer Suica, Alemanha, Italia, Inglaterra, Holanda, Belgica, que cidades que nao posso perder>podes listar todas> muito obrigada seu comentario sera muito importante. ja que nos pacotes colocam umas cidades que nunca ouvi.

    • Damares Lombardo    19/06/2015

      Lorena, sugiro conhecer as capitais de cada país, e se sobrar tempo outras interessantes como Bugres na Belgia, por exemplo.
      Na Itália, Veneza e a região da Toscana são maravilhosas.
      Abs
      Damares

  24. Vitor    13/07/2015

    Olá, estou pensando em fazer uma viagem à cidade de Karlsruhe, Alemanha no começo do ano de 2016, gostaria de saber as melhores opções de passagens e opçoes de como chegar.
    Abs

    • Damares Lombardo    13/07/2015

      Olá Vitor, se você estiver indo pra Karlsruhe a partir do Brasil, os aeroportos internacionais mais próximos são aqueles de Stuttgart ou Frankfurt. Para encontrar bons preços de vôos, recomendo a visitar o blog Melhores Destinos (http://www.melhoresdestinos.com.br).
      Abs
      Damares

  25. Gisela s    22/07/2015

    Ola Damares ,retornei seu email
    No aguardo abs Gisla

  26. santor    28/07/2015

    Boa noite.. Irei a Europa pela primeira vez em novembro próximo, chegarei em Paris no dia 07/11 e voltarei de Dublin no dia 25/11. Estou meio perdido em como montar um roteiro mais eficiente e menos desgastante.. obrigado

  27. Marisa Lelis    26/08/2015

    Olá, será que vc poderia nos ajudar? Eu e minha amiga (60 anos) queremos passear pela Europa por 30 dias em março de 2016 chegando em Lisboa ( 4 dias) visitando Porto de trem (3 dias) seguindo de trem para Madri ( 4 dias) e Barcelona (3 dias) tambem de trem, seguindo de trem para Paris ( 4 dias ) e de trem ainda Veneza/Florença/Roma/Milão e por fim Turim de trem, cidade da qual partiremos para o Brasil. A sequencia esta correta.? Pretendemos viajar sempre a noite. Alguma rota necessita de avião? Até 8 horas de trem ta bom. Esse roteiro esta correto?
    Grata
    Marisa
    Abs

    • Damares Lombardo    27/08/2015

      Olá Marisa!
      A sequência está correta sim, mas veja se os trens não farão baldeação, porque em muitos trajetos longos precisa trocar de trem, as vezes mais de uma vez.
      O trajeto de Barcelona a Paris e depois pra Veneza, são os mais distantes, portanto, verifique se vale a pena o trem ou um voo low cost. Veja este post: http://www.keviagem.com/2011/11/viajar-com-voos-baratos-na-europa/
      Abs
      Damares

  28. Sonia    07/09/2015

    Olá Damares. Tudo bem?
    Gostaria de uma opinião sua. Viajarei pra Europa em 19/01 e voltarei 02/02. Chegando e saindo de Porto (comprei passagem em uma valor imperdivel). Gostaria de saber se nesses dias seria viável visitar Lisboa/Porto (3d), Paris (4d), Roma(3d) e Porto novamente pois apresento um trabalho lá no fim do mês e já ficaria até a volta ao Brasil(4d). Ficaria muito corrido??? O que me sugere?

    • Damares Lombardo    07/09/2015

      Sonia, se você vai ficar mais 4 dias em Porto no final de sua viagem, deixe para visita-la nesse período e aproveite para conhecer Lisboa na chegada.
      As outras cidades estão bem divididas.
      Abs
      Damares

  29. Suellen Carvalho    12/09/2015

    Damares, gostaria muito de uma opinião sua, pois estou um pouco perdida.

    Estou planejando a 1ª viagem a Europa, terei 23 dias no total (ja contando os dias de deslocamento) para conhecer Londres (4 dias inteiros), Paris (4 dias inteiros), Roma (3 dias inteiros), Madri (3 dias inteiros) e Lisboa (3 dias inteiros).
    Você acha que está muito corrido?

    • Damares Lombardo    12/09/2015

      Suellen, não está corrido não, se você organizar bem seus roteiros de cada dia nas cidades, dá para conhecer algumas das atrações mais importantes de cada lugar. É claro que Londres e Paris tem muito pra ver, e nem em uma semana você conseguiria conhecer tudo, mas 4 dias inteiros está bom.
      Abs
      Damares

  30. Joana    27/01/2016

    Boa noite querida. Eu estou pretendendo ir a europa no final de junho passar 25 dias com esposo e 2 filhos de 9 e 11 anos, chegando e saindo por Lisboa. A minha dúvida é sobre hospedagens nos outros países, pois não tenho dias certos p fazer a reserva do hotel, pois pode ter mudança nos dias e lugares. Qual dica VC me dá. Aguardo respostas.
    Gostaria muito de conhecer: Londres, Paris, Itália.

    • Damares Lombardo    27/01/2016

      Olá Joana. Você pode arriscar para reservar de última hora, o problema vai ser encontrar disponibilidade com preços decentes. Junho já é alta estação na Europa, então você vai estar correndo um grande risco de pagar preços altos, e Londres e Paris são destinos com hospedagem cara.
      Abs
      Damares

  31. Marcia    06/02/2016

    Ola queremos ir agora em Maio/16 e pretendemos passar por seguintes lugares:
    Roteiro: SP – (Espanha) Madri – Sevilha – Córdoba – Valência – Barcelona – (França) Bordeaux – Lyon e Paris
    o que vc nos sugeri? queremos ir no dia 02/05 até dia 13/05, que sugere?Queremos sair de sao paulo e parar em madri e voltar por paris.

    • Damares Lombardo    06/02/2016

      Olá Marcia. A sequência seria Madrid, Barcelona, Valência e depois seguir para Andaluzia. Depois vai ter que voltar em direção a Barcelona pra entrar na França e seguir para Lyon e depois Bordeaux ou passando primeiro por Bordeaux. Acho que será muito difícil conseguir fazer todo esse percurso em tão pouco tempo.
      Reveja bem seu itinerário.
      Abs
      Damares

      • Marcia    07/02/2016

        Damares, boa noite.

        Muito obrigada pelo retorno, estou revendo conforme sua sugestão…abs

  32. Roberta    22/02/2016

    Olá, tudo bem? Amei suas dicas. Em abril estarei indo com minha irmã para Europa. Chegaremos dia 04 de abril no final da noite em Lisboa. Já reservamos hotel e ficaremos até o dia 08 lá. Queremos em seguida conhecer Madri, Paris e Roma. Retornamos no dia 21 de abril. Nesse período você acha que e possível? Que fuças de lugar que não devemos deixar de conhecer em Lisboa e nas demais localidades? Grata

    • Damares Lombardo    23/02/2016

      Olá Roberta. Nos arredores de Lisboa têm cidades encantadoras como Sintra e Cascais, perto de Madrid tem Toledo que é linda. Mas deixe para decidir quando estiver nos destinos, porque as capitais que vocês irão visitar oferece muito de interessante para conhecer.
      Abs
      Damares

  33. Thaís    28/02/2016

    Olá Damares, tudo bem?
    Suas dicas são valiosas..rsrs..parabéns pelo site!! Queria uma ajuda..em dezembro tenho 11 dias e queria dividir entre França e outro país..qual você me indica?
    Pensei em separar 6 dias em Paris..mas não sei para onde ir nos outros dias..será que Roma poderia ser uma boa? Ou melhor fazer Roma quando puder conhecer os outros lugares da Itália? O que você acha?

    Obrigada,
    Beijos

    • Damares Lombardo    01/03/2016

      Olá Thais. Se vc ficar 5 dias em Paris, da pra visitar Roma (4 dias) e Veneza (2 dias), por exemplo.
      Compre seu voo chegando por Paris e voltando de Veneza.
      Abs
      Damares

  34. FERNANDO HENRIQUE    02/03/2016

    OLA DAMARES. IREI FAZER UMA VIAGEM POR ITÁLIA, SUÍÇA, PORTUGAL E FRANÇA. MAS TENHO POUCOS DIAS PARA A VIAGEM. GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR ROTEIRO E QUAIS OS PONTOS TURÍSTICOS PRINCIPAIS QUE EU PODERIA VISITAR.

    • Damares Lombardo    02/03/2016

      Olá Fernando. Você irá visitar 4 países, se têm poucos dias, analise bem se serão suficientes para passar por todos eles e realmente conhecer bem os lugares. Os pontos turísticos de cada país depende das cidades por onde se passa e geralmente são muitos, fica difícil eu lhe dar essas informações por aqui. Aconselho a visitar os posts presentes no blog e tb visitar outros blogs para pegar essas dicas.
      Abs
      Damares

  35. Eneida    11/03/2016

    Boa noite, Damares.
    Vou visitar uma irmã que mora em Bérgamo/Itália, e vou ficar uns 25 dias. Gostaria de fazer uns passeios de trem pela Europa, partindo de lá. Mas como nunca fui a Europa não sei como começar.
    Você poderia me ajudar, traçando um roteiro..?
    Obrigada.
    Abraços.
    Eneida

    • Damares Lombardo    11/03/2016

      Olá Eneida. Depende do período da sua viagem. Me manda por favor um email: roteiro@keviagem.com
      Abs
      Damares

  36. Felipe Pighini    04/04/2016

    Ola Damares, tenhos as passagens compradas para o periodo de 4 a 21 de julho, chegando e saindo de Lisboa.
    Nao sei o melhor caminho para visitar Espanha (barcelona), Franca (Paris/Disney) e Londres. Gostaria de dicas qto a quantidade de dias em cada pais/cidade.

    • Damares Lombardo    05/04/2016

      Felipe, para ganhar tempo, eu sugiro que faça os trajetos de avião. Veja o que vale mais a pena, comprar os voos internos incluidos no seu bilhete internacional ou compra-los com as cias low cost aqui da Europa. Veja este post: http://www.keviagem.com/viajar-com-voos-baratos-na-europa/
      De Paris a Londres, dá pra ir de trem e eu aconselho fazer essa viagem, porque dessa maneira você chegará dentro da cidade.
      Quanto ao número de dias em cada cidade, eu faria dessa maneira: Lisboa (3), Barcelona (3), Paris (5), Londres (6). Londres tem muita coisa pra ver, sobretudo os museus que são fantásticos e praticamente quase todos sao gratuitos.
      Abs
      Damares

  37. Ludmilla    05/04/2016

    Olá flor,
    Olha, to querendo fazer esse ano alguns países que não conheci. Serão 30 dias de viagem, e pensei em ir, como tá tudo por perto…. Veneza, Milão, zinque Munique Berlim dresdem praga Viena Budapeste Cracóvia
    O que vc acha? Da pra eu fazer com meu marido gastando pouco? Fiz ano passo o mesmo tipo de viagem com meu marido e gastamos 15000 os dois. Comemos na rua, dormimos em hostel e andamos muito a pé. Vc tem alguns conselhos? Vamos em setembro.
    Agradeço ajuda

    • Damares Lombardo    06/04/2016

      Ludmilla, talvez até dê sim, mas saiba que cidades como Veneza, Zurique e Munique são muito caras. Se sua viagem for na baixa temporada, fica mais fácil gastar pouco com hospedagem. A partir de outubro até abril os preços são mais baixos, com excessão do ano novo.
      Abs
      Damares

  38. Teresa Cristina    12/04/2016

    Olá, Damares.
    Esse ano quero conhecer a França, Itália e Portugal.
    Tenho total disponibilidade de tempo por ser aposentada, mas ao mesmo tempo tenho receio de ir por conta própria por ser sozinha e viajar só.
    Você acha que vale o risco?
    Um abraço.

  39. edvaldo dantas    13/04/2016

    Estou indo do RJ. . a Europa, em outubro, pela primeira vez e meu roteiro será Amsterdan, Suiça, Paris, Lisboa….isso em 15 dias. de Amsterdan vou de aviao até a suiça….e de trem até Paris e aviao a Lisbo e voltando para RJ. Gostaria de saber como posso dividir os dias nesses países.

    • Damares Lombardo    20/04/2016

      Edvaldo, em apenas 15 dias, eu sugiro que visite somente as capitais de cada país que irá passar pra conseguir conhecer alguma coisa, pois não esqueça que o dia de viagem de um lugar poro outro, é quase sempre perdido.
      Amsterdam (3 dias), Zurique (3 dias), Paris (5 dias), Lisboa (4 dias).
      Abs
      Damares

  40. Lourdes Araujo    20/04/2016

    Boa Noite Damares, tuo bem?
    preciso de sua consultoria rs rs. Estou indo a Lisboa com marido e filha (adulta) em dezembro/2016, num periodo de 22 dias. pretendo conhecer Amesterdan e Londres, o que voce sugere? tenho familia em Lisboa, o que torna as coisas mais faceis. voce sugere aquelas viagens de trem? aguardo seu retorno.
    Abs,
    Lourdes

    • Damares Lombardo    22/04/2016

      Olá Lourdes. A viagem de trem aqui na Europa é conveniente quando a distância não é enorme, nesse caso, sugiro que pegue um voo de Lisboa a Amsterdam e depois um trem até Londres. Pra retornar para Lisboa, pegue outro voo.
      Abs
      Damares

  41. Gisele Salles    25/04/2016

    Olá, Damares, tudo bem? Descobri seu site e jå estou viciada! Desde jå parabéns por se dispor a ajudar! Estou precisando de uma super ajuda que nem meu agente de viagens está sabendo bem como fazer.V por isso tomo a liberdade em lhe pedir uma ajuda. Vamos lå: teremos 20 dias de férias e gostaríamos de explorar Italia (7 dias em Roma e Veneza), França (Paris por 3 dias), Suiça (por 5 dias) e Inglaterra (5 dias) e gostaria de saber por onde começar e qual local ir a partir do ponto de chegada e quais percursos devemos fazer de trem e quais de avião? Muitíssimo obrigada e lhe desejo sucesso sempre!

    • Damares Lombardo    26/04/2016

      Olá Gisele. Acho que 3 dias em Paris é pouco, veja se consegue tirar um dia na Suiça e colocar em Paris. Lembre-se sempre que o dia de chegada e partida, é quase sempre perdido, ou pelo menos meio período vai embora sem aproveitar nada da cidade.
      Quanto aos percuros de trem ou de avião, vai depender das cidades que você pretende visitar na Suiça. De Roma a Veneza (trem), de Paris a Londres (trem). Faça o calculo da distância da cidade que vai visitar entre Veneza e veja se vale a pena ir de avião. Eu recomendo uma viagem de trem de até no máximo umas 6 horas, mais do que isso perde-se muito tempo, o que poderá pesar do tempo disponível para visitar cada cidade, a não ser que se faça uma viagem noturna.
      Infelizmente a maioria dos agentes de viagem que vendem Europa no Brasil não conhece a Europa, por isso muitas vezes não é fácil pra eles conseguirem entender como orientar os clientes.
      Boa viagem!
      Abs
      Damares

  42. SIMONE    12/05/2016

    Bom dia Damares,

    1 – Primeiro item, qual melhor mes FEV/17 ou JUL/17? (pensando em preço e tempo sem ser muito frio rs)

    2 – Vou eu e meu namorado, não falamos inglês fluente, somente o básico do básico .. por qual pais você indicaria para gente chegar, nos aeroportos da Europa o visto é na hora né? tem entrevista? Se sim .. pensei em chegar por Lisboa ..
    Ok , dai chego por Lisboa, dai viajo para Madri ou Busdapeste ou barcelona por avião chegando de novo no aeroporto de outro pais tem outras entrevistas? Como funciona?

    3 – Olha como seria meu Roteiro:

    4 dias – lisboa
    4 dias – madri ou barcelona ou berlin ou munique ou bruxelas ou Veneza ou Genova (Dai de lisboa qual dessas cidades (paises) posso ir para ficar 4 dias, que o custo de hospedagem alimentação não é tão caro, e qual delas tem as regiões mais atraentes para visitar algum região do lado para aproveitas)? Pensei em Genova e Barceola por ter praia .. kkk

    6 dias – praga ou budapeste ou viena ou bradislava (que são as cidades fora da zona do euro/libra, melhor preço hospedagem, alimentação que posso aproveitar e conhecer alguma cidade da região)

    e por onde posso voltar, por lisboa .. + 1 dias

    Lugares que a comunicação seja facil de entender como espanhol, custo hospedagem, alimentação ..
    Se eu ficar rodado de paises teria que toda hora ficar trocando $$ em casa de cambio?
    ou levaria somente cartão de credito, e no lado da Hungria a moda é mais barata e queria aproveitar mais lá ..

    se eu fizer esta escala pegaria total de 4 aviões?
    BR – LISBOA
    LISBOA – CIDADE (PAIS ESCOLHIDA) –
    CIDADE (PAIS ESCOLHIDO) – PAIS FORA ZONA EURO
    PAIS FORA ZONA EURO – BR

    E as regiões de cidades perto, iria de trem mesmo ..

    Aguardo ajuda .. pliss.

  43. Luanna    28/05/2016

    Nunca viajei para fora do Brasil, estava querendo passar 15 dias na Europa e os lugares que eu gostaria de conhecer seria Alemanha, França, Itália, Espanha . Qual seria o melhor roteiro para não ficar tão caro e tava querendo pro mês de março.

    • Damares Lombardo    29/05/2016

      Olá Luanna. Em apenas 15 dias vc poderá conhecer as capitais desses 4 países, mais do que isso fica muito difícil porque vai ser td muito corrido e vc vai terminar não conhecendo bem as cidades por onde passar. A Espanha e o país menos caro desses que vc escolheu, mas março é baixa estação e consegue-se bons preços nas hospedagens.
      Abs
      Damares

  44. Ana Lúcia Lopes    01/06/2016

    Bom dia, Damares! Meus pais estao indo morar em Portugal como aposentados e pretendem conhecer os paises da europa e outros. Nunca fizeram uma viagem internacional e não sabem falar outro idioma. Eu gostaria de ajudá-los com roteiro e dicas e que façam tudo com bastante calma para aproveitarem o melhor de cada país. Tenho muitas dúvidas, uma delas é se não seria melhor eles viajarem por partes, visitar um, dois ou três paises e voltar para descansar em portugal ou ir visitando um a um sem pressa, visto que, eles não precisarão se preocupar com o tempo. Também gostaria de saber quais paises podem ser visitados indo de trem. Eles não gostam muto de viajar de avião rsrsrs Se puder me dá essas informações, te agradeço.

    • Damares Lombardo    02/06/2016

      Olá Ana. Concordo com você em relação a seus pais fazerem pequenas viagens e depois retornarem pra Portugal, já que irão viver na Europa, não tem necessidade de correr pra conhecer tudo de uma vez. Eles poderão viajar por toda a Europa de trem, mas sugiro que faça por partes porque senão vão precisar fazer muitas baldeações. A Espanha está ao lado de Portugal, e eles poderão fazer muitas viagens pra lá. Depois da Espanha chega-se no sul da França. Outra opção é viajar de ônibus, a viagem é mais longa, mas não faz baldeação e custa mais barato. O Flixbus, por exemplo, parece que já viaja por toda a Europa.
      Abs
      Damares

  45. Joana    01/06/2016

    Olá, vou para Europa e queria conhecer a França e Inglaterra, ficarei lá de 10 a 20 dias, onde é melhor chegar e sair e quantos dias devo ficar em cada? Obrigada pela ajuda!

    • Damares Lombardo    02/06/2016

      Olá Joana. Fica difícil eu te dar uma ideia de quantos dias ficar em cada lugar, porque além de vc ainda não saber quantos dias de viagem são, não sei por onde vai passar. A diferença de dias é grande (10 a 20 dias) pra poder dar uma ideia de uma rota. Sugiro que primeiro tudo, decida o número de dias de viagem, depois as cidades que gostaria de conhecer, só assim poderei te dar alguma dica.
      Abs
      Damares

  46. Eliza toledo    05/06/2016

    Olá Damares
    Estamos querendo ir para a Europa em agosto, e já decidimos q queremos conhecer Portugal, madri e Paris. Vc poderia nos ajudar temos apenas 8 dias pq conseguimos uma promoção boa da azul q chega dia 19 em Lisboa e retorna dia 27 de Lisboa para o Brasil
    Já olhamos mto roteiro mais estamos bem perdido 😭

    Obrigada desde já 😘

  47. Adriana Oliveira    24/06/2016

    Olá Damares,
    Estou me programando para fazer um curso de Espanhol em Valencia, na Espanha por 3 semanas e de lá ficar duas semanas conhecendo a Europa, o que pensei nesses 3 finais de semana que estarei em Valencia o primeiro conhecer o próprio lugar e no segundo final de semana conhecer Barcelona que está ao lado e depois ir para Madri ficar em torno de 4 dias, Paris 4 dias, Porto 4 dias e Lisboa 4 dias, o que você acha? queria muito conhecer Roma mais acredito que não dará tempo.
    Você tem alguma outra sugestão? estou bem perdida pq não conheço nada na Europa.
    Desde já agradeço.
    Adriana

  48. Francisco Ramos    25/06/2016

    Boa noite,estou querendo visitar Roma,Paris,Lisboa e Veneza,pretendo fazer isso em 22 dias e tambem pretendo fazer uma viagem de trem.
    Por onde começo e por onde termino esta viagem ja retornando para o brasil?
    Desde ja agradeço.

  49. fátima loureiro    30/06/2016

    Olá Damares! Tenho uma filha que mora em Bonn e eu e meu marido queremos passar o Natal com ela, iremos a Portugal onde ela tem uma amiga que insiste em passear conosco e gostaria de ir a mais um ou dois paises mais perto,Ficarei mais ou menos 20 dias, minha filha é jovem adulta solteira, já viaja muito, mas eu connheço pouco da europa, fui á Toscana, a porto Fino que amei, a Lugano na Suiça, alguns lugares da Alemanha e uma cidade só da Holanda. Depois de Portugal to muito sem ideia de onde ir, tenho vontade de conhecer á Espanha, mas nao sei se vou com ida e volta pra Portugal, apesar de que tenho que ir a Bonn na ida ou na volta, nao sei de onde volto pro Brasil, porque minha filha mora com uma cunhada em Bonn, entao tenho que visita-los.Gostaria de saber se é viavel cmprar a ida e volta, e se for pra outros paises compro ai mesmo? QUais os lugares menos frios em dezembro e inicio de janeiro, pois sou asmatica, odeio muito calor, mas o frio que tolero é 5 graus, que enfrentei no Chile e nao horrorizei nao,rsrrs. To meio sem rumo, poderia me ajudar?

    • Damares Lombardo    04/07/2016

      Olá Fátima.Você pode comprar sua passagem via Portugal fazendo um stop em Lisboa na ida ou na volta sem pagar nada a mais. Você poderia parar em Lisboa na volta, ficar uns dias lá e aproveitar para dar um pulo em Madrid, depois voltar pra Lisboa para pegar o voo pro Brasil. Veja se vale mais a pena com avião ou trem de Lisboa a Madrid, visite os sites das companhias aéreas low cost e da ferrovia portuguesa e espanhola. Quanto aos lugares menos frios em dezembro na Europa, eu diria Portugal e Espanha, mas em Madrid faz frio.
      Abs
      Damares

  50. Juliana    03/07/2016

    Boa noite,
    Parabéns pela dedicação em ajudar tdos a buscar a melhor forma de aproveitar a viagem.
    Estou programando uma viagem apenas eu e meu marido para o final de fev início de março de 2017 e gostamos bastante de frio (neve) e bons vinhos.
    À princípio pensei em fazer um roteiro por Italia, Suíça, Alemanha e França, mas gostaria que me desse sua opinião! Teremos apenas 15 dias! Será que daria tempo?
    Quais as principais cidades para visitar e o meio de locomoção entre elas?
    Desde já obrigada.

    • Damares Lombardo    04/07/2016

      Juliana, vai depender das cidades que vc deseja visitar em cada país. Se for conhecer apenas as capitais até que dá pra fazer em 15 dias, mas vai ser corrido e vc vai conhecer pouco de cada lugar, só Paris precisaria de 4 dias inteiros como mínimo.
      Abs
      Damares

  51. Yuma Mayer    14/07/2016

    Ola Damares amei as suas dicas. Eu pretendo viajar em Fevereiro de 2017 com os meus irmãos, queremos conhecer Portugal (queremos ficar poucos dias 2 no máximo sem contar o dia de chegada) Espanha ( foco em Ibiza ou ficar na cidade para conhecer o campo de futebol do Real Madrid e Barcelona paixão dos dois – 2 dias também) e França, Paris ai queremos passar o maior tempo da nossa viagem. É a nossa primeira viagem para Europa, estou aqui perdida nem sei por onde começar, o que fazer para sair de um país para o outro. Lugares para comprar roupas fantásticas mas também acessíveis. POR FAVOR ME AJUDA…. quero que tudo corra bem. Apenas teremos 11 dias úteis de férias…

    • Damares Lombardo    15/07/2016

      Yuma, primeiramente compre as passagens chegando por Portugal com volta a partir do último país que vai visitar. Exemplo: Sao Paulo/Lisboa/Paris/Sao Paulo. Nesse caso recomendo a comprar com a Tap. De Lisboa vc pode ir a Madrid de trem ou de avião, assim como de Madrid a Barcelona.
      Pra Ibiza é melhor de avião se vc partir de Barcelona, saindo de Valência da pra ir de ferries.
      Depois vá de avião para Paris. Veja o post que fiz sobre as companhias baratos na Europa: http://www.keviagem.com/viajar-com-voos-baratos-na-europa/
      Abs
      Damares

  52. TATIANA    20/07/2016

    Bom dia,
    Ano que vem vou fazer uma viagem de 30 dias aproximadamente.
    Vou visitar Munique, Amsterdam, Bruxelas, Londres, Paris, Madri e Lisboa.
    Vc acha que o tempo é o suficiente, levando em consideração todos os transportes (avião e trem) que vamos pegar?
    Obrigada
    Abraços
    Tatiana

    • Damares Lombardo    21/07/2016

      Tatiana, dá sim. Em Bruxelas 2 dias são suficientes, e Amsterdam 3. Depois procure dividir ficando mais dias nas outras cidades, tendo em consideração que Paris e Londres são aquelas que requerem mais dias. Procure usar avião para as distâncias mais longas e trem para aquelas mais curtas. De Paris a Londres, por exemplo, vá de trem.
      Abs
      Damares

  53. Tamara    01/08/2016

    Boa Tarde Damares. Estou adorando isso aqui!!!
    Queria tirar uma duvida com vc… vamos no final de setembro, inicio de outubro para Europa. Chegamos por Roma e voltamos por Roma. 18 dias de viagem, ja descontando os dias de chegada e de volta. Estamos pensando em fazer: Roma-Veneza-Suiça-Amsterdam-Londres (já conhecemos Paris). Você acha uma boa idéia? Ou vamos acabar indo a lugares muito longe uns dos outros? O ideal seria fazer Suiça- Amsterdam de voo e o restante de trem? Pensamos em Barcelona, Madrid, Milão…. mas acabamos cortando do roteiro. É tão dificil né? da vontade de ir em todos os lugares rsrsrs
    Muito Obrigada!!

  54. Daniel    05/09/2016

    Olá Damares,

    Parabéns belo blog..show de bola..

    Me ajude, estou programando um roteiro pela Europa (cerca de 15 dias), queremos conhecer, Roma (a chegada seria em Roma) depois Paris e Berlim.

    Acha que teremos tempo suficiente? o transporte terrestre na Europa seria o melhor (sem locação de carro)?

    • Damares Lombardo    15/09/2016

      Ola Daniel. Em 15 dias é possivel visitar essas 3 capitais sim, mas de aviao, pois se encontram distantes uma da outra.
      Procure chegar por Roma e partir de Berlim, se esta for sua ultima etapa.
      Abs
      Damares

  55. alice    25/09/2016

    Olá Damares. Eu e meu esposo planejamos viajar à Europa ano que vem. O nosso roteiro é, nessa ordem, lisboa, roma, veneza, paris e grécia(atenas e santorini). Queríamos saber quantos dias serão suficientes, além de quais transportes utilizarmos nos translados e hospedagem. Estamos começando a pesquisar. Desde já agradeço a atenção. Será de grande valia, sem dúvidas.

  56. Lucia Ribeiro    26/09/2016

    Estou indo a Lisboa( Brasil /Lisboa/ brasil) Fatima não pode faltar , agora em outubro, apenas 10 dias , estou em duvida entre Porto ou Paris , pode me dar ajudar . Abs

    • Damares Lombardo    26/09/2016

      Lucia, apesar de Porto estar bastante em voga nesse momento, acho que se vc ainda não conhece Paris, não deixe de visita-la.
      Abs
      Damares

  57. Caroline    29/09/2016

    Montei meu roteiro iniciando por Paris, Estrasburgo, Zurique, Provence, Cote d´Azur, Veneza, Verona, CinqueTerre, Portovenere, Monterosso, TOSCANA, Costa Amalfitana, Napoles e volto por Roma.
    Gostaria de saber qual a melhor forma de realizar os percursos, Trens, Alugueis de Carros, avião..
    Estou pesquisando, mas ainda tenho dúvidas, por ser um roteiro de 35 dias, qualquer economia conta,.
    Conto com o apoio de vcs
    Abraços

    • Damares Lombardo    29/09/2016

      Caroline, pra eu lhe dar essas informações detalhadas, precisaria para por um tempo e pesquisar os voos e os trens, e infelizmente eu não tenho esse tempo. Faça as viagens de trem nos percursos mais próximos e de avião para aqueles mais longos. A partir de 7/8 horas de viagem já é uma viagem longa aqui na Europa.
      Abs
      Damares

  58. Diego Lelis    29/09/2016

    Olá Damares, estamos indo passar uma segunda lua de mel pela França, serão 18 dias agora em outubro, e reservamos os últimos 5 dias para Paris. Estrategicamente qual seria a dica de melhor região para se hospedar em Paris, considerando preço, metrô, e um pouco de conforto, em geral qual seria o melhor custo x benefício? Obrigado.
    Abraço.

    • Damares Lombardo    09/10/2016

      Diego, Paris tem muitas zonas decentes com preços razoaveis para se hospedar. Eu costumo indicar a zona de Montparnasse.
      Abs
      Damares

  59. Jacqueline    03/10/2016

    Damáris boa noite,

    Eu e meu marido pretendemos passar 20 dias na Europa em março. Temos planos de fazer França, Espanha e Portugal. Sugeri algum roteiro?
    Obrigada!!!

    • Damares Lombardo    09/10/2016

      Olá Jacqueline. Os roteiros podem ser vários, pois os 3 países possuem lindas cidades que valem a pena serem visitadas.
      Você pode usar Madrid como base e fazer bate e volta a Toledo e Avila, por exemplo. Mas não deixe de passar em Barcelona. Portugal tem cidades lindas além de Lisboa e Porto como Óbidos e Sintra. Paris precisa de pelo menos uns 4 dias cheios.
      Abs
      Damares

  60. Victória Joli    04/10/2016

    Olá Damares, preciso de uma ajuda!
    Estou indo para França agora em dezembro juntamente com uma amiga, tenho familiares lá, como estão ilegais não tem como fazer o atestado de acolhimento, então vou reservar um hotel ficarei uns 11 dias no hotel na FRANÇA, depois irei para alemenhã na casa de famiares, meu tio irá me buscar no hotel na França de carro e depois volta para frança para pegar meu voo. Com essa trajetoria preciso mesmo assim do atestado de acolhimento do meu Tio da Alemanhã? ficarei 11 dias na frança e 17 dias na alemanhã

    • Damares Lombardo    09/10/2016

      Victoria, a partir do momento que você entrar na Europa, não precisa mais de carta convite para ir a outros países que fazem parte do Tratado de Schengen, e a Alemanha faz parte. já a Suiça não faz parte, mas é só vc apresentar seu bilhete de volta pro Brasil e um cartão de credito ou dinheiro para comprovar que tem como se manter durante sua estádia no país.
      Abs
      Damares

  61. ines    05/10/2016

    BOM DIA QUERIDA DAMARES, VOU FAZER UMA VIAGEM NO FINAL DE JUNHO DE 2017, MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR. VOU Á PORTUGAL E ITALIA, PORÉM JA CONHEÇO ALGUNS LUGARES DA ITALIA, VOU FAZER A COSTA AMALFITANA. GOSTARIA DE SABER COM VC O QUE SERIA MELHOR E MAIS FACÍL PORTUGAL PRIMEIRO E DEPOIS ITALIA OU VICE VERSA? E O QUE PODERIA VISITAR EM PORTUGAL POR 5 DIAS? DESDE JA AGRADEÇO
    INES

    • Damares Lombardo    09/10/2016

      Olá Ines. Acredito que o ideal seria vc comprar a passagem com a Tap para uma cidade da Itália – Roma por exemplo – fazendo um stop em Portugal (Lisboa). A Tap é uma companhia aérea portuguesa, e ela chega na Europa através de Portugal, por esse motivo o stop no país não tem um valor adicional.
      Apenas 5 dias em Portugal não dá para conhecer muito, eu ficaria em Lisboa e faria um bate e volta a Sintra.
      Abs
      Damares

  62. Juliana    06/10/2016

    Olá!
    Estou pensando em ir pra Europa meio de agosto de 2017 e pensei em Itália/Espanha e mais algum outro país.
    Eu e meu marido gostamos de sol, baladinhas… mas queremos tbm conhecer lindos lugares.
    O que você sugere?!

    • Damares Lombardo    09/10/2016

      Juliana, a Europa oferece tudo isso e muito mais, vai depender de quanto tempo vocês irão ter disponível.
      Portugal também é uma ótima pedida pra quem gosta de sol e baladas,sobretudo Lisboa e Porto.
      Abs
      Damares

  63. Claudinne    17/10/2016

    Olá!
    Eu e meu marido temos um casamento em Paris no final de abril/2017. Estamos programando de fazermos 15 dias de viagem. Você me sugere alguma coisa?
    Abçs… Obrigada!

    • Damares Lombardo    19/10/2016

      Claudinne, aproveite e conheça outras cidades de outros países que estão próximos como Londres e Bruxelas. E dando uma esticadinha de Bruxelas, vá à Amsterdam.
      Abs
      Damares

  64. Henrique    02/11/2016

    Boa tarde Damares. Vou viajar para a Europa (eu e minha esposa). Infelizmente não segui uma de suas regras e comprei passagem para chegar dia 6/11 em Paris e voltar por Amsterdã no dia 26/11. Terei que ficar 5 dias em Paris (combinei com meu irmão) e em seguida visitar uns amigos em Antuérpia (passar lá 3 dias). Depois gostaria de conhecer a Alemanha (talvez Berlim e outra cidade) e voltar para Amsterdã, onde pretendo passar uns 3 dias. O que vocẽ me recomendaria para a Alemanha. Minha esposa não gosta de muito frio mas mesmo assim estamos querendo ir. Desejamos ficar em hoteis mais em conta. Obrigado

    • Damares Lombardo    04/11/2016

      Olá Henrique. Em novembro geralmente ainda não faz muitíssimo frio na Alemanha, então acho que sua esposa resistiria bem na Alemanha. Berlim é uma cidade muito interessante, mas perto de Amsterdam tem cidades da Alemanha muito bonitas e características e que faz menos frio, como Colônia e Dusseldorf, por exemplo. Eu moro em Colônia e a temperatura está oscilando entre 8° e 13°. Sem falar nos mercadinhos de natal que já vão estar funcionando que são lindos. Veja esse post:
      http://www.keviagem.com/alemanha-mercados-de-natal-em-colonia/
      Abs
      Damares

  65. Luiza    08/11/2016

    Olá Damares! Parabéns pela página, suas dicas tem me ajudado muito!
    No entanto, estou com muita dúvida: pretendo viajar com meus pais (60 anos) para a Europa, mas estou indecisa quanto aos países que iremos visitar. Eu me interessei em dois roteiros:
    Portugal – Espanha – França – Inglaterra
    e
    Espanha – França – Suiça – Itália
    Minha maior dúvida está em visitar Inglaterra ou Itália, mas não sei qual dos países seria mais atraente para os meus pais, levando em conta a idade deles. Você teria alguma sugestão?

    Desde já, agradeço

    • Damares Lombardo    08/11/2016

      Olá Luiza. É muito relativo e depende de como são seus pais. Visitar a Inglaterra significa conhecer Londres, que é uma cidade grande bastante movimentada. Cada país escolhido há características bem distintas. Eu aconselho a expor as cidades que vc gostaria de colocar no roteiro e conversar com seus pais antes de tomar uma decisão.
      Abs
      Damares

  66. Camila    24/11/2016

    Estou planejando viajar em Agosto/17 para Potugal pois tenho uma prima que mora lá, de lá quero conhecer Italia e França (não sei qual a ordem de países conhecer primeiro), pretendo fechar pacotes de lá mesmo para conhecer esses dois países e voltar para Portugal/Brasil. Alguma indicação do que fazer 1º rs?

    • Damares Lombardo    27/11/2016

      Olá Camila. Porque vc vai fechar um pacote para visitar a Itália e a França? Será que não conseguiria visitar esses países com um Roteiro Personalizado?
      Sugiro que veja está página: http://www.keviagem.com/roteiro-personalizado/
      Abs
      Damares

  67. Sayonara    28/11/2016

    Damares, eu e meu esposo estamos nos programando para viajar em abril/17 para a Europa. São 18 dias, chegaremos primeiro na França (minha enteada está morando em Toulouse e chegaremos primeiro lá), quais países, para esta quantidade de dias vc indicaria conhecermos?

    • Damares Lombardo    04/12/2016

      Olá Sayonara. Toulouse está perto da Espanha, a cerca de 400 km de Barcelona. Acredito que vc visitará Paris, então nesse caso vai ficar meio fora de mão, porque Paris está do outro lado. Vc poderia seguir para Paris e depois ir a Belgica e Holanda. Só em Paris eu recomendo pelo menos 4 dias cheios.
      Abs
      Damares

  68. Manoel    09/12/2016

    Boa noite Damares, estamos em um grupo de 6 pessoas e iremos passar 13 noites na Europa, chegamos no dia 05 de maio as 15h35. Estávamos pensando em locar um carro, será que vale a pena?
    O roteiro a principio seria, 3 noite em Paris, saindo de Paris locamos um carro e vamos para 2 noites na suíça, 1 noite entre Veneza e Verona (passeio de meio dia em cada, em Verona, ir somente na casa da Julieta), 3 noites em Roma, dai voltamos para devolver o carro em paris, e depois vamos dai depois vamos para Londres onde passamos 2 noites e 1 noite em Amsterdã, depois voltamos e ficamos 1 noite em paris para na manhã seguinte pegar o avião de retorno (dia 18)
    O que acha do roteiro? Vale a pena locar carro ou melhor se locomover de trem e avião? (pelo que pesquisei o carro ainda sairia mais barato e ainda cada um teria onde deixar suas malas sem pagar a mais por isso)

    • Damares Lombardo    10/12/2016

      Manoel, acho até que dá pra fazer, mas vocês vão precisar dividir bem os dias em cada lugar. Procurem partir sempre bem cedinho de um lugar pro outro para evitar o trânsito na parte da manhã das pessoas que se deslocam para ir trabalhar, pois muita gente mora fora das cidades e pegam estrada.
      Abs
      Damares

  69. Felipe Maciel    09/12/2016

    Damares, olá! Gostei muito das suas dicas.
    Irei para a Alemanha em janeiro, e vou ficar em Roma por duas horas.
    Terei que passar pelo balcão de imigração?

    • Damares Lombardo    10/12/2016

      Olá Felipe. A imigração na Europa é feita na cidade que vc entrar no continente. Mas a Alemanha está fazendo controle mais rígido, inclusive para voos que chegam de outros países europeus.
      Abs
      Damares

  70. Mariano Farias    02/01/2017

    Damares, tudo bem? Pretendo fazer meu primeiro mochilão em julho. Ficarei de 30 a 35 dias na Europa. Pensei neste roteiro: Rio – Barcelona – Ibiza – Paris – Londres – Amsterdam – Zurich – Veneza – Roma. Você acha que tem muitas cidades? Talvez eu tiraria as 3 últimas e faria só um bate e volta de Amsterdam para Bruxelas. O que acha?

    • Damares Lombardo    04/01/2017

      Mariano, eu acho que em 35 dias da pra fazer esse roteiro tranquilamente.
      Abs
      Damares

  71. Amauri Rodrigues Manso Filho    05/01/2017

    Damares, tudo bem? Gostaria de programar um Roteiro que incluiria Roma – Barcelona – Lisboa e Porto. Saindo do Rio, chegando em Roma e voltando pelo Porto. De 20 a 25 dias. Eu e minha esposa. Agradeço!

    • Damares Lombardo    05/01/2017

      Olá Amauri. Vou lhe enviar um email.
      Abs
      Damares

  72. Suzana Gilioli    05/01/2017

    Olá, Damares. Adorei sua dicas! Irei em julho para Europa e penso em ficar 16 dias. Pensei no roteiro Lisboa – Paris – Londres e Roma. A sequência estaria adequada e suficiente para os dias que ficarei? E quais são os meios de deslocamento mais adequados entre estas citadas? Muito obrigada!

    • Damares Lombardo    05/01/2017

      Olá Suzanza. A sequência está correta sim. Recomendo a pegar o avião de Lisboa a Paris e depois o trem para Londres.
      Abs
      Damares

  73. Mai    13/01/2017

    Boa noite!! Que site incrível!parabéns mesmo! Deixa eu perguntar sua opinião, vou em lua de mel Para a Europa em setembro desembarcaremos em Londres… E a ideia era conhecer Londres, Paris, luxemburgo, colônia-bonn-koblenz e heidelberg e voltar de Frankfurt! Mas Para isso teremos algumas idas e vindas de trem. Então, surgeriram a ideia de fazer Londres, bruxelas, colônia bonn koblenz, luxemburgo e voltar de Paris (e eu abriria mão de heidelberg 🙁 e incluiria bruxelas) . Teremos 12 noites na Europa! Não sabemos o que fazer! Nos foi proposto uma noite em Bruxelas, uma em colônia, uma em koblenz e uma em luxemburgo e em Paris e Londres 4 dias, mas ficar um dia em cada cidade as vezes parece tão cansativo. O que você faria?? Help!!!

    • Damares Lombardo    14/01/2017

      Mai, 1 noite em cada cidade é muito cansativo. Paris e Londres precisam de pelo menos 3 noites em cada cidade. Façam base em Bruxelas ou Colonia e depois é só fazer bate e voltas de trem. As cidades se encontram muito perto umas das outras. Somente Heidelberg que fica fora do percurso.
      Abs
      Damares

  74. Hyana patrícia borges machado    14/01/2017

    Damares , tudo bem ? Estou programando uma viagem para Europa com meu Esposo , vamos em agosto , compramos passagem para chega em Paris / França e saindo de Frankfurt na Alemanha , e estamos perdidos , pois temos apenas 10 dias , apesar de q já conhecemos Paris , precisamos no máximo dois dias por lá , quero conhecer Amsterdam e estou em dúvida em Berlim e cidades da Alemanha , vc consegue fazer um roteiro bacana para nós , gostamos de gastronomia, tomar vinhos de fazer compras de conhecer os pontos turísticos conhecidos , se tiver como nos ajudar . Antenciosamente . Um abraço . Hyana

    • Damares Lombardo    15/01/2017

      Olá Hyana. Irei lhe enviar um email com mais detalhes sobre o Roteiro Personalizado.
      Abs
      Damares

  75. JOSE MATEUS    16/01/2017

    Damares, olá, preciso de uma dica sobre a ordem mais conveniente para viagem que farei em Agosto para Europa,
    pretendemos ir a Madrid, Barcelona, Roma, Paris e Londres, 5 dias em cada cidade, se possível tb o meio de transporte mais recomendado, ah…tenho enorme vontade de conhecer os trens por lá.
    abraço…
    desde já grato..

    • Damares Lombardo    20/01/2017

      Jose, a ordem está correta, mas use os voos entre as distâncias maiores e os trens naquelas mais próximas.
      Abs
      Damares

  76. Ana Freitas    17/01/2017

    Olá Damares , amei as dicas! Estou planejando uma viajem de 20 dias para abril de 2017. Mas estamos na dúvida se fazemos Paris-Suíça -Itália ou Amsterdã-Paris-Itália. Qual vc acha que é mais viável? Qual teremos maior facilidade de deslocamento . Temos a intenção de fazer os deslocamentos de trem.

    • Damares Lombardo    20/01/2017

      Ana, para os deslocamentos de trem acho a primeira opção mais viável, porque a Itália fica bem longe de Amsterdam. De Paris tem trem rápido para Suiça, e a Suiça fica mais perto da Itália.
      Abs
      Damares

      • Ana Freitas    23/01/2017

        Obrigada 😊

  77. Jucilene    17/01/2017

    Boa Tarde Damares, adorei as suas dicas. Estou começando a planejar minha viagem para a Europa e gostaria de conhecer Portugal e Italia no period de 16/12/2017 a 03/01/2018, você tem alguma sugestão de roteiro? Por qual pais devo começar?

  78. Sabrina    24/01/2017

    Viajar pela Europa foi a melhor experiência de viagem que já tive, pela diversidade da riqueza cultural e histórica, da arquitetura, da gastronomia em cada país! Escrevo sobre os lugares por onde passei no meu blog:
    http://liveforexperiences.blogspot.com.br/2014/12/posts-sobre-viagem-europa.html
    Foi tudo inesquecível e é gostoso poder compartilhar!

  79. Aline Jacob Tesch    27/01/2017

    Olá Damares, gostaria de umas dicas, meu marido e eu nunca fomos para Europa e tenho medo de errar nas escolhas. Gostaríamos de visitar Inglaterra e França, tenho uma irmã que mora em Londres e duas amigas que moram na França, uma em Bourdex e outra em Clermont Ferrant. As amigas da França (são francesas mesmo) insistem em irmos somente para França e ficar muitos dias lá, mas não queria perder a oportunidade de visitar minha irmã em Londres. Minha dúvida é quantos dias vc acha que precisamos para conhecer um pouco de cada cidade (Londres, Paris, Bourdex e Clermont Ferrant). Outra dúvida, indica começar por Londres ou por Paris? Queremos ir começo de Julho/17. Iríamos em 3, meu marido, meu filho de 4 anos e eu. Nós gostamos muito de viagens terrestres, apreciar vistas, cidades mediaveis e castelos. Pode me ajudar com boas dicas de rota e deslocamento???
    Uma observação: a amiga de Bourdex nos buscaria em Paris e faríamos o trajeto de carro Paris/Bourdex e Bourdex/Clermont Ferrant.

    • Damares Lombardo    29/01/2017

      Olá Aline. Se eu fosse vc não perderia a oportunidade de conhecer a Iglaterra não. Só Londres vale toda sua viagem. Fique pelo menos 4 dias em Paris e 5 em Londres, a região de Bourdeux é bonita, mas 2 dias seriam suficientes. Clermont Ferrant é uma cidade que fica numa zona vulcanica e não há muito o que ver.
      Abs
      Damares

  80. Cristiane Alves    03/02/2017

    Olá, em outubro eu e meu namorado queremos fazer o roteiro Londres, Paris e Roma, mas não sabemos qual a melhor ordem, e dicas de roteiros. Somos de São Paulo. Podemos embarcar no dia 13/10, com 15 dias de viagem. Você podeira nos dar algumas dicas? Estamos super dá dúvida tb por onde começar visando economizar

    • Damares Lombardo    06/02/2017

      Cristiane, vamos nos comunicar por email.
      Abs
      Damares

  81. Tiba    05/02/2017

    Olá Damares, estarei indo com minha esposa para Barcelona em março, porém ficaremos apenas 8 dias. Participarei de uma Maratona no dia 12/03, e terei 5 dias livres para passear, é nossa primeira vez na Europa, gostaríamos de conhecer 1 ou 2 países vizinhos, qual a sua sugestão?
    Desde já agradeço

    • Damares Lombardo    06/02/2017

      Tiba, o país mais perto de Barcelona é a França, e Paris fica longe para ir de trem. Eu sugiro que aprevitem para conhecer bem Barcelona e outras cidades da Espanha, como Madrid, que chega-se em pouco tempo com o trem veloz.
      Abs
      Damares

      • Tiba    06/02/2017

        Muito obrigado!!!!!

  82. MARLISE    19/02/2017

    Oi Damares, gostei muito do site gostaria de sugestões, eu meu marido e minha filha estamos programando ir a portugal em maio visitar minha outra filha que esta morando em coimbra, e é nossa primeira viagem a europa e gostaria se possível conhecer um pouco Espanha e Itália ,vamos passar 20 dias,estou em duvida em comprar a passagem ida e volta lisboa para o brasil.Gostaria de sugestões para montar um roteiro.
    Desde já agradeço!

    • Damares Lombardo    20/02/2017

      Olá Marlise. Você pode comprar seu bilhete chegando por Lisboa e voltando por Roma, por exemplo. Vai depender da última cidade que vai visitar para comprar sua volta.
      Abs
      Damares

  83. Clarice    26/02/2017

    Olá, estou com passagens compradas do dia 26/09 a 12/10, chegando por Londres e voltando por Paris. Gostaria de sugestões de roteiros incluindo Bruxelas-Bruges e Amsterdã. E quantos dias em cada lugar seria o ideal ? Gosto muito de cidades Medievais e bate volta de trem.

    • Damares Lombardo    28/02/2017

      Olá Clarice. Você vai ter 14 dias de viagem (o dia de chegada e partida quase sempre é perdido) e precisará dividir bem quanto tempo ficar em cada cidade, pois só Londres e Paris precisa de pelo menos 4 dias em cada para conhecer algumas de suas melhores atrações.
      Bruxelas é pequena e em 2 dias dá para conhecer bem a cidade. Bruges é bem pequena e dá para fazer como bate e volta de Bruxelas.
      Abs
      Damares

  84. Suan Camila    26/02/2017

    Olá Damares tudo bem ?
    Nossa estou encantada com suas dicas!
    Quero muito ir para a Europa este ano com minha mãe que nasceu em Portugal e com meus filhos de 7 e 9 anos.
    Pretendo ficar uns 20 dias.
    Meu sonho é conhecer Portugal, Itália e gostaria de saber se poderia me sugerir mais alguns lugares desde que não seja uma viagem cansativa por causa das crianças.

  85. Júnior    01/03/2017

    Gostaria da opinião de vocês. Organizei uma trip pra mim e minha esposa para outubro deste ano. Por favor, me ajudem. O que acham?

    17/10 – Chega em Paris
    18/10 – Paris
    19/10 – Paris
    20/10 – Paris
    21/10 – Viagem de Paris a Roma
    22/10 – Roma
    23/10 – Roma
    24/10 – Roma
    25/10- Partida de Roma para Amsterdã (Stopover de 20hs )
    26/10 – Partida Amsterdã para Barcelona
    27/10 – Barcelona
    28/10 – Barcelona
    29/10 – Barcelona
    30/10 – Partida Barcelona para Lisboa (Stopover de 20hs )
    31/10 – Partida de Lisboa para Brasil.

    Está boa ou tenho que mudar algo? A idéia é fazer uma trip econômica. Ja resevei hoteis em todas as cidades com cancelamento gratuito pelo Booking em regiões centrais, em Paris num airbnb no 13eme (Frente a metrô) e em Roma na região do Termini.

    • Damares Lombardo    01/03/2017

      Olá Junior. Seu roteiro está bem dividido sim e também dá para aproveitar dos 2 stopover.
      Abs
      Damares

      • Júnior    15/03/2017

        Damares, obrigado por me responder. Olha como falei vou em outubro, acha que ja devo comprar as passagens internas? só comprei as de ida e volta e passagem de Roma a Barcelona(198,00 pra duas pessoas pela Rayanair).

        Re-vi um pouco meu roteiro e tirei o stop Over em Amsterdã. Coloquei mais um dia em Paris e penso agora em comprar a passagem de ida a Roma partindo de Bruxelas, o que me permitiria ir cedinho a Bruxelas conhecer o centro e pegae um vôo no fim da noite. Passagem de Paris a Roma está 200 reais mais caro que de Bruxelas a Roma na mesma data, dia 22/10.
        17/10 – Chego em Paris
        18/10 – Paris
        19/10 – Paris
        20/10 – Paris
        21/10 – Paris
        22/10 – Viagem de Paris >> Bruxelas a Roma
        23/10 – Roma
        24/10 – Roma
        25/10 — Roma
        26/10 – Partida Roma para Barcelona (18hs)
        27/10 – Barcelona
        28/10 – Barcelona
        29/10 – Barcelona
        30/10 – Partida Barcelona para Lisboa (Stopover da Tap de 20hs )
        31/10 – Partida de Lisboa para Brasil.
        Obrigado

        • Damares Lombardo    17/03/2017

          Junior, acho que seu itinerário está certinho. Paris está perto de Bruxelas e a ideia de passar um dia na cidade e depois já partir de lá é boa. Deixe as malas na estação de trem e depois e só pega-las e seguir pro aeroporto.
          Abs
          Damares

  86. Marcio Fiori    01/03/2017

    Olá Damares, excelentes suas dicas, estou querendo conhecer a ITÁLIA em abril e irei sozinho por 3 semanas, estou pensando em chegar pro Roma comprar alguns passes de trem e finalizar em MILÃO.O que vc acha?

    • Damares Lombardo    06/03/2017

      Marcio, acho que vc está usando a logistica correta.
      Abs
      Damares

  87. LUCIANO RODRIGUES    04/03/2017

    olá boa noite!!!
    Gostaria da opinião de você,estoun planejando uma viagem de 20 dias para uma segunda lua de mel para os seguintes lugares 5 noites Paris,2 noites Roma,5 noites Alemanha , 3 noites Espanha3 noites ,Suiça , 3 noites Londres queria fazer esses trajetos de trem e carro por onde eu começaria estou perdido …vc poderia ajudar?

    • Damares Lombardo    06/03/2017

      Olá Luciano. Você precisa definir as cidades que gostaria de visitar. Acho que 2 noites em Roma e 3 em Londres sejam poucas. Se puder aumentar uma noite em Roma e 1 em Londres ficaria melhor. Na verdade vc ainda precisa montar seu roteiro, pois ele está bem confuso.
      caso tenha interesse numa Assessoria de Viagem, leia esta página: http://www.keviagem.com/roteiro-personalizado/assessoria-de-viagem-para-europa/
      Abs
      Damares

  88. Alexandre    07/03/2017

    Cara Damaris, iremos, em família, 2a vez à Europa, conhecendo novos destinos. Como entraremos por Paris (que já conhecemos) pensamos em seguir de Paris para Bélgica, Holanda, Alemanha, Suiça e Italia (de onde voltaremos para o Brasil). O roteiro lhe parece adequado? Que cidade(s) na Alemanha vc sugere para não tornarmos nosso roteiro muito “oriental”? A idéia é alugarmos carro apenas na Italia, isto parece correto? Parabéns pelo blog – é utilíssimo! Grato, Alexandre

    • Damares Lombardo    09/03/2017

      Alexandre, a sequência está certa, quanto a qual cidade da Alemanha escolher para não subir muito pro norte, eu sugiro passar por Dusseldorf, Colônia, Coblença, Freiburg e depois seguir para Zurique, na Suiça. Sugiro alugar um carro para fazer esse trajeto na Alemanha, você pode devolve-lo em Freiburg e de lá pegar o trem para Freiburg.
      Abs
      Damares

  89. joao    08/03/2017

    Oi Damares
    vou fazer Portugal ,Espanha,Italia,França,Alemanha,Austria Holanda e talvez Grecia de carro como faço para organizar o roteiro de dois meses para visitar locais interessantes nestes paises?

    Joao Heineck

  90. NLAS    09/03/2017

    Olá Damares, boa tarde! Parabéns pelo site.
    Vou visitar pela primeira vez a Europa em Setembro/2017 com meu marido e dois filhos de 10 e 12 anos. Já comprei a passagem de ida entrando pela Franca, mas pretendo ficar 15 dias e conhecer Espanha e Portugal também, apenas as principais capitais, vc acha possível?
    Vou precisar de ajuda, inclusive já te enviei um e-mail, fico no aguardo. Abc

    • Damares Lombardo    15/03/2017

      Olá Nara. Já respondi seu email.
      Abs
      Damares

  91. Ricardo    10/03/2017

    Boa tarde . Estou indo para a Europa e em 20 dias quero conhecer Paris e Itália ( Roma – Florença -Veneza -Milão ) , mas tenho uma duvida, o ideal é começar por Paris ou por Roma, ou esse esse roteiro está certo ? O que você sugere ? Aguardo

    • Damares Lombardo    15/03/2017

      Ricardo, é indiferente. Se vc começar por Paris, termine em Roma, e vice-versa.
      Abs
      Damares

  92. Mirian    15/03/2017

    Sonho a muitos anos em conhecer Portugal e Veneza….estou me programando pra este fim de ano….ficarei uns 20 dias…teria algum conselho ou etinerario pra mim? Só pra ciência….estarei indo sozinha e tenho 60 anos….obrigado

    • Damares Lombardo    15/03/2017

      Olá Miriam. Aqui no site tem bastante roteiro e informações sobre a Itália. Em relação a Portugal, estive apenas em Lisboa e já tem também posts sobre a cidade.
      Abs
      Damares

  93. Kenia troccoli    16/03/2017

    Damáris o que acha de um roteiro com Amsterdam, paris e Londres? O que mais colocaria, somos 3 amigas.

    • Damares Lombardo    17/03/2017

      Kenia, vai depender do tempo que vocês têm a disposição. Mas calcule que só Paris e Londres, precisa de pelo menos 4 dias inteiros em cada para conhece-las um pouco.
      Abs
      Damares

  94. Alba Lilia    27/03/2017

    Damares,

    Estou em Londres e vou viajar por 20 dias pela Europa a partir do dia 29 de abril.
    Vou a Amsterdam e Bruxelas ( começo por Amsterdam dia 29/04 e termino em Bruxelas dia 5/05)
    e estou em dúvida entre conhecer algumas cidades da Suiça ou voltar a Paris,
    tenho do dia 5 de maio a 14 livres.
    Já tenho minha reserva confirmada para terminar minha viagem em Florença de 14 a 19 de maio.
    O que você me sugere?

    • Damares Lombardo    03/04/2017

      Alba, se você já vai ter tido alguns dias para visitar bem Paris, acho que poderia aproveitar para conhecer outro país próximo sim.
      Abs
      Damares

  95. MARCOS CORREA    30/03/2017

    Boa noite. Parabens pelo blog.
    Estamos programando uma viagem em cinco pessoas ( casal, filho de 15 , sobrinha de 18 e mãe). Vamos para Roma em novembro de 2017 ( a partir do dia 25 ) ficando 10 dias . Ainda não comprei as passagens pela seguinte duvida. As conexões são rapidas ( 1 a 2 horas , tempo muito curto ) e algumas de mais de 10 horas. Vale a pena conhecer o pais da conexão comprando multi destinos e ficando 02 dias ( Paris, no expemplo cuja hospedagem é cara) ? e a IMIGRAÇÃO ? . A alitalia voa direto e neste caso fica restrito a Italia somente. Neste caso podemos conhecer cidades como Florença e Piza. O que acha sobre isso ? Abraço.

    • Damares Lombardo    03/04/2017

      Marcos, na minha opinião vale a pena sim. Paris precisa de pelo menos 4 dias para conhece-la.
      Abs
      Damares

  96. Ana Paula Ribeiro Vasconcellos    06/04/2017

    Boa noite!
    O que vc recomenda para iniciar a viagem, tendo em vista meu interesse em conhecer italia (Roma, venesa), França (paris), Londres, Amsterdam?

    • Damares Lombardo    10/04/2017

      Ana Paula, vc pode começar pela Itália e terminar em Londres ou Amsterdam, ou ao contrário.
      Abs

Deixe seu Comentário