Passeio panorâmico no Lago de Lugano

20
Lago de Lugano

Lago de Lugano

O Lago de Lugano detém o recorde como meta de passeio mais fascinante da Suíça. Talvez seja por seu charme Mediterrâneo em combinação harmoniosa da água e montanhas deslumbrantes que atrai milhares de turistas a cada ano.

Lago de Lugano

O percurso às margens do Lago de Lugano é esplêndido, com plantas, jardins, fontes e palmas. E todo esse panorama com sugestivas montanhas cobertas de neve no fundo! Nada maus, não é mesmo?

Lago de Lugano

Um bate e volta ao Lago de Lugano a partir de Milão é muito fácil e prático. O trem parte da Stazione Centrale e chega diretamente no centro de Lugano em apenas uma hora.

Cidade de Lugano

Com direito até a pegar sol num Lido, com todo o conforto necessário para passar um dia em total relax!

Lugano
E fazendo uma bela caminhada ao longo do lago, chega-se na estação do funicular que leva ao alto do Monte San Salvatore.

Funicular de Monte San Salvatore

Monte San Salvatore está situado a 912 metros, localizado em uma posição estratégica que permite ter uma excelente vista de todo o Lago de Lugano e dos alpes suiços. De seu cume, a vista é de 360°, num dia límpido, pode-se pegar um esplêndido panorama da bacia do lago.

Passeio panorâmico

Alpes suiços

bate e volta a partir de Milão

Cidade de Lugano
Para chegar ao Monte, pega-se dois funiculares, tendo que trocar para alcançar a parte mais alta; o primeiro ramo tem uma menor inclinação em relação ao segundo, com a característica de ter apenas um funicular por ramo, não existe a duplicação da pista na metade do caminho. Os engenheiros da época preferiram realizar dois ramos separados a fim de superar o problema da variação da inclinação, que está contida no vale, mas perto da estação da montanha chega a 61%.

Passeio panorâmico
Este é o restaurante presente no alto do Monte, onde é possível almoçar, tomar um drink ou jantar no verão.

Monte San Saltore

O funicular não sobe reto, faz umas curvinhas bem emocionantes, mas isso você só vai ver e perceber estando no último vagão quando subir, ou no primeiro quando descer. Passa por umas pontes que da impressão que vai cair, porque não tem proteções aos lados. Eu só fiquei tranquila porque estava na Suiça e sei que por aqui as coisas são feitas em maneira séria, senão, não sei não…

Funicular de Lugano

O Monte também é chamado de ” Pão de Açúcar “, por causa de sua semelhança com o emblema do Rio de Janeiro.

Lago de Lugano

Informações para subir no Monte San Salvatore no Lago de Lugano

O funicular abre de março a novembre desde a parte da manhã até começo da noite com subidas a cada 30 minutos. Nos meses de verão encerra as 23h.

O bilhete é bem carinho, custa € 21,00. Se você tem resistência e preparação física, pode subir a pé, vai demorar umas 2 horas e meia. A outra opção é subir de funicular pagando € 18,00 e descer caminhando.

Gostou do passeio panorâmico no Lago de Lugano? Se fizer o passeio depois passa aqui pra contar como foi sua experiência e se o roteirinho aqui ajudou.

 

Compartilhe!

Sobre o autor

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

20 Comentários

  1. Damares, amei as suas dicas. Valiosas. Aliás, não só as dicas, amei as fotos também. Encantadoras.
    Uma pergunta: se o funicular abre de março a novembro, como farei o retono à estação do trem, quando eu for em fevereiro? Taxi, ônibus?
    Muitíssimo obrigada.
    Sofia

    • Damares Lombardo on

      Olá Sofia! Você está fazendo confusão. O funicular que sobe até o monte, só funciona de março a novembro, não abre nos meses de inverno. O funicular que faz ligação da cidade baixa onde está o lago com aquela alta onde está a estação de trem, encontra-se no centro e funciona o ano inteiro.
      Abs e Boa Viagem!
      Damares

  2. Olá, Damares! Adorei suas dicas e fiquei super interessada em conhecer o Monte San Salvatore! Pelas fotos parece ser mto lindo!!!! O problema é que vou apenas passar por Lugano. Você sabe mais ou menos quanto tempo é o passeio até o Monte?

    • Damares Lombardo on

      Olá Gisele. O passeio presente aqui nesse post, foi feito por mim em apenas um dia de bate e volta a partir de Milão. O passeio pode durar 1 hora como 2 horas, vai depender do tempo que você ficar lá em cima no monte.
      Abs
      Damares

  3. Olá Damares! Estou indo para Milão no dia 25/5/16, e como vou ficar em Milão três dias , pensei em fazer um bate volta até a Suíça ! A cidade que mais vale a pena é Lugano?! Zermatt tb seria uma opção ? Pensei até em chamonix na França?! Estou em dúvida na escolha, tenho a disponibilidade de passar a noite na cidade escolhida! Qua l seria a opção mais viável?e mais agradável ? Obrigada! Viviane

    • Damares Lombardo on

      Viviane, Lugano está bem perto e é muita lidinha, por isso é uma ótima opção como bate e volta a partir de Milão. Zermatt encontra-se bem mais longe e eu não recomendo ir até lá para passar uma noite e retornar pra Milão não, acho meio corrido. Chamonix pode ser mais viável com uma noite, mas também vai ser meio corrido.
      Abs
      Damares

  4. Ciao, Damares!
    Em dezembro, para ver a neve estou pensando em ir no mesmo dia para Interlaken ou Zurique a partir de Milão e, na volta, dar uma passada em Lugano e conhecer também seu cassino.
    Qual das duas cidades seria mais aconselhável Interlaken ou Zurique?

  5. Alberto Damasceno on

    Ola Damares, primeiramente parabéns pelo Blog, um verdadeiro show, adoramos as informações e fotos.
    Vamos para Luzerna, passando um dia em Lugano, saindo de Milão, nossa dúvida é sobre a moeda suíça, temos que fazer o câmbio em Milão para francos suíços ou eles aceitam euros nesta região.

    Abraço.

    • Damares Lombardo on

      Alberto, na Suiça se aceita Euro sem problemas, mas eles dão o troco sempre em francos suiços. Evite sair da Suiça com moedas suiças, porque no resto da Europa não troca moedas.
      Abs
      Damares

  6. Olá Damares! Saberia me dizer se compensa se hospedar em Lugano para ter uma experiência melhor da cidade, além do bate-volta de Milão?

    • Damares Lombardo on

      Grazielle, na minha opinião vale a pena ficar em Lugano a partir de maio até setembro, quando os dias são mais quentes e ensolarados. Isso porque nesse período tem mais coisas pra fazer como o passeio de barco e subir de teleférico até os montes.
      Abs
      Damares

    • Damares Lombardo on

      Fernanda, quando vc chegar na Piazza Riforma, que é a principal da cidade, siga em direção ao lago, vire a direita e prossiga sempre reto. A um certo ponto vc vai encontrar indicação para chegar na estação do funcicular. Você pode pegar o trenzinho vermelho que parte dessa praça que faz o passeio em Lugano e que passa na estação do funicular.
      Abs
      Damares

  7. Achei muito legal seu post, mas penso que infelizmente não escolhi uma boa época para aproveitarmos suas dicas – eu e meu marido iremos em Dez/Jan próximo. Ficaremos uns dias em Milão, gostaríamos de ver neve e achei que teria algum passeio de trem pelos Alpes ou alguma cidade para bate volta de lá. Você tem alguma dica para o que fazer no inverno aí ? Obrigada !

Deixe uma Resposta