Se você pretende fazer uma viagem pela Toscana e deseja curtir suas paisagens, Pienza vai te presentear com panoramas incríveis.

É um pequeno vilarejo medieval situado no Val d’Orcia, na província de Siena. Famosa em todo o mundo por sua arte, pelo famoso e delicioooooooso queijo pecorino (queijo de ovelha) e pela paisagem. Sim, aqui você vai ver um dos mais lindos panoramas da Toscana.

viagem pela toscana

Arte: É conhecida como a cidade “ideal” da Renascença, construída por vontade de Enea Silvio Piccolomini, que mais tarde se tornou Papa Pio II. O nome original de Pienza era Corsignano, e Papa Pio II queria transformar seu pequeno vilarejo medieval numa cidade utópica que simbolizasse os princípios e filosofia do período clássico e do Renascimento italiano. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

vilarejo medieval

Pienza

Pienza

Queijo pecorino: O pecorino é um dos mais famosos queijos da Itália. Ele é produzido em várias regiões do país, o sabor é similar de um lugar pro outro, mas apresenta características diferentes. Aquele da Sicilia, por exemplo, é mais salgado e tem um sabor mais forte. Mas é também gostoso. Agora, meu amigo, o de Pienza, é excepcional! Você pode comer com geléia ou com mel e de preferência acompanhado com um bom vinho tinto! A cidade é cheia de lojinhas de queijo pecorino onde oferecem degustação pagando entre 6€ a 8€. O pecorino é um tipo de queijo que pode apresentar um sabor mais intenso, mais gorduroso ou mais light. Por isso, é recomendável experimentar antes de comprar.

Pienza e seu terraço para o Val d’Orcia

A cidade se encontra meio que solitária em cima de uma colina rodeada por lindas paisagens.
Para ter uma vista magnífica do Val d’Orcia, chegando na cidade, siga para a Via dell’Amore, é a rua que circunda o vilarejo medieval.

Panoramas da Toscana

Aqui, seus olhos irão vagar entre as colinas cobertas por vegetação densa de vinhas, oliveiras, ciprestes, faias e castanheiros.

panoramas da toscana

As doces colinas com paisagens lunares, mudam de cor com a mudança das estações. Eu visitei a região em setembro, quando estava chegando o final do verão.

O símbolo do Val d’Orcia são os ciprestes que pontilham a paisagem.

viagem pela Toscana

O Val d’Orcia é um vale ao nordeste do Monte Amiata. Estende-se, em parte, no território da província de Siena e em parte no território da província de Grosseto. Seu nome deriva do rio que é parcialmente responsável pela beleza destas paisagens maravilhosas, o rio Orcia, que atravessa o vale antes de desaguar no rio Ombrone, o rio da Maremma.

viagem pela Toscana

Euzinha

As principais cidades do Val d’Orcia são: Montalcino, San Quirico d’Orcia, Pienza, Castiglion d’Orcia, Monticchiello, Bagno Vignoni, Bagni San Filippo.

Dica da Dada: Alugue um carro e passe uns 2 dias na região curtindo esse lugar mágico. E caso não queira alugar um carro, faça um passeio de grupo a partir de Florença. Clique aqui para saber mais detalhes sobre o passeio.

Compartilhe este Artigo:

Deixe seu Comentário