por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Praia do Forte: a Polinésia brasileira

Depois de passar 15 dias em São Paulo embaixo de chuva, resolvi ir para Praia do Forte, Bahia. Eu precisava ver o sol e curtir esse cenário maravilhoso dessa terra querida, aliás, minha terra natal, deixada com apenas 6 anos de idade.

Aproveitei pra visitar parentes e amigos muito queridos, foi uma viagem fantástica. Uma das minhas irmãs (tenho 3) foi minha companheira de viagem por uma semana na Bahia (nessa viagem ao Brasil fui sem meu marido e minha filha, porque foi uma viagem meio de trabalho e resolvida no último momento).

Praia do Forte
Praia do Forte   Bahia

Praia do Forte se encontra a cerca de 85 km ao norte de Salvador, com belas praias (algumas desertas) rodeadas de coqueiros.

Está situada no município da Mata de São João, imersa num verde encantador. Até trinta anos atrás era uma pequena vila de pescadores, hoje é uma estância balneária de primeira categoria, onde a tradição e a hospitalidade do estado da Bahia se misturam com a eficiência das instalações, recepção e a cenários de grande beleza naturalistica.
Praia do Forte                                                                          Eu com a baiana do acarajé (Claudia)
Praia do Forte   
A área da Praia do Forte era um aglomerado de cabanas de pescadores até 1970, foi totalmente adquirida em 1972 por um industrial alemão atraído pela possibilidade de obter um retorno econômico significativo de uma área assim turística e tão preciosa.

Praia do Forte
ecoturismo   ecoturismo

O empresário assumiu as residências com seus habitantes e 7.000 hectares de floresta, tudo o que era necessário para estabelecer a base de um estabelecimento turístico, incluindo mão de obra.
Praia do Forte
estabelecimento turístico   ecoturismo

O trabalho feito especialmente nos dez anos após a venda, é claramente visível na área até hoje, organizado, limpo e com todas as comodidades necessárias para tornar a estadia do turista o mais confortável possível. O empresário fez também um ótimo trabalho com a comunidade local, inseriu escolas e desenvolveu junto aos residentes programas onde focalizava a importância do cuidado com o meio ambiente.

Praia do Forte
meio ambiente   Praia do Forte
Se você estiver procurando por um destino onde poder praticar o turismo ecológico, ou seja, o turismo em contato com a natureza, a Praia do Forte pode ser uma boa escolha, aldeias e praias desertas emolduradas por coqueiros, caminhadas, canoagem, passeios em jipe, lagoas e piscinas naturais com águas cristalinas, cercadas por uma vegetação exuberante.

Praia do Forte
turismo ecologico   turismo ecologico
A visita ao Projeto TAMAR (Tartarugas Marinhas) é obrigatória. O Projeto Tamar é uma organização ambiental que trata da proteção das tartarugas marinhas, e proíbe a coleta de ovos para preservar esse maravilhoso animal que corria o risco de extinção.

Praia do Forte
Projeto Tamar   Projeto Tamar

Aqui você encontrará também outras opções para curtir suas férias além do ecoturismo, como praticar esportes aquáticos ou se relaxar numa praia rodeada por natureza intacta.

As opções na hora de comer são muitas, com vários restaurantes com cozinha típica e internacional. Eu adorei um restaurantezinho simples que se chama Caçua que tinha um atendimento bem caloroso, uma comida deliciosa e um ótimo preço.

Restaurante Caçua                                                               Muqueca de frutos do mar
restaurante    muqueca de frutos do mar

Claro  que eu quis conhecer o chef, que não gosta de ser chamado assim, mas simplesmente de cozinheiro. Ele é também o proprietário, se chama Demétrius. Aproveitei pra investigar sua vida profissional e batemos um papinho legal.

Demetrius                                                                                    Eu e Demetrius
restaurante    restaurante Caçua
Esse rapaz tão jovem, morou em Munique, Lisboa e em outros lugares, onde foi adquirindo experiências na culinária internacional, e hoje ele aplica isso em um modo muito delicado e saboroso, mas não deixa de ser fiel a sua cultura baiana, com pratos típicos podendo ser feito ao gosto do cliente, com ou sem o azeite de dende, por exemplo. O restaurante fica numa rua meio escondida, o endereço é rua Aurora s/n°, próximo ao Subway, funciona somente durante o dia, das 12h às 18h. Convém reservar porque tem poucas mesas: (071) 3676-1345.

O lugar oferece um ótimo serviço ao turista: grande variedade de restaurantes, lojinhas, agências de viagem,  supermercados, aluguel de bicicletas, hotéis, pousadas, residence, bancos (caixas eletrônicos do HSBC, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica). No Albergue Praia do Forte, tem um caixa 24 ATM, onde é possível sacar dinheiro de diversos bancos e operadoras de cartões de crédito.
E à noite tem diversão pra todos os gostos, discoteca, forró, luau e barzinhos.

Festa de Iemanjá                                                                             Festa de Iemanjá
festa de Iemanja   festa de Iemanja
No mês de novembro acontece o evento mais importante do ano no vilarejo, o festival gastronômico “Por Dentro do Tempero”, organizado por Tereza Paim. Participam chefs do Brasil inteiro, criando pratos especiais nos restaurantes da Praia do Forte e de Imbassaí. O ano passado, 2011, o festival na sua VI edição, teve a cachaça como ingrediente de destaque.

Eu já conhecia essa praia, mas fazia um bom tempo que não passava por lá, adorei ter voltado, foram 3 dias muito legais. Passear sem medo de violência, descontraída, tomar água de coco adoidado, comer acarajé, biju, cocada, muqueca de camarão e de frutos do mar, beber aquela caipinha de maracujá e de umbú, tudo isso num ambiente  agradável e mágico.

Como chegar

De carro do aeroporto de salvador: seguir em direção norte na Av. Octavio Mangabeira, pegar a BA-099, a qual se tornará estrada do Coco, depois de 52 km, é só pegar a saída para a praia do Forte
De ônibus:
pegar o ônibus na rodoviária de Salvador (eu recomendo o da empresa Expresso Linha verde) com destino a Praia do Forte

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *