por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Região da Toscana: Maremma

Que a região da Toscana é uma das mais bonitas da Itália (eu diria até mesmo da Europa), todos já sabem,  e são sempre as cidades mais famosas a dominar o lugar como Florença, Siena e San Gimignano. Mas existe uma Toscana que o viajante estrangeiro (sobretudo o turista brasileiro) ainda conhece pouco e que tem um turismo de nicho na Itália. Talvez por esse motivo, o lugar ainda é assim tão preservado.

Estou falando da Maremma, uma área que se encontra mais ao sul da Toscana, coincide com a província de Grosseto, a qual identifica um estilo de vida baseado no respeito ao meio ambiente, a cultura e a preservação de tradições.

Região da Toscana
Maremma-Região da Toscana

Descobri que essa região da Toscana é sinônimo de experiência ativa, através de uma magnífica viagem de quatro dias que fiz com minha família entre cores, cheiros, história, montanhas, campos incontaminados, fazendas, mas especialmente de pessoas amáveis e cordiais.

[adv-rental]

Maremma é a região da Toscana selvagem, com grandes espaços livres, terra dos cowboys italianos onde acontecem rodeios e vários eventos voltados a cavalos.
No momento, a Maremma é a região da Toscana com maior desenvolvimento sustentável, cujas prioridades são representadas pelo ambiente e a natureza. Foi a primeira vez que viajei numa região da Itália onde por vários quilometros não avistei nem mesmo uma casa. Fabuloso!
Fiquei muito entusiasmada com essa parte do território, eu já havia visitado a Maremma maritima, e não imaginava que o lado interno pudesse ser tão encantador.

Tudo aconteceu por acaso, um amigo nos recomendou um residence termal (é também uma região de termas), e em pleno inverno dar uma mergulhada em uma piscina ao ar livre com água a 37° no meio de uma natureza incontaminada, nos deixou bem animados. E lá fomos nós!

O residence era ótimo e merece um post somente sobre ele.  Aliás, dividi essa viagem em umas 4 partes, porque visitamos algumas cidades medievais na Toscana que vale a pena dedicar um espaço para cada uma delas.

Residence Terme di Sorano
região da Itália

Ficamos hospedados em Sorano, uma pequena cidade de termas e com um pitoresco burgo medieval (cidade medieval), situado sobre uma rocha calcária íngreme chamada “tufo”, e cercado por uma exuberante flora incontaminada.

Cidade medieval de Sorano
cidades medievais na Toscana

Sorano encontra-se no munícipio de Grosseto, está localizado a 379 metros acima do nível do mar e tem 3.995 habitantes. Sua posição é muito estratégica, encontra-se ao lado de regiões de vinhos nobres como Scansano (vinho Morellino di Scansano) e Montalcino (vinho Brunello di Montalcino), está apenas a 157 km de Roma, 179 km de Florença, 47 km de Orvieto e 102 km de Grosseto. É um lugar ideal para fazer uma viagem de ecoturismo e de enogastronomia. Aconselho a visitar a região de carro.

Centro histórico de Sorano
cidades medievais na Toscana

cidades medievais na Toscana

região da Toscana

Sorano conseguiu conservar a típica estrutura de antigas casas medievais, formada por ruas sinuosas, becos, pátios, vielas e adegas escavadas na rocha.

                                                                 região da Itália

região da Itália

Subindo para o terraço, pudemos ter uma visão de como foi costruído o burgo, com suas vielas e becos.

região da Toscana

Terraço de Sorano
Maremma

Vista do burgo
cidades medievais na Toscana

região da Itália

É dominada pela fortaleza Orsini, que é um dos principais exemplos de arquitetura fortificada da Maremma. Essa região da Toscana é chamada também de Tufo, que é o tipo de rocha presente no lugar, onde muitas cidades medievais estão situadas em suas extremidades. Por toda a área circundante, existem rastros  da antiga população etrusca, com muitas necrólopoles escondidas no meio dos bosques que hoje são parques arqueológicos.

Zona rural da Toscana
zona rural da Toscana

Visitamos uma zona rural da Toscana maravilhosa para fazer degustação de vinho e óleo, onde fomos recebidos em modo estremamente caloroso com um tratamento bem amigável.

Fazenda na Toscana onde fizemos a degustação de óleo extra virgem. Pra lá de gostoso!
degustação de vinho

fazenda na Toscana

Fazenda na Toscana onde fizemos a degustação de vinho (Morellino de Scansano). Deliciosooooo!
fazenda na Toscana

fazenda na Toscana

[caixa title=”Saiba mais”]

Toscana: dica de hospedagem na zona rural
Maremma: Toscana
Toscana: Pitigliano a pequena Jerusalém da região

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

30 respostas

    1. Olá Barbara.
      Que bacana! Eu morei na Itália por 24 anos e acho que é um dos países mais lindo mundo. Maremma foi uma descoberta esplêndida e sai bastante fora daquele turismo de massa já muito conhecido.
      Infelizmente a página do seu link não está abrindo.
      Sucesso pra você. Beijinhos.
      Damares

  1. Oi Damares! Gostei de sua sugestão. Já fomos várias vezes a Toscana e conhecemos as cidades mais famosas, que o pessoal indica. Agora, em outubro/2017, minha filha quer voltar e eu gostaria de conheecer outras cidades. Achei essa parte de Maremma muito bonita. Teremos 10 dias aí na Itália. Somos 10 adultos, 4 filhas com seus maridos. Penso em alugar uma casa porque além de preço, uma casa nos traria mais conforto e liberdade.
    Que lugar vc me sugeriria, para que desse para ser como um pião, onde pudéssemos voltar paraa dormir? Vc acha que seria possível alugarmos casa ou apartamento, já que somos 10 adultos, o seja, precisaríamos de uma casa com 5 quartos? Aguardo sua sugestão! Obrigada

  2. Damares, tava aqui pensando com minha esposa de repente da gente fazer a itália de carro. A gente gosta muito de andar de carro. Ai pensamos algo como descer em Milão, e air descendo: Cinque Terre, Toscana (Florença e essa região do Post), Costa Amalfitana.

    Muito longo ? Precisaria de uns 2 meses ? kkkkkk.. Bem, com esse Euro tá complicado de ficar gastando… e pensei se existira trem ou algo do tipo que ligue estas regiões.

    Obg
    Diego

    1. Diego, da pra fazer tranquilamente de trem ou de carro. Somente a Costa Amalfitana que eu recomendo fazer mesmo de carro, porque o trem que chega até Sorrento é péssimo. Não precisa de 2 meses não, em 20 dias da pra fazer essa viagem numa boa, é só se organizar bem.
      Boa viagem
      Abs
      Damares

    2. Muito obrigado Damares. Vou verificar então as melhores opções. Acho que 20 dias seria um bom período até pq não estou podendo gastar muito e só as passagens em si já estão bem caras, sem contar o Euro.

      Abs
      Diego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *