Serra da Arrábida abriga uma das praias mais lindas de Portugal

A Serra da Arrábida é um lugar incrivelmente lindo e fica a poucos quilômetros de Lisboa!
Se trata de um paraíso natural com trilhas e praias paradisíacas.

Quer saber mais? Leia o post completo para saber tudo sobre uma das maravilhas de Portugal!

Serra da Arrábida - Portugal


Ainda muito bem preservado e longe do turismo de massa, o Parque Natural da Arrábida é o lugar perfeito para fazer trilhas ou curtir um dia de praia num verdadeiro paraíso com um bate e volta de Lisboa.

O parque se encontra entre as montanhas da Serra da Arrábida e do oceano, num cenário esplêndido entre o verde da vegetação e das várias tonalidades do zul do mar.

maravilhas de Portugal

Maravilhas de Portugal!

A Serra da Arrábida é o Parque Natural que cobre as colinas de rochas calcárias, no extremo sul da Península de Setúbal numa extensão de mais de 10 mil hectares. No lado norte do Parque Natural, existem colinas cheias de vinhedos. Estas colinas se estendem até o pico Formosinho, a 500 metros acima do nível do mar.

No lado sul da Serra da Arrábida, o oceano erodiu as colinas e formou imponentes encontas, ásperos penhascos e escondidas enseadas de areia. Através da Serra da Arrábida há uma série de trilhas desafiadoras para caminhadas e percursos em bicicleta longe das estradas.

Um dia de praia na Serra da Arrábida!

Se como eu amo o mar, sobretudo praias paradisíacas, minha intenção era visitar uma das lindas prainhas escondidas entre os penhascos, mas o passeio terminou se prolongando porque fiz muitas paradas para contemplar o panorama, então decidi seguir diretamente para a praia de Portinho, uma super indicação de um lisboeta. A dica foi perfeita, o lugar é um verdadeiro sonho.

Praia de PortinhoChamada de Portinho da Arrábida e apenas a 50 km de Lisboa, foi declarada como uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, na categoria de praias e falésias.
Portinho pertence a aldeia da Freguesia de São Lourenço, que faz parte do concelho e província de Setubal e é considerada uma das praias mais belas da Costa Portuguêsa.

Portinho é uma das praias de mais fácil acesso situda dentro do parque, aqui deixa-se o carro na rua que desce em direção ao centrinho e segue-se a pé por alguns metros. Pra quem não gosta de fazer percursos complicados para chegar em praias mais escondidas, esta é uma ótima opção.

Praia de Portinho
Este bate e volta de Lisboa é indicado de maio a setembro, fora desse período não recomendo porque o lugar tem vento e muito provavelmente vai estar tudo fechado.

Mas se você visitar Lisboa com mais tempo no período do verão europeu e gostar de praias lindas, alugue um carro e deslumbre-se com esse paraíso!

Descendo pela rua principal (só tem uma…rs), chega-se ao minúsculo centrinho com poucas casas e alguns restaurantes.
Serra da ArrábidaDepois é só prosseguir sempre reto pelo mesmo caminho até chegar na esplêndida praia de Portinho de água transparente e areia fina. Sim, a água é fria, mas nada tão insuportável.

Praias de Portugal - Portinho

Portinho - Bate e volta de Lisboa
A praia é frequentada por famílias, casais, jovens e alguns turistas.

Visitei a praia de Portinho num dia de semana de julho e estava bem tranquilo, não estava lotada. Mas aconselho a não visita-la nos finais de semana de julho e agosto, quando os portugueses fazem férias, porque com certeza fica lotada, além de pegar trânsito na estrada e ter dificuldade para encontrar estacionamento.


Na praia de Portinho você poderá alugar uma espreguiçadeira e ter um lugar para se trocar. Mas o show mesmo está atrás das pedras gigantes presentes no fundo da praia.

Praias paradisíacas de Portugal

Aqui você vai encontrar prainhas escondidas de areia e sem pedra, grutas para se proteger do sol sem nem precisar de guarda sol, além de ficar mais protegido o vento.

Parque natural da Arrábida

Praias paradisíacas de Portugal
Esta pequena ilha se chama Pedra da Anixa, um afloramento rochoso, a cerca de 100m da praia, conhecida por ser uma reserva zoologica da Serra da Arrábida.

Pedra da Anixa-Serra da Arrábida

Para os mais aventureiros, sugiro alugar um caiaque na praia para visitar a ilhazinha.

Costa Portuguesa
O vilarejo possui alguns restaurantes, mas são poucos. Pra quem visitar o lugar nos meses de julho e agosto, recomendo a reservar a mesa quando chegar, porque na hora do almoço os restaurantes lotam mesmo se a praia não estiver muito cheia. Este é também o período de férias dos portugueses, grandes frequentadores da Praia de Portinho.

praias de Portugal

Eu pedi uma caldeirada esperando uma super sopa de peixe com frutos do mar. Mas aqui em Portugal (pelo menos nessa região), caldeirada é só peixe.

As outras praias também consideradas as mais bonitas da Serra da Arrábida são:

  • Praia da Figueirinha
  • Praia de Galapos
  • Praia de Galapinhos
  • Praia dos Coelhos
  • Praia do Creiro

 

RESERVE SEU HOTEL AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO FacebookInstagramTwitterPinterestYoutube e Google+

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Nenhum Comentário

Deixe Um Comentário