por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Sirmione e seu castelo fortificado

O castelo fortificado de Sirmione encontra-se bem na entrada da cidade, e vale absolutamente uma visita.

Não canso de dizer que a Itália é um país lindo! Ele é completo: cidades ricas de patrimônios  históricos, cidades medievais bem conservadas, praias de águas azuis e transparentes, montanhas altíssimas, culinária deliciosa, vinhos excelentes e lagos imensos que parecem mar.

Sirmione é um dos muitos lugares fascinantes da Itália, está localizado na província de Brescia, cujo centro histórico está situado em uma península que divide o baixo Lago de Garda. É um lugar com forte vocação turística: as notáveis ruínas romanas e medievais presentes aqui, representam um importante destino de turismo cultural.

E agora você vai descobrir uma coisinha que poucos brasileiros sabem:  o maior lago da Itália, não é o Lago Maggiore (Lago Maior), é o Lago de Garda.

Essa região de lagos é um encanto, cheia de pequenas cidades medievais entre as mais belas do país, é também uma região termal  e um dos lugares preferidos dos italianos e alemães para passar as férias.
As Termas de Sirmione, são as mais visitadas, sua água é definida ipertermal, porque jorra a uma temperatura de 69°C. É também água mineralizada. Muitas pessoas vêm a Sirmione por suas termas, para curar principalmente problemas respiratórios.

Chegando aqui, você vai ter a impressão de estar em uma cidade da Suiça, por sua organização e limpeza. Nesse período do ano (primavera), o lugar está um biju, com flores e plantas que tornam tudo ainda mais bonito.

Chegamos (eu e Nicky, meu marido) em Sirmione por volta das 10h30 de um sábado, já tinha bastante gente, mas depois das 11h30, o movimento duplicou com gente do mundo inteiro passeando por suas ruas.

Já visitei Sirmione várias vezes fazendo um bate e volta de Milão, pois encontra-se apenas a 130 km e é uma ótima opção para passar o dia na cidade desde a primavera até o outono.

Adoro esse lugar, é aconchegante, sugestivo, elegante e tem um certo charme.

Deixamos o carro no grande estacionamento que já estava bem lotado, e fomos em direção ao centro histórico de Sirmione, o qual mantém em pé seus antigos muros e castelo.

Centro histórico de Sirmione
Entrada do centro histórico de Sirmione
Castelo de Sirmione
Castelo de Sirmione

O Castelo Scaligero foi construído em posição estratégica – como todo castelo fortificado – de onde se podia ter total controle da única via de acesso do continente e era completamente cercado por um fosso. Fazia parte de um sistema de defesa que fechava todo o centro medieval.

A cidade de Verona foi governada por bem 125 anos, de 1262 até 1387 pela dinastia da família Della Scala ou família Scaligera. O nome do castelo há origem do nome dessa família.

castelo fortificado

Atravessamos a ponte e lá estávamos, dentro do centro histórico. O castelo se encontra logo no ingresso  e, assim, aproveitamos para visita-lo logo (adoro a vista de cima desse castelo), antes que chegasse muita gente, e fizemos muito bem.

No interior do castelo tem uma mostra com painéis que mostra as informações mais importante sobre a fortificação.

Abaixo, você pode ver a ponte levadiça do castelo fortificado que se usava nesse tipo castelo no período medieval. Ela era abaixada somente para a entrada dos residentes, em seguida era erguida, impedindo a passagem de estranhos e inimigos.

castelo de Sirmione
Ponte Levadiça

O castelo é bem interessante, mas o que arrasa mesmo, é a vista que se tem do lugar chegando na parte mais alta dele.

As fotos falam sozinhas

Lago de Sirmione
Lago de Sirmione

Sua construção começou por volta da metade do século XIII, e se pensa que no lugar antes havia uma fortificação romana. O castelo tinha como função defender e controlar o porto, porque Sirmione se encontra numa posição de fronteira e tinha maior probalidade de ataques inimigos.

Lago de Sirmione

No lado direito se vê o porto de onde partem as escunas para fazer o passeio de barco em torno a península.

Lago de Sirmione

Sirmione é ligada ao continente por uma língua de terra, veja na foto abaixo.
Sirmione

Eu muito feliz por estar pegando uma vista maravilhosa com dia de sol!
castelos fortificados

O castelo fortificado de Sirmione foi utilizado como porto para as flotas venezianas nos tempos de glorias de Veneza, no período francês foi usado como um quartel e armazenamento de materiais. Com o governo austríaco, após o Congresso de Viena, nele encontraram alojamento as tropas dos Habsburgos. E com a adesão da Lombardia ao Reino da Itália, o castelo foi passou à cidade que o comprou em 1872, mas os custos de manutenção eram muito altos, e após pouco tempo retornou ao antigo domínio , em 1917.

O castelo recebeu o reconhecimento de importância monumental e passou por uma renovação completa depois de 1919, com a eliminação de todas as alterações feitas pelos austríacos no período em que eles tinham usado como um quartel, lhe dando novamente a aparência original.

cidades medievais

turismo cultural

Como visitar o castelo fortificado de Sirmione

Horário de abertura: de março a outubro das 8h30 às 19h / de outubro a fevereiro das 8h30 às 17

Fechado: nas segundas feiras

Ingresso: € 4

Dica: não deixe de acessar as passarelas com passagens para chegar nas escadas de madeira que leva até o topo da torre, a parte mais alta da fortaleza, de onde a visão é completa e perfeita.

[caixa title=”Saiba mais”]

Sirmione e as Grutas de Catullo
Lago de Garda na Itália | Desenzano
Quando viajar para Itália
Lago Maggiore: passeios nas ilhas Borromeo

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:

instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

 

 

 

39 respostas

    1. Olá, Marina. Março já começa ter dias melhores com sol e mais longos. Acho que vale a pena sim, mas deixe para decidir quando estiver lá, assim poderá escolher um belo dia de sol!
      Abs
      Damares

    2. Obrigada por responder! Farei isso então 🙂 Pelo que eu vi as passagens de trem de Bergamo pra Desenzano del Garda são em trens regionais, nesse caso o valor da passagem não muda, não é? Ou seja, mesmo que eu deixe pra comprar na hora na estação, conseguirei o mesmo preço do que comprando antecipado pelo site?

    3. Isso mesmo, pode comprar as passagens na hora porque são trens regionais e o preço não muda.
      Abs
      Damares

  1. Olá! Vou com meu marido para Veneza final de Janeiro/2019 e gostei muito de tudo que li sobre Sermione! Vale a pena visitar no inverno? Obrigada

    1. Olá Julia. Sirmione é uma fofura, mas em janeiro muitas lojas fecham devido ao baixo número de visitantes. Aconselho a visita-la num final de semana quando o comércio abre no inverno.
      Abs
      Damares

  2. Olá! Em maio estarei de carro pela Itália e pretendo ir parando pelos locais bonitos dos trajetos… num dos dias sairei cedinho de Verona rumo a Milão, e vi que Sirmione fica justamente no caminho. Com certeza vou parar para ver esse castelo! Desde o momento de entrar de carro pela cidade, estacionar e conhecer rapidamente o castelo, você acha que gasto mais ou menos quanto tempo? Umas 2 horas bastam? Lembrando que chegarei bem cedo na cidade, tipo umas 8h da manhã. Ah, e o estacionamento, era na rua mesmo, fácil de encontrar? Desde já, muito obrigada! =)

    1. Ecila, 2 horas da para visitar o castelo e fazer um giro rapidinho no centro da cidade. Claro que não vai conhecer bem mas vale a pena dar um voltinha pelo centro sim. O estacionamento fica a uns 600 m da entrada onde está o castelo, na rua principal que leva até ele.
      Abs
      Damares

  3. Oi!

    Estou esboçando um roteiro para essa região Norte da Itália e estava pensando se valia a pena montar base em Sirmione em vez de Milão pra visitar os lagos… Saberia me dizer?
    Abs
    Ana

    1. Ana, se vc pretende fazer passeios visitando várias cidadezinhas do lago de Garda vale a pena ficar numa cidade do lago sim. Sirmione é muito lindinha e vale a pena se hospedar nela por uns dias.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *