por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Vai passar 1 dia em Milão? Confira esse Detalhado Roteiro com Passo a Passo

Para quem não consegue ficar mais de 1 dia em Milão, o que acho uma pena, vai poder usufruir super bem do roteiro com passo a passo que preparei aqui no post.

Resumindo

• Quadrilátero da Moda
• Corso Vittorio Emanuele II (pra fazer comprinhas ;))
• Piazza del Duomo
• Galleria Vittorio Emanuele II
• Teatro alla Scala (Você gosta do estilo neoclássico?)
• Castelo Sforzesco
• Parco Sempione
• Bairro de Brera
• Pinacoteca de Brera
• Curtindo à noite no Bairro de Brera (Vai por mim, você não vai se arrepender)

Venha comigo…

Milão é uma cidade interessante e vai muito além da moda e do design.

Pra você que esta ai se perguntando se tem realmente o que fazer em Milão em mais dias? Posso te garantir que tem sim, palavra de uma ex residente da cidade por bem 24 anos.

Mas aqui neste post vou te dar dicas do que fazer em apenas 1 dia em Milão. Então vamos lá!

1 dia em Milão

O que fazer em 1 dia em Milão

1) Quadrilátero da Moda

Chegando de metrô linha amarela M3 parada Montenapoleone
As ruas de Milão de total glamour são 4 e se chamam: Via Montenapoleone, Via della Spiga, Via Sant’Andrea e Via Borgospesso. Em apenas 1 dia em Milão, sugiro que você dê somente uma passada por aqui para sentir o lado super chic da cidade.  Saindo do metrô, é só seguir pela Via Montenapoleone, a artéria principal do coração de compras milanês, para apreciar as vitrines mais elegantes e famosas como Gucci, Valentino, Versace e muitas outras. Na Via Montenapoleone, você encontrará a Cafeteria e Confeitaria Cova. Aproveite para tomar um café com glamour.

2) Corso Vittorio Emanuele II (compras)

Descendo a Via Montenapoleone até o final, virando a esquerda, você vai encontrar a Piazza San Babila. Aqui é sò pegar a rua de pedestre que se chama Corso Vittorio Emanuele II para entrar no paraíso das lojas com preços acessíveis. Esta é uma das ruas de compras em Milão com preços para todos os bolsos.

3) Piazza del Duomo

Prosseguindo por Corso Vittorio Emanuele, você chegará à Piazza del Duomo. A Praça do Duomo é a praça mais conhecida e importante de Milão. Ela abriga a igreja mais famosa da cidade, o Duomo di Milano!
O esplêndido Duomo de Milão é uma expressão do gótico tardio, uma simetria de inspiração germânica também comum em outras catedrais européias. Construída totalmente em mármore, conta com 3.400 estátuas que a adornam. Seu interior é um verdadeiro tesouro de valor inestimável que é apresentado e transmitido através de pinturas, esculturas e vitrais.
Se o dia estiver ensolarado, visite seu telhado, chamado também de terraço, de onde poderá ter uma bela vista da cidade, sobretudo da bela Praça do Duomo.

4) Galleria Vittorio Emanuele II

Saindo da igreja, siga para galeria que está ao lado. A Galleria Vittorio Emanuele II se encontra entre Piazza del Duomo e Piazza della Scala, é uma passagem coberta com lojas de marcas famosas como Louis Vuiton e Prada, restaurantes e bares elegantes. É considerada uma das mais belas galerias da Europa.

5) Teatro alla Scala

Atravessando a galeria, você vai chegar à Piazza della Scala. Aqui encontra-se o Teatro alla Scala, Sua arquitetura externa não causa grande impacto ou atração, mas seu interior é muito bonito, com decoração barroca e neo-clássica revelando luxo e tradição.
Sua construção em estilo neoclássica foi concluída em 1778, por abrigar em seu interior o maior palco da Europa, recebe as produções mais importantes e espetaculares.

6) Castelo Sforzesco

Volte para Praça do Duomo e entre na Via Mercanti. Prossiga sempre reto passando por Piazza Cordusio e depois pegando a Via Dante (outra rua de lojas com preços médios) até chegar ao Castelo Sforzesco. É um dos símbolos da cidade, um monumento fascinante cheio de história e mistério.
Foi construído no século XV sobre as ruínas de uma fortificação do início do século XIV.
Abriga museus e no verão oferece ótimos eventos culturais como concertos, espetáculos e filmes.

7) Parco Sempione

Seguindo reto pelos pátios do castelo, chega-se ao Parco Sempione, o principal da cidade. Inspirado nos parques franceses, tem lagos, bosques, jardins e alamedas, que ficam repletos de milaneses e turistas, principalmente na primavera e no verão.
No fundo do parque encontra-se o Arco della Pace (Arco da Paz), que era a entrada da cidade durante o domínio napoleônico na Itália. A pedido de Napoleão, foi construído exatamente na direção de Paris.

8) Bairro de Brera

Chegando ao Parque Sempione, saia pelo portão de ferro para alcançar Brera, o  bairro mais charmoso da cidade. Aqui você vai encontrar lojas com roupas exclusivas, galerias de arte, bares charmosos e restaurantes de ótima qualidade. Passear pelas sugestivas ruazinhas desse bairro é tão gostoso que você não vai querer ir embora.

9) Pinacoteca de Brera

A Pinacoteca di Brera é uma galeria nacional de arte antiga e moderna, se encontra num lindo edifício barroco, e não tem somente o museo, mas sim um grupo único de instituições culturais milaneses. Não deixe de apreciar seu lindo pátio, com a estátua gigante de Napoleão Bonaparte no centro e outras em torno.

10) Curtindo à noite no Bairro de Brera

Aproveite e fique por aqui para curtir uma noite agradável, jante num dos graciosos e bons restaurantes do bairro. A partir das 18h o lugar fica repleto de gente passeando, fazendo aperitivo nos bares ou jantando. Vai por mim, você não vai se arrepender.

o que fazer em Milão

Como organizar seu passeio de 1 dia em Milão

Para conseguir fazer esse passeio em Milão, procure deixar o hotel por volta das 9h30. Se você começar pelo Quadrilátero da Moda (as lojas abrem às 10h), poderá fazer esse passeio sem precisar apanhar meios de transportes.

Não tem como visitar Milão e não comprar nadica de nada, então use a abuse da rua Corso Vittorio Emanuele, mas não fique muito tempo por lá para não perder as outras atrações.

Se você começar o passeio por volta das 9h30/10h, visitar o interior do Duomo e seu terraço, parar para almoçar, visitar o museu do Castelo Sforzesco (recomendo, custa pouco e vale a pena), você vai estar chegando em Brera por volta das 17h30, com tempo para visitar a Pinacoteca, que encerra a bilheteria às 18h40, mas as visitas terminam às 19h15.

Dessa maneira, você vai passar 1 dia em Milão conhecendo as atrações presentes no centrão da cidade sem correria e estresse.

VISITE ALGUNS POSTS DE MILÃO

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e Google+.

20 respostas

  1. Olá Damares
    Gostei muito do seu post, porém preciso de uma dica mais específica.
    Chegarei em milão por volta das 21:00 do sábado 23/09, partindo as 10:00 do domingo 24/09 de trem para Veneza. Gostaria de saber quais pontos turisticos e que você recomenda conhecer nesse período. Não temos a intenção de descansar nesse período. Rsrs

    Aguardo seu retorno e desde já muito obrigada.

    1. Suzanny, você poderá passar na praça de Duomo, na frente do castelo, passear no bairro de Brera e fechar à noite no bairro de Navigli.
      Mais do que isso é difícil à noite e de madrugada.
      Abs
      Damares

  2. Sinceramente… Já fiz várias pesquisas de roteiros para vários lugares. Mas nunca tinha visto algo tão caprichoso! Vou usar todas as dicas! Indo pra Itália em Outubro! Parabéns de verdade pela dedicação ao escrever.

  3. Vou para Itália no dia 05/05 com o seguinte roteiro
    Milao
    Lá Spezia
    Florenca
    Roma
    Nápoles
    Uma média de três dias em cada cidade
    Acho que iremos nos locomover de trem. Como posso ter um roteiro otimizado dessa minha viagem

    1. Olá Maria Mendes. Infelizmente não posso lhe ajudar porque não temos mais disponibilidade para maio. Mas seu roteiro está certinho, eu só ficaria menos em La Spezia e mais em Florença para conhecer um pouco da Toscana.
      Abs
      Damares

  4. Oi Damares,
    Estou chegando em Milao dia 11/06 as 16:30hrs, e fico somente ate dia 12/06 as 09hrs você acha que da tempo fazer esse roteiro todo?

    1. Olá Marina. Acho difícl vc fazer qualquer roteiro em tão pouco tempo, pois até chegar no hotel, fazer check in e sair para passear, já vai ser umas 18h30. Mas se como em junho escurece tarde, por volta das 21h30, dá para fazer essa parte:
      . Corso Vittorio Emanuele II
      • Piazza del Duomo
      • Galleria Vittorio Emanuele II
      • Teatro alla Scala (só por fora)
      • Castelo Sforzesco
      • Parco Sempione
      • Bairro de Brera

      Abs
      Damares

  5. Boa tarde Damares.
    Chego em Milão dia 02/10 às 16:30 horas e irei para o Ritter, na Corso Garibaldi, de transfer. Ficarei até dia 04/10, quando pego trem para Verona às 11:25.
    Se possivel, vc pode me sugerir um roteiro?
    Comprei a entrada para Ultima Ceia dia 03/10 13:45h, com ponto de encontro na Piazza Santa Maria delle Grazie.
    Grata e parabéns pelo trabalho.

    1. Olá Maria Amelia.
      Seu tempo será muito curto em Milão. O problema maior foi ter marcado o cenacolo para um horário bem no meio da tarde, isso vai complicar um pouco, mas aproveite desse roteiro e procure conhecer o que puder.
      Abs
      Damares

    1. Olá Thalita. Esse percurso dá para fazer todinho a pé. Eu deixei Brera por último para que a pessoa chegue lá já pro final do dia e já fique na zona para fazer aperitivo ou jantar.
      É um dos lugares mais agradáveis para aproveitar à noite de Milão.
      Abs
      Damares

  6. Damarea, Como vai chegarei em Milão por volta das 19:30 Hrs no dia 09/08/2019, onde me hospedar, procuro hotel ou Hostel bem barato para passar a noite, gostaria de ficar 2 dias apenas (domingo depois vou para Verona, Mantova, Florença, Como e volto para Milão )

    1. Olá Renata. O Hotel Aspromonte não é caro é fica numa boa posição. Senão procure por Hostel perto da Stazione Centrale, é a estação de trem de Milão. Dessa maneira já vai ficar perto da estação para pegar o trem para Verona.
      Abs
      Damares

  7. Ola Damaris!
    Chegaremos em Milão no dia 30/06 as 16 : 30 h, e sairemos para Verona no dia seguinte por volta das 18 h.
    Qual roteiro vc sugere para esse período ?
    Vale a pena visitar o Lago Di Como ?

    1. Olá Dionisio. Se forem ao Lago di Como não conhecerão Milão. Acho que vai ser muito corrido ir ao Lago di Como, mesmo porque vocês só vão ter dia 1/6 para passear em Milão, pois o dia de chegada é quse perdido e já chegarão
      em Milão no final da tarde. O sol se põe por volta das 21h30, mas as atrações fecham antes e vocês estarão saindo do hotel para passear por volta das 19h.
      Abs
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *