1 dia no Douro com bate e volta do Porto

Fiquei apenas 1 dia no Douro, mas taí um lugar que me arrependi de não ter passado pelo menos uma noite e desbravar mais.

O Vale do Douro é uma das regiões vinícolas mais antigas da Europa e é patrimônio da UNESCO. Suas colinas cobertas de vinhas que serpenteiam o Rio Douro e que é pontilhada de antigos santuários, formam um panorama deslumbrante aos olhos do visitante.

rio douro

passeio de barco no Douro

 

Nesta encantadora área verde, seguindo o solo particularmente fértil e o clima quente e seco, são produzidos os melhores vinhos e azeites de Portugal. No passado, o Vale do Douro era conhecido e apreciado por um tipo particular de vinho doce e fortificado, o Porto. Mas há algumas décadas o Vale do Douro também produz vinhos secos e não licorosos que começam a ser apreciados no estrangeiro, aos quais se destina uma parte substancial da produção vinícola do Vale. Além disso, muitas famílias da região, além de produzir vinho, transformaram suas fazendas, as “quintas”, em  hotéis que, além de terem adegas bem abastecidas e de organizarem degustações frequentes e apreciadas, algumas delas também oferecem aos hóspedes a oportunidade de participar da colheita.

vinicolas no douro

O Douro é o segundo maior rio de Portugal e o terceiro da Península Ibérica, nasce na Espanha e desemboca no oceano Atlântico na cidade do Porto. Esta área pode ser explorada de carro, barco ou trem a vapor. Este último meio é disponível de junho a outubro e não excede a 30km por hora. Durante o itinerário ele cruza aproximadamente trinta pontes das quais é possível admirar antigas aldeias agrícolas.
O Vale do Douro é uma das ótimas opções de bate e volta do Porto, a viagem de carro dura cerca de 1 hora e 15 minutos pela rodovia.

rota do Douro

                                Rota de 1 dia no Douro

Existem possibilidades de fazer algumas rotas no Vale do Douro, mas na minha opinião o importante é seguir pela linda e panorâmica estrada N222. A estrada é um serpenteio onde se encontram esplêndidas vinícolas que dá até vontade de parar em todas e fazer degustações!

Fazendo apenas 1 dia no Douro como bate e volta do Porto, decidi seguir pela N222 sem visitar muitas vinícolas e cidades, mesmo porque o tempo era curto. Chegando do Porto, a primeira cidade que se encontra é Peso da Régua, a qual oferece um visual fantástico do Rio do Douro que já proporciona fotos incríveis.
Não visitei a cidade de Peso da Régua, pois me informei sobre ela antes da viagem e não encontrei grandes coisas que me interessassem.
Após tirar fotos da linda ponte que se encontra logo no início da estrada N222, prossegui a viagem.

Peso da Régua

Meu passeio no Douro foi no mês de outubro, mês escolhido a dedo para pegar as cores do outono que amo de paixão, e o resultado foi o esperado, uma overdose de folhas coloridas deixando o cenário ainda mais fascinante. Tive também sorte com o tempo, peguei um dia ensolarado de céu límpido.

1 dia no Douro

1 dia no Douro

A estrada é estreita, mas bem conservada, mesmo assim é necessário ter atenção sobretudo quando se chega a uma certa altura.
Meu itinerário chegava até uma parte bem alta do Vale do Douro, em Casal de Loivos, pois nas minhas pesquisas descobri que de lá o panorama era espetacular!
Em Casal de Loivos visitei a vinícola “Quinta do Jalloto” e fiz degustação de vinho. O lugar é um arraso, a posição é perfeita e não dá vontade de ir embora de jeito nenhum!

Casal de Loivos Douro

Douro - bate e volta do Porto

degustação de vinho no Douro

vista do Douro

Depois comecei a descer e parei na vinícola D’Origem onde fiz degustação de vinho, mel e azeite. Me apaixonei pelo mel e azeite dessa vinícola.

Finalmente cheguei em Pinhão que eu queria muito conhecer. A cidadezinha é uma gracinha. Ela fica às margens do Rio do Douro com restaurantes e bares. De lá partem barcos para fazer passeios.

cidade de Pinhão no Douro

passeio de barco no Douro

Voltando em direção à Peso da Régua, fiz uma parada na “Quinta do Vallado” e consegui pegar o último grupo (já era tarde, quase 17h) para fazer degustação com percurso na quinta e apresentação de todo o processo de preparação das bebidas. Aqui experimentei pela primeira vez o vinho do porto branco. Nem sabia que existia e adorei!

degustação de vinho no Douro

Um passeio de 1 dia no Douro não dá para conhecer tudo e todas as vinícolas, portanto, pra quem tem mais tempo, sugiro que pernoite na região e aproveite o máximo porque vale a pena. Foi um dos lugares mais lindos que já conheci na minha vida, é uma coisa diferente de tudo aquilo que já vi como natureza e vinhas. O Vale do Douro é realmente único!

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Muito lindo essa região mesmo, belas fotos e dicas.

    21 de março de 2019

Deixe Um Comentário