por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Adelaide na Austrália!

Finalmente aterrisamos no solo australiano depois de 2 dias de viagem! Partimos da Itália no domingo e chegamos em Adelaide na terça. Claro que a viagem poderia ser mais rápida, mas com nosso voo intercontinental, tivemos uma espera de 12 horas em Kuala Lumpur, como contei no post “Um dia em Kuala Lumpur”.

Chegamos muito cedo num dia invernal  de junho na Austrália. Eu como sempre, organizei toda a viagem da família, reservei os hotéis por internet em Adelaide, Melbourne e Sydney, e um voo interno de Cairns a Melbourne, porque nosso retorno para Itália sairia de Melbourne. Comprei  o voo interno com a Virgin Blue diretamente no site da companhia. Nosso roteiro era  de 4 semanas, fazendo 5000 km de Adelaide até Cairns, ou seja, do sul até o nordeste da Austrália. Tínhamos datas fixas apenas nessas 3 cidades, depois de Sydney, alugamos um carro para ir até Cairns (3000 km), fazendo o percurso da costa e parando em várias cidades, livres, leves e soltos.

Adelaide
   
A Austrália é o sexto país do mundo em extensão (7.617.930 km ²), o maior da Oceania com uma população de cerca 22.618.521, e com grande concentração de habitantes nas cidades vizinhas à costa. A capital da Austrália é Canberra,  está situada na parte interna do país.

   
O país está localizado no hemisfério sul, é rodeado pelo Oceano Índico a oeste e ao sul,  e pelo Pacífico ao leste. Habitada por aborígenes por mais de 40.000 anos, foi colonizada pelos britânicos no século XVIII. Os australianos, chamados também de “aussie”, é um povo multi-étnico, com influências não só  aborígenes e europeias, mas também asiáticas, africanas e americanas.
Adelaide
   

Chegando em nosso hotel, tomamos um banho e caimos na cama, dormimos por 6 horas. Acordamos por volta das 13h e fomos em direção ao centro da cidade para colocar algo no estômago. Nosso hotel estava a uns 25 minutos de caminhada do centro, podíamos pegar um bondinho, mas preferimos caminhar, é assim que se conhece bem os lugares.
Adelaide
   
Primeiro de tudo, vou explicar  porque escolhemos começar nossa viagem por Adelaide.
Queríamos conhecer a ilha de Kangaroo Island, que se encontra a 112 km de Adelaide,  com animais livres, praias maravilhosas e leões marinhos. Eu, meu marido e minha filha, ficamos apaixonados por essa ilha em nossas pesquisas pela internet, e decidimos visita-la, podíamos passar só um dia nela pegando o ferry boat em Adelaide. O entusiasmo foi tão grande, que compramos a passagem para Adeliade, só depois com mais pesquisas, fomos descobrir que não valia a pena, porque nem sempre era fácil avistar os animais (se encontram no parque natural na ilha), e os relatos das pessoas que tinham visitado a ilha, diziam que o ideal seria dormir no lugar pelo menos 2 noites, além do período invernal ser pouco recomendado, porque lá a temperatura era mais baixa do que em Adelaide e tinha muito vento, então desistimos.

Adelaide é a capital do South Australia, e se encontra no oceâno indiano. Parece uma cidade do interior grande, as ruas são largas e limpas. Gostamos de cara dos australianos, gente simples, disponível e tranquila.
Adelaide
   
O que nos encantou foi a quantidade de parques presentes na cidade,  depois descobrimos que era uma característica do país,  todas as outras que visitamos, tinham muitos parques e muito verde.

No dia seguinte, levantamos cedo (como todos os outros dias, o fuso horário era de 8 horas adiante, então dormíamos cedo, tipo às 22h, e às 6h30 estávamos já acordados), fomos tomar nosso café da manhã no mercado “Central Market”, que estava no caminho para o centro da cidade. Eu adoro os mercados, procuro sempre conhecer aqueles presentes nas cidades que visito.
Central Market                                                                            Jaca
   

O programa do dia era visitar o Wildlife que estava fora de Adelaide, porque nossa filha estava desesperada para ver os koalas e cangurus. Infelizmente chegando no ponto de ônibus, descobrimos que tínhamos acabado de perde-lo, e o próximo passava somente no começo da tarde (isso porque era período invernal, mas no verão o ônibus passava mais frequente), então desistimos e fomos para o zoológico, que estava dentro da cidade. Vimos o koala (mas ele estava dormindo) e alguns pequenos cangurus, mas ainda tínhamos muitos lugares para visitar, e cangurus e Koalas não iriam faltar.
Canguru

No terceiro dia, fomos conhecer  a praia mais frequentada pelos habitantes de Adelaide, Glenelg, que se encontrava apenas a 30 minutos de bondinho saindoo centro. A cidade era uma gracinha, com bares, lojas, restaurantes e uma praia de areia fininha e branca.
Glenelg
   
   

A atmosfera era invernal com 13° e bastante vento, mas o visual e o pôr do sol no mar, era demais.
Glenelg
   
Não pude resister a esse casal de pombinhos
   

Ficamos apenas 2 noites e 3 dias em Adelaide, no terceiro dia, pegamos o ônibus noturno para Melbourne, compramos o bilhete diretamente no terminal de ônibus 2 dias antes. Na estação tinham várias companhias de ônibus, então passamos por algumas para saber o preço e conseguimos pegar uma promoção com uma delas com ótimo desconto. A viagem durou 10 horas. Isso pode ser uma boa idéia para economizar no transporte (o voo custava bem mais caro, é claro) e viajando à noite, pode-se economizar uma diária de hotel. Na Austrália, como no Brasil, viaja-se muito de ônibus.
Pôr do sol de Glenelg
   
   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Austrália: Hervey Bay

Continuando com nossa viagem pela Austrália, prosseguimos para o próximo destino, Hervey Bay. Depois de ter tomado o café da manhã em nosso bar preferido

Leia e Comente!