por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Liguria: conheça um condomínio medieval

A Liguria há um cenário incrível e oferece aos visitantes passeios tanto na costa, como na montanha. Sem falar nas pequenas cidades medievais que são verdadeiros tesouros.

Coletta di Castelbianco é um antigo vilarejo medieval construído há cerca oito séculos, está localizado em cima de uma colina na Liguria a poucos quilômetros da costa da Riviera Ligure no município de Savona, cercado pelo verde do Valle Pennavaire.

Foi gradualmente abandonado por seus habitantes e, na metade de 1900, se reduziu em um acúmulo de ruínas pitorescas. Por volta de 1980, foi lançado um projeto de total recuperação, no entanto, fornecendo ao lugar uma infra-estrutura sofisticada da mais alta tecnologia para que os novos habitantes pudessem desfrutar da paz do lugar mantendo contato com o mundo através de recursos de informações disponíveis.
*Este post é continuação de “Riviera Ligure e seus Burgos Medievais“. Foi um passeio de 2 dias visitando alguns burgos da Riviera Ligure, no município de Savona. Os vários vilarejos medievais da região, se encontram muito perto, com distâncias de cerca 15 ou 20 minutos (de carro) entre eles.

Liguria

Hoje, suas casas de pedra e ruas estreitas foram completamente restauradas. A restauração do vilarejo é única na Itália, porque representa a combinação estética antiga com a tecnologia moderna, respeitando a beleza das escadarias de pedras antigas e discretos tetos incorporando alta tecnologia contemporânea.

A cuidadosa renovação transformou o pequeno vilarejo medieval em uma comunidade na qual os espaços compartilhados são acessíveis a todos os residentes, onde todos se conhecem, podendo utilizar a área dos jardins, da sauna, dos terraços e da piscina. Digamos que é um condomínio, só que ao invés de ter casas ou prédios tradicionais, tem um vialrejo medieval. Nada maus, hein!

cidades da Liguria

Os caminhos que partem do centro e levam aos bosques que rodeiam o vilarejo, são cheios de árvores de frutas como ameixa, pêssegos, cerejas e também oliveiras, tornando o lugar ainda mais especial. Acredito que ser proprietário de um desses belos apartamentos, significa tornar-se parte de uma história, contribuindo para a ação da revitalização de uma área da Liguria, investindo em saúde e qualidade de vida. Pena que custa muito caro.

cidades medievais

Mas se você quiser passar uns dias em um lugar assim diferente e encantador, pode alugar um apartamento
por dois ou mais dias. Muitas pessoas alugam para temporada de férias, ou somente para passar um final de semana. A maioria dos proprietários são estrangeiros, principalmente do norte da Europa, então é claro que tudo funciona perfeitamente. Eu fiquei encantada, o vilarejo é super limpo, organizado e simplesmente lindooooo!

vilarejo medieval

Imagino que você esteja doido para saber como chegar à esse paraíso não é mesmo? Então vamos lá, vou lhe dar todas as dicas, quem sabe suas próximas férias serão aqui?

 

Como chegar ao condomínio medieval na Liguria

Viajando de carro:  estrada GE-Ventimiglia A10, pegar a saída para Albenga, seguir a direção Garessio (SS 582) e passar Cisano sul Neva, quando chegar em Martinetto, virar a esquerda na ponte, tem um posto de gasolina, pegar a direção para Castelbianco (SP14), percorrer cerca de 7 km até encontrar o restaurante Scola, virar a direita, e a 300 metros tem a igreja de Santa Lucia, o estacionamento está a sua direita. Benarrivato a Colletta di Castelbianco!

Viajando de trem: se você não quiser alugar um carro (acho uma pena, pois vale a pena rodar por toda a redondeza, e isso é possível só mesmo de carro), desça na estação de trem de Albenga, depois você pode usar a linha de ônibus do SAR, faz duas corridas por dia de ida e volta.

A Liguria é uma região da Itália situada no norte ocidental, está apenas a 2 horas de Milão. Está situada na costa e faz fronteira com o sul da França, cerca de 2 horas de Nice (dependendo de onde estiver na região).

 

vilarejo medieval

Liguria

cidades da Liguria

 

 

 

 

cidades medievais

Cidades da Liguria

Cidades da Liguria

Liguria

[caixa title=”Saiba mais”]

Riviera Ligure e seus burgos medievais
Cidades Medievais, Natureza e Santuário
Cinque Terre, a favela italiana!
Informações sobre vistos e seguro de viagem para Europa
Comida de Rua na Itália

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Pacotes na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

 

4 respostas

  1. Noossa! Adorei isto. Um dia ainda vou brincar de viver lá, nem que seja só por um final de semana.

    Você sabe me informar se tem trem de Novara ou de Milão para Savona?
    Vou ficar dois em Savona, antes de embarcar no navio da Costa. Onde você sugere que a gente possa ir conhecer além da própria Savona?
    Aguardo suas dicas. Obrigada

    1. Ola Celia, nada mal viver assim, né? Tem trem de Novara para Savona sim, mas precisa fazer conexões em outras cidades. Eu te aconselho a pegar um que faça conexão em Milão, porque depois é direto. De Milão para Savona tem os trens “regional e intercity”. O regional é mais barato, mas são velhos e desconfortáveis. O intercity é mais rápido e menos velho (http://www.trenitalia.com/)
      Savona não é uma cidade muito interessante, pelo menos no meu ponto de vista, mas é cercada de outras mais bacanas. Noli e Finalborgo são bem bonitinhas, as duas tem burgo (pequeno centro medieval. Fazem parte do município de Savona, acredito que tenha ônibus urbano que vá até as duas. Como praia, a melhor da região é Varigoti.
      Abraços
      Damares

  2. Muito obrigada pela atenção e presteza na resposta. Andei xeretando seu blog até os últimos posts. Estou amando. Você é boa! Clara, simples e objetiva. Como é que eu não te achei antes?
    Muito sucesso para você;
    Abraços.

    1. Celia, fico muito feliz que você esteja curtindo o blog. Eu procuro escrever de maneira clara e simples, assim como penso e sai da minha cachola. Gosto muito de escrever, principalmente sobre aquilo que conheço bem há muitos anos, viagem.
      Grande abraço
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *