por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Riviera Ligure e seus Burgos Medievais

A Riviera Ligure possui vilarejos medievais de grande beleza, além de pontes romanas e grutas paleolíticas. Fazer um passeio na Liguria é descobrir cantinhos muito sugestivos. A poucos quilômetros do mar, se encontram localidades deslumbrantes para visitar e se encantar. Se trata da Liguria Ponente,  ou Riviera Ligure Ponente.

Se tem uma combinação que adoro, é região de mar com montanhas e colinas onde se encontram vilarejos, o panorama é magnífico.

Quando o tempo começa a esquentar, dar uma fugidinha até a Liguria, é uma boa pedida. Além de estar somente há 2 horas de Milão, curto uma prainha e dou sempre uma chegadinha em um dos muitos vilarejos medievais das redondezas.

Aqui vai uma dica muito bacana para você visitar durante sua viagem pela Itália.

O vilarejo medieval Castelvecchio di Rocca Barbena (1142 m), está localizado no Vale Neva, no município de Savona, foi edificado no século XI pelo Marquês de Clavesana.

Riviera

Considerado um dos vilarejos medievais mais bonitos da Itália, obteve a marca da “bandeira laranja” do Touring Club por sua excelente preservação. Inicialmente, era um importante feudo do Marquês de Clavesana (XII-XIII), perdendo sua importância após ser colocado sob a jurisdição de Zuccarello. Em 1623, foi adquirido pela família Savoia, conquistada por Gênova em 1672.

O vilarejo apresenta aspectos medievais muito sugestivos, com  casas  fortificadas que foram escrupulosamente respeitadas nas renovações recentes. As casas tradicionais com telhados em cúpulas, terraços colocados na parte superior, permaneceram inalteradas ao longo do tempo. Andando pelas ruelas estreitas, pode-se admirar os antigos arcos de pedra que ligavam as habitações, e observar as formas características dos fornos salientes nos muros externos, onde antigamente o pão era cozido para a comunidade.

Riviera

A natureza que circunda o lugar, proporciona um cenário fantástico. Subindo a colina onde foi construído o Santuário de Nossa Senhora das Graças no século XVII, o panorama é mágico.

Não deixe de experimentar a gastronomia da região, famosa por produzir ótimos óleos “extra virgen” obtido por prensagem a frio. Nas cidadezinhas vizinhas, se encontram muitos restaurantes típicos, aproveite para comer “raviolini di borragine”, acompanhado de um bom vinho local “Pigato”.

vilarejos medievais

Se você não estiver de carro, pode se informar em uma agência turística em Savona ou Albenga para fazer excursões organizadas para esses destinos.

viagem pela Itália

Visitar a Liguria
Visitar a Liguria

passeio na Liguria

passeio na Liguria

visitar a Liguria

Riviera

viagem pela Itália

passeio na Liguria

[caixa title=”Saiba mais”]

Cidades Medievais, Natureza e Santuário
Cinque Terre, a favela italiana!
Informações sobre vistos e seguro de viagem para Europa
Comida de Rua na Itália

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *