por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Bellagio: a pérola do Lago de Como

Bellagio está sempre incluso nos passeios que levo os amigos e parentes que vêm me visitar em Milão. Este passeio foi um deles, quando levei parentes no final de março.

Num belo dia de sol, mas ainda com friozinho, passamos uma tarde muito agradável caminhando pelas ruelas de Bellagio, tomando chocolate quente com chantilly em um dos tantos bares com mesas nas calçadas.  Não é a toa que essa cidadezinha é conhecida como a “pérola” do Lago de Como.

Durante séculos, sua conformação  tem encantado artistas e escritores, sejam italianos que estrangeiros. Ela está localizada na ponta do promontório que divide o lago em dois ramos, de Como, e Lecco. A cidade se estende parcialmente sobre a zona costeira e, em parte, nas encostas do promontório. Graças a esta posição, há uma extraordinária variedade e vista panorâmica que abrange todo o lago. Nos dias límpidos ensolarados, é possível avistar os Alpes – nós os pegamos ainda cobertos de neve. Que visual!

Bellagio
Bellagio

Bellagio

Como chegar em Bellagio a partir de Milão?

Bom, a melhor maneira para economizar, é pegar o trem em Milão na Estação de Cadorna. Chegando em Como, basta se dirigir para estação de ônibus que encontra-se praticamente ao lado daquela de trem e pegar o ônibus para Bellagio (o percurso dura uns 60 minutos).

A outra opção é mais cara, mas ao meu ponto de vista é mais interessante. Pegar o barco e atravessar o lago (dura uns 45 minutos). O porto está localizado perto da estação de trem, uns cinco minutos a pé. O ônibus  e o barco têm uma frequência de saída a cada 1/2 horas, depende do horário e do dia. Nos finais de semana e a tarde, saem mais frequentemente. Se pegar o trem em Milão e depois o ônibus em Como, vai gastar um total de cerca 8/9 euros, pegando o barco, é mais caro, vai dar uns 15 euros (desde Milão).

Lago de Como

o que visitar em Bellagio

O que visitar em Bellagio

Sugiro começar  seu passeio em Bellagio pelo Velho burgo (centro histórico medieval), onde poderá admirar as antigas e sugestivas residencias. No centro histórico você encontrará escadas e becos característicos da cidade e, seguindo por eles, irá conhecer muitos outros com lojas que vendem produtos locais.

Apesar de pequeno, o lugar abriga muitas igrejas renomadas: Igreja de San Giacomo, Santa Maria Annunciata in Breno, San Giovanni Battista, San Giorgio, San Martino, o Santuário della Beata Vergine del Soccorso e a igreja Santa Maria di Loppia.

como chegar em Bellagio
Centro histórico de Bellagio

Passeio em Bellagio

Como chegar em Bellagio

Não deixe de visitar os Jardins da Villa Melzi e o Parque de Villa Serbelloni.

Villa Melzi nasceu como residência (1808-1810) para o vice presidente da república na época de Napoleão. A construção há uma perfeita expressão da cultura neo-clássica. É rodeada por um magnífico jardim de tipo paisagístico. O local é aberto ao público a partir da metade de março até final de março. O ingresso custa 6€.

O parque de Villa Serbelloni se estende no promontório íngreme que separa os dois ramos do lago. A costrução original da mansão remonta a 1400. Em 1788 passou ao conde Alessandro Serbelloni, um membro de uma das famílias mais nobres e ricas da Lombardia, que se dedicou de corpo e alma, com especial incidência sobre a realização do imenso parque do lado externo, onde ele construiu trilhas e avenidas por um comprimento total de cerca de 18 km.

A visita à Villa Serbelloni é guiada de terça a domingo às 11h e às 15h30. O bilhete custa 9€. Abre da metade de março até final de outubto de terça a domingo.

Lago de Como

Bellagio é um cantinho muito romântico do Lago de Como.

Como chegar em Bellagio

Bellagio

Agora que você já sabe o que visitar em Bellagio e como chegar, prepare as malas e boa viagem!

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo

Reserve seu hotel com o booking.com

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

65 respostas

  1. Olá! Estou indo a Milão em abril e estou pensando em conhecer Bellagio em uma tarde.

    Vi também que existe uma terceira possibilidade para ir para Bellagio, porém sem passar por Como. COmo o meu tempo é curto, essa seria uma opção mais rápida e economica.

    Pegando um trem para varenna da estação central de Milão e depois de varenna pegando um barco para Belaggio. o trem pra varena ida e volta custa em média 13 euros e a viagem dura 1h e o barco para bellagio ida e volta custa em media 9 euros e a viagem dura uns 15 minutos.

    Você acha que dessa maneira também dá certo?

    Obrigada!!!

    1. Gabriela, acho que vai ficar uma viagem meio longa pra quem tem pouco tempo. Se seu tempo é curto, o ideal seria ir de carro por Lecco.
      Abs
      Damares

  2. Oi… uma dúvida… Qual estação de trem eu devo descer pra pegar o ônibus para Bellagio, tem duas estações lá ne. A Nord Lago e a S.Giovani? Obrigada

  3. Damares,

    Parabéns pelos seus posts e dicas.
    vou em Junho para Milão, mas gostaria de ir direto para Gênova.
    Não consegui saber se tem ônibus direto do aeroporto malpensa.
    Poderia me informar e se consigo comprar antecipado.
    obrigada.
    Abs

  4. Olá Damares,

    Vamos para dar uma passada em Milão na última semana de junho, chegando em uma terça no final da tarde (15h) e saíndo na quinta-feira.
    Pensamos em conhecer a Catedral Duomo na terça à tarde e no dia seguinte ir para Como para Bellagio, fiquei encantada com seus comentários sobre o local. Você acha que é uma boa escolha? Qual a melhor opção para ir para Bellagio saíndo de Milão? Muito obrigada!

    1. Fatima, Bellagio é muito fofa e vale sim uma visita, sobretudo no verão. No post está escrito como chegar na cidade.
      Abs
      Damares

  5. Olá Damares, estive a ler o seu blog e achei bastante interessante. Obrugada pelas dicas. Estou a pensar ir a Belkagio na Páscoa, mas vou de carro pois estou no sul da Alemanha. A minha duvida prende-se com o estacionamento. Existem estacionamebtos perto do centro? E os custos tem ideia? Estou a pensar alugar um apartamento mesmo no centro e nao sei como será o estacionamento. Já agora que tal é Menagio? Vale a pena visitar? Obrigada

    1. Claudia, você pode também alugar um apartamento em Como e fazer os passeios de barco que partem de lá para conhecer outras cidades do lago, como Menaggio e Bellagio. Te sim estacionamento, mas não saberia te dizer o valor.
      Abs
      Damares

  6. Bom dia!

    Estou planejando uma viagem para Itália em Lua de Mel. Chegaremos em Milão no dia 21/03/2017 e retornaremos por Roma no dia 06/04, ou seja, 15 dias inteiros. As cidades principais que já colocamos no roteiro são: Milão (2 dias), Verona e Veneza (2 dias), Florença (região da toscana – 5 dias) e Roma (6 dias). Porém acredito que tenho alguma folga no roteiro e gostei muito do post em relação a região do lago Como e de Lugano. Sendo assim pensei em alugar um carro e fazer o seguinte roteiro: Milão, Lecco, Belagio, Como, Lugano e Milão. Tenho algumas dúvidas em relação a essa viagem:

    – Final de Março é um período bom para conhecer a região do lago de Como?
    – É possível fazer esse roteiro em 1 dia voltando para Milão no mesmo dia ou vale a pena dormir em Lugano para aproveitar com mais calma a região?
    – Gostaria de continuar a viagem de carro até Veneza pois acredito ter diversas cidades para conhecer de passagem, mas vale a pena ou melhor ir de trem parando nas principais?
    – Qual o cuidado que devo ter em relação a dirigir na Itália?

    Procuro sempre uma viagem que o custo beneficio compense, caso seja MUITO mais barato a opção do trem escolherei o trem.

    1. Mauricio, acredito que nesse caso seja mais viavel alugar um carro. Mas mesmo de carro, vai ser uma corrida danada visitar todos esses lugares num so dia, sem falar que marco ainda é inverno e os dias sao mais curtos. Divida em 2 dias dessa maneira: Lecco e Bellagio / Como e Lugano.
      Dedique um dia inteiro a Veneza.
      Para dirigir na Italia é necessario tirar o Pid no Detran no Brasil antes de partir.
      Abs
      Damares

  7. Olá, Damares!
    Gosto muito da sua clareza.
    Em setembro saio de Padova para Bellagio de carro e durmo 1 noite.
    Chego a Bellagio por estrada ou preciso de ferry boat?

    1. Olá Maria Novena. Não precisa pegar ferry não, em Bellagio chega-se também por terra.
      Abs
      Damares

    2. Nossa, como é primordial comunicar-se com quem conhece!!! Não conseguia esta informação!!
      Vc tem ideia de tempo que leva esta viagem de carro de Padova a Bellagio?
      Muito obrigada

  8. Ola Damares
    Gostei muito das dicas de seu blog. Gostaria de uma informação. Estarei em Milão em setembro e de lá vou para Lugano. Gostaria de passar por Como e Bellagio. Qual a melhor maneira de ir de Bellagio para Lugano, de onibus ou de trem? Obrigada

    1. Maria do Carmo, eu já fiz este trajeto de carro, mas sei que é possível fazer com o ferry boat (caso não tenha mudado) de Bellagio para Cadenabbia em Lugano. Chega-se em 30 minutos.
      Abs
      Damares

    2. Muito obrigada Damaris! Minha duvida é se em Como e Bellagio haveria lugar para deixar a bagagem. Parece que a estação de Como possui guardavolumes, vc tem ideia se em Bellagio posuui algum?
      Um abraço
      Maria do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *