por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Cinque Terre: a favela italiana

Cinque Terre é um dos muitos lugares fascinantes da Itália! Antigamente, em muitos lugares da Itália, as casas eram costruídas como as favelas do Brasil, nos morros/rochas e aglomeradas, a diferença é que aqui construiam uma em cima da outra, como pequenos prédios. Hoje, as Cinque Terre são famosas internacionalmente, virou um dos lugares mais atrativos e visitados na Itália por sua beleza pitoresca.

Cinque Terre
Manarola

Será que a “Rocinha” também vai ficar assim chic daqui a uns 100 anos?

Encontram-se na região da Liguria e está perto da La Spezia. Se chama Cinco Terras, porque são cinco pequenas cidades encravadas nas rochas. A posição das cidades, não permitiram expansão, isso fez com que elas permanecessem tais e quais ao período de suas construções, aproximadamente em 1239, obviamente passando por restruturações durante esses longos anos.

Visitar as Cique Terre
Manarola

As cidades das Cinque Terre são Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. A formação do territorio é muito original, a erosão da água durante esses anos, criou uma sequência de baías e enseadas com praias entre penhascos. Tudo isso junto a costrução dos prédios nas rochas, oferece um visual inusitado, além dos vinhedos situados atrás de algumas cidades.

cidades da Cinque Terre

Para quem não está acostumado a pegar estradas estreitas com curvas, o percurso de carro para chegar nas Cinque Terre pode ser meio complicado. Temos muitos amigos que vêm de férias e conseguem chegar de carro até lá numa boa, mas isso depende de cada um. A outra opção, é ir de trem, que talvez seja a escolha melhor para um dia de passeio, porque além das estradas sinuosas, as cidades são pequenas e encontrar vaga nos estacionamentos não é fácil.

Cinco Terras
Riomaggiore

Visitar as Cinque Terre em um só dia fazendo um bate e volta de uma outra cidade, é possível somente no verão quando os dias são mais longos, mas sem fazer o passeio na Via dell’Amore a pé, porque o todo o percurso é longo.

Você pode chegar de carro em Monterosso, por exemplo, estacionar o carro e depois fazer os trajetos de uma cidade pra outra de trem. Se decidir viajar de trem até Monterosso, é só chegar na estação e comprar seu Cinque Terre Card e fazer os percursos entre uma cidadezinha e outra de trem.

O itinerário a pé nas Cinco Terras, dura cerca de 5 horas e se chama Via dell’Amore (Via do Amor). A maior parte do caminho hoje é bem estruturado. O caminho não é difícil, mas é igual a um trekking na montanha, então se você não curte subidas, faça somente um pequeno trecho a pé e o resto de trem. O bilhete de trem de uma cidade para outra custa 1,80 euro, mas convém comprar o Cinque Terre Card, que dá direito a visitar todas as cidades de trem e já está incluido a entrada ao Parque Nacional da Via dell’Amore. Caso não queira comprar o Card, saiba que vai pagar 5 euros só para entrar no Parque Nacional. Se resolver passar uns dias na região, informe-se para o Card de mais dias, custa mais caro logicamente, mas vai sair mais em conta, além de incluir passeios também de barco.

Os preços do Cinque Terre Card variam muito, para saber mais detalhes, visite o link: Cinque Terre Card

Aviso: devido ao desmoronamento de uma parte da colina nas Cinco Terras em 2012, o percurso da Via dell’Amore foi fechado para trabalhos de restruturação. Até o momento (fevereiro de 2016), foi aberto o trajeto entre Corniglia-Vernazza, Vernazza-Monterosso.

visitar as Cinco Terras

Este percurso parte de Riomaggiore, onde meu marido deixou o carro num estacionamento.  Ele comprou os bilhetes e foi direto para o Parque fazer o pequeno percurso da Via dell’Amore. A entrada do Parque, encontra-se ao lado da estação de trem.

cidades encravadas nas rochas

O percurso de Riomaggiore a Manarola é bem fácil e seguro, dura uns 30 minutos. Aconselho a fazer passeios de barco somente se pernoitar em uma das cidades, porque em um dia só, é impossível  fazer tudo.
Já fui muitas vezes à Cinque Terre. Me lembro que a uns anos atrás, fomos com mais um casal de amigos para Monterosso em pleno mês de julho num final de semana sem reservar hotel. Resultado, tivemos que voltar para Milão no final do dia, porque não encontramos um hotel disponível, tudo lotado.

Cidades das Cinque Terre
Riomaggiore

As Cinque Terre é um destino caro para se hospedar, uma boa opção, é pernoitar em La Spezia e pegar o barco que faz todo trajeto pela região, descendo numa das cidades e depois fazendo os percursos de uma cidade pra outra de trem.

via dell'Amore
Via dell’Amore

[caixa title=”Saiba mais”]

Liguria: conheça um condominio medieval
Cidades medievais, Natureza e Santuário
Riviera Ligure e seus burgos medievais
Visitando o centro de Gênova

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

26 respostas

  1. Não sei se já agradeci as dicas sobre Roma que eu peguei no blog e que foram muito úteis. Valeram mesmo. Muito obrigado.
    E como terei de voltar à Itália, pois é encantadora e é impossível não retornar, amei essa dica.
    Obrigado novamente e abraços.
    Fabio.

    1. Fabio, volte mesmo, a Italia tem muito para visitar, é realmente um pais muito bonito.
      Obrigada pelos elogios e, continue seguindo o blog.
      Abraços
      Damares

  2. Obrigada por me permitir conhecer nessa matéria toda essa beleza das Favelas -Italianas, quem dera um dia poder conhecer tudo isso de perto,certamente me daria suporte para uma boa aula de História/Geografia….
    Grazie.

  3. Oi Damares!
    Também sou associada da ABBV e estou empenhada em conhecer todos os demais blogs associados, então cá estou! E me deparo com este post sobre um dos mais belos e verdadeiros lugares da Itália. Já estive em Cinque Terre, foi um bate-volta a partir de Florença. Se voltasse lá, me hospedaria numa das vilas. Não conheci todas elas, pois a pé se caminha muito, mas deu pra ter uma boa noção, além de comer peixe fresco com o vinho branco da região. Amei!
    Abraço!

    1. Oi Pati, Cinque Terre é realmente um show. Visitei seu blog “http://garfosequartos.com”, muito bacana, deixei até um comentário no post sobre Giverny, mas não sei se deu certo, porque me pedia uma senha pra confirmar.
      Um grande abraço
      Damares

  4. Que dica fantástica, não conhecia. Estou chegando na Itália dia 15 de outubro, será que o tempo ainda está bom nesse período para visitar o lugar?

    1. Sergio, metade de outubro ainda não faz muito frio, mas vai depender, se tiver sol, tudo fica maravilhoso, mas se chover, nem arrisque, porque além da estrada ser muito suntuosa, não vai ter uma bela vista.
      Abraços
      Damares

    1. Oi Pati, vou entrar de novo no seu site e deixar o comentário. A escolha de Giverny….porque quero conhecer a casa do meu ídolo “Monet”.
      Abraços
      Damares

    1. Pois é Tati, mas quem sabe um dia nossas favelas não serão também chic? Nunca se sabe!
      Você vai gostar muito, espero que pegue um bom tempo.
      Abraços
      Damares

  5. Oi, achei uma excursão a Cinque Terre com o City Discovery de onibus e pequena párte à pé. Dá para ir em janeiro, ou não vale a pena ?
    Teresa

    1. Maria Teresa, visitar as Cinque Terre no inverno, não sei se é legal, porque deve ventar bastante e fazer frio, além de ser difícil encontrar um dia ensolarado, mas se como o clima está louco, quem sabe vc tem sorte. Quanto a o tour que vc encontrou, tem muitas empresas que fazem, veja aqui no blog no primeiro banner, onde está escrito Las Vegas.
      Abraços
      Damares

  6. Ola Damares, gostaria de dicas com faço minha viagem, ja estamos planejando nossa viagem para Julho/2016.
    Qual a melhores cidade e mais barata para se hospedar e as dicas de passeio, pretendemos ficar “na favela italiana” rs, por quatro ou cinco dias. Sairemos de São Paulo dia 08/07/16 com destino a Roma.
    Abraços
    Marcio Moreira

    1. Marcio, se vc quiser pagar menos, a melhor opção é ficar em La Spezia e fazer bate e voltas de barco ou trem. Caso queira ficar diretamente nas Cinque Terre, Monte Rosso é a cidadezinha maior e com mais opções de hospedagens com preços também mais em conta.
      Abs
      Damares

  7. vou estar em milão em 16 de maio 2016 e gostaria de conhecer esse lugar de sonhos…. vc recomenda alguma agencia que faça esse passeio?
    a época é boa ?

  8. Gostaria de dicas atuais de cinq terre
    Pois viajarei dia 1/6 para Milão com 2 amigas.
    Ficaremos 20 dias
    Faremos os lagos no norte desceremos para cinq terre e voaremos para Sardenha.
    Estou preocupada em dirigir em cinq terre …. Gostaria da sua opinião.

    1. Olá Jackie. O que tenho sobre Cinque Terre está aqui no post e acredito que nada tenha mudado não, pois as coisas aqui na Europa não mudam assim como no Brasil rapidamente.
      Quanto ao fato de dirigir na estrada de Cinque Terre, é muito relativo. Eu não arrisco, mas tenho amigas que já foram numa boa. Se você for num final de semana, vai pegar trânsito e muita dificuldade para encontrar estacionamento livre.
      Abs
      Damares

  9. Olá Damares, estou indo para Italia região de Milão em Julho. Estou montando todos os meus passeios com as dicas do seu site. Gostaria de saber se na estação de La Spezia tem guarda volumes, sairei cedo de Genova. Obrigada!

  10. Ridícula a tua colocação em comparar Cinqueterre a favela do Brasil. Vc foi infeliz com tal comparação.
    Cinqueterre é patrimônio da UNESCO onde um quarto com banheiro custa em torno de 300 mil dólares pra comprar lá .
    Provável que teu conhecimento em história e geografia e sociologia seja tão curto a ponto de tu falar uma asneira dessas . Ridículo ,pode ainda denegrir a imagem de um local que é um dos maiores tesouros da Itália e escrever isso .
    Bom ..espero que muitos brasileiros veja. Cinqueterre com a tua visão e que não vão pra lá poluir o ambiente que tem lá .

    1. Olá Sandra. Talvez ridícula seja sua maneira agressiva de expor sua opinião num blog que procura ajudar as pessoas a viajar, sobretudo pela Itália. Acredito que você não tenha lido todo o texto, pois teria visto que explico claramente o motivo da minha comparação. Ou, talvez, você não tenha a capacidade de interpretar o que lê. Só um conselho. Procure colocar sua opinião em maneira mais educada em outros blogs ou em geral na sua vida.
      Damares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *