por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Dicas dos melhores restaurantes na Sicília

Você vai encontrar bons restaurantes na Sicilia de ponta a ponta sem muitas dificuldades. Mas claro que com as dicas aqui presentes, vai chegar diretamente naqueles especiais!

Já fiz magníficas viagens nessa ilha e, em cada uma, eu tinha sempre um roteiro gastronômico divino com dicas dos melhores restaurantes na Sicilia obtidas através dos parentes do meu marido.

Ana Maria Savoia da Veiga é uma seguidora do Keviagem e uma amante da boa gastronomia. Durante sua viagem à Itália descobriu ótimos cantinhos e deliciosos pratos! Ela passou uns dias na Sicilia e se apaixonou pela culinária local, e se como eu sou apaixanada por tudo que tem nessa região, a convidei para contar aqui no blog sobre seu roteiro gastronômico na ilha com dicas de onde comer.

Benvenuta Ana Maria!

A Sicília é um mundo à parte, consegue ser mais alegre, mais vibrante e mais colorida do que o continente italiano. A sua gastronomia acompanha a mesma tendência, os pratos possuem sabores pungentes, a variedade de peixes e vegetais é imensa e seus vinhos e azeites fazem a felicidade dos apreciadores.
O tour pela ilha foi feito de carro, em dez dias dos 25 que passaria na Itália, visitando Cefalù, Palermo, Agrigento, Siracusa e Taormina. Completaram a viagem Tropea (Calábria) Costa Amalfitana e Roma.

Ana Maria em Cefalù no restaurante Chat Noir
Restaurantes na Sicilia

Dicas dos melhores restaurantes na Sicilia

Sempre pedimos indicações no hotel, mas o recepcionista nos disse que a escolha seria uma questão de gosto. Agradecemos e saímos para conhecer a cidade e escolher um restaurante para o jantar que seria o único, pois ficamos apenas uma noite.

Já no centro histórico vimos vários lugares convidativos, mas nos chamou a atenção o Chat Noir, com toalhas coloridas e vasos floridos em toda a volta. Logo a primeira impressão foi confirmada com a gentileza e simpatia do garçon e, em seguida, pela qualidade da cozinha.
Optamos por um menu com pratos típicos da Sicilia, começando Antipasto Misto, com especialidades locais e que serve duas pessoas. O prato principal foi Rigatoni alla Norma, cujo molho é feito com tomates, berinjela, manjericão e ricota defumada, tudo acompanhado por um tinto delicioso, da uva Nero d’ Avola.
Como sobremesa, Cassata Siciliana, Semifredo de Pistache e o vinho doce Malvasia de Lipari, uma pequena ilha próxima.

[adv-rental]


Palermo

Nas cidades grandes é sempre mais difícil acertar a escolha e, como em Cefalù, os funcionários do hotel não fizeram indicação alguma de restaurante. Mas assim que saímos para o primeiro passeio, paramos na esquina, mapa na mão tentando escolher a direção que tomaríamos e uma senhora, gentilíssima, nos ofereceu ajuda. Aproveitei para pedir uma boa sugestão para o jantar. A indicação foi maravilhosa, perto de onde estávamos, o L’Ottava Nota, um restaurante com decoração moderna e atendimento primoroso.
Como entrada, escolhi Mil Folhas de Polenta Crocante com Baccalà Manteccato e Cipolla Rossa e Spaghetti alla Chittarra Caccio e Pepe com Bottarga di Tonno e Lime foi o prato principal. Ambos perfeitamente executados e deliciosos! O vinho, um branco das cepas Insolia e Viognier.
É necessário reservar.

Restaurantes na Sicilia
Restaurantes na Sicilia

                                                   L’Ottava Nota

Roteiro gastronômico
Roteiro gastronômico

Agrigento

No centro histórico de Agrigento, a poucos passos de onde estávamos hospedados, fica a Osteria Expanificio, indicação da gerente do hotel e que eu já havia assinalado como uma das opções de restaurante. O ambiente é lindo, aconchegante e o serviço muito bom.
No menu, sugestões da cozinha regional, uma melhor do que a outra, o que nos fez voltar na noite seguinte também.
Os destaques: Crespella ai Formaggi di Capra, Speck e Erba Cipollina como entrada, Spaghetti com Vongole Veraci e as sobremesas  com pistache, tanto o Cous Cous como Tortino são maravilhosos! Boa carta de vinhos locais.
Apesar de não ser pequeno, aconselho reservar, é muito concorrido.

Pratos típicos da Sicilia
Pratos típicos da Sicilia

 

Siracusa

A ilha de Ortigia em Siracusa é belíssima, grandiosa e com muitas opções de restaurantes, mas a vontade era de pizza, que ainda não havíamos comido. A indicação partiu do hotel, o restaurante Kaos Pizza é um lugar agradável, mesas na calçada com vista linda, serviço gentil e pizza deliciosa. A Romana, com mozzarella, aliche e azeitonas secas ao forno é maravilhosa. Como sobremesa, peça a Torta de Chocolate.

                                                   Kaos Pizza

Roteiro gastronômico

Outra sugestão para quem visita Siracusa e é apaixonado por gastronomia é o Antico Mercato di Ortigia, que acontece todas as manhãs e nos mostra, ao vivo, a riqueza dos produtos da ilha. Dicas de restaurantes inclui também mercados, porque quase sempre come-se muito bem.

Taormina

As sugestões da cidade de Taormina serão diferentes das anteriores, falaremos de restaurantes em hotéis. Poderia passar horas discorrendo sobre as belezas naturais da região, mas tentarei ser objetiva.
O Hotel Belmond Villa Sant’Andrea, na praia de Mazzarò, possui dois restaurantes: um para refeições rápidas e informais, à sombra das árvores com vista incrível para o mar. O destaque são as saladas e as pizzas deliciosas. Já o Oliviero, com menu tradicional siciliano é recomendado para o jantar que pode ser ao ar livre, caso as condições do tempo permitam. Ambos são maravilhosos, estilos diferentes, mas com serviço excepcional, louça lindíssima, boa carta de vinhos, enfim, tudo que se espera de um hotel dessa categoria.

                                                              Restaurante Oliviero
Cidade de Taormina

O Villa Carlotta Ristorante está no último andar do hotel do mesmo nome, no centro histórico de Taormina. A vista é lindíssima, meia luz, serviço perfeito e cozinha caprichadíssima. Recomendo as sugestões do Chef , que foram fantásticas! Como primeiro prato, Spaghetti com Bottarga, Pinoli e Aromas de Laranja e Limão e, como segundo, Timbalo de Tonno com Cipolla Rossa. Um delicioso vinho branco Chardonnay acompanhou o jantar. A sobremesa, Tiramisù.

Roteiro gastronômico
Roteiro gastronômico

Villa Carlotta Restaurante

Finalizando, indico o Bam Bar, lugar perfeito para uma parada durante o passeio e especializado em granitas feitas com frutas frescas. As de limão, morango e amêndoas são deliciosas!
Encontra-se na Via Giovanni di Giovanni, 45.

Veja o post sobre uma Viagem pela Sicilia de carro.

[caixa title=””]

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram.com
facebook
twitter

[/caixa]

5 respostas

  1. Damares, Ana
    Que belas sugestões!!!
    Será que é possível destacar em euros, o preço médio do gasto com cada uma destas refeições?
    Estou indo exatamente para estas cidades em julho. Quem sabe me é acessível…

    1. Olá Sandra. Falei com a Ana quanto aos preços dos restaurantes do post, mas ela não se lembra detalhes, não fez anotações, mas as faixas de preço são bem diferentes:
      Osteria Expanificio (Agrigento), Chat Noir (Cefalù) e Kaos Pizzaria (Agrigento) são mais acessíveis.
      Hotel Villa Carlotta, Hotel Belmond Sant’Andrea (Taormina) e L’ Ottava Notta (Palermo) a conta, dependendo do vinho escolhido, ultrapassa facilmente €100 por casal, com entrada, prato principal e sobremesa.
      Abs
      Damares

      1. Ciao Damares!
        Muito obrigada pelo retorno.
        Vou fazer as contas e de repente da pra escolher um ou outro para não ficar na vontade.
        Valeu demais.
        Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *