por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Amalfi em 1 dia: Costa Amalfitana

Amalfi, como Positano, atrai a cada ano milhares de visitantes de várias partes do mundo por seu encanto, por suas belezas paisagisticas e culturais. Encastrada no esplêndido e sugestivo Golfo de Nápoles, merece ser visitada mesmo que seja por apenas um dia.

Amalfi foi uma das repúblicas marítimas mais importantes da Idade Média. Hoje, a pequena cidade é o “capoluogo” (capital) da Costa Amalfitana, patrimônio da Unesco e famosa por suas praias e casas coloridas. Sua história remonta desde o período do domínio romano e da luta contra os bárbaros. Mas a maior razão de sua fama é devido a sua localização geográfica.

Amalfi na Costa Amalfitana

Nos tempos antigos seu comércio marítimo chegou ao Egito, Bizâncio e em todos os países do Mediterrâneo. Foi a primeira república marítima a conquistar a independência e a escrever seu próprio código legal com as normas do direito marítimo que permaneceu válido durante o período da Idade Média “le Tavole Amalfitane” (as Tábuas Amafitanas).

Este foi o auge de Amalfi, em seguida ela entrou em declínio devido a contínuos ataques da República marítima de Pisa e continuou a ser enfraquecida por inúmeras enchentes. Amalfi voltou a resplandecer entre 1700 e 1800.

O que ver em Amalfi

A cidade não é muito grande e você poderá visita-la tranquilamente a pé. O passeio na capital da Costa Amalfitana começa na Piazza Duomo, onde encontra-se o imponente Duomo di Sant’Andrea (dedicado a Santo André) do século IX.

Catedral de Amalfi
Euzinha na Catedral de Amalfi

Seria mais correto chamar a catedral de complexo monumental, porque é composta por várias partes autônomas que estão intimamente ligadas. A parte mais antiga da estrutura é, certamente, a Basílica de São Crucifixo, construída antes do ano 833. Próximo a ela foi construída em 987 a catedral atual resultando em uma única majestosa Catedral com seis naves, em seguida, dividida em duas igrejas no período barroco. A torre sineira foi iniciada em 1180 e concluída em 1276, em 1206 foi construída uma cripta destinada a acomodar os restos sagrados do Apóstolo Santo André. O Clausatro do Paraíso foi construído em 1266 e 1268.

catedral de Amalfi
Catedral de Amalfi

O Duomo di Amalfi é o monumento da Costa Amalfitana mais conhecido no mundo.
Uma visita em seu complexo custa 3€.
A igreja abre
: todos os dias das 9h às 19h45 de julho a setembro, das 9h às 18h45 de março a junho, das 10h às 13h e das 14h30 às 16h30 de novembro a fevereiro.

Sim, vai te dar uma desanimada danada quando chegar na frente da igreja e ter que encarar toda aquela escadaria, mas além da visita a igreja valer a pena, você vai pegar uma vista bem bacana lá de cima.

Catedral de Amalfi
Catedral de Amalfi

viajar na Costa Amalfitana

A Piazza Duomo é cheia de restaurantes e cafés com mesas na praça e com muita gente caminhando pra lá e pra cá. Aproveite para dar uma parada e tomar um bom sorvete ou apenas um café e pegar um panorama da praça de 360°.

1 dia em Amalfi
Piazza Duomo

Amalfi

Seguindo pela rua principal que parte da praça, você vai encontrar muitas lojinhas características que vendem objetos em cerâmica e o famoso e delicioso “limoncello”.

O que ver em Amalfi

Amalfi
Limoncello de Amalfi

Outro lugar bacana para visitar é o museu do papel, mas infelizmente não o visitei.
O papel de Amalfi é conhecido por causa dos materiais com os quais é produzido: celulose misturado a fios de linho e cânhamo. Particularmente valioso, foi muito usado no passado para publicações importantes.

O museu do papel é uma ex fábrica de papel convertida em museu em 1969 por Nicola Milano. A estrutura está localizada na área interna da cidade, no “Valle dei Mulini” (Vale dos Moinhos). No interior existem antigas máquinas que foram usadas para fazer o papel de Amalfi. Você poderá ver também uma rica biblioteca que abriga todas as técnicas de produção do papel e apreciar uma exposição de fotografias documentais.
O Museu abre: de 1/3 a 31/10 das 10h às 18h30; de 1/11 a 28/2 das 10h às 15h30 (quinta e segunda feira fechado); de 27/12 a 6/1 das 10h às 18h30.
A visita é guiada, dura uns 30 minutos e o bilhete custa 4€.

Se você visitar a cidade entre final de maio e início de julho, poderá ter a oportunidade de pegar a histórica regata onde todas as ex-repúblicas marítimas se desafiam. É um evento itinerante que é realizada a cada ano, alternadamente nas cidades de Amalfi, Veneza, Gênova e Pisa.
Durante a regata, atores usam trajes típicos do período medieval representando a época. Será como dar um mergulho no passado. Amalfi tem muitas praias, muitas são equipadas e têm estacionamento.

Como chegar em Amalfi

Trem: na estação Garibaldi em Nápoles , parte a cada 20 minutos o trem Circumvesuviana que chega até a estação de Sorrento. O trem Campania Express é bem melhor, mas parte poucas vezes por dia e funciona somente de março até metade de outubro. Chegando em Sorrento precisa pegar o ônibus de linha da companhia SITA e seguir para a Costa Amalfitana. Este ônibus passa praticamente em todas as principais cidadezinhas da costa.
Carro: pegar a estrada A3

Planeje bem sua viagem

Reserve seu hotel 

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *