bate e volta de Roma

Cidade antiga perto de Roma: Arpino

Arpino é uma cidade antiga que está situada bem perto de Roma, na àrea da Ciociaria.

Ciociaria possui uma bela natureza e lindas cidadezinhas, conserva intacto a história de seus antepassados com monumentos e antigas muralhas, com cidades medievais conservadas, numerosas igrejas e abadias de várias épocas.

A zona oferece vários percursos turísticos desde naturalístico, enogastronomico e religioso. No itinerário religioso pode ser incluído uma série de abadias e mosteiros.

Arpino é uma graciosa cidade medieval de origens antiguissimas, está situada sobre o “Valle del Liri” a 447 metros de altura e é província de Frosinone na região do Lazio, na Itália.

Cidade antiga

Arpino – Cidade antiga perto de Roma

Se você vai alugar um carro para descer de Roma à Nápoles, pode ser uma ótima opção para fazer uma parada de 2 dias na região, porque encontra-se bem no meio do caminho entre as duas cidades. Essa é uma boa opção para conhecer uma cidade perto de Roma localizada no meio da natureza num contexto mais íntimo, onde  o contato com os residentes é quase direto.

Aqui você vai ver as pessoas com as cadeiras nas portas papeando com o vizinho e vão até te dar um, “buongiorno”! Mas se não te disserem nada, você pode dizer “buongiorno” que irão te responder, e alguns podem até puxar papo. Ai apele pro nosso amigo dicionário…rs.

Arpino está a 122 km de Roma e a 135 km de Nápoles.

cidade medieval
O lugar se enriqueceu nos tempos passados graças ao artesanato ligado ao tratamento da pele e ao tingimento de tecidos.
Conhecida como uma das cidades mais interessantes da Ciociaria, Arpino conta com mais de 3000 anos de história, testemunhada por inúmeros vestígios de interesse arquitetônico e cultural, que remonta a vários períodos que vão desde a Idade do Bronze até a idade de dominação romana.

Cidade perto de Roma

Cidade Antiga
Esta encantadora cidade perto de Roma é também a terra natal de personagens históricos como Marco Tullio Cicerone (Marcus Tullius Cicero foi um orador, poeta, filósofo e escritor da República Romana. Seu trabalho levou à derrota de Catilina, por exemplo, o desenvolvimento da retórica e um enorme ódio dos jovens pelo latim), Caio Mario (foi um militar romano e político, sete vezes cônsul da República Romana), da família Mastroianni (Marcello Mastroianni) e de Giuseppe Cesari (famoso pintor que teve como aluno Caravaggio).

Museu da família Mastroiani

Museu da família Mastroiani
É uma cidade antiga perto de Roma com ruas estreitas e a vida que escorre tanquilamente entre os residentes.

Cidade Medieval

Arpino: cidade medieval

Arpino - cidade medieval

Itinerário religioso
Saindo de Arpino, não deixe de prosseguir o passeio para visitar Civitavecchia! Encontra-se apenas a 3 km ao norte, numa posição panorâmica sobre uma colina. Aqui encontram-se as ruínas de uma cidade antiga defensiva que conserva vários vestígios de muralhas megalíticas da antiga Acrópole e medievais com numerosas torres.

cidade perto de Roma
Civitavecchia, encontra-se sobre uma colina de 627 metros de altura, com casas construídas na inclinação em relação ao ponto mais alto.

cidade mediavel

Cidade medieval de Civitavecchia

Logo no topo da colina, onde há um mirante, você vai desfrutar de uma bela vista que, envolto no silêncio do campo Arpino, vai desde as muralhas da fortaleza medieval até as colinas da Ciociaria.

cidade antiga
Totalmente recuperada, a antiga vila de Civitavecchia oferece um típico exemplo de fortificação “Volscan”, que provavelmente remonta ao século VI – V a.C. Este tipo de fortificação também está presente em outras cidades da região. Caracteriza-se pelo fato de ser construída sem o uso de argamassa, mas simplesmente sobrepondo enormes blocos de pedra.

Fortaleza medieval

Fortaleza medieval

Do ponto de vista arquitetônico, o nome exato deste tipo de fortificação é “muralhas poligonais”, devido ao fato de que ela é feita de enormes blocos quadrados de pedra conglomerado.

antigas muralhas

Antigas muralhas de Civitavecchia

Quando foi construída, toda a muralha media 3 km, hoje há pouco menos da metade, dos quais boa parte  alterada nos tempos romanos até a Idade Média.

Ao interno das muralhas, na Idade Média, surgiam além do castelo, três igrejas, várias casas, cisternas para coletar a água e construções  para as funções governamentais e comerciais.

Castelo de Civitavechia

cidade perto de Roma

Mas o elemento arquitetônico mais significativo além das muralhas poligonais, é representado pelo interessante “arco ogival” na entrada de Civitavecchia. Alto 4,2 metros, é formado pela superposição de vários blocos de pedra que vai afinando para cima dando a forma típica. Reduzidas a simples ruínas, estas muralhas, que aparecem em mais pontos sobrepostos aos poligonais, envolviam, além de Civitavecchia, o primeiro núcleo de Arpino.

fortaleza medieval

O lugar tem um grande estacionamento disponível para os visitantes!

Obs: Esta viagem foi feita a trabalho, organizada pelo orgão turístico da região para um grupo de operadores do turismo.

[caixa title=”Saiba mais”]

Rota do vinho pertinho de Roma
Aguas termais curativas e golf pertinho de Roma
Capela sistina medieval em Anagni

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    dá para ir de trem ou ônibus de Roma-Arpino?

    8 de dezembro de 2016

Deixe Um Comentário