Aprender italiano antes de viajar para Itália

Está vindo para Itália? Que tal aprender italiano antes de chegar na terra da pizza e do spaghetti?!?!

Sem precisar fazer um curso de italiano, você vai ficar expert com as dicas aqui presentes para visitar a Itália. Nesse post, você vai aprender italiano conhecendo palavras e frases que irão ser super úteis durante sua viagem no país.

Só para te dar um ideia, algumas palavras em italiano são idênticas em português, mas muitas vezes com significados completamente diferentes, ou até mesmo opostos. Um exemplo disso é a palavra “palestra”, que em italiano significa “academia de ginastica”. Mas a mais engraçada mesmo é a palavra “burro”, que significa manteiga. Viu só? Já ia falar besteira, né?

Outra coisa importante. Se você quiser tomar um suco de laranja natural, peça “Spremuta d’arancia”, e não suco, senão vão te servir suco confeccionado, e nem vai dar tempo de dizer que não é aquele, porque nos bares por aqui, eles abrem a garrafinha e já colocam no copo e servem para o cliente.

Caso tenha interesse em aprender italiano em maneira mais profunda, visite a página sobre o curso online.

Dicas para aprender italiano pra se virar durante uma viagem

Não é necessário dominar o idioma, mas arranhar alguma coisinha já ajuda muito. A mais importante quando necessitamos de ajuda em um país estrangeiro é: Preciso de ajuda= Ho bisogno di aiuto. A palavra “bisogno” se pronuncia “bisonho”.

Vou te dar o primeiro e muito importante toque sobre esse idioma italiano. O verbo “stare”= estar, é usado frequentemente substituindo o verbo “essere”= ser, principalmente em frases que exprimem o estado de animo ou comportamento de uma pessoa: “Stare attento!”, “Stare in ansia”

Coloquei entre parenteses a pronúncia em português pra você poder falar italiano corretamente

A palavra “CIAO” (tchau) na Itália se usa para dizer “OI” e “TCHAU”, é muito estranho usar a mesma palavra  na chegada e na despedida, né mesmo?  Mas “CIAO”, se usa somente quando já conhecemos a pessoa, ou para pessoas muito jovens, porque é uma palavra muito informal. Quando temos que cumprimentar alguém mais idoso, ou que não conhecemos, quando entramos numa loja para comprar algo, por exemplo, se usa “BUONGIORNO” (até as 16hs, ainda se usa “buongiorno”) ou “SALVE”, e para despedida nesse caso seria “ARRIVEDERCI” (arrivederti) ou “SALVE”, são maneiras de cumprimentos formais.

Obrigada em italiano é “GRAZIE”, mas não tem como explicar por escrito a pronúncia, porque a letra “Z” tem uma fonética bem diferente da nossa, mas seria mais ou menos assim: “GRATSIE”.

Quando você disser “GRAZIE” pra alguém, não se assuste com a resposta “PREGO”, a pessoa não está querendo te enfiar um prego não, significa “DE NADA”. As vezes podem te responder também “DI NIENTE”, que significa a mesma coisa.

Se você se estiver em um restaurante e quiser pedir um prato, se usa “VORREI”, que seria o nosso “GOSTARIA”. A frase inteira em português seria assim: Bom dia, eu gostaria de macarrão ao molho por favor. Em italiano ficaria dessa maneira: Buongiorno, vorrei pasta al sugo per favore. A palavra “VORREI”,  pode ser também usada no presente do indicativo “VOGLIO” (volhio), mas na língua italiana fica muito pesado e mal educado, porque dizer eu “QUERO” para solicitar algo por aqui, não é muito bem visto.

Depois de muita caminhada, a sede bate forte, é só entrar num bar e pedir um copo de água: Buongiorno, vorrei un bicchiere (bikiere) d’acqua (aqua) per favore = Bom dia, gostaria de um copo de água por favor.

Para solicitar uma informação, tipo quando você está perdido na cidade procurando uma rua que não consegue encontrar, coisa normal quando nos encontramos em lugares que não conhecemos, a frase mais fácil é: Per favore, dove si trova la via Santa Maria? Por favor, onde se encontra a rua Santa Maria? Bem facinho né? Nem precisa fazer curso de italiano…rs.

Em italiano, tem uma palavra para se cumprimentar das 16 hs até mais ou menos as 23 hs que é “Buonasera”. Em português não existe, mas seria como em inglês “good afternoon”. Boa noite, se usa só quando nos despedimos e estamos indo pra casa dormir, ou quando estamos indo literalmente para cama.

A palavra “que” em italiano escreve-se “che”, mas sempre com a fonética de “ke”, então quando vir uma palavra escrita com “che”, cuidado com a pronúncia, para não dar um significado completamente diferente. A palavra “chi” = quem, pronuncia-se  “ki”. Na verdade o “ch” seria o nosso “qu”, mas sempre com fonética de “k”. Exemplos: che freddo (que/ke freddo)= que frio; chiacherare (kiakerare)= papear; richiesta (rikiesta)=pedido ou solicitação; chiamare (kiamare)= chamar.

O “gh” da a fonética de “gu” em português, mas sem pronunciar a letra “u”. Exemplo: laghetto (lagueto)= laguinho

Para pronunciar o “nh” na língua italiana, se usa “gn”. Exemplo: falegname (falenhame)= marceneiro; ingegnere (ingenhere)= engenheiro

A pronúncia do “lh” no idioma italiano, é “gl”. Exemplo: migliore (milhiore)= melhor

Para dar a fonética do “ch”, na língua italiana se usa “sc”. Exemplo: uscita (uchita)= saída; ascensore (achensore)= elevador

A língua italiana é latina, então para nós brasileiros não é assim tão difícil pra entender ou  falar, mas tem uma coisa que complica bastante nesse idioma, é o plural. Na língua portuguesa se usa o “S” no final de uma palavra, mas em italiano não, para passar para plural as palavras em feminino coloca-se a letra “e”, e  em masculino “i”. Exemplos: ragazzo/ragazzi= garoto/garotos   –   pianta/piante= planta/plantas. Meio complicadinho né mesmo? Mas nada de tão terrível, tem idiomas muito mais complicados.

Palavras básicas de sobrevivência

Eu= Io
Você= Tu
Ele=Lui
Ela= Lei
Nós= Noi
Vocês= Voi
Eles/Elas= Loro
Oi= Ciao (tchau)
Tchau= Ciao (tchau)
Desculpa= Scusi (modo formal) Scusa (modo informal)
Sim= Sì
Não= No
Obrigado= Grazie (gratsie)
Muito obrigado= Grazie Mille
De nada= Prego
Por favor= Per favore
Ajuda= Aiuto
Preciso= Bisogno (bisonho)
Vamos= Andiamo
Cansado= Stanco
Dor= Dolore
Falar= Parlare
Macio= Morbido
Esquerda= Sinistra
Direita= Destra
Garoto/Garota= Ragazzo (ragatso)= Garoto/Garota
Pegar= Prendere
Bilhete= Biglietto (bilhieto)
Dançar= Ballare
Comprar= Comprare
Adeus= Addio
Até logo= Arrivederci (arrivederti)
Bom dia= Buongiorno
Boa noite= Buonanotte
Esposa= Moglie (molhie)
Esposo= Marito
Filha= Figlia (filhia)
Filho= Figlio (filhio)
Mãe= Madre
Pai= Padre
Amigo/Amiga= Amico/Amica

Relacionado a Lugares 
Lugar= Posto
Rua= Via
Informação turística= Informazione turistica
Correio=  Posta
Museu= Museo
Banco= Banca
Delegacia de policia= Stazione di polizia
Hospital= Ospedale
Farmácia= Farmacia (farmatia)
Loja= Negozio
Restaurante= Ristorante
Escola= Scuola
Igreja= Chiesa (kiesa)
Banheiro= Toilette, Bagno (banho), Servizi

Relacionado a Transportes
Trem= Treno
Metrô= Metropolitana
Ônibus= Bus / Autobus / Pullman
Bondinho= Tram
Aeroporto= Aeroporto
Avião= Aereo
Estação de trem= Stazione del treno
Estação de metrô= Stazione della metropolitana
Chegada=  Arrivo
Partida= Partenza
Alugar um carro= Noleggiare una macchina
Estacionamento=Parcheggio (parkegio)
Hotel= Albergo, Hotel
Quarto= Camera ou Stanza
Reserva= Prenotazione
Passaporte= Passaporto

Relacionado a Alimentos
Café da manhã= Prima colazione
Comida= Cibo (tibo)
Almoço= Pranzo
Janta= Cena (tiena)
Fome= Fame
Comer= Mangiare (mandiare)
Cerveja= Birra
Copo= Bicchiere (bikiere)
Guardanapo= Tovagliolo (tovalhiolo) ou Salvieta
Molho= Sugo
Palito de dente= Stutizzicadente (stutisicadente)
Vegetariano= Vegetariano
Pão= Pane
Manteiga= Burro
Geléia= Marmellata
Leite= Latte
Bebida= Bevanda
Café= Caffé
Chá= Té
Suco= Succo
Água= Acqua
Vinho= Vino
Sal= Sale
Açucar= Zucchero (zukero)
Pimenta do reino=  Pepe
Pimenta= Peperoncino (peperontino)
Carne= Carne
Arroz= Riso
Macarrão= pasta

Relacionado a Direções
Esquerda= Sinistra
Direita= Destra
Reto= Dritto
Acima= In alto/In cima ou Su
Abaixo= In basso ou Giú
Longe= Lontano
Perto= Vicino (vitino)
Longo= Lungo
Curto=  Corto
Mapa= Mappa, Cartina geografica, Cartina stradale

Com certeza você não vai falar italiano bem, mas com esses toques vai pagar menos mico. E lembre-se, pagar mico, faz parte numa viagem, se torna até mais interessante e divertida a aventura do viajante, o importante é conseguir fazer com que as pessoas te entendam, e esta dica de aprender italiano que fiz nesse post, com certeza vai te ajudar muito! Imprima essa página e coloque na sua bolsa, vai ser útil. Ah, e se você é um apaixonado do idioma, enfrente um curso de italiano de qualidade e solte a língua quando chegar no país, os italianos adoram saber que um turista gosta da língua deles e sabe falar, nem que seja um pouquinho.

Buon Viaggio!!!

MAIS DICAS DA ITÁLIA

RESERVE SEU HOTEL AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

SIGA NO FacebookInstagramTwitterPinterestYoutube e Google+

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Oi Damares,
    Adoreis estas dicas de palavras.

    16 de abril de 2012
    • Damares Lombardo

      Adorei as dicas … Principalmente em saber que CIAo é thau… rsrsrs

      10 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Otimo post! As pessoas acham que entendem tudo de italiano quando chegam na Italia, mas entendem tudo errado isso sim! rs Ate a proxima, abs Barbara

    17 de abril de 2012
  • Damares Lombardo

    Damares sempre surpreendendo.
    adorei as dicas de sobrevivencia na lingua italiana.
    bjs

    2 de setembro de 2012
      • Damares Lombardo

        Bom dia. Concordo com você. As pessoas acham que so na França, não conseguirão falar em inglês….Muitos paises funciona assim também… em muitos lugares da europa..até o francês, o italiano e o espanhol são mais utilizados.. E mesmo assim…acabamos apelando para a mimica para solicitar e especificar quantidades.
        Abraços a todos.

        17 de outubro de 2012
  • Damares Lombardo

    um grande auxilio,parabens

    11 de outubro de 2012
  • Damares Lombardo

    Amei suas dicas vou para a Italia e poucas palavras consigo falar, já salvei tudo e vou imprimir, mas antes da viagem vou estudar bastante. Obrigada pelo seu axilio.
    Um abraço

    21 de janeiro de 2013
  • Damares Lombardo

    Assim que cheguei na Italia , fui para pecheira del garda , 12 dias depois tive que ir a conselice( ravenna) , e detalhe ,sem falar nada do idioma, fui a comune consegui me expressar e voltar pra casa numa boa ,de verona ate aonde fui, tive que andar bastante de trem.O importante é ter coragem e naõ ter medo de errar.

    6 de abril de 2013
  • Damares Lombardo

    Estou indo pra italia dia 14.05.13, nao falo nem inglês. Piorou o italiano, confesso q estou com um frio na barriga misturado com medo, pois estou na irlanda com meu primo, mas se não fosse ele tava enrolada, agora sozinha indo pra Roma, Veneza e milao….

    12 de maio de 2013
  • Damares Lombardo

    Gostei muito dessas dicas. Estou usando algumas quando preciso. Realmente pagamos muito mico,mas como já disse,fica muito divertido e depois é uma maneira de lembrar com o micão que pagamos a palavra correta. Valeu mesmo.

    3 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Gostaria de receber o arquivo de palavras e expressões mais usadas em aeroportos e estando na Itália.

    Grata
    Helena

    29 de julho de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi Damares:
    Sou descendente de italiano e em Setembro estarei viajando para Roma. Esta será a minha “Prima Volta” na terra de meus antepassados.
    Vc tem alguma sugestão de livros com as expressões mais comuns, usadas por turistas?
    Abbraccio,
    Raffael.

    19 de agosto de 2013
  • Damares Lombardo

    Maravilha. Estive recentemente na Itália, acompanhado de meu assessor que fala o Inglês, tentei me comunicar com o meu francês, mas obtive pouco êxito, verifiquei que os italianos não gostam muito dessa língua. Visitamos na região da toscana vários vinículas, nada falei,, tudo contemplei, e saí de certa forma frustrado, parti para as vinículas da França, o diálogo fluiu, momento em que percebi a importância de falar o Italiano. As suas dicas foram importantes. Obrigado pela sua generosidade de nos transmitir essas dicas importantes. Já imprimi, coloquei no bolso, vou aprender essas frases e palavras, na volta para a Itália, com certeza vou me comunicar.

    2 de outubro de 2013
    • Damares Lombardo

      Olá Damares, maravilha seu blog e dicas muito úteis. Estou indo pra Itália em junho, fazer um tour rápido porém planejei ao máximo pra conhecer algumas cidades, porém vou alugar um carro em Florença 2 dias, teria alguma dica de onde ir, lugares, aquelas estradinhas? GPS abordo..kkkk…obrigado e parabéns.

      15 de abril de 2016
  • Damares Lombardo

    vc e maravilhosa meu noivo chegara 19 de outubro
    sera uma grande surpresa para ele amostra oq eu aprendi felicidade
    bjos e boa sorte

    6 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Legal, Damares!
    Eu sempre achei que fica bem simpático, perante os habitantes de cada país que viajamos, pelo menos mostrar para eles que tivemos interesse em aprender alguma coisa da língua deles.
    Aqui no RJ, quando acontece de ser abordada por algum turista(é, gente! O RJ agora está sempre lotado de turista, o ano inteiro,e olhem que agora eles ñ se limitam mais só à Zona Sul ñ! kkkk) eu fico contente quando tentam falar o português. Acho bem simpático!
    Bjs

    26 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Excelente seu blog! Eu queria copiar e/ou imprimir suas dicas (palavras e como falar) mas não estou conseguindo, a pagina não permite. Você pode me mandar por email. Obrigada pelo carinho! bj

    6 de novembro de 2013
  • Damares Lombardo

    oi : Damares
    estou começando hoje preciso muito aprender o basico do italiano
    bjs
    Rogerio

    8 de janeiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Bom dia, Damares!
        Triste notícia, mas em seguida, uma ÓTIMA notícia que sei, você vai gostar muito!
        Não poderei mais ir para Itália este ano, em maio, junto com meu filho, maaaaaass, a boa notícia é que conseguí comprar minha casaaa!!!!!!
        Rsrsr
        Então, só vamos para aí no ano que vem.
        Mas não penses que ficarás livre de mim,viu? Continuarei por aqui me atualizando e dando meus “pitacos”! rsrsrsrsr
        Beijos!

        2 de abril de 2014
          • Damares Lombardo

            Valeu, Damares!
            Já estou até pensando no que trarei da Itália,ano que vem, para decorar minha casa!! Rsrsrsr
            Beijos,
            Tania

            3 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Adorei as dicas, tudo o que eu precisava, muito bom mesmo, estou indo para Roma em março, e vou aproveitar bastante suas dicas. Obrigada !!!

    19 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    oi ; Damares

    vocé me indica , aonde comprar apostilas ,( ITALIANO)

    bjs
    Rogerio

    11 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Estranho, como sendo um blog de dicas e ajudas, não se possa imprimir, copiar ou mesmo receber por e-mail as ajudas aqui dadas…será que é segredo de estado?
    Segui as instruções e tentei receber todo o texto no e-mail, mas nem assim…
    Parece que outro leitor teve o mesmo problema e solicitou ajuda..e a resposta que obteve foi um lacónico “sinto muito,não posso lhe ajudar..”
    Alguma razão para isto? Apenas má vontade, presunção, ou é feitio mesmo?

    27 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Meu Deus! Porque tanta agressividade gratuita!
    Não dá para entender certas pessoas, sabe?
    Dizer que uma pessoa que faz um blog para compartilhar suas experiências é uma pessoa de má vontade ou que é presunçosa….Me poupe!
    Pela primeira vez (GRAÇAS A DEUS!) vejo aqui uma pessoa mal educada e espero não ver mais!
    Quem age de forma agressiva como este senhor, gratuitamente, é quem deveria se perguntar (e rever seus conceitos!)quanto a quem aqui é soberbo, presunçoso… porque, o FEITIO, já deu pra perceber claramente!
    E tenho dito!
    Um grande abraço,Damares!
    Aqui, tantas pessoas compartilham suas experiências…
    Aqui, se agrega, e não ao contrário!

    27 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Luz,Paz e Ponto Final!!!! Bjs

    27 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    infelizmente nesse mundo esta cheia de gente chata ! e com serios problemas de relacionamento interpessoal !! nem ligue Damares aqui em curitiba ta cheia de gente assim ..alias metade da cidade …rsrsrs

    27 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, adorei o blog….percebo além da profissional uma pessoa muito generosa! Suas informações nos transmite confiança….Pretendo fazer minha primeira viagem ao exterior no segundo semestre (setembro ou out) e escolhi Itália…Irei sozinha e gostaria que me ajudasse com o roteiro, vou te enviar um e-mail….obrigada..bj

    2 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares. Irei para Itália em maio e não sei nada de italiano. Poderias, por favor, enviar o post para mim ( por email)? Achei muito interessante . Creio me ajudará muito. Desde já te agradeço.

    10 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, li o comentário acima muito infeliz do Sr. Paulo sobre envio do texto, realmente vc não tem obrigação de enviar qualquer informação, pois, vc já está ajudando e muitos os leitores que pretendem viajar, com muitas dicas e informações, mas gostaria de solicitar, se possível, através do meu e-mail, a relação de palavras italianas com seus significado, que ajudaria bastante a mim e a minha esposa, em nossa viagem que pretendemos fazer a Itália futuramente. Muito obrigado, Abs

    12 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, amei suas dicas.. gostaria de recebê-las por email para poder imprimir e levar comigo na viagem. Irei à Itália em maio e suas dicas serão muito valiosas. Parabéns pelo blog. Desde já agradeço. Abçs.

    20 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares!
    Sensacional as suas dicas! Eu e mais três amigas estaremos desembarcando em Florença dia 01/05/14 para uma uma tão sonhada viagem pela Toscana de depois a Provence.
    Já anotei as dicas do passeio do Nick com o casal brasileiro em tour pela zona rural da Toscana. Como faço para ler a segunda parte? Só quem conhece bem por aí, sabe como fugir do roteiro da maioria dos turistas! Parabéns
    Pretendo anotar tudo o que for possível e quem sabe compartilhar em seu blog!!!
    Lendo a sua ajuda sobre a língua, achei que seria interessante levá-la comigo para consulta. Poderia enviá-la para mim?
    Abs
    Dalva

    23 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Mas gente, que tanta agressividade?
    Eu escrevi o texto, pois a escrita também ajuda a fixar as palavras. Adorei as dicas, muito obrigada por dividir seu conhecimento e experiências!!

    28 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!
    Mas tem gente mal resolvida neste mundo não eh?
    Como pode o cara criticar um trabalho seu, que julgo como sendo quase uma atividade filantropica( se pensar em pessoas tão desamparadas em falar outras línguas, como eu….kkkkk).
    Mas deixa pra lá!
    Nos estamos aqui a te valorizar.
    Vou para Milão em julho, conhecer o bairro Navigli( navilhi) ao qual levo o sobrenome e gostaria de receber este seu texto por email. Vai me ajudar nas perdidas pelas estações de trem, hoje meu maior medo eh não saber me locomover por lá pela dificuldade que terei na comunicação. Obrigada!

    1 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    em setembro estarei indo para Bassano del Grappa, se puder me enviar mais algumas dicas sobre
    frases úteis a serem usadas na Itália, eu agradeceria.

    11 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damaris, bom dia
    Vc pode me encaminhar esse texto para eu poder imprimir as palavras em italiano?
    Adorei o seu blog.
    bjs Fernanda

    12 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damaris,

    Adorei as dicas, de verdade… Até copiei (sempre faço assim, escrever é ótimo para a memória), agora que descobri o blog, voltarei sempre. Pretendo ir para a Itália em novembro.
    Super obrigado por sua gentileza em dividir conosco suas experiências,
    Paz e Bem

    Marta

    23 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Este meu xará aí de cima é bem mal educado heim? ele deveria ficar por aqui mesmo pra não fazer feio lá e depois a gente ser visto como Brasileiro mal educado.
    Suas dicas estão sendo para mim e esposa de grande valia pois estamos preparando nossa primeira viagem a Europa no período de janeiro e fevereiro, estamos querendo montar um roteiro de 40 dias
    S.Paulo – Milão e depois de trem pelos Países que estamos pesquisando e voltando de Varsóvia para S.Paulo ou………?
    Vc. teria alguma sugestão para nós em termos de roteiro e custos exceto a passagem de ida e volta?

    8 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Bom dia Damares. Seu blog é ótimo. Vou a Itália em Agosto. Você teria como me encaminhar essas dicas de palavras em Italiano, por e-mail? Agradeço antecipadamente a atenção !

    21 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Gostaria de poder imprimir as dicas para poder levar na minha viagem que farei à Itália em agosto. É possível ? Obrigada !

    22 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares! Eu comentei algo aqui ontem e hoje vejo que não apareceu nada, fiz alguma coisa errada na hora de confirmar o comentário..rsrs!! Eu quero te agradecer por sua ajuda, pelo seu tempo em passar tantas informações importantes , são realmente úteis!! Estou lendo tudo no seu blog, minha viagem será em Novembro/2014 e estou super ansiosa! Gostaria de saber se pode me enviar essas dicas para imprimir? Vou tentar não pagar tanto mico…rs!! Obrigada!! Bjss 🙂

    25 de julho de 2014
      • Damares Lombardo

        Recebi seu email, Damares! Muito obrigada!!

        Um grande abraço!!

        25 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Damaris, adorei o post, se soubesse antes teria procurado aqui, pois ano passado fiz um mochilão pela Europa, passando pela Itália, em cidades como Milão, Roma, Pisa, adorei, lindos lugares, mas por não dominar o italiano, passei várias dificuldades, principalmente para pedir ajuda, me localizar, várias histórias, mas aprendi o per favore docomentos, onde um policial me parou, estava com fome e comi vários paninos, quando estava perdido, pedia ajuda, e sempre me falavam a destro, sinistro, e eu ia, e me perdia mais ainda, bom foram os melhores dias que tive!!!
    Como disse, ótimo post!!!!

    23 de outubro de 2014
  • Damares Lombardo

    Parabéns pelo blog e por compartilhar tanta informação. Vou para Roma em março/15 com uma amiga, falamos portugues e espanhol, a tua cartilha com o basico em italiano foi perfeita para nos, vc poderia por gentileza mandar para o meu email. Vamos estudar todas as palavras e dicas, pq também nos ja não somos jovens temos 67 e 73 anos, então tem que se esforçar mais.
    Um grande abraço e tudo de bom para vc.
    Grata,
    Lea

    1 de novembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Dalmares .. antes de mais nada muito obrigada pelas dicas. Pretendo viajar por uns 22 dias a partir de março2015 e nem sei por onde começar.. Qual cidade acha que deveria iniciar e encerrar ( Roma x Roma ) ( Milão x Milão ) , etc? Também existe uma excelente cia aérea ( Singapore Airlines ) que faz voo direto para Barcelona, por custo excelente e de Barcelona seguir para qualquer ponto na Itália via vueling,etc .. Neste caso, será que vale a pena iniciar em Turim e voltar por Bari? Na Itália eles entendem espanhol ? Grazie Mille, again

    18 de fevereiro de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares Lombardo! Adorei seu Blog. estamos de viagem programada p/ outubro, nossa segunda experiência em terras italianas. Estou ansiosa… e gostaria de, até lá, praticar um pouco algumas frases para aproveitar mais a jornata, certa de contar com suas valiosas dicas, peço per favore me enviar o arquivo contendo as dicar por e-mail. Grazie mille!

    9 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Damaris estive na Itália o ano passado e fiquei fascinada pelas terras dos meus familiares.
    Agora encontrei o seu Blog e amei.Acho que vai dar para estudar um pouco do italiano por
    aqui.Pretendo voltar pra lá,espero poder pelo menos me fazer entender.
    Grazie mille!!

    25 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    oi …adorei simplesmente me ajudara muito.estou apavorada nao falo nada em ingles nem italiano nem espanhol..kkk mau mau o portugues…kkkk tem como me mandar por email estou indo agora em agosto p italia…desde ja obrigada pela atencao e pelo blog incrivel..#adorei

    16 de julho de 2015
    • Damares Lombardo

      Oi, Valéria!
      Uma dica super legal que recebí aqui mesmo na página:
      Copia à mão cada palavra, frase, expressão! Será ótimo para você já ir memorizando, se exercitando!
      Buon viaggio!

      17 de julho de 2015
  • Damares Lombardo

    Capolavoro, le tue spiegazioni,grazie mille ,hai aiutato tanto !baci

    2 de novembro de 2015
  • Damares Lombardo

    Sempre fui um apaixonado pela Itália. Desde menino, sonho em poder ir para lá. Agora, estou iniciando meu curso de Italiano. Pretendo ir a Itália em 2018. Juntar um dinheirinho ate la. Espero poder esta um pouco fluente na lingua ate o dia e pode quem sabe, garantir um lugarzinho por la para ficar. Abraços, e obrigado pelas dicas. Ira ajudar muito. ☺️

    18 de outubro de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares, parabéns pelo blog. Dicas interessantes super didáticas. Estarei esse final de ano na Itália, fiz um ano de língua italiana, li e copiei todas suas dicas e espero não pagar tanto mico. Obrigada pelo compartilhamento de informações tão preciosas. Grande abraço.

    30 de novembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Nossa, foi muito útil todas essas dicas. Adorei, grazie!!!

    24 de maio de 2017

Deixe Um Comentário