Bellagio: a pérola do Lago de Como

Bellagio está sempre incluso nos passeios que levo os amigos e parentes que vêm me visitar em Milão. Este passeio foi um deles, quando levei parentes no final de março.

Num belo dia de sol, mas ainda com friozinho, passamos uma tarde muito agradável caminhando pelas ruelas de Bellagio, tomando chocolate quente com chantilly em um dos tantos bares com mesas nas calçadas.  Não é a toa que essa cidadezinha é conhecida como a “pérola” do Lago de Como.

Durante séculos, sua conformação  tem encantado artistas e escritores, sejam italianos que estrangeiros. Ela está localizada na ponta do promontório que divide o lago em dois ramos, de Como, e Lecco. A cidade se estende parcialmente sobre a zona costeira e, em parte, nas encostas do promontório. Graças a esta posição, há uma extraordinária variedade e vista panorâmica que abrange todo o lago. Nos dias límpidos ensolarados, é possível avistar os Alpes – nós os pegamos ainda cobertos de neve. Que visual!

Bellagio

Bellagio

Bellagio

Como chegar em Bellagio a partir de Milão?

Bom, a melhor maneira para economizar, é pegar o trem em Milão na Estação de Cadorna. Chegando em Como, basta se dirigir para estação de ônibus que encontra-se praticamente ao lado daquela de trem e pegar o ônibus para Bellagio (o percurso dura uns 60 minutos).

“Caso deseje fazer seu passeio em Bellagio com um serviço privado de guia e transfer a partir de Milão, envie uma solicitação. Visite a página de Serviços Turísticos.”

A outra opção é mais cara, mas ao meu ponto de vista é mais interessante. Pegar o barco e atravessar o lago (dura uns 45 minutos). O porto está localizado perto da estação de trem, uns cinco minutos a pé. O ônibus  e o barco têm uma frequência de saída a cada 1/2 horas, depende do horário e do dia. Nos finais de semana e a tarde, saem mais frequentemente. Se pegar o trem em Milão e depois o ônibus em Como, vai gastar um total de cerca 8/9 euros, pegando o barco, é mais caro, vai dar uns 15 euros (desde Milão).

Lago de Como

 

o que visitar em Bellagio

O que visitar em Bellagio

Sugiro começar  seu passeio em Bellagio pelo Velho burgo (centro histórico medieval), onde poderá admirar as antigas e sugestivas residencias. No centro histórico você encontrará escadas e becos característicos da cidade e, seguindo por eles, irá conhecer muitos outros com lojas que vendem produtos locais.

Apesar de pequeno, o lugar abriga muitas igrejas renomadas: Igreja de San Giacomo, Santa Maria Annunciata in Breno, San Giovanni Battista, San Giorgio, San Martino, o Santuário della Beata Vergine del Soccorso e a igreja Santa Maria di Loppia.

como chegar em Bellagio

Centro histórico de Bellagio

 

Passeio em Bellagio

Como chegar em Bellagio

Não deixe de visitar os Jardins da Villa Melzi e o Parque de Villa Serbelloni.

Villa Melzi nasceu como residência (1808-1810) para o vice presidente da república na época de Napoleão. A construção há uma perfeita expressão da cultura neo-clássica. É rodeada por um magnífico jardim de tipo paisagístico. O local é aberto ao público a partir da metade de março até final de março. O ingresso custa 6€.

O parque de Villa Serbelloni se estende no promontório íngreme que separa os dois ramos do lago. A costrução original da mansão remonta a 1400. Em 1788 passou ao conde Alessandro Serbelloni, um membro de uma das famílias mais nobres e ricas da Lombardia, que se dedicou de corpo e alma, com especial incidência sobre a realização do imenso parque do lado externo, onde ele construiu trilhas e avenidas por um comprimento total de cerca de 18 km.

A visita à Villa Serbelloni é guiada de terça a domingo às 11h e às 15h30. O bilhete custa 9€. Abre da metade de março até final de outubto de terça a domingo.

Lago de Como

Bellagio é um cantinho muito romântico do Lago de Como.

Como chegar em Bellagio

Bellagio

Agora que você já sabe o que visitar em Bellagio e como chegar, prepare as malas e boa viagem!

[caixa title=”Saiba mais”]

Hotéis em Milão com preços mais baixos
Aeroporto de Milão: ligação para outras cidades
Bate e volta a partir de Milão para Lugano
Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    eu acho que foi neste lugar que George Lucas se inspirou (e depois gravou) a cena do casamento da Padmmé com Anakin, em Stars Wars II

    5 de julho de 2012
  • Damares Lombardo

    Boa tarde, Damares estou programando uma viagem rápida pelo norte da itália e tenho intensão de ir de Milão para Bellagia de carro, dormir uma noite lá e no outro dia seguir para Verona. Você tem dicas de hotel em Bellagio ? Vale a pena tirar um dia de Milão ou Verona para passar em bellagio ? Antecipadamente agradeço

    19 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, por favor poderia me tirar uma duvida? Para ir a Como desde Milão não se poderia também pegar trem na Estação Centrale direto para Como San Giovanni… Nesse caso o porto para pegar o barco para Bellagio também esta perto? Agradeço sua atenção.

    8 de março de 2014
      • Damares Lombardo

        Muito obrigado Damares… outra pergunta é se tenho como conjugar uma visita a Villa Balbianello com Bellagio… há como pegar um barco direto para Balbianello e depois ir para Bellagio? Compensa contratar taxis aquáticos se é que os mesmos existem no lago? Essas duas visitas permitem ainda sobrar tempo para conhecer um pouco da Cidade de Como?

        10 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!
    Quero viajar com meu marido para o norte da Itália, agora em julho/2014.
    Temos apenas 10 dias, sair de Guarulhos dia 09 a noite e retornar no dia 20.
    Já conhecemos as principais cidades turísticas da Itália, faltava-nos Milão e lá quero conhecer o bairro Navigli, ao qual levo o sobrenome.
    No começo seria para isso, mas…já que estaremos lá, começa a vir a vontade de conhecer mais.
    Então pedimos sua ajuda,que mais sugeriria para que pudéssemos conhecer sem artesã?
    Pensei em algum dos lagos(Maggiore, Como, Gardia ou Lecco), ou algum trem para Suíça e Voltar para o Brasil por lá.
    Ou ainda alugar um carro e ir para Verona
    Aguardo sua opinião.
    Um abraço.

    Sandra Navigle

    16 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, complementando minha mensagem, procuramos um passeio sem stress, saiu ARTESÃ, pelo corretor…rsrsrs
    Grata.
    Sandra

    16 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Ola Damares!

    Como havia lhe comentado acima, estava com dúvidas de roteiro para minha viagem de 10 dias em julho, você me ajudou demais e em quase tudo. Acabei comprando passagens aéreas de São Paulo para Zurique, chego dia 10/07, fico 02 dias na Suíça e pego vôo Zurique para Malpensa em 12/07/14, de lá vou direto para Bellagio(12 a 14/07), e no final da viagem ( 17 a 20/07/14), ficarei 03 dias em Milão no bairro Navigli, a intenção lá eh conhecer os arredores.
    Mas ficou um intervalo , saio do Hotel de Bellagio em 14/07 e vou para Navigli em 17/07. Minha pergunta, será que vale a pena sair de Bellagio, alugar um carro e passar 02 dias em Nice? Sei que eh longe, mas a intenção eh conhecer a paisagem por estradas. Que acha? Será que eh muito cansativo? Melhor ônibus ou trem? Terei 02 dias …aguardo seu conselho. Gratíssima.

    1 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Oie Damares, eu aqui de novo!

    Está quase chegando o dia de estarmos ai…menos de 30 dias.
    Obrigada pelas dicas maravilhosas!
    Peço sua opinião sobre o seguinte, vamos chegar em Malpensa dias 12/07 com destino a Bellagio.
    Que nos sugere?
    Tem algum ônibus ou trem que vá direto de Malpensa para Bellagio ou direto de Malpensa para Como?
    Andei investigando e parece que só tem o Malpensa Express que volta prá Milão e de lá vou para Como e de lá pego um ônibus para Bellagio.
    È isso mesmo?
    Entrei em contato com uma equipe que se propôs a nos pegar em Malpensa, fazer um pequeno tour em Como( 4 horas) e nos deixar lá para seguirmos de ônibus sentido Bellagio. Achei tão caro…
    Você faz este serviço? Recomenda alguém?
    Como faço para ter um orçamento?

    Aguardo tuas dicas importantes e valiosas.

    Abraços.

    14 de junho de 2014
      • Damares Lombardo

        Obrigada querida!!

        17 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares. Só passei aqui para agradecer!!!
    Nossa viagem foi um sonho e suas dicas para Bellagio foram perfeitas. Pegamos dias lindos, ruas floridas. Paisagens deslumbrantes. Valeu cada segundo. Ficamos no hotel Excelcior Splendide., de frente com a parada do barco que vem de Como. Obrigada. Recomendo! Abracao

    30 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Vou passar o natal em Bellagio (de 23 a 26/12 )gostaria de sugestao de um restaurante para a ceia e como e inverno que passeios estarao disponiveis ?Estaremos de carro.Voce poderia me ajudar?

    29 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa noite
    Gostaria de saber onde é melhor ficar no Lago di Como!
    Aguardo resposta

    9 de março de 2015
      • Damares Lombardo

        Estaremos de carro!! A minha dúvida seria Bellagio ou Como?? Qual é a sua dica???

        11 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Bom dia Damares, gostei muito seu blog. Iremos em 3 casais para Itália final de maio, chegaremos em Roma e partimos de Milão. Vamos fazer, Siena, Florença, Verona, Bellagio e Milão. Serão 13 dias, pensamos em alugar um carro quando sairmos de Roma que ficaremos 3 dias. Vc acha que vale a pena alugar o carro para todos os dias? Mas pensamos em ir de trem de Verona para Veneza bate-volta….o que vc me diz? Obrigada.

    27 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Muito obrigada!

    27 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Boa noite, Damares, parabéns pelo blog …
    Estou com uma dúvida … eu e meu marido viajaremos p/ Milão em final de abril pp.
    Iremos do aeroporto direto p/ Bellagio, onde passaremos duas noites e retornaremos p/ Milão, para então conhecermos melhor essa cidade, mas estamos na dúvida se vale à pena alugar um carro ou pegarmos um transfer que nos leve até lá … isso pq vimos que os passeios em Bellagio se fazem à pé e tb de barco, sendo que o carro deverá permanecer no estacionamento, o que encarecerá o período em que por lá estaremos … Para retornar a Milão, poderíamos usar o mesmo transporte, ou seja, o transfer … o que vc acha? Fico apenas com receio de ficar sem a mobilidade que o carro nos proporciona…
    Desde já, agradeço a sua atenção,
    Lúcia Helena

    16 de abril de 2015
      • Damares Lombardo

        Era essa a nossa dúvida … vc nos ajudou bastante! Agradeço imensamente o seu retorno…
        Depois de nossa estadia “romântica” em Bellagio, pretendemos ficar dois dias em Milão e de lá pegaremos um trem p/ Roma, onde nos encontraremos com um casal de amigos tb brasileiros e, juntos, faremos a Costa Amalfitana e a Sicília, chegando de carro até Palermo, o nosso ponto final da viagem. Como já conhecemos Roma, vamos ficar apenas dois dias para poder curtir esse maravilhoso museu à céu aberto e voltar nos lugares de q mais gostamos… Vc teria alguma dica para esses lugares?
        Abs e, mais uma vez, obrigada!
        Lúcia Helena

        16 de abril de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, adorei suas dicas de viagem. Em menos de 15 dias estarei em Pavia com meu namorado e pretendemos fazer um bate e volta pra visitar como e Bellagio. Queríamos fazer um piquenique em Como, você sabe nos dizer se lá tem parques onde podemos fazer isso? E na Itália é permitido consumir bebida alcólicas em lugares públicos?
    Muito obrigada, amei o site!

    30 de abril de 2015
  • Damares Lombardo

    bom dia desculpa discordar de você mas o passeio a belaggio não tem nada demais o lago inteiro parece muito igual em qualquer uma das bacias / paradas. em bellagio nada interessante também fora uma hora pra ir do jeito rapido e duas horas slow. graças a deus fui no rápido (fast) tirei varias fotos acho que se as postasse muita gente desistiria de ir lá

    1 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, Boa noite Damares, parabéns pelo Blog..
    Eu e meu marido estamos em Malta, queremos passar 10 dias viajando para conhecer outros lugares.
    Estamos pensando em fazer Amsterdam, Berlim e Itália. É pouco tempo? 2 dias em cada cidade é suficiente?
    Na Itália gostaríamos de conhecer Milão, Florença, Veneza, Pisa, Bellagio, Verona. O que vc aconselha?
    Desde já agradeço sua atenção
    Ângela Cardoso

    1 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, Boa noite, Damares,
    obrigada pelas sugestões. Deixaremos Amsterdam e Berlim pra outra oportunidade.
    Vamos conhecer nesse período algumas cidades da Itália. . Gostaríamos muito de conhecer Veneza, Firenze, Milao.
    Estamos com passagem para Turin…. que sugeres?
    Grata pela atenção.
    Ângela

    6 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Boa tarde, Damares, muito obrigada.. Vc é muito rápida e eficiente. Parabéns! ,,
    Nós não iremos a Roma já conhecemos. .
    Você acha que é melhor sair de Turin de carro ou de trem?
    Eu tenho muita vontade de conhecer Nice vc acha que daria?
    É só uma curiosidade…
    grande abraço
    Ângela Cardoso

    8 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Muito obrigada!
    Vc falou tão bem de Nice que fiquei com vontade de conhecer.
    Então estamos pensando em alugar um carro em Turim ir para Nice..
    Sem querer abusar de voce.. Gostaria de saber se muito longe de Turim?
    ou é melhor sair de Milão?
    Sairia muito caro alugar o carro em Turim?
    Eu vi que vc fez uma recomendação em um dos comentários.
    Que talvez fosse melhor entregar o carro na última cidade da Itália é isso?
    Qual seria a cidade?
    Obrigada pela atenção. . Grande abraço
    Ângela Cardoso

    11 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Bom dia Damares,
    Nós vamos sair de Turim para Nice, verificamos que dura 3 horas e sete minutos.
    Pretendemos passar 3 dias (espero que dê para curtir um pouco..) e depois voltar e entregar o carro em Florença no dia 25 pois saiu mais em conta.
    Com relação ao tipo de carro, pode ser básico mesmo? Qual melhor caminho…. saindo de Turin?
    Suas dicas foram muito valiosa. Muito obrigada!
    Grande abraço
    Ângela Cardoso

    13 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Ola Damares
    Gostei muito das dicas de seu blog. Gostaria de uma informação. Estarei em Milão em setembro e de lá vou para Lugano. Gostaria de passar por Como e Bellagio. Qual a melhor maneira de ir de Bellagio para Lugano, de onibus ou de trem? Obrigada

    18 de julho de 2015
      • Damares Lombardo

        Muito obrigada Damaris! Minha duvida é se em Como e Bellagio haveria lugar para deixar a bagagem. Parece que a estação de Como possui guardavolumes, vc tem ideia se em Bellagio posuui algum?
        Um abraço
        Maria do Carmo

        26 de julho de 2015
          • Damares Lombardo

            Ok Damares, vou tentar outra solução! Obrigada.

            27 de julho de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares!
    Gosto muito da sua clareza.
    Em setembro saio de Padova para Bellagio de carro e durmo 1 noite.
    Chego a Bellagio por estrada ou preciso de ferry boat?

    13 de agosto de 2016
      • Damares Lombardo

        Nossa, como é primordial comunicar-se com quem conhece!!! Não conseguia esta informação!!
        Vc tem ideia de tempo que leva esta viagem de carro de Padova a Bellagio?
        Muito obrigada

        23 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Bom dia!

    Estou planejando uma viagem para Itália em Lua de Mel. Chegaremos em Milão no dia 21/03/2017 e retornaremos por Roma no dia 06/04, ou seja, 15 dias inteiros. As cidades principais que já colocamos no roteiro são: Milão (2 dias), Verona e Veneza (2 dias), Florença (região da toscana – 5 dias) e Roma (6 dias). Porém acredito que tenho alguma folga no roteiro e gostei muito do post em relação a região do lago Como e de Lugano. Sendo assim pensei em alugar um carro e fazer o seguinte roteiro: Milão, Lecco, Belagio, Como, Lugano e Milão. Tenho algumas dúvidas em relação a essa viagem:

    – Final de Março é um período bom para conhecer a região do lago de Como?
    – É possível fazer esse roteiro em 1 dia voltando para Milão no mesmo dia ou vale a pena dormir em Lugano para aproveitar com mais calma a região?
    – Gostaria de continuar a viagem de carro até Veneza pois acredito ter diversas cidades para conhecer de passagem, mas vale a pena ou melhor ir de trem parando nas principais?
    – Qual o cuidado que devo ter em relação a dirigir na Itália?

    Procuro sempre uma viagem que o custo beneficio compense, caso seja MUITO mais barato a opção do trem escolherei o trem.

    6 de setembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, estive a ler o seu blog e achei bastante interessante. Obrugada pelas dicas. Estou a pensar ir a Belkagio na Páscoa, mas vou de carro pois estou no sul da Alemanha. A minha duvida prende-se com o estacionamento. Existem estacionamebtos perto do centro? E os custos tem ideia? Estou a pensar alugar um apartamento mesmo no centro e nao sei como será o estacionamento. Já agora que tal é Menagio? Vale a pena visitar? Obrigada

    31 de janeiro de 2017
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,

    Vamos para dar uma passada em Milão na última semana de junho, chegando em uma terça no final da tarde (15h) e saíndo na quinta-feira.
    Pensamos em conhecer a Catedral Duomo na terça à tarde e no dia seguinte ir para Como para Bellagio, fiquei encantada com seus comentários sobre o local. Você acha que é uma boa escolha? Qual a melhor opção para ir para Bellagio saíndo de Milão? Muito obrigada!

    31 de janeiro de 2017
  • Damares Lombardo

    Damares,

    Parabéns pelos seus posts e dicas.
    vou em Junho para Milão, mas gostaria de ir direto para Gênova.
    Não consegui saber se tem ônibus direto do aeroporto malpensa.
    Poderia me informar e se consigo comprar antecipado.
    obrigada.
    Abs

    1 de fevereiro de 2017
  • Damares Lombardo

    Oi… uma dúvida… Qual estação de trem eu devo descer pra pegar o ônibus para Bellagio, tem duas estações lá ne. A Nord Lago e a S.Giovani? Obrigada

    15 de junho de 2017
  • Damares Lombardo

    Olá! Estou indo a Milão em abril e estou pensando em conhecer Bellagio em uma tarde.

    Vi também que existe uma terceira possibilidade para ir para Bellagio, porém sem passar por Como. COmo o meu tempo é curto, essa seria uma opção mais rápida e economica.

    Pegando um trem para varenna da estação central de Milão e depois de varenna pegando um barco para Belaggio. o trem pra varena ida e volta custa em média 13 euros e a viagem dura 1h e o barco para bellagio ida e volta custa em media 9 euros e a viagem dura uns 15 minutos.

    Você acha que dessa maneira também dá certo?

    Obrigada!!!

    18 de fevereiro de 2018

Deixe Um Comentário