Bergamo: uma pérola medieval pertinho de Milão

Bergamo está situada numa colina a 600 metros do nível do mar, circundada de montanhas, oferece um super visual aos visitantes. É dividida em duas, a Cidade Baixa, que é a mais nova, e a Cidade Alta ou Antiga.

Conheço Bergamo baixa somente de passagem, porque precisa passar por ela para chegar  àquela alta. Com todo respeito a parte baixa, mas o tesouro da cidade está situado na parte alta.

Já fiz várias vezes bate e volta a Bergamo Alta, adoro, é uma peróla da arquitetura do renascimento. Essa cidade está tão perto de Milão (40 minutos do centro de Milão, sem trânsito), que as vezes pegamos o carro e vamos almoçar em uma das tratorias típicas da Cidade Alta.

Casoncelli é a pasta típica de Bergamo, e comer um prato feito com pasta fresca diretamente no local, é pra lá de baum!

Casoncelli (peço desculpa por ter tirado a foto depois de ter começado a comer, foi a emoção)
casoncelli

Eu aconselho comer num lugarzinho simples onde comi um bom Casoncelli nessa última vez que estive por lá, “La Birreria”. Está localizado na rua principal, logo após a piazza Vecchia, na via Gombito, 1. Mas se você não estiver com muita vontade de confusão, va durante o dia, porque acho que à noite o lugar é invadido pela moçada da região.

La Birreria
restaurante em Bergamo

Dicas para aproveitar bem seu passeio em Bergamo!

É possível chegar em Bergamo Alta também de teleférico, o qual parte do centro de Bergamo Baixa. Chegando na parte alta, estacionamos fora dos muros da cidade medieval, atravessamos a antiga porta e lá estávamos dentro do centro histórico para fazer nosso passeio em Bergamo.

Se prepare para tomar nota sobre o que visitar em Bergamo, apesar de ser pequena, seu centro histórico é rico em monumentos interessantes.

Bergamo alta

O muro que protege a cidade medieval

As vielas são bem características do período medieval. Como sempre me sinto dentro de uma viagem no tempo. Sou apaixonada por esses lugares, quando visito essas cidades, me sinto transportar ao passado, somente há uns 400 anos…principalmente quando conheço um pouco sobre a história do local.

centro de Bergamo

Piazza Vecchia permanece até hoje o ponto mais importante de Bergamo, foi construída no século XV e é considerada o primeiro passo em direção à constituição da Cidade Alta como polo artístico e cultural da cidade.

o que visitar em Bergamo

Piazza Vecchia

Bergamo

Uma parada para tomar um café no tradicional e antigo “Caffé del Tasso” na praça, é obrigatório.
centro de Bergamo

Caffé del Tarso

o que visitar em Bergamo

Euzinha!

No centro da praça encontra-se a Fonte Podestà, o Palazzo Nuovo que é sede da Biblioteca Cívica “Angelo Mai”, o Palazzo del Podestà, construído no século XIV, e Palazzo Vecchio o della Ragione.

Fonte Podestà

Fonte Podestà

Palazzo del Podestà. A Torre Cívica ou Campanone é um exemplo de torre com sinos medievais, foi construída  no séc. XIII para anunciar as reuniões do Conselho Municipal e executa essa função até hoje. É possível subir na torre a pagamento.
cidade medieval

Palazzo della Ragione
cidade medieval

cidade medieval

O Palazzo della Ragione foi a primerira prefeitura da cidade, construído no final do século XII. Sofreu um forte incêndio no século XVI e foi imeditamente restaurado. Muito semelhante a outras prefeituras italianas construídas na Idade Média, com um piso plano e aberto com arcos. 

Entre os arcos do Palazzo della Ragione

Arcos do Palazzo della Ragione

Do outro lado do Palazzo della Ragione, encontra-se a pequena Piazza Duomo, com monumentos de grande valor como se vê nas fotos abaixo.

o que visitar em Bergamo

A Igreja de Duomo surpreende com a beleza de seu interior

Basilica di Santa Maria Maggiore

Basilica di Santa Maria Maggiore

bate e volta a Bergamo

No final de 1800, foi construída uma lavanderia pública, lavatoio, para suprir a escassez de água e melhorar as epidemias.

Bergamo alta

Lavatoio

centro de Bergamo

A maioria dos edificios permaneceu com sua construção medieval
cidade medieval

Bergamo alta

Como em todo centro histórico, as vielas de Bergamo são cheias de lojas, padarias, pizzarias, restaurantes e bares. O cheiro de pizza, pão e doce, vai entrar em suas narinas em maneira muito chamativa. E como resistir a essas tentações? E olha, coloque isso também na lista sobre o que visitar em Bergamo, tá? Rs. Entre nas padarias, são verdadeiras alegorias de gulodices!

doces italianos

Doce de polenta
doces tipicos de Bergamo

centro de Bergamo

bate e volta a Bergamo

Vista da cidade baixa (em dias de sol, a vista é espetacular)
bate e volta a Bergamo

As cores do outono encantam
Bate e volta a Bergamo de Milão

Como chegar em Bergamo a partir de Milão

Um bate e volta a Bergamo a partir de Milão, é fácil também de trem. É só seguir para a Stazione Centrale e pegar o trem. O trem chega na cidade baixa. Siga para o ponto de onde parte o teleférico a pé (cerca de 2 km), ou pegue a linha 1 que leva até ele em 5 minutinhos.

[caixa title=”Saiba mais”]

Verona: bate e volta a partir de Milão
Bate e volta a partir de Milão para Lugano
Dicas para fazer bate-volta a partir de Milão
Como visitar Veneza gastando pouco
Descubra cidades medievais na Emilia Romagna

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

 

 

 

 

 

 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Oi, como se faz para ir de Milão a Bergamo ? Vi umas excursões de 4 horas de duração, vale a pena ?
    Outra pergunta: vou estar aí dia 06 de janeiro, é feriado. Tudo vai estar fechado ? O há para fazer ? Será que há alguma missa com canto gregoriano ? Parece que é o último dia da eposição de Picasso. Tenho que comprar os bilhetes com antecedência ?
    Até mais
    Um abraço
    Teresa

    19 de dezembro de 2012
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, tudo bem? Vou estar na Itália em janeiro, e gostaria de conhecer Bérgamo Alta. Estarei com um carro alugado, mas como o acesso de veículos é restrito, gostaria de saber se há algum endereço fora / ao lado dos muros da cidade alta, para colocar no gps.
    Obrigada. Abs.
    Alessandra.

    14 de outubro de 2013
      • Damares Lombardo

        Obrigada Damares.
        Abs,
        Alessandra.

        16 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, chego no aeroporto de Bergamo depois das 23:30h, ainda tem ônibus este horário para Milão? O que você recomenda, dormir em Bergamo e no dia seguinte ir para Milão?
    Obrigada, Lubi

    21 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, chego em Milão no dia 20.03.14 às 15h00 , seria prudente dormir em Bergamo?
    Como costuma ficar o tempo nesta época?
    Muito Obrigada, Silvana!

    22 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,

    Tenho um vôo que sai do aeroporto de Bergamo no dia 26 de abril às 08:20 da manhã. Estarei hospedado em Milão perto do Duomo. Acho que a melhor alternativa é o táxi não? Quanto deve custar? E quanto tempo levo até lá?

    Obrigado,

    Rogério

    20 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,
    muito boas as informações disponiveis. Gostaria de saber onde o funicular que vai a cidade alta para exatamente. É na via san giacomo?
    E também gostaria de saber se existem ônibus de Bergamo que levam até Verona.

    Obrigada!

    18 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Obrigada Damares!
    Só outra duvida. você sabe me informar se bilhete do ônibus para ir do aeroporto até a cidade baixa de bergamo eu compro diretamente com o motorista ou existe algum ponto ou maquina que venda esses bilhetes.

    20 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,
    Gostaria muito de ir a Itália nestas férias de Verão, de 8 a 23.agosto.2014
    Pensamos inicialmente em ir de carro, de Porugal, mas parece-me muito cansativo.
    Então, estávamos a pensar ir de avião até Bolonha, ficar 1/2 dias em Bolonha, seguir de trem para Florença, ficar 3/4 dias, alugar um carro à saida de Florença e conhecer a Toscana, durante uma semana. Terminar em Roma, ficando 4 dias e regressar de avião para Portugal.
    O que lhe parece?
    As dúvidas passam pelo alojamento, refeições, locais a visitar.
    Gastronomia: Gostava muito de conhecer os locais mais tipicos, não forçosamente os mais caros, mais mais acolhedores e com pratos e simpatia local
    Alojamento: Hotel centrais nas grandes cidades e rurais, mais acolhedores na Toscana.
    Locais a visitar: Não propriamente os mais turisticos, mas os mais emblemáticos e marcantes.
    Obrigada por toda a juda que possa dar.
    Beijinho grande

    14 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa noite Damares!
    Estarei chrgando em Malpensa dia 19/09 e tenho que ir até o Aeroporto Orio em Bergamo ,qual o melhor jeito de ir,existe um onibus direto de Malpensa para o aeroporto de Bergamo?tenho tempo disponivel!

    10 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Gostaria de saber se em bergamo na esrtação de comboios existe guarda bagajens parta conhecer a cidade em poucas horas.

    23 de julho de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, em 28/09 agora chego à Itália pelo aeroporto de Milão, durmo 1 noite e parto para uma estadia de 3 dias em Varenna (Lago de Como). Depois, planejei estadia de 5 dias em Bolonha (fazendo bate-voltas às cidades próximas) de onde vou até Bergamo (2 dias) e termino minha viagem com 3 dias em Milão(bate-volta Verona) de onde volto para o Brasil. Esses percursos serão de trem e já estudei os locais de partida e chegada,mas a minha dúvida é quais as passagens são interessantes comprar com antecedência e quais posso comprar na hora. Acho que as dos bate-voltas podem ser compradas na hora, né? Você acha que meu roteiro está bom?Obrigada! É sempre bom ouvir de alguém que conhece o local.

    30 de julho de 2016
  • Damares Lombardo

    Damares, obrigada pela ajuda.
    Estou em dúvida: Varenna a Bolonha passa obrigatoriamente por Milão, devo comprar antecipadamente somente a passagem Milão-Bolonha ou é melhor comprar todo o percurso (Varenna-Milão-Bolonha)?
    Desculpe se abuso da sua boa vontade.

    30 de julho de 2016
  • Damares Lombardo

    oie Damares,

    Estou indo para Bérgamo semana que vem vou ficar 20 dias na cidade e gostaria de saber do tempo, por curiosidade la chega a nevar,queria ter a sorte de ver neve…e como vou com a minha mãe e minha filha de 7 anos, gostaria de sabe da cidade .

    21 de dezembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá, vou chegar na estação de trem de Bergamo as 23:50, meu vôo para Tel aviv saí as 07:30 da manhã, logo as 05:00 tenho que estar no aeroporto de Bergamo.
    Partindo dessas informações, eu e minha noiva nem pegamos estadia, pretendemos virar a noite no aeroporto, ou conhecendo a cidade.

    Minha pergunta é: Bergamo é perigosa a noite? Acha que tem lojinhas e bares abertos entre 23:50 até a madrugada?
    Se no caso ficarmos na cidade passeando e decidirmos ir para o aeroporto lá pelas duas da manhã, tem ônibus da parte centrar até o aeroporto essa hora? Se não tiver ônibus, sabe mais ou menos quanto custa o táxi do centro até o aeroporto?

    Muito bom teu site!!

    26 de fevereiro de 2018

Deixe Um Comentário