Cariátides de Milão

Milão tem muitos edifícios com estátuas e cariátides. Quando você caminhar pelas ruas da cidade, procure olhar sempre para fachada dos prédios e também na parte mais alta. Fique atento, pois no centro histórico, você poderá virar uma esquina e se deparar com oito homens gigantes sustentando um prédio nas costas!!!

Essa é uma das dicas pra ver em Milão totalmente grátis e interessante.

Pois é, Milão proporciona essas surpresas!

pra ver em Milão

Casa dos Omenoni (casa dos homões) é um edifício, foi edificado em 1565 sobre projeto do escultor Leone Leoni para ser sua residência. Antonio Abondio, foi o encarregado para esculpir oito gigantescas cariátides masculinas que adornam sua fachada  e que representam os barbaros derrotados e conduzidos a escravidão. Aquilo que mais impressiona desses homens, é que estão incurvados, mas ao mesmo tempo com fisionomia severa. O prédio é de propriedade privada, não podendo visitar sua parte interna, mas o interessante mesmo encontra-se na fachada.

Mas o que é cariátide?

Cariátide é uma figura humana, que ornamentava as fachadas de edifícios da Grécia antiga, e tem a função de suporte da cornija. Quando você fizer seus passeios em Milão, procure olhar sempre seus edifícios, principalmente aqueles presentes no centro, vai ver muitas esculturas.

Na verdade, eu sabia dessas Cariátides em Milão, mas não sei porque nunca tive interesse em ir conhece-las. Passeando a uns dias atrás pelo centro da cidade, aproveitando de uma trégua do tempo ruim, dei uma chegada na tal casa e,  eis minha surpresa, adorei!

Eu encantada admirando as cariátides. É impressionante!

cariátides

Originalmente, o interior do edifício abrigava as coleções de antiguidades e moldes de esculturas famosas, assim como o “Codigo Atlantico”, de Leonardo da Vinci (hoje conservado na Biblioteca Ambrosiana).

Esta é uma foto panorâmica, por isso a escultura mais central está um pouco duplicada

o que visitar em Mlão

A arquitetura do prédio, que devido à sua singularidade e originalidade do conjunto também é mencionado por Giorgio Vasari (pintor, arquiteto e historiador da arte italiana que viveu entre 1511 e 1574, foi muito influenciado por Michelangelo), onde ele diz que esta é uma clara referência à escultura de Michelangelo.

O prédio está situado entre a Piazza Belgioso e Largo Mattioti, perto do Teatro Scala.

[caixa title=”Saiba mais”]

O que fazer em Milão? 21 dicas arrojadas
Museu gratuito no centro de Milão
Casa Museu em Milão
Conheça o castelo de Milão

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Nenhum Comentário

Deixe Um Comentário