por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Catedral de Siena

Catedral de Siena: uma visita obrigatória

É a segunda vez que visito a catedral de Siena e, confesso, fiquei de novo impressionada. Mas se até o famoso músico alemão Richard Wagner deixou cair algumas lágrimas de emoção quando a visitou em 1880, imagine, se eu, uma simples cidadã do mundo, não iria me emocionar!

A catedral ou Duomo de Siena, é a igreja mais linda que já visitei até hoje, os pontos fortes do monumento são com certeza os masaicos de seu piso, únicos em seu estilo e muito bem conservados, assim como toda a catedral.

Recomendo a colocar na sua lista sobre o que visitar em Siena essa catedral como um dos pontos principais a ser visitado  até mesmo na Toscana.

Um pouco sobre a história e o que você vai encontrar no interior da catedral de Siena

A maioria das pessoas visitam as igrejas em modo rápido, admirando apenas suas belezas decorativas, sem nem mesmo saber o significado do que está apreciando. As igrejas aqui na Europa, são ricas em histórias e significados, e pode ter certeza que visita-las conhecendo um pouco desses fatores, vai transformar sua passagem por elas muito mais interessante. A catedral de Siena, é uma daquelas igrejas que merece um mínimo de conhecimento antes de ser visitada, por tal motivo, resolvi fazer uma pequena introdução sobre seu interior para que você possa admira-la ainda mais.

A catedral de Siena, conhecida também como o Duomo de Siena, se chama Santa Maria Assunta e foi dedicada a Virgem Maria. É uma igreja medieval catolica Romana, sendo um dos maiores exemplos da arquitetura Romanica-gotica italiana, construída pela primeira vez entre 1215 e 1263, sobre os restos de uma antiga estrutura religiosa. Foi modificada e aumentada nos séculos sucessivos. Se trata de um edifício imponente em que as fachadas externas são de mármore branco, verde e preto com adição de mármorevermelho.
A fachada é luminosa, solar, majestosa e rica em detalhes.

catedral de Siena
Catedral de Siena

A parte interna da catedral é simplesmente fascinante, construída em cruz latina e dividida em três naves por pilares que suportam o esplêndido teto abobadado pintado de azul com estrelas douradas.

Duomo de Siena

O maravilhoso piso em mármore, acentua o efeito sugestivo das duas cores em listras pretas e brancas que dominam a igreja.

piso da catedral de Siena

Veja como é formado o piso da catedral

piso da catedral de Siena
O piso é muito original, com 56 painéis em grafite, realizados entre 1369 e 1547, que retratam cenas do sagrado e profano com vários episódios bíblicos.

Foram necessários mais de 40 artistas para realizar esta fabulosa obra de arte. Composta por mais de sessenta cenas, é coberto quase o ano inteiro para ser conservado, sendo descoberto apenas 2 meses por ano, geralmente da metade de agosto até quase final de outubro (a data para este ano ainda não foi divulgada).

o que visitar em Siena

De particular beleza, são as sibilas do Antigo Testamento, que representam Virtudes e alegorias. Na antiguidade clássica, a Sibila era uma virgem com a virtude profética inspirada por um deus, geralmente Apollo. As sibilas, originalmente ligadas a rituais inspirados a Orfeu e Dionísio, forneciam respostas quase sempre do obscuro. Elas viviam em cavernas ou nas proximidades de cursos de água, e previam em estado inconsciente e de frenesia. Suas representações são encontradas nos masaicos do piso ao longo das naves laterais, como símbolos da revelação de Cristo através delas para a humanidade antiga. As Sibilas têm origens de diversos países do mundo e são divididas em três grupos (Ionicas, itálicas e orientais), indicam a universalidade da mensagem cristã.

Sibila Tiburtina ou Albunea (Itálica)

Duomo de Siena
Outra representação importante dos mosaicos, é a Lupa di Siena (Loba de Siena), que amamenta os gêmeos Seno e Aschio de Siena, dentro de um círculo sobre um fundo vermelho simbolizando a herança que Roma tomou de Siena, que adquire também o brasão. Em torno, estão as cidades aliadas que constituiam naquela época a Tuscia (estão presentes também, algumas cidades que hoje não fazem mais parte da Toscana, como Perugia, Viterbo e Orvieto). Cada cidade é representada por um animal: Arezzo (o cavalo); Florença (o leão); Lucca (a pantera); Orvietto (o ganso); Perugia (a cegonha); Pisa (a lebre); Roma (o elefante); e outras mais.

Lupa di Siena

o que visitar em Siena

Levando o olhar para o alto, você vai ver na nave central, uma cornija suportada por 172 bustos de papas, e logo abaixo deles, outros bustos de 36 imperadores, obras dos séculos XV-XVI.

Bustos dos papas e imperadores

Toscana
A partir da nave central, passa-se sob a cúpula que domina uma área de base hexagonal, decorada com seis estátuas douradas de santos, dominada por uma galeria cega com 42 patriarcas e profetas.

o que visitar em Siena

È interessante observar sob a cúpula, o efeito ótico dado pelas várias filas de pilares.

Cúpula

Duomo de Siena

Entre as numerosas obras de arte contidas na catedral de Siena, encontramos o Púlpito, realizado em 1268 por Nicola Pisano e estudantes. O púlpito é octogonal e é suportado por oito colunas exteriores e uma interior. A escada foi reconstruída em tempos modernos. Quatro das colunas exteriores são suportadas por estátuas de leões que destroem cavalos e que amamentam filhotes, simbolizando os dois caracteres de Cristo.

                                        Púlpito

Pulpito no Duomo de Siena

                                       Altar

Altar mor na igreja de Siena

igreja de Siena

Um dos ambientes mais fascinantes da igreja, é sem dúvida a Livraria Piccolomini (entra-se através de uma porta situada ao lado esquerdo). Foi construída em 1492 pelo Arcebispo de Siena, o cardeal Francesco Todeschini Piccolomini (mais tarde Papa Pio III), a fim de preservar a rica herança de livros recolhidos por seu tio, Papa Pio II. Entre 1502 e 1508, foi completamente afrescada por Pinturicchio (na época, estava no auge de sua fama), e com ajudas de outros artistas principiantes, entre eles, o jovem Raffello Sanzio.

Embora os livros de Pio II nunca tenham chegado à Siena, hoje estão expostos uma série de antifonários iluminados (livro de igreja que contém as diversas partes do ofício cantado no coro) de propriedade do Capítulo da Catedral.

Livraria Piccolomini

Os afrescos ilustram cenas da vida de Piccolomini, desde o momento em que ele era assistente de um bispo, à ascensão ao trono papal e sua morte, em Ancona. As paredes da Biblioteca Piccolomini, são divididas em dez arcos, pintadas em quadros que simulam arcos em perspectiva. Os falsos pilares, decorados com grotescos, compõem uma espécie de galeria com antigos relevos e inscrições explicativas em letras maiúsculas douradas sobre um fundo azul, com uma estética de excelente qualidade. Não tem uma parte dessa sala que não seja afrescada, é incrível!

Afrescos

afrescos

afrescos
O teto é composto por um longo retângulo central a velas, dividido em frisos e compartimentos geométricos, com o brasão Piccolomini colocado ao centro.

Teto da livraria

afrescos
No centro da livraria, encontra-se as “Tre Grazie” (Três Graças), a escultura de uma antiga cópia romana de um original helenístico do século IV-II a.C, de propriedade do cardeal.

A catedral de Siena abriga outros tesouros de grande importância: o Museu da Obra Metropolitana; o Batistério; a Cripta
Para visitar todos os ambientes da igreja, sugiro comprar o bilhete acumulativo que dá 50% de desconto “OPA SI PASS
Ingresso acumulativo com 3 dias de validade de 1 março a 31 outubro:  € 12
De 1 novembro a 28 fevereiro: : € 8
P.S. Se você não quiser ficar horas na fila, recomendo comprar o bilhete com antecedência

Horário de abertura 

Ultimo ingresso meia hora antes do horário de encerramento

1 março a 2 novembro das 10h30 às 19h / feriados das 13h30 às 18h
3 novembro a 28 fevereiro das 10h30 às 17h30 / feriados das 13h30 às 17h30
26 dezembro a 6 janeiro das 10h30 às 19h / feriados 13h30 às 17h30
Período em que o piso está descoberto das 9h30 às 18h
Abertura aos domingos somente para o mês de março das 13h30 às 17h30

[caixa title=”Saiba mais”]

Uma visita cultural a cidade de Orvieto
Cidades perto de Roma: Frascati e Genzano
Cidade dos papas: Anagni
Passeios na Toscana

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel aqui
Viajando de carro, alugue aqui

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *