
Ceia de natal na Alemanha
Na Alemanha a tradição gastronômica na Ceia de Natal é o ganso recheado ao forno!
Por trás desse prato típico alemão, tem uma simpática lenda: o Papa queria a todo custo nomear como bispo, Martinho, que em vez muito humildemente não desejava ocupar cargos importantes, porque ele queria dedicar sua vida à oração, evangelização e ajudar os pobres. Martinho, para escapar do Papa, se escondeu em um convento na esperança de que ninguém podesse encontra-lo. Mas onde ele se enfiou, havia gansos, e esses animais são muito barulhentos. Fizeram tanto barulho que Martinho foi descoberto e tornou-se bispo.
O ganso é feito também em outras celebrações, e para a ceia de natal ele é conhecido como Weihnachtsgans.
Aqui vai a receita!
Ingredientes:
1 ganso de cerca 3,5 kg com os miúdoss
sal
pimenta do reino
400 gr de castanhas descascadas e cozidas
1 pão
2 cebolas
3 maçãs grandes
manjericão fresco
1 colher de chá de artemisia ou estragão
½ litro de caldo de galinha
2 colheres de manteiga
1 colher de açucar
3 colheres de creme de leite
maizena para engrossar o molho
250 ml de vinho tinto
Modo de preparar
Lave bem e seque o ganso (também na parte interna) limpando-o também por dentro. Passe sal e pimenta na parte externa e interna. Em primeiro lugar prepare o recheio. Coloque as cebolas picadas para refolgar na manteiga, adicione os miúdos cortados, uma maçã descascada e cortada em pedaços bem pequenos, as castanhas e o pão reduzido em farelo (ou 6 colheres de farinha de rosca). Coloque o sal a pimenta do reino (a gosto), o manjericão e o estragão.
Após ter refolgado todos os ingredientes, tire do fogo (mesmo se os miúdos não estejam completamente cozidos). Deixe esfriar e depois é só rechear o ganso e fecha-lo costurando com agulha e linha ou grampeando.
Leve o ganso ao forno colocando o caldo galinha por cima a 180° e deixe cozinhar por cerca de 4 horas. Não deixe de molhar o ganso enquanto ele assa a cada 15 minutos com seu próprio caldinho, caso o molhinho acabe, banhe com água salgada. Quando faltar aproximadamente 10 minutos para tira-lo do forno, adicione as 2 maçãs cortadas ao meio com casca e açucar.
Foto: Elvis Merckx
Molho: Dissolva a maizena no creme de leite frio e tempere com sal e pimenta do reino, tire o ganso da assadeira e coloque dentro o composto com a maizena aproveitando do molhinho do ganso (você pode preparar o molho dentro da forma). Adicione água e vinho. Cozinhe mexendo, quando ferver conte 3 minutos e deslique o fogo.
O ganso é servido com kartoffelklösse (bolas grandes feitas de batatas) e Rotkohl (repolho roxo).
O doce de Natal alemão é o Stollen, uma espécie de panetone mas só que a consistência é um pouco dura. Deliciosa!
Este post faz parte do segundo episódio da blogagem coletiva organizada entre 5 blogs com o objetivo de promover os pratos típicos dos países de residência das blogueiras participantes. O tema da primeira blogagem foi sobre um prato típico local, e agora decidimos falar sobre o prato tradicional da Ceia de Natal de cada lugar onde moramos!
Guten Appetit!!!
Blogs participantes da blogagem coletiva além de Keviagem:
Dani: Dicas de Roma
Jamile: Viver Uruguay
Virna: Uma brasileira na Grécia
Gabrielle: Minha Turquia