Cidade das Artes e das Ciências em Valência

Cidade das Artes e das Ciências

Cidade das Artes e das Ciências

Continuando a contar minha viagem a Valência, resolvi fazer um post dedicado somente a maravilhosa obra de arte da “Cidade das Artes e das Ciências”. Valência deu um grande salto no futuro realizando a Cidade das Artes e das Ciências. Esta espécie de mini cidade encontra-se na parte sul da cidade, que se estende por uma boa parte no leito do rio Turia, definitivamente desviado após algumas inundações que ocorreram no passado. E se você ainda está procurando entender o que visitar em Valência, esta é uma dica que recomendo absolutamente a inserir na sua lista de passeios na cidade.

Cidade das Artes e das Ciências

A Cidade das Artes e das Ciências, representa um dos maiores polos atrativos para o turista, o qual ajudou Valência a deixar de ser considerada uma cidade provinciana, abrindo suas portas para o mundo moderno e globalizado. Apesar disso, a cidade ainda preserva aquele ar de província (ainda bem), que acredito seja o que lhe dá um certo “Q” de interessante.

Se você quiser conhecer bem o lugar, vai precisar de dois dias, considerando a sua superficie, cerca de 35 hectares. Meu passeio durou umas 5 horas no local.

Do ponto de vista arquitetônico, a Cidade das Artes e das Ciências se divide em quatro grandes estruturas, todas projetadas pelo grande arquiteto Santiago Calatrava: Hemisferic, Museo de Las Ciencias, Palau de las Artes e Humbracle.

O local é bábaro, vale sem dúvida uma visita.

A parte mais surpreendente é com certeza aquela do Hemisferic (Hemisfério), implantado em cerca de 13.000 metros quadrados. A parte externa é de concreto armado e, de longe, se mostra como um grande olho com cílios e um globo ocular que, entre outras coisas, funciona como uma tela gigante que se abre para as inúmeras exibições de filmes. O efeito ótico magnífico é muito amplificado por um trecho de água em sua base. É incrível!

Hemisferic ao lado esquerdo
Parque oceanico

Cidade das Artes e das Ciências

O que visitar em Valência

Perto do Hemisferic encontra-se o Museo de las Ciencias (Museu das Ciências). Do ponto de vista estrutural, a intenção era construir uma estrutura que parecesse a um dinossauro gigante. Veja nas fotos a semelhança às vertebras de um dinosauro. No seu interior, há uma série de exposições com tema científico, muito apreciado pelas crianças, mas também pelos adultos.

Museo de las Ciencias

O que visitar em Valência

Cidade das Artes e das Ciências

O Palau de les Arts (Palácio das Artes) é dedicado principalmente a eventos artísticos, com apresentações que acontecem durante o ano inteiro. Representa a quarta obra arquitetônica em ordem cronológica.  Junto com o  Hemisferic, se destaca por sua riqueza em detalhes arquitetônicos. Na estrutura existem vários elevadores que levam os visitantes a várias alturas, criando efeitos visuais espetaculares.

Palau de les Arts

Palacio das Artes

o que visitar em Valência

Parque oceanico

Sua parte interna é dividida em quatro espaços para abrigar várias obras de arte. Os ambientes cenográficos vão do clássico universal, até as mais modernas experimentações expressivas.

O Humbracle não é próprio uma construção, mas um amplo terraço panorâmico coberto, do qual pode-se ter uma bela vista da Cidade das Ciências. Sua passarela é impressionante, tem mais de 300 metros com várias espécies floreais em torno. A cobertura é feita por uma série de arcos. Caminhar ao longo da passarela me deu uma sensação meio estranha, como se eu estivesse dentro de um jardim de inverno antigo, mas ao mesmo tempo com um toque futurístico. Parecia que eu estava indo de uma parte para outra dentro de uma galáxia, tipo o velho seriado de “Perdidos no Espaço”, que eu adorava.

Humbracle

Cidade das Artes e das Ciências

Cidade das Artes e das Ciências

O polo mais atrativo do lugar é o Parque Ocêanico, o Oceonografic, considerado um dos maiores aquários do mundo. Realmente é muito grande e interessante, com muitas espécies de peixes e mamíferos em espaços largos, além de um globo enorme com vários tipos de passáros. O aspecto arquitetônico foi criado por Félix Candela.

Oceonografic

Oceanografic de Valência

Cidade das Artes e das Ciências

o que visitar em Valência

Parque oceanico

Aquario de Valência

Na Cidade das Artes e das Ciências, você vai encontrar lojas, bares e restaurantes na sua parte interna. Para entrar nos vários pavilhões precisa pagar, o bilhete não custa muito caro, eu optei por uma visita completa pagando 20 euros. Caso você não queira pagar para entrar dentro das estruturas, pode passear na parte interna da mini cidade tranquilamente. Os serviços de transportes públicos deixam os visitantes praticamente na frente do local, saindo de muitos pontos da cidade.

Para saber detalhes de horários e preços, visite o site do Parque oceanico.

[caixa title=”Saiba mais”]

1 dia em Sevilha
Malaga em 1 dia entre passeios e tapas
Informações úteis para visitar Alhambra
Faça uma viagem pela Andaluzia e descubra Marbella
Ronda: a pérola da Andaluzia

Organize sua viagem para Espanha visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Viagem pequena, mas com excelntes fotografias. Parabens

    24 de junho de 2013

Deixe Um Comentário