Cidade de Praga: a pérola no coração da Europa
Conheça a cidade de Praga caminhando por suas antigas ruas para descobrir seus tesouros! Essa linda cidade europeia foi a menos bombardeada na Segunda Guerra Mundial, significa ver o que é belo com os seus próprios olhos e o que permaneceu intacto para contar histórias. Um vasto exemplo da arquitetura secular de diferentes épocas está disposto pela cidade, capital da República Tcheca.
Mas o que atrai milhões de turistas a cidade de Praga todo ano, não são somente os cartões-postais arquitetônicos da cidade. A cerveja tcheca é muito apreciada pelos residentes e os visitantes tem muitos motivos para querer conferir. Eles, os tchecos, reclamam o posto número 1 em consumo mundial. Disputas à parte, a cerveja pertence à vida cotidiana dos moradores, e a gastronomia e o turismo andam juntos com ela. Então quando passar por aqui, descubra Praga e também sua deliciosa cerveja!
É possível conhecer o centro histórico de Praga caminhando. Divida seu passeio em blocos e desfrute das partes mais importantes: Cidade Velha, Mala Strana e Bairro Judeu, eles agregam os mais belos monumentos e sítios históricos que você não pode perder.
Cidade Velha(Staré Město): passeie pela Praça da Cidade Velha, onde está a estátua de Jan Hus, herói tcheco que foi queimado em 1415 acusado de heresia. Ao redor da praça estão o Relógio Astronômico e a antiga prefeitura, a Igreja de São Nicolau, a Igreja Nossa Senhora de Týn, além de vários cafés e restaurantes com mesas e cadeiras espalhadas em pequenos terraços.
Roteiro da cidade de Praga
Caminhe em direção à Ponte Carlos (Karlův most), é uma passagem obrigatória para quem deseja vivenciar a atmosfera praguense. Ela liga a Cidade Velha a Mala Strana(Bairro Pequeno). Construída em 1357, tem 516 metros, possui 30 esculturas espalhadas lada a lado.
É na ponte que artesões vendem seus produtos, artistas fazem caricaturas e é possível ouvir também músicos tocando jazz. A vista sobre o rio Moldava vai fazer você caminhar lentamente por ela, é hora de fotografar. É por ela também que você segue em direção ao Castelo de Praga, já avistado ao longe.
Lá no alto, na Colina Hradcany, chamando a atenção de todos, está o Castelo de Praga, atual sede da presidência. Na verdade o Castelo é um aglomerado de prédios: palácios, jardins, pátios, capelas, igrejas, tudo para ser admirado pelo visitante. Não deixe de visitar a Catedral de São Vito, Viela Dourada e a basílica de São Jorge, situados dentro da área do castelo.
Neste lado do rio, você ainda pode conhecer: Torre Petřín, uma réplica em menor tamanho da Torre Eiffel de Paris. O acesso até ela pode ser caminhando ou de funicular. Ao alcançar a torre, suba seus 299 degraus e tenha um vista magnífica da capital tcheca.
No bairro Judeu: apesar da ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, as principais construções permaneceram. O destaque é para a sinagoga mais antiga da europa em funcionamento – Staronová Synagoga (Sinagoga Velha-Nova), o Velho Cemitério Judeu e o Museu Judeu de Praga.
Para quem quer ter uma visão geral da cidade de Praga, uma dica é fazer um passeio de barco. Muitas empresas oferecem o serviço, dura em média 1 hora e meia. Pelo percurso do rio Moldava você vai avistar belos trechos. Se quiser outra experiência, opte por barcos-restaurantes, durante o jantar, você terá uma cena de filme romântico através da sua janela.
Mas se você tiver mais um tempinho, vá além, descubra a cidade de Praga e outras localidades. O país oferece uma lista de cidades pequenas, bucólicas e históricas aguardando a sua visita. Você pode alugar um carro e conhecê-las. Uma dica garantida de satisfação é um passeio em Ceský Krumlov, apenas 190 km de Praga. Quem a visita tem a impressão de estar em uma cidade miniatura, porque com curtas caminhadas é possível ver os quase 300 edifícios históricos. O destaque é o castelo que toma a paisagem, além da geografia da cidade, ela também é cortada pelo rio Moldava, mas em trajetos de curvas acentuadas que dão uma beleza especial.
E mais, esse caminho de carro guarda ainda a chance de visitar Ceské Budejovice, cidade que fica no meio do caminho entre Praga e Ceský Krumlov. São 140 km de Praga, ou seja, 50 km antes de chegar em Ceský Krumlov. O destaque é a Praça Premysl Otakar II, casarios barrocos e renascentistas embelezam toda a área ao redor, com destaque para o prédio da antiga prefeitura. Faça um tour na cervejaria Budějovický Budvar, e prove o sabor de uma das cervejas mais vendidas no país.
Para dicas de como alugar um carro no exterior, visite o site SeguroAuto.org.
Roberta Clarissa Leite – É jornalista e radialista brasileira, adotou Praga como sua segunda moradia, onde reside há mais de dois anos. Enquanto tenta melhorar seu tcheco, escreve artigos sobre suas viagens e aventuras pelo mundo, e conta tudo para os internautas no site SeguroViagem.org e trabalha em seu mais novo projeto, o blog pessoal Na Terra dos Tchecos.
Luisa
/
Nossa, já quero conhecer Praga! muito bom o artigo 🙂
7 de março de 2018Johnnie Lustoza
/
Adoro Praga, além de ser uma cidade linda, é muito barata, mesmo nos pontos mais turísticos. Se pudesse ficava um mês por lá rsrs
3 de setembro de 2019Damares Lombardo / Autor
/
Praga é linda e não é fácil se despedir dela não!
2 de outubro de 2019Abs
Damares