Cidade de Praga: a pérola no coração da Europa

Conheça a cidade de Praga caminhando por suas antigas ruas para descobrir seus tesouros! Essa linda cidade europeia foi a menos bombardeada na Segunda Guerra Mundial, significa ver o que é belo com os seus próprios olhos e o que permaneceu intacto para contar histórias. Um vasto exemplo da arquitetura secular de diferentes épocas está disposto pela cidade, capital da República Tcheca.

Mas o que atrai milhões de turistas a cidade de Praga todo ano, não são somente os cartões-postais arquitetônicos da cidade. A cerveja tcheca é muito apreciada pelos residentes e os visitantes tem muitos motivos para querer conferir. Eles, os tchecos, reclamam o posto número 1 em consumo mundial. Disputas à parte, a cerveja pertence à vida cotidiana dos moradores, e a gastronomia e o turismo andam juntos com ela. Então quando passar por aqui, descubra Praga e também sua deliciosa cerveja!

É possível conhecer o centro histórico de Praga caminhando. Divida seu passeio em blocos e desfrute das partes mais importantes: Cidade Velha, Mala Strana e Bairro Judeu, eles agregam os mais belos monumentos e sítios históricos que você não pode perder.

Cidade Velha(Staré Město): passeie pela Praça da Cidade Velha, onde está a estátua de Jan Hus, herói tcheco que foi queimado em 1415 acusado de heresia. Ao redor da praça estão o Relógio Astronômico e a antiga prefeitura, a Igreja de São Nicolau, a Igreja Nossa Senhora de Týn, além de vários cafés e restaurantes com mesas e cadeiras espalhadas em pequenos terraços.

Relógio Astronômico

Relógio Astronômico

Roteiro da cidade de Praga

Caminhe em direção à Ponte Carlos (Karlův most), é uma passagem obrigatória para quem deseja vivenciar a atmosfera praguense. Ela liga a Cidade Velha a Mala Strana(Bairro Pequeno). Construída em 1357, tem 516 metros, possui 30 esculturas espalhadas lada a lado.

Ponte Carlos

Ponte Carlos

É na ponte que artesões vendem seus produtos, artistas fazem caricaturas e é possível ouvir também músicos tocando jazz. A vista sobre o rio Moldava vai fazer você caminhar lentamente por ela, é hora de fotografar. É por ela também que você segue em direção ao Castelo de Praga, já avistado ao longe.

Ponte Carlos

Ponte Carlos

Lá no alto, na Colina Hradcany, chamando a atenção de todos, está o Castelo de Praga, atual sede da presidência. Na verdade o Castelo é um aglomerado de prédios: palácios, jardins, pátios, capelas, igrejas, tudo para ser admirado pelo visitante. Não deixe de visitar a Catedral de São Vito, Viela Dourada e a basílica de São Jorge, situados dentro da área do castelo.

Neste lado do rio, você ainda pode conhecer: Torre Petřín, uma réplica em menor tamanho da Torre Eiffel de Paris. O acesso até ela pode ser caminhando ou de funicular. Ao alcançar a torre, suba seus 299 degraus e tenha um vista magnífica da capital tcheca.

No bairro Judeu: apesar da ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, as principais construções permaneceram. O destaque é para a sinagoga mais antiga da europa em funcionamento – Staronová Synagoga (Sinagoga Velha-Nova), o Velho Cemitério Judeu e o Museu Judeu de Praga.

Cemitério Judeu

Cemitério Judeu

Para quem quer ter uma visão geral da cidade de Praga, uma dica é fazer um passeio de barco. Muitas empresas oferecem o serviço, dura em média 1 hora e meia. Pelo percurso do rio Moldava você vai avistar belos trechos. Se quiser outra experiência, opte por barcos-restaurantes, durante o jantar, você terá uma cena de filme romântico através da sua janela.

Cidade de Praga

Passeio de barco no rio Moldava

Mas se você tiver mais um tempinho, vá além, descubra a cidade de Praga e outras localidades. O país oferece uma lista de cidades pequenas, bucólicas e históricas aguardando a sua visita. Você pode alugar um carro e conhecê-las. Uma dica garantida de satisfação é um passeio em Ceský Krumlov, apenas 190 km de Praga. Quem a visita tem a impressão de estar em uma cidade miniatura, porque com curtas caminhadas é possível ver os quase 300 edifícios históricos. O destaque é o castelo que toma a paisagem, além da geografia da cidade, ela também é cortada pelo rio Moldava, mas em trajetos de curvas acentuadas que dão uma beleza especial.

E mais, esse caminho de carro guarda ainda a chance de visitar Ceské Budejovice, cidade que fica no meio do caminho entre Praga e Ceský Krumlov. São 140 km de Praga, ou seja, 50 km antes de chegar em Ceský Krumlov. O destaque é a Praça Premysl Otakar II, casarios barrocos e renascentistas embelezam toda a área ao redor, com destaque para o prédio da antiga prefeitura. Faça um tour na cervejaria Budějovický Budvar, e prove o sabor de uma das cervejas mais vendidas no país.

Roteiro de Praga

Roteiro de Praga – Ceske Budejovice

Para dicas de como alugar um carro no exterior, visite o site SeguroAuto.org.
Roberta Clarissa Leite – É jornalista e radialista brasileira, adotou Praga como sua segunda moradia, onde reside há mais de dois anos. Enquanto tenta melhorar seu tcheco, escreve artigos sobre suas viagens e aventuras pelo mundo, e conta tudo para os internautas no site SeguroViagem.org e trabalha em seu mais novo projeto, o blog pessoal Na Terra dos Tchecos.

Cidade de Praga

Autora do post: Roberta Clarissa

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Nossa, já quero conhecer Praga! muito bom o artigo 🙂

    7 de março de 2018
  • Damares Lombardo

    Adoro Praga, além de ser uma cidade linda, é muito barata, mesmo nos pontos mais turísticos. Se pudesse ficava um mês por lá rsrs

    3 de setembro de 2019

Deixe Um Comentário