por Damares Lombardo, uma guia brasileira em Lisboa

Cidade dos Templários no coração de Portugal – Tomar

Tomar é a Cidade dos Templários em Portugal! É um dos lugares históricos fascinantes do mundo onde a lenda dos Templários é ainda viva. É uma pequena cidade situada na região do Ribatejo nas margens do Rio Nabão, no distrito de Santarém, dominada por um castelo-fortaleza, aquele dos Templários, um local extremamente fascinante caracterizado por muitos estilos arquitetônicos e recantos ainda cheio de mistério.

Se o tema sobre o mistério e os símbolos dos templários te fascinam, então já inclui logo Tomar no seu roteiro. E mesmo que o assunto não te interesse, te garanto que vale a pena uma visita à cidade e, sobretudo, ao Castelo e Convento de Cristo, Patrimônio da Humanidade – UNESCO.

Cidade dos Templários

A principal atração da cidade dos templários é o Convento de Cristo, uma das mais importantes obras renascentistas em Portugal.
O que um tempo era o Castelo dos Templários e que após a dissolução da ordem, se tornou o Convento da Ordem de Cristo ou simplesmente Convento de Cristo, vai te encantar com sua beleza.

Convento de Cristo

Um pouco de história sobre os Cavaleiros Templários

A ordem dos Cavaleiros Templários nasceu em 1118 na Terra Santa para proteger os peregrinos que ali afluíam de todo o mundo. Religiosos e militares, com o tempo os Templários ganharam fama, riqueza e poder político, a ponto de assustar o rei francês Filipe, o Belo, que dois séculos depois convenceu o Papa Clemente V a dissolver a ordem.
Em Portugal os Templários eram mais poderosos do que no resto da Europa. O Convento de Cristo em Tomar era uma fortaleza e alguns reis portugueses eram os próprios Grão-Mestres Templários. Por esta razão, em Portugal a ordem foi dissolvida apenas formalmente: em 1319 o rei Dionísio I transformou-a na Ordem de Cristo, que herdou as riquezas templárias e o mosteiro de Tomar.
Com o novo nome, a Ordem de Cristo não parou de escrever história. Um dos seus Grão-Mestres foi Henrique, o Navegador, príncipe português que iniciou a era das grandes explorações geográficas. Mais tarde, sob João III, a ordem foi desmilitarizada e a inspiração religiosa tornou-se predominante.

O lugar há um poder centenário com seus vários estilos arquitetônicos como gótico, românico, manuelino e renascentista, além da beleza dos detalhes que se encontram durante o percurso pelos corredores ou pelos claustros.

Convento de Cristo Tomar   Castelo de Tomar

Uma das partes mais marcantes do Convento de Cristo é a Charola, uma igreja templária de 16 lados, construída à imitação da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. O antigo oratório templário, construído no século XII, bem como o castelo que, inspirado nas fortificações da Terra Santa, era na época a mais moderna e avançada estrutura militar do reino, foi transformado em capela-mor quando D. Manuel I ordenou a sua renovação no século XVI, e foi então que o monumento adquiriu o esplendor arquitetônico que ainda hoje conserva e que lhe valeu uma posição na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Charola - Convento de Cristo   Convento de Cristo - Charola

Entre os oito pátios do Convento de Cristo, o Claustro Principal de estilo renascentista ou de Dom João III nos deixa sem palavras. É um claustro de dois pisos, ligado por escadarias helicoidais nos quatro cantos, tendo ao centro um chafariz em forma de cruz templária. A atmosfera é realmente sugestiva, a gente se sente transportado de volta no tempo.

Patio do Convento de Cristo   Cidade dos Templários

Antes de sair do local, dê um passeio no jardim fora do Convento de Cristo e ao longo das muralhas da antiga fortaleza só para admirar o complexo de longe, em todo o seu esplendor. E também para ver Tomar do alto, branca, pequena e preciosa como só as cidades portuguesas podem ser!

Castelo dos Templários

Informações úteis para visitar o Convento de Cristo na Cidade dos Templários

Para visitar o Convento de Cristo demora cerca de 2 horas.

Bilhete completo 6€
Bilhete combinado com Mosteiro de Alcobaça e de Batalha 15€
Horário
De outubro a maio das 9h às 17h30
De junho a setembro das 9h às 18h30
Para mais informações, clique aqui.

Do Convento pode seguir a pé até o centro histórico, atravessando o parque da Mata dos Sete Montes. Pegando a estrada, no entanto, a meio do caminho avista-se a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, uma capela em estilo renascentista, obra do português João de Castilho. Mas se você não quiser descer pelo bosque, pode descer a pé pelo caminho mais prático.
Nem tudo gira em torno dos Templários em Tomar, pois nas ruas do centro também se pode reviver outra história: a dos judeus que, depois de serem expulsos da Espanha, escolheram a cidade dos templários para fundar uma nova colônia e que hoje pode ser admirada. Se trata de uma das mais antigas sinagogas de Portugal.

Uma vez no centro, preste atenção ao traçado urbano da cidade: o núcleo original tem forma de cruz, orientado segundo os pontos cardeais; de cada lado da cruz fica um convento. A praça principal de Tomar é a Praça da República, a partir daí se pode começar a explorar as ruas estreitas do centro para se supreender com seus cantinhos.

Centro de Tomar

cidade de Tomar

cidade de Tomar

Aproveite e pare para tomar um café com doces típicos da zona: doces de amêndoa, doces de abóbora e Fatias de Tomar. No final do passeio, refresque-se no Parque do Mouchão, onde também poderá admirar um moinho de água perfeitamente preservado.

Parque do Mouchão - Tomar

cidade de tomar

De quatro em quatro anos, a cidade dos templários é enriquecida pela famosa Festa dos Tabuleiros, que celebram o Espírito Santo: são procissões coloridas de meninas que carregam bandejas muito altas na cabeça (são os tabuleiros)  vestidas de branco enquanto o cesto de vime com pão é realizado em bastões especiais encimados por uma coroa e enriquecidos com flores de papel, legumes e espigas de trigo. Durante o desfile, toda Tomar é embelezada com flores e enfeites nas varandas e nas ruas. O próximo encontro será em julho de 2023 na cidade dos Templários.

Onde ficar em Tomar

Nós ficamos (eu e meu marido) no Hotel dos Templários pela posição que é ótima (a poucos metros a pé do centro histórico) e com uma vista espetacular do castelo e do Parque do Mouchão, além do custo benefício. Ah, e da piscina maravilhosa onde a gente se refrescava no final do dia após os passeios.

Onde ficar em Tomar

A Cidade dos Templários fica a cerca de 1h e 30 minutos de carro de Lisboa, de trem  2 horas. É possível fazer um bate e volta, mas nesse caso sugiro que o faça de automóvel. Porém, se você tiver tempo, faça pelo menos uma noite na cidade Tomar, o lugar é muito agradável e vale uma estádia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *