Cidades perto de Roma: Frascati e Genzano

Você sabia que existem cidades perto de Roma que oferecem grandes riquezas ao turista? E não estou falando de uma distância de 2 horas não, mas apenas de 30 minutos!

Esse roteiro de viagem pela Itália é rico de cultura e enogastronomia. Deixamos Orvieto pela manhã e pegamos o trem para Roma, onde fizemos baldeação para “Frascati”.

O trem até Frascati é muito conveniente (é velho e sem nenhum tipo de luxo mas é conveniente por seu tempo de percurso), ele para apenas em 2 pontos e a viagem dura 30 minutos, o bilhete é baratinho, custa € 1,90 (um lembrete, precisa sempre validar os bilhetes de trem nas maquininhas amarelas que estão perto dos embarques antes de subir no trem).

Frascati é famosa por seu renomado vinho branco, o lugar faz parte do circuito das cidades dos Castelos Romanos.

Chegando em Frascati, estava nos esperando o motorista do hotel. O hotel era um convento do período de 1800, restruturado e transformado em 1997.

Hotel Villa Vecchia
viagem pela Itália  viagem pela Itália

Alba foi a pessoa que nos acompahou durante nosso tour na região visitando algumas cidades perto de Roma.

Alba nos levou à cidade de Genzano onde caminhamos por suas ruas saboreando algumas delícias do território.

Genzano
cidades perto de Roma

Fomos ao restaurante “La mia Gioia”, tipicamente romano, com afrescos nas paredes, as quais representam a Roma popular do período de 1800, com ruas e situações da vida cotidiana que não existem mais.

Restaurante La mia Gioia
cidades perto de Roma

cidades perto de Roma

Os proprietários eram muitos simpáticos, então ficamos por lá um pouco falando de COMIDA, afinal de contas, estamos na Itália, terra onde a comida é sacra. Nos deram uns bicoitos deliciosos para experimentar que se chamam “ciambelline”, feito com farinha, açucar, vinho, azeite e anis. Esse biscoito é consumido depois das refeições, sendo molhado dentro de uma taça de vinho tinto.

Biscoitos Ciambelline
cidades perto de Roma

Continuamos passeando pela cidade, papeando com as pessoas e experimentando sabores do território.

Entramos numa Norcineria e tivemos uma lição com o proprietário do local sobre o significado de norcineria.  O Sr. Danilo Azzocchi, nos contou que a norcineria, é o nome dado a um tipo de tratamento especial que se usa para a carne de porco, desde sua criação, até o momento da preparação. Não é usado nenhum tipo de produto químico, tudo é feito à mão sem nenhuma máquina. Por exemplo, a linguiça, é feita totalmente manualmente. Esse tipo de sistema, vem da região da Umbria, e hoje é tipico do território dos Castelos Romanos, passando de pais para filhos.

gastronomia italiana

Deliciosos frios e linguiças que fazem parte gastronomia italiana

Saindo de lá, não resistimos e entramos numa padaria, o cheiro estava bom demais! Compramos uma fogazza que em Roma chamam sempre de pizza, para eles não tem diferença entre uma e outra. O pão em Genzano é feito no forno a lenha em todas as padarias, essa é uma típica característica da cidade.

Frascati e Genzano são duas cidades perto de Roma que vale a pena conhecer! Como? É simples, você pode fazer um bate e volta de Roma tranquilamente, basta seguir para estação Termini e pegar o trem, como já mencionei acima.

Pão feito no forno a lenha de Genzano
pão italiano-gastronomia italiana

No final do passeio voltamos para Frascati e fomos convidados para jantar no hotel Flora. A viagem continua

[caixa title=”Saiba mais”]

Nápoles em um dia
Onde comer bem em Roma
Cidades românticas na Itália – 7 destinos imperdíveis

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo 

Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars
Passeios, Transfers e Shows na Itália

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram
facebook
twitter

[/caixa]

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Estive em Frascati o ano passado, adorei o lugar e o vinho branco de Frascati, muito bom.
    Suas dicas são ótimas.

    7 de fevereiro de 2013

Deixe Um Comentário