Como comprar passagens de trem na Itália

Comprar passagens de trem na Itália online, muitas vezes pode se transformar num pesadelo!

Para resolver este problema, decidi fazer um post bem detalhado para você, com o passo a passo bem explicadinho, assim não vai mais se desesperar e ficar horas na frente do computador batendo a cabeça sem saber como comprar bilhetes de trem na Itália online.

Resolvi colocar o passo a passo da ferrovia Trenitalia e não de Italo, porque é aquela que cobre toda a rede ferroviária do país, enquanto Italo faz ainda uma parte bem limitada, além de partir e chegar em algumas cidades em estações localizadas nas periferias, bem fora do centro.

Usei a página do site da ferrovia Trenitalia em idioma italiano para fazer o passo a passo, assim você já vai se adaptando com a língua.


Visite nossa página de Consultoria de viagem para Europa. Clique aqui.

Com a explicação abaixo, você vai aprender a comprar suas passagens de trem na Itália num piscar de olhos!


Obs: Este post foi feito em 2013 e atualizado em 2018.

Segue o passo a passo para comprar passagens de trem na Itália online

Quando você entrar no link da ferrovia Trenitalia, clique em “Tutti i Treni” a sua esquerda (seta azul), se for comprar só ida clique em “Andata”, ida e volta “Andata e Ritorno” (setas amarelas). Clicar o lugar de saída “Da” e destino “A” (seta turquesa), caso o local tenha mais de 1/2 estações, vai aparecer os nomes das estações e também “todas as estações”, por exemplo “Milano tutte le stazioni”. Escolha esta última opção, porque você pode optar por uma determinada estação da qual não parte ou não chega o trem, e colocando dessa maneira, já vai te dar as opções automaticamente. Caso você já saiba o nome da estação de trem na Itália, então clique nela.
Fique atento nas estações de trem antes de comprar o bilhete, se certifique se é aquela que deseja partir ou chegar
.
Escolha as datas de ida “Andata” e volta “Ritorno” e horários (setas roxas).
Coloque o número de adultos “Adulti” e crianças de 4 a 14 anos “Ragazzi” (setas verdes). Clique em “Cerca” (seta laranja) para fazer a procura. A seta rosa é para trens nas regiões, eu coloquei, mas na verdade não é importante nesse momento, é meio complicado, então vamos ao que interessa.

Compra de passagens de trem na Itália

A próxima página vai dar as opções de horários e valores. Nas setas verdes, você pode alterar horário, n° de adultos e crianças, como também os lugares de partida e chegada e data, antes da seta do horário. Depois clique em “Aggiorna” (seta amarela), para fazer as mudanças.

Veja o lugar de saída com o nome da estação (Milano Centrale) e o destino com o nome da estação (Roma Termini) com os horários, a duração da viagem, o nome do trem (eu cliquei em “Frecciabianca”) e o valor.
Escolha a opção e clique em “Seleziona” (seta vermelha).

Observe que eu cliquei naquele com 6h e 40 minutos de viagem, e que abaixo tem um trem mais veloz pelo mesmo preço e com duração do percurso de apenas 2h e 55 minutos. Por isso, preste bem atenção na hora de clicar na opção.

Passagens de trem na Itália

Como comprar passagens de trem na Itália

A página seguinte vai mostrar a opção escolhida e outras abaixo caso você ainda queira mudar. Se estiver certo da escolha, clique em “Continua” (seta laranja).

Compra de passagens de trem na Itália

Eu selecionei ida e volta, nesse caso a página seguinte está mostrando as opções de volta de Roma para Milão. Clique em “Seleziona” (seta vermelha). Caso você compre apenas ida, só vai pular esta passagem, mas do resto é tudo igual.

Ferrovia Trenitalia

Continuando com a compra de passagens de trem na Itália, a próxima página vai te dar a opção de reservar seu lugar. Para escolher sua poltrona, clique em “Scelta del posto” (seta roxa), caso não tenha intresse em reservar, o sistema da ferrovia reserva automaticamente, “Assegnazione automatica posto” (seta vemelha). Se você vai viajar com outra pessoa e ela comprou o bilhete antes, para viajar juntos, é só clicar em “Posto vicino a” (seta verde), significa que vai te dar a possibilidade de estar no mesmo vagão ou até mesmo ao lado dela. Clique em “Continua” (seta laranja).

Bilhetes de trem na Itália

Caso você tenha escolhido sua poltrona, a página seguinte vai mostrar a disponibilidade de lugares. A divisão das poltronas dentro desse trem, é de 4 assentos no mesmo espaço, veja a separação com a barra cinza.
A seta verde está indicando o número de passageiros, a roxa o destino, a rosa mostra o quadradinho onde vai entrar a quantidade de assentos que você escolher, a amarela o número de poltronas livres (os quadradinhos em verde, indicam os assentos livres, aqueles em cinza, já estão ocupados), a azul mostra o número do vagão “Carrozza”. A seta vermelha, está informando que precisa clicar em um dos quadradinhos verdes para fazer a reserva. Escolha sua poltrona e clique em “Conferma” (seta laranja) para confirmar. Se você está reservando ida e volta, a próxima página será igual a esta, vai mudar somente o destino, neste caso de “Roma para Milão”.

Bilhetes de trem na Itália

A página seguinte vai mostrar as reservas que você fez dos assentos, com a quantidade de passageiros, número do vagão e a poltrona. A seta roxa está indicando a ida, a verde a volta. Clique em “Prosegui” para prosseguir (seta laranja).

Trem na Itália

Na próxima página, você vai ver o resumo de sua reserva, controle bem antes de continuar para fazer o pagamento.
A primeira parte é aquela de ida “Andata”, de Mião para Roma.
A seta vermelha está indicando o trem, a verde o nome do lugar de onde parte com a estação “Milano Centrale”, a azul o nome do destino, a roxa a data. Os circulos turquesas estão informando que a reserva foi feita em “econômica e segunda classe”, o quadrado rosa está indicando o número do vagão “carrozza”, aquele azul o número da poltrona. Os retângulos estão solicitando seus dados: laranja (nome), vermelho (sobrenome), roxo (email), verde (telefone). Mas você não vai preencher seus dados aqui, porque não é cadastrado, vai ser na mesma página mais abaixo.
O circulo rosa é a parte do retorno “Ritorno” de Roma para Milão.
Controle os valores de ida e volta (seta amarela e roxa).

Passagens de trem online

Na mesma página, desça com o mouse, vai aparecer esta parte. Clique em “Non sono registrado” (seta vermelha), significa que você não é cadastrado. Preencha os espaços onde coloquei as setas azuis com seus dados: nome, sobrenome, email, telefone. Aconselho a colocar o número do seu celular, lembre-se de escrever o codigo na frente, por exemplo 005511……..

“Não é necessário se cadastrar, mas precisa colocar seus dados para receber seu bilhete de trem por email, assim como colocar o número de telefone em caso de qualquer envio de mensagem por parte da ferrovia”.

Clique em “Carta Credito/Prepagata” (seta roxa), clicar em “Accetto le Condizioni Generali di Trasporto dei Passeggeri di Trenitalia” (seta verde), para confirmar que aceita as condições da empresa e, por fim, clique em “Continua” (seta rosa). Mas antes controle o valor total (circulo laranja).

Passo a passo

A próxima página será aquela para efetuar o pagamento, essa é fácil. Prepare seu cartão de credito com os números de segurança e a senha, a Trenitalia está solicitando esses dados para concluir o processo. Não tenha receio de colocar estes dados, é uma maneira para garantir que não se trata de um cartão clonado ou roubado.

Você vai receber um email com seu bilhete eletrônico, nele vai ter um codigo de reserva que se chama PNR, anote este número em seu celular ou agenda, caso perca o bilhete, é suficiente fornecer este codigo ao fiscal dentro do trem.

Caso você esteja tentando fazer uma reserva e não consiga conclui-la, tente mais tarde, as vezes acontece qualquer blackout no sistema da Trenitalia.

É permitido a compra de no máximo 5 bilhetes por vez. Caso você compre mais de um bilhete numa única compra, irá receber o bilhete com seu nome, os nomes dos outros passageiros não aparecerão, mas é importante que a pessoa (nesse caso você) a qual tem o nome no bilhete, esteja viajando no trem junto com os outros pasasgeiros.

O bilhete comprado online, não necessita ser validado nas maquininhas antes de subir no trem, mas aqueles comprados nas bilhetes, sim.

Os trens mais rápidos são: “Frecciarossa”, seguido por “Frecciargento” e por último “Frecciabianca”.

Caso queira saber um pouco de italiano para entender melhor, veja o post que fiz sobre “aprender um pouco de italiano”


Devido a algumas dúvidas que tem causado um pouco de transtorno a certos seguidores, decidi colocar essa informação que a Tatiana mandou pra gente sobre comprar passagens de trem na Itália na internet:

Oi Damares e pessoal, desculpe estar me intrometendo, mas acho que as experiências de uns podem ajudar os outros também. Só para constar, ainda não comprei minhas passagens de trem na Itália, mas tenho a dizer que das vezes que entrei em contato com a Trenitalia pelo site fui atendida (levou 5 dias na primeira e 2 na segunda). Para tirar dúvidas quanto à navegação do site e pagamento, entre no site da Trenitalia e na parte inferior vocês vão ver as apções em vermelho. Clique em “assistenze e contatti”. Depois abre outra página que pergunta:”Hai bisogno di assistenze online?” Clique abaixo em “sulla avigazione del sito e pagamento”. Vai abrir outra página para você colocar seus dados como telefone, e-mail, sobrenome. Preencha e clique em AVANTI. Abre outra página para que descreva as suas dúvidas. Se seu italiano não for muito bom como o meu, utilize o google tradutor para ajudar. Espero ter ajudado. Outra coisa, se tem uma reclamação, tente em “Come inoltrare um reclamo”, seguindo o mesmo caminho até a página ”Hai bisogno di assistenze online”. No meu caso , que era de dúvidas quanto a proceder na compra online, eles foram bem atenciosos.


SAIBA MAIS SOBRE A ITÁLIA

Aprender italiano antes de visitar a Itália
O que levar na mala para uma viagem a Itália
Guarda volumes nas estações de trem da Itália
Cidades românticas na Itália – 7 destinos imperdíveis

 

HOSPEDAGEM NA ITÁLIA. CLIQUE AQUI

PARA ACOMPANHAR KEVIAGEM NAS REDES SOCIAIS

 

SIGA NO FacebookInstagramTwitterPinterestYoutube e Google+

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Damares,

    Parabéns pelas informações e préstimos inestimáveis aos turistas.
    Gostaria de saber se, uma vez feita a compra e recebido o bilhete eletrônico, é possível remarcar, ou seja, mudar a data da viagem?

    Obrigada,

    Valéria

    16 de maio de 2013
      • Damares Lombardo

        Olá Damares, tudo bem? Uma dúvida, se eu comprar uma passagens de Florença para Pisa e na volta eu quiser dar uma parada em Lucca sou obrigado a comprar na verdade três bilhetes? Florença-Pisa, Pisa-Lucca e Lucca-Florença. Ou eles tem uma duração em horas ou por dia, como alguns países fazem?
        Agradeço.

        22 de março de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, este post chegou na hora certa.
    Eu já tinha tentado várias vezes e não conseguia seguir com a compra, depois de encontrar este post, segui os passos e deu certo!
    Valeu pela super dica. Parabéns, seu blog é de grande ajuda.

    18 de maio de 2013
  • Damares Lombardo

    Bom dia Damares!
    ótima explicação!
    To aqui fazendo as pesquisas pra compra, ai no vagão estão disponíveis todos os assentos do frecciarossa, inclusive as que dão pra sentar sozinhas (1d).
    Qual seria o melhor assento? esse 1D ou 18A tem janela?
    Obrigada! 😀

    24 de maio de 2013
      • Damares Lombardo

        oi Damares!
        Isso eu já tinha entendido.. mas como não conheço os trens, na verdade a pergunta é se todas as poltronas da janela ficam efetivamente com janela a vista pra ver a “paisagem” rs… tipo os onibus aqui do brasil.. ou se algum assento do lado da janela na verdade fica do lado da parede sem vista nenhuma…
        obrigada!!

        27 de maio de 2013
  • Damares Lombardo

    obrigada querida!
    Você é muito simpatica e gentil!

    27 de maio de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares !!! Eu nao terminei a minha compra, pois o site no ultimo momento, entra em um a pagina do banco e pede para confirmar o codigo de segurança 3 digitos e a senha.
    Achei muito estranho, pois nenhuma compra pela internet pede SENHA.
    ESTOU COM MEDO !!!
    Por que e eles pedem a Senha ?????
    Abraços !!!

    13 de junho de 2013
  • Damares Lombardo

    Muito obrigado pela resposta.

    Posso te fazer outras perguntas ?

    Dia 28/08 Vou para Veneza de Roma pegar o trem de 06:50 h e voltar no mais tarde de 19:25 h
    Dia 29/08 07:50 Para Florença e para pisa de tarde no mesmo dia.
    Dia 30/08 08:45 h Para Napoli e depois vou para Pompeia e volto as 19:30 h.

    Estou sozinho e queria saber duas coisas:

    É melhor ir de Roma para Florença depois Pisa ?
    ou de Roma para Pisa e depois Florença ?

    Esses horarios de saida estão bons ?? ou para Napoli está tarde.

    Muito obrigado por tudo e tenha uma ótima noite !!

    Estarei hospedado em um Hotel perto de Termini, aprox.400 metros devido aos horários que chegarei na estação na hora da volta.

    13 de junho de 2013
  • Damares Lombardo

    Boa noite !!!
    Sabe me dizer que horas começa a escurecer nesse período em Roma e nas outras cidades que citei.

    Muito Obrigado !!
    Me Salve heheheh !!

    13 de junho de 2013
  • Damares Lombardo

    Parabens , seu site é bem legal.
    Quero fazer uma pergunta: Nosso horário de chegada em Roma está atrapalhado. Você acha uma fria comprar os Tickets no guichet , sem reserva ?

    obrigado
    Marcelo

    2 de setembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá Damares.
    Em primeiro lugar muito obrigada por este blog maravilhoso.
    Estou a pensar ir de comboio de milão para Veneza dia 31/12 e regressar no dia 01/01, ou seja passar o ano em Veneza. 🙂
    Tentei marcar comboio mas no site não deixa, será por ser com muita antecedência ou não haverá comboios nesses dias. Tenho medo de marcar o hotel em Veneza e depois não ter como ir e voltar.
    Sabe-me dizer se os comboios funcionam nesses dias e qual o nome da estação do centro de milão e Veneza ?
    Muito obrigada.

    8 de setembro de 2013
      • Damares Lombardo

        Muito obrigada Damares.
        Vou aguardar então…

        9 de setembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares,

    Qual é a diferença entre as classes no trem Frecciarossa?Premium ou Standard?

    19 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares
    Bom dia
    Excelente seu blog, claro e elucidativo. Comprei agora bilhetes de Roma para Florença e de Florença para Veneza sem nenhum problema. Seu passo a passo é ótimo.
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços

    22 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares
    Boa tarde

    Olha eu aqui de novo solicitando sua ajuda.
    Você possui dicas boas para se comer bem e barato em Roma ? Irei com minha esposa e filha de 15 anos em dezembro.

    25 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares!
    Que post MARAVILHOSOOO!!!
    No outro post ,em que você tem me tirado as dúvidas, eu justamente falei da dificuldade em entender o site da Trenitália. E, qual foi minha surpresa que,em minhas pesquisas, ao passear aqui pelo seu blog ,me deparo com esta matéria sensacional!
    Super didático! Parabéns!!
    Beijos,

    Tania Cruz

    26 de outubro de 2013
  • Damares Lombardo

    Oi Damares.
    Estou tentando comprar passagens de trem de Milão para Savona (dia 17/11) e de Savona para Milão (dia 26/11), porém o site não me dá opção para imprimir os bilhetes. Ficaremos em Milão de 14 a 17/11/13, quando seguiremos para Savona para pegarmos um cruzeiro. Retornamos para Milão dia 26/11.
    Vc pode me ajudar? Consigo comprar os bilhetes na estação? E caso não consiga, qual a forma de transporte que me orienta a utilizar?
    Gostei muito do seu blog.
    Abçs
    Cilene

    12 de novembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Parabéns, ótima explicação, só tenho uma perguntinha: Quanto tempo antes da viagem é que inicia a venda dos bilhetes?

    23 de novembro de 2013
      • Damares Lombardo

        A dúvida surgiu porque vou para a Europa em fevereiro, e passarei por três cidades italianas (Veneza, Firenze e Roma), daí fui olhar no site da Trenitalia, e procurei pela passagem de Veneza para Firenze na data de 23/02 e a de Firenze para Roma no dia 25/02, até aparecem as passagens, mas não sei se é erro do site. Será que já posso comprá-las?

        29 de novembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, seu blog é simplesmente fantástico. Encontrei por acaso procurando dicas de como comprar passagens pelo site da Trenitalia. Já li em alguns lugares de que a compra, para quem não é cadastrado pode dar problemas, como não se confirmar, por exemplo. Que não seria seguro. Esta informação procede? Muito Obrigada ! Vou à Itália em Abril !

    2 de dezembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, obrigada pelas informações prestadas. Só para constar, tentei fazer o cadastro e não consegui. São solicitadas algumas informações como endereço na Itália, e sem preencher todos os campos, não dá certo. Será que fiz alguma coisa errada ou o site mudou? Obrigada pela atenção que disponibiliza para todos. Seu blog é demais!

    3 de dezembro de 2013
  • Damares Lombardo

    Damares, boa tarde.
    Gostaria de uma ajuda…
    Adquiri uma passagem de ida e volta, Milão-Firenze, porém errei o dia da partida e por engano digitei 01/02/2014 ao invés de 01/03/2014. Já tentei de todas as formas achar o lugar para a alteração, porém não tenho certeza se o procedimento está correto.
    Página Inicial – Manage your ticket – Digita o email e o PNR. Ao visualizar a minha passagem, tenho apenas uma opção… Request Compensation… Não quero indenização, quero apenas alterar a data… é isso mesmo? O que faço? Você saberia dizer?

    2 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá! Muito boas as suas dicas!
    Como saber no mapa de lugares, se um lugar está de frente ou de costas para o sentido do trem?
    Abraço, obrigada, Gloria.

    5 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá, estou tentando comprar no site treintalia mas não consigo fazer a compra sem registro..
    Acho que eles alteraram o site e não vejo mais essa opção.
    VocÊ poderia me ajudar?

    Obrigada

    12 de janeiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Olá. O problema é que pra se registrar é preciso ter endereço na Italia. =(
        Então, parece que só pode comprar pelo site quem for residente no país.

        12 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, tudo bem?
    Seu site é ótimo! Parabéns!
    Pode me ajudar numa dúvida? Depois de comprado o bilhete pela internet, há algum outro procedimento prévio ao embarque? Pergunto isso pois li na internet que existe uma “validação” do ticket.
    Você sabe se é o caso da Trenitalia?
    Muito obrigado!
    Sds.

    12 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares . Mandei um e-mail para a Trenitalia perguntando sobre como adquirir bilhetes online daqui do Brasil. Eles responderam que pode-se utilizar Visa, Master, American Express e Diners e que a compra poderia ser sem registro, sem problemas. Por enquanto não fiz a compra, mas segundo os seu passo a passo parece ser bem fácil. Só tenho uma pergunta: quando fazemos a compra sem registro, aparecem alguns dados a preencher: nome, sobrenome, endereço de e-mail e telefone. Aparece também “códice azienda” Alguém sabe o que significa e se é necessário?

    Obrigada mais uma vez.

    12 de janeiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Muito Obrigada novamente, Damares.
        Por isso seu blog é tão especial, você é muito atenciosa.

        13 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, não consigo modificar a data da minha passagem de nenhuma forma. Comprei a passagem antes de fazer o registro no site e não tem como eu conseguir alterar. Vc saberia me informar o email da trenitalia para que eu tente resolver? Grato.

    13 de janeiro de 2014
    • Damares Lombardo

      Oi Damares e pessoal, desculpe estar me intrometendo, mas acho que as experiências de uns podem ajudar os outros também. Só para constar, ainda não comprei minhas passagens, mas tenho a dizer que das vezes que entrei em contato com a Trenitali pelo site fui atendida(levou 5 dias na primeira e 2 na segunda). Para tirar dúvidas quanto à navegação do site e pagamento entre no site da Trenitalia e na parte inferior vocês vão ver as apções em vermelho. Clique em “assistenze e contatti”. Depois abre outra página que pergunta:”Hai bisogno di assistenze online?” Clique abaixo em “sulla avigazione dell sitio e pagamento”. Vai abrir outra página para você colocar seus dados como telefonem e-mail, sobrenome. Preencha e clique em AVANTI. abre outra página para que descreva as suas dúvidas. Se seu italiano não for muito bom como o meu, utilize o google tradutor para ajudar. Espero ter ajudado. outra coisa, se tem uma reclamação, tente em “Come inoltrare um reclamo”, seguindo o mesmo caminho até a página”Hai bisogno di assistenze online”. No meu caso , que era de dúvidas quanto a proceder na compra online eles foram bem atenciosos.

      13 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares. Vim contar que consegui comprar minhas passagens para Abril, pelo site da Trenitalia seguindo o teu passo a passo. Seguindo as informações do e-mail que eles tinham me respondido, comprei sem registro e usando o Mastercard. Ontem não tinha dado certo, pois em alguns bancos, mesmo com o cartão desbloqueado, para fazer compras de sites do exterior, você tem que comunicar o banco antes, para eles terem certeza de que não tem ninguém usando seu cartão indevidamente. Para completar, assim como você falou, no e-mail que a Trenitalia mandou aparece o código PNR e CP, além dos dados da viagem, nome dos viajantes, o tipo de tarifa, etc. Muito Obrigada mesmo.

    13 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,

    Eu e minha amada estamos fazendo várias consultas pra nossa viagem à Itália em abril próximo, só gostaria de lhe dizer que acabei de descobrir o seu Post e estou a mais de uma hora vendo suas dicas, é simplesmente mavarilhoso, parabéns mesmo.
    Em breve faremos nossas perguntas, tudo de bom.
    abs
    Rodolfo/Elza

    16 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares… Primeiramente parabéns pelo blog, está nos ajudando muito!!!
    Estamos com uma dúvida, fomos comprar o ticket de pisa para Sulmona e quando vamos apertar em continua pede para preencher CartaFreccia passeggero. Você pode nos ajudar por favor!!
    Obrigada

    20 de janeiro de 2014
    • Damares Lombardo

      Oi Damares, com relação à dúvida da Gabriela, eu tenho um palpite. De repente, ela está selecionando um valor disponível apenas para usuários cadastrados(cartafreccia, por isso estão pedindo o código para finalizar o processo). Ela pode ver se no item ” prezzi e livello di servizio”(acima da tabela dos valores correspondentes à 1ª e 2 ª classe) não está selecionando “cartafreccia special”. Se for isso, é só selecionar outro nível: base, economy, super economy. o preço normalmente não é tão baixo, mas comprando com antecedência os valores super economy são tão bons como os cartafreccia (que só tendo endereço na Itália para se cadastrar) Espero ter ajudado. Abraços. Tatiana Boaventura

      23 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Bom dia, Damares. Sobre a dúvida da Gabriela, tenho uma hipótese. De repente, ela está selecionando um valor disponível apenas para usuários cartafreccia (aqueles cadastrados no site). Ela deve estar marcando na aba “prezzi, nivello di servizio” a opção “cartafreccia special”. Se for isso, é só escolher outro valor, correspondente ao nível economy, super economy, base, etc e prosseguir com o passo a passo. Normalmente, os outros valores não são tão baixos, mas se comprados com antecedência se equivalem aos valores informados para os usuários cartafreccia. Espero ter ajudado. Minha internet está com problema, por isso, se meu comentário anterior já foi encaminhado, peço desculpas e desconsidere este. Abraços. Tatiana Boaventura

    23 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, eu que agradeço a oportunidade de contar minhas experiências neste blog fantástico. Se não fosse por você eu não teria conseguido comprar minhas passagens. Valeu!

    24 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Obrigada Damares e Tatiana!!

    24 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oie!! Estava já desistindo de comprar a passagem quando vi seu post ;-). Salvou a pátria!!
    Porém, fiz um erro.
    Fiquei tão preocupada com a questão de não ser registrada no site que esqueci de colocar os nomes, sobrenomes, telefone e e-mail dos passageiros.
    E agora? Mandei uma mensagem para a Trenitalia na parte do assistente. Estou chateada e preocupada. Tentei até cancelar o bilhete e comprar de novo hoje, mas não posso…
    Será que posso viajar assim, em aberto? E foi o bilhete mais caro e o primeiro. Ai meu Deus, coisas de novata.

    27 de janeiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Olá Damares e todos,

        Pois é, o bilhete pode ser comprado sem os nomes dos passageiros, acredito até sem marcar o assento (não fiz esse teste, rs). Consegui falar com a Trenitália e como vi que outro viajante também tinha a mesma dúvida, vou compartilhar aqui com vocês a solução. A empresa entende que a compra foi efetuada com sucesso, como eu comprei pela internet e já reservei assento, bastará ter em mãos o “PNR” que poderá ser solicitado pelo fiscal, nada mais é do que uma numeração que vem escrita na sua passagem, fique de olho. A minha idéia, levar impresso o bilhete e qualquer coisa mostrar ao fiscal, não precisa nem mesmo validar na máquina, somente subir no vagão. Esta foi a resposta da Trenitalia: “In relazione al Suo dubbio sulla mancanza dei nominativi sui biglietti, la informiamo che non e’obbligatorio inserire nome e cognome sul titolo di viaggio AV.”
        Obrigada!!

        6 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá, esqueci de colocar os nomes dos passageiros na compra. Consegui finalizar inclusive sem os dados. O site não alertou. Como faço agora? Será que iremos ser barrados com o bilhete estando assim em aberto???!! Help!!

    27 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, adorei seu blog! Dicas valiosíssimas. Tenho uma dúvida quanto ao trens noturnos. Vamos fazer um trecho noturno de 13 horas: Paris x Veneza no trem da Tchello. Todos tem cama? Ou eu preciso escolher essa opção?

    28 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,

    Parabéns pelo passo a passo mas me parece que ocorreram algumas mudanças no site da Trenitalia. Na página “Il mio viaggio e pagamento” não aparece mais a opção “non sono registrato” e desta forma não consigo ir para a próxima e efetivar o pagamento no cartão de crédito. E também não consigo me registrar pois isto é exclusivo para residentes na Itália. Podes me ajudar?

    28 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damaris

    Fiz a compra do bilhete do trem pela TRENITALIA e me esqueci de informar os nomes e sobrenomes dos passageiros nos bilhetes mas tenho o PNR. Tem algum problema para embarcar? Em caso afirmativo, como proceder?

    31 de janeiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Segui seu passo a passo e compramos nossas passagens. Mas estou com problemas em um trecho.
    Milão x Paris dia 18/05. Até aparece a tarifa (muito barata – 175 euros), mas quando clico aparece a mensagem “Prenotazione non possibile. Il treno è inibito “. Se eu fizer a simulação em outros dias, dá tudo certo. O que será que acontece com esse dia especificamente?

    31 de janeiro de 2014
      • Damares Lombardo

        ai ai ai..mas só existe esse trem que faça o percurso Milao x Paris. Você conhece outra outra maneira ou outra empresa que possamos utilizar, pois só temos esse dia?!

        2 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá! Gostei da iniciativa! Porém após selecionar a passagem e preencher meus dados tento concluir e o site pede o login obrigatório. Como posso proceder?

    2 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares…
    seguinte irei viajar no proximo mes para Roma e gostaria de visita Veneza e Florença. fiz algumas pesquisas para data de 20-março os preços sao bons, mas gostaria de comprar na hora… simulei o valor para 06-fevereiro e o valor no site quase dobra…
    muitas pessoas falam que comprar no site ou comprar nas maquinas das estações na hora é a mesma coisa… gostaria de sua ajuda, comprando antecipado pelo site sai mais barato do que comprar na estação na hora??? ou apenas no site é mais caro com apenas 1 dia de antecedencia?

    6 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares
    Minha dúvida é a mesma do Jean. Vou estar em Roma no início de abril e quero conhecer Florença, Pisa e Veneza. É possível comprar os bilhetes na hora, ou pelo menos com 2 dias de antecedência no próprio local, ainda que pagando mais caro? Ou preciso comprar pelo site? Outra dúvida. Estando em Veneza vou subir até a Suíça. Existe neste mesma empresa alguma linha que faça o percurso ou a mesma só atende as cidades da Itália?

    16 de fevereiro de 2014
    • Damares Lombardo

      Pessoal, estou aqui para contar uma experiência sobre compras de passagem com antecedência. Em janeiro comprei passagens para o trecho Roma- Firenze, para Abril, por cerca de 76 euros ida e 76 euros a volta para 4 pessoas.Nesta mesma época também pesquisei o trecho Firenze- veneza para 4 pessoas, sairia pelo mesmo valor, mas resolvi comprar depois, pois achei que não ia subir muito. Nesta seman fui comprar e estava 116 euros cada trecho. Que susto. Comprei, mas fica a dica. Se puder comprar antes, faça.

      17 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares bom dia, olha eu aqui novamente… estou para comprar hoje as passagens via site, mas tenho uma duvida, comprando pelo site eu recebo um numero de reserva, como faço para receber ou retirar as passagens?? comprando hoje para viajar no dia 19/03 recebo em casa ou retiro no terminal em Roma e Veneza? sendo em casa da tempo? se nao receber da para pegar a passagem no terminal com o numero da reserva, onde retirar?? obrigado.. estamos bem apreensivos com isso…

    16 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares e seu post salvador! 🙂

    Nunca pensei que comprar uma passagem de trem pudesse ser tão “complicado”. E mesmo com esse seu post, restam algumas dúvidas. Talvez você possa me ajudar.

    Estou viajando com minha esposa e gostaríamos de ficar, obviamente, juntos.

    O mapa do do trem (frecciabianca) que escolhemos tem um corredor com acentos duplos e outro corredor com acentos únicos.
    A dúvida é: qual acento fica de frente (com a mesinha no meio) para qual?

    No seu post tem um uma imagem com um mapa. E no texto você diz que uma barra cinza separa os acentos.
    Separa ou essa barra cinza é o vão entre acentos (normalmente o lugar da mezinha)?

    Em outras palavras: O acento 12A fica de frente para o 11A ou de frente para o 13A nesse seu mapa, por exemplo?

    De qualquer forma, obrigado por todas as dicas!

    16 de fevereiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Pois é Damares, foi a leitura que eu fiz.
        12A está de frente para o 11A e a barra cinza não é uma divisória.

        Porém, seu post fala dessa barra cinza como uma divisão e, nesse caso, 12A viajaria junto com o 13A.
        12A virado para um lado (frente do trem), 13A para o outro (trazeira do trem).

        Mas a dúvida não é em relação ao trem. É em relação aos acentos.

        Afinal, 12A e 13A estão um de costas para o outro, não?

        Os assentos entre as barras estão viajando juntos ou não?

        O que é a barra cinza?

        O mapa é ruim… 🙁
        Desconfio que comprei errado.

        19 de fevereiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Questionei a Trenitalia e responderam hoje. Recomendaram comprar dois assentos com a a barra cinza entre eles.

        20 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá.

    Você conhece alguma forma de comprar bilhetes para o Regionale sem efetuar o cadastro na Trenitalia?

    16 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá.

    Grato, mas sem registro somente para trens de velocidade, Regionale tem que ter registro, e registro é obrigatório endereço na Itália.
    https://www.lefrecce.it/B2CWeb/crm2Registration.do?parameter=registrationInputView&cFID=cBH3W0LC7pFv
    De qualquer forma, muito obrigado pela atenção.

    16 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Muito obrigado!! Ajudou bastante..

    so gostaria de confirmar se existe a necessidade de fazer check-in ou se basta mostrar o PNR para o fiscal?? é necessário validar alguma cois??

    muito obrigado!

    att,
    saulo

    17 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,bom dia !
    Desde já muito obrigado por ter feito este post, comprar as passagens de trem tem sido um sufoco.
    Vou fazer o trecho Roma-Nápoles no final de março e gostaria de comprar antecipado por esses dias
    Você sabe se posso comprar as passagens com o cartão de crédito de outra pessoa e inserir meus dados como viajante, assim como é possível para passagens aéreas ?
    Obrigado !

    18 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares
    Solicitei à agência de viagens onde estou comprando as passagens aéreas as passagens de trem entre os trajetos Roma-Florença e Florença-Veneza. Me assustei com as taxas. O preço dobrou com relação aos praticados no site da Trenitalia. O agente me recomendou fazer os trechos internos por avião, segundo ele seria mais barato. Será que vale a pena viajar de avião nestes trechos? Essas taxas existem mesmo que eu compre direto do site?

    19 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa noite! Quero reservar as passagens de trem para algumas cidades, mas não sei qual local de embarque devo colocar. Estarei hospedada na Rua Corso Sempione. Qual estação de trem mais próxima? Como devo ir do hotel para a estação? E do hotel para o aeroporto de Malpensa, como devo ir? Obrigada.

    22 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa noite! Ficarei 5 dias em Milão, quais cidades próximas vc me aconselha a conhecer? Tenho q ir e voltar no mesmo dia?

    23 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    legal o site ajudou muito, mas estou com uma duvida meu nome saiu incorreto na passagem de trem , tem como mudar ou tem algum problema? obrigado

    23 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, peço sua ajuda… consegui chegar até a hora do pagamento, pois quando seleciono pagamento em cartão de crédito, aparece um erro que diz que cartão de crédito não é valido. é normal acontecer isso??
    obrigado.

    25 de fevereiro de 2014
      • Damares Lombardo

        Olá Damares,
        Sob a pergunta do Paulo, tenho um palpite. A primeira vez que fui comprar a passagem aconteceu algo parecido. O banco tinha bloqueado a compra, pois era a primeira vez que eu comprava no site e eles queriam ter certeza de que não era outra pessoa tentando usar meu cartão. Outra coisa: no site da Trenitalia, eles aceitam Visa, Master habilitado para compra internacional. Já usei o Visa e o Master e deu tudo certo. Pode digitado trocado algum número do cartão ou do código de segurança.

        26 de fevereiro de 2014
    • Damares Lombardo

      Paulo, isso já aconteceu comigo. Tente pagar na opção PayPal, ao invés da opção Cartão de Crédito. Na verdade as duas opções são por cartão de crédito, mas geralmente na opção PayPal os erros de pagamento não acontecem.

      26 de fevereiro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá,
    Eis que surgem novos capítulos desta novel, rs:

    1º capítulo- Comprei desta vez o bilhete, itinerário, data, estações e horário com antecedência. Ocorre que quero alterar somente o horário e sempre dá uma mensagem de erro, algo relacionado a tarifa. Porém sempre tento trocar tarifa com tarifa, ou seja, “Economy” com “Economy”, mesma classe e mesmo valor e nada. Questionei a empresa, pois é uma tarifa modificável, dia, hora, o trecho é o mesmo. Enfim, vamos ver se eles respondem, pois desta vez está demorando. Pergunto a vocês, não estou conseguindo alterar pelo site (eu não tenho cartão fidelidade e nem cadastro com eles), assim eu peço que a empresa modifique, espero até chegar e modificar pessoalmente em alguma estação de Roma ou game over, vou ter que comprar outra passagem??!!

    2º capítulo – Mala grande rodinha, daquelas de fibra que a gente ama levar pros EUA cabe no maleiro (classe econômica) ou somente média ou sacola de viagem?

    Muito obrigada pelas dicas!!

    6 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares Lombardo: Peço uma informação, se puderes me ajudar.
    Estou entrando no site da Trenitalia, para comprar passagem de Roma a Venezia.
    Fui preenchendo, os dados meus e de minha mulher, onde já envolveu, qual otrem e numero, horário de partida e chegada, os assentos marcados etc….., e parei, onde tem:
    ID……………………. Passwort……………….., e dali em diante, não aconteceu mais nada, podes me explicar o que devo fazer, quando chegar, nesta posição acima. Pelo que entendi, teria wue ter um cadastro a ser preenchido, mas pelo que fala no site, seria sómente para residentes na Italia. Podes me ajudar a completar a reserva ? E se conseguir, eles enviam por e-mail a passagem para as 2 pessoas ? E este e-mail, é o meu comprovante de embarque, sem ter que habilitar na Estação de Roma/Termini ? E o preço alí colocado, é total já incluso impostos?
    Agradeço pela tua informação. Carlito

    13 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Excelente seu blog, que pena que encontrei ele depois de ter comprado a passagem on-line, tive bastante dificuldade em comprar e infelizmente nao sabia que podia marcar os assentos, agora estou tentando marcar os assentos e não estou conseguindo, vc sabe me dizer se é possivel e como devo fazer. Muito Obrigada
    Ah eu viajo no sabado (15 de marco) pela manha.

    13 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares:
    Hoje pela manhã, quando seguindo os passos que voces passaram para fazer a reserva de assentos(2) no Trem Frecciargento – de Roma Para Venezia, tudo foi bem até:
    – Quando clico na pagina para forma de pagamento, aparece uma tarja vermelha, DIZENDO ERRO N.291
    – O que é isto ?
    Poderiam me ajudar ?
    Obrigado Carlito
    Agradeço

    14 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Comprei um trecho Milao x Genebra, mas não chegou o voucher em PDF apenas recebi o numero do PNR.
    Reclamei com a Trenitalia e eles me disseram que tenho que retirar nas maquinas self service na estação. Como faço isso?

    19 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Gostaria de sua ajuda , comprei bilhetes de Veneza para Firenze e informei meu email, tal como uma compra padrão, chequei na operadora de meu cartão e a compra foi efetivada, no entanto o email com o PNR não foi enviado, assim não consigo acesso a meus bilhetes, como faço para ter os bilhetes ? Ou devo cancelar a compra?
    Grato,
    José Leal

    19 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá. No site está quase todos os bilhetes esgotados. Você sabe se realmente estão esgotados ou eles guardam uma quantidade para a venda na bilheteria?
    Vou para uma cidade que tem poucos trens. =/

    21 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa tarde Damares!
    Parabéns pelo site, pois, ajuda e muito à marinheiros de primeira viagem como eu.

    Consegui comprar os bilhetes no site da Trenitalia e lá menciona o numero do carro (carrozza) e minha duvida é quanto entrar no vagão correto. Existe marcação no piso ou placas para o locar exato que o vagão irá estacionar?

    22 de março de 2014
      • Damares Lombardo

        Estou pesquisando pra ver preços e datas de passagens de Roma para Veneza e Roma para Florença. Entrei no site da Rail Europe e percebi que parece mais fácil fazer a compra do que pela Trenitália. Inclusive em virtude do site ser em português. Gostaria de saber se há diferença em adquirir pela Trenitália ou pela Rail Europe.

        23 de março de 2014
        • Damares Lombardo

          Marcelo, o preço é a diferença. Pelo site da Trenitalia vocês consegue preços ótimos!

          27 de março de 2014
          • Damares Lombardo

            Obrigado Gisele. Vc tem toda a razão, já tinha notado que há diferença de preços nas passagens.

            27 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Parabens pelo site!

    Estou tentando comprar passagens na Trenitalia e tambem estou passando pelas mesmas dificuldades ja citadas anteriormente.
    Trechos
    1) MILANO Centrale x VENEZIA S Lucia
    2) VENEZIA S Lucia x SIENA
    3) SIENA x ROMA Termini

    Qual a melhor opcao? Comprar uma viagem de cada vez sem cadastro ou cadastrar com endereco de um hotel, por exemplo de Milao, e realizar a compra completa?

    Qual a estacao correta em Siena (mais proxima do centro)?

    Obrigado,
    Alberto.

    27 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,
    Antes de tudo, parabéns pelo blogue. Vou para Milao dia 17 de Abril e as suas dicas são fantásticas!!!!!!
    Estou a tentar fazer a reserva de trem Milao-Veneza para 6 pessoas ( 4 adultos e 2 crianças) e recebo mensagem que só posso fazer para 5.
    É mesmo assim, ou estou a fazer alguma coisa mal?
    Obrigado e abraço desde Portugal.
    Miguel

    27 de março de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Seu blog e os comentários com as experiências positivas me estimularam a comprar também e funcionou!!
    Não foi preciso criar conta e meu cartão Platinum foi aceito sem problemas.
    Obrigado!!
    Vinicius

    4 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares espetacular o seu blog! Damares depois de ler tudo sobre como comprar os bilhetes de trem pelo site vi um comentário seu em outro tópico: “aeroportos e estação de trem em milão”, que dá pra pegar o ônibus pra torino. O vc acha que compensa mais, pegar o trem pra turim da estação central ou pegar o ônibus pra turim de malpensa? Meu destino é Mondovi e primeiro preciso chegar a turim e depois ir pra mondovi confirma? Muito obrigado pela valiosa ajuda, Grazie Mille!!

    25 de abril de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares.
    Comprei um Bilhete para o dia 07/06, verifiquei a data certinha, escolhi poltrona. Realmente não sei o que fiz de errado que quando vi o bilhete saiu para dia 08/06, como a tarifa e super econômica, não posso alterar. Enviei o formulário do site só que diz que tem trinta dias para responder. Então a única solução e comprar outro bilhete.?
    Muito obrigada
    Maria José

    27 de abril de 2014
    • Damares Lombardo

      Oi Maria!
      Quando você está na página inicial do site, ao lado da data da viagem tem um quadro que diz “ora”, que quer dizer horário, e às vezes aparece um horário muito tarde, e se vc não modifica este horário, ele automaticamente te direciona para as passagens disponíveis para o dia seguinte. Provavelmente foi isso que aconteceu…

      4 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, boa tarde!
    Uma dica e uma informação que preciso!
    Dica: Estou fazendo pesquisas no site da Trenitalia, e descobri que permite compra com até 4 meses de antecedência, e não 2 meses. =)
    Informação: Em algumas rotas minhas vou fazer parada no meio do caminho. De Milão pra Veneza vou parar em Verona. Nesse caso eu vou ter que comprar necessariamente 2 bilhetes, ou tem alguma forma de fazer a parada em Verona e seguir viagem depois, com apenas um ticket, sabe dizer? Porque pelas pesquisas que fiz, cada trecho desses, comprado com antecedência custa 9 euros, independente da distância entre eles, é um valor mínimo para a passagem. Ou seja, fazendo a parada em Verona, pagarei 2 pernas, saindo 18 euros. Se fosse direto, seria 9 euros apenas.
    Obrigado!

    2 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Que bom que encontrei teu blog! Fiquei mais segura para fazer a compra dos meus bilhetes e deu tudo certo. Obrigada!

    4 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Parabéns pelas Dicas!!!! Realmente eu e minha amiga tentamos comprar ontem, mas não conseguimos finalizar. Fizemos várias tentativas……
    Agora ficou muito mais fácil. Vc tem dicas pra compra passagem de trem em Portugal e Suiça?
    Obrigada!
    Abraço,
    Leandra

    13 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, muito boa suas dicas e orientações para a compra das passagens.
    Viajo em setembro com minha esposa e gostaria de saber se os preços que aparecem como promocional (2ª classe promocional 18 euros quando a flexível 2ª classe custa 43 euros) são em vagões que tem espaço para 02 malas média e duas pequenas ou vc sugere comprar na 1ª classe que imagino ter mais espaço? È uma viagem curta +- 1:30hs (Milão / Verona), tem outros trecho como: Verona/Roma e Roma/Firenze e Firenze/Milão.
    Obrigado e abs.

    20 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, obrigado pelo retorno, tenho mais algumas duvidas:
    1 – O vagão de 1ª classe tem local próprio para bagagem? Cabe 02 malas médias e 02 pequenas (bordo)?
    2- Saimso de Firenze para Milão de trem, tenho vôo as 18:15 saindo do Aerop. Malpesa (MXP) para Lisboa, qual a melhor estação para desembarcar vindo de Firenze, acho que não tem estação no Aeroporto. É um trecho muito longo (Estação / Aeroporto)? Quanto tempo de taxi ou outro meio de transporte que vc pode sugerir?
    Obrigado,
    Vanderlei

    22 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares!

    Estou com programação para conhecer ROMA, FLORENÇA, VENEZA em julho. Minha chegada em Roma será dia 30/07/14 e partida para Lisboa saindo de Milão no dia 07/07.

    Gostaria de incluir o passeio de trem em CHUR. Como posso montar meu roteiro?

    31 de maio de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, novamente eu, pedindo suas valiosas dicas!
    Desde ontem estou tentando comprar passagens de Milão para Ventimiglia, (vou a Nice em 14/07 e volto 17/07).
    Segui o teu passo a passo, errei um monte de vezes pois esquecia de marcar os assentos, depois o sistema mudava a data sem eu pedir e guando eu finalizava e ia conferir verificava que já era outro dia e não o que eu havia informado. Vi uma informação legal aqui, onde uma pessoa fala pra alterar no campo ORA a hora e assim deu certo até certo ponto. Porém no momento em que vou finalizar e isto desde ontem, dá um erro 998, logo depois de eu colocar os dados do meu cartão. Que será que acontece? Será que tenho que pedir para liberar o cartão para compra internacional? Fiz diversas vezes, está certinho, tentei pagar pelo PAY, mas achei inseguro, ele pede nome cpf, será que é confiável? Pode me ajudar?

    5 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Damareeeeesss, consegui comprar o passe de Milão para Ventimiglia!!!
    Que parto, mas descobri, tinha que ligar mesmo na administradora do cartão, liguei, mesmo assim me ligaram de volta confirmando se eu tinha autorizado e por fim deu certo. Ufa! Pior que dá aquele erro e não diz (nem em italiano) o que o erro 998 quer dizer.
    Mas ficou uma dúvida, depois de tudo finalizado recebi o email de confirmação e não entendi muito bem, mas ele coloca uma informação do fato de eu não estar registrada. Será que posso te mandar um email com o que está escrito? Tentei copiar e colar aqui, mas não consegui. Fico no aguardo. MUUUUIIIIITTTOOOO Obrigada!!!

    7 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, muitos parabéns pelo blog, é uma grande ajuda para quem vai a Itália:)
    Preciso da sua ajuda…
    Queria comprar um bilhete de comboio de Firenze para Roma Termini e comprei para Roma Tiburtina, não sei porque mudou o destino, não me pode ajudar?Tentei alterar a reserva no site Ternitalia mas não deixa…. envio um email à empresa,acha que vale a pena?
    Agradeço a ajuda que puder dispor…

    9 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!
    Sabe me dizer se em setembro é necessário fazer a compra antecipada das passagens de milão para veneza?
    Bjo

    10 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Ao comprar passagens de trem de Roma para Veneza para 6 pessoas so site da raileurope eles enviaram um e-mail de confirmação e link para impressão, só que só imprime um bilhete com os valores no total e algumas informações como: partida e chegada, hora e quantidade de bilhetes. O que eu quero saber é se pode embarcar com este único bilhete ou será preciso ir a algum lugar para trocar por 6? no site isto não é informado.
    Obrigada

    12 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, parabéns pelo site.
    Irei com minha esposa em outubro, e planejamos ir de Roma a Veneza, Veneza a Florença, e retorno a Roma de trem. Estou em dúvida quanto a disposição das poltronas, já que minha esposa tem problemas para viajar no sentido contrario ao do movimento, ou seja de costas.
    No site da Trenitalia, aquela marcação cinza na locação dos assentos significa uma mesa ou é a divisão dos espaços.
    Grato

    17 de junho de 2014
      • Damares Lombardo

        Então, pelo desenho do site, as poltronas pares são as que estão no mesmo sentido da viagem?

        17 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Muito bom o teu site .Parabéns.
    Vou para Itália em setembro e gostaria de saber se eu comprar passagens de trem de Roma para Milão dois dias antes de embarcar, quando já vou estar em Roma, vou pagar mais caro que comprar pela internet com um mês de antecedência?

    20 de junho de 2014
      • Damares Lombardo

        Obrigado pela informação ,vou seguir os passos do teu blog e comprar as passagens.
        Abraços

        22 de junho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!!
    Ótimo post.. mas ainda preciso de uma ajudinha…
    Vou de Roma a Florença em outubro de Trenitalia, já vi o preço pelo site (E19,00) conversando com a moça da agencia onde comprei as passagens aéreas, disse-me que terei que pagar uma taxa de E15,00 para a emissão da passagem aqui do Brasil, mas no seu post você não comenta nada dessa taxa. Há ou não taxa de emissão além do valor que aparece ao reservar o trem? Obrigada

    30 de junho de 2014
      • Damares Lombardo

        Obrigada por responder rápido Damares. Eu imaginei que essa taxa seria pelo serviço da agencia…rsrsrs. Eles não iriam fazer o serviço de graça. Vou continuar acompanhando seu blog..bjs

        1 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi damares: eh maravilhoso participar do seu site,informaçoes corretas e simples.Estamos indo a italia para uma estadia de 15 dias e , com suas dicas ja compramos tds as passagens no trenitalia. Ocorre q em um dos trechos n escolhemos os assentos e gostariamos de troca—los. Vc poderia me orientar como faze—lo,pois n consegui atraves do site. Obr e mil abrs

    6 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Mas quando eles enviam o bilhete para o nosso email, o que fazemos depois?

    22 de julho de 2014
      • Damares Lombardo

        Damares
        Possivelmente o teu site está com um vírus.Tentei comprar passagens e abriu um site do Banco do Brasil.
        Agora estou recendo e-mails teus e ao clicar para abrir dá no site do Banco do Brasil.Eu entrei no site Trenitalia através do teu blog.Verificas se está livre.
        Abraços

        22 de julho de 2014
          • Damares Lombardo

            Mandei formatar o meu computador e eliminar todos os vírus. Após vou tentar novamente.
            Fiquei preocupado que pudesse ser através do site mas como afirmaste que está tudo bem deve ser algum vírus no meu computador.
            abrs

            23 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares.
    Estou indo para Roma em outubro, dai já estou comprando algumas passagens de trem. Queria saber de você como faz para embarcar comprando bilhetes na internet. É só imprimir e levar ou tem que validar em algum lugar?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    23 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi, Damares! Eu também estava com a mesma dúvida do Fernando. Então, só precisa validar se comprar o bilhete na estação de trem, né? Talvez eu compre se precisar, mas vou tentar comprar tudo pela internet. A minha viagem será pra Novembro. Obrigada por suas informações!!! Abs!

    25 de julho de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares. Me ajuda.
    Segui seu passo a passo e comprei normalmente o trecho de Veneza para Verona.
    Agora estou tentando comprar o trecho de Verona (Porta Nuova) para Firenze (S. M. Novella). Pelo que eu percebi todos as opções é necessário pegar dois trens (como se fosse uma “conexão”). Mas quando vou para a página que seleciono o cartão não aparece a opção “não sou cadastrado” e pelo que eu entendi é por conta dessa conexão que um dos trens deve ser regional. Sabe me ajudar?

    4 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares
    Não consegui comprar as passagens pelo Cartões de credito do Banco do Brasil,dá sempre erro e pedem uma senha e o erro tem um número 998.Gostaria de saber se alguém comprou pelo Visa Platinum do Banco do Brasil e passe uma informação pois fui no B.Brasil e não sabem informar,estou quase desistindo.Que comprou com sucesso poderia informar qual banco é fornecedor do catão de crédito.Obrigado

    6 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares…
    Parabéns, segui seu passo a passo e consegui comprar as passagens para 2 trechos. Mas em um deles esqueci de digitar no final do sobrenome de um amigo a palavra Junior, o que o deixou com o mesmo nome de seu pai. Como é a conferencia dos bilhetes, eles comparam com o nome do passaporte? Como consigo fazer essa alteração, sendo que já recebi o bilhete por email. Obrigada

    6 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, adorei o seu post, muito bom!!! Porem na empolgação acabei esquecendo de clicar em TUTTI I TRENI, acabei comprando pelo LE FRECCE. Você sabe qual a diferença????

    6 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares,
    Parabéns pelo seu post, é super completo! 😉 Tenho duas dúvidas com as quais vc pode me ajudar.
    1) Vamos viajar em 4 pessoas. Para sentarmos juntos, portanto, é preciso comprar as 4 poltronas que ficam juntas, e não separadas pelas barras cinza. Certo? As barras cinzas não são as mesinhas, né?
    2) Comprando pela internet é só imprimir o pdf que eles enviam para o nosso e-mail? Devo apresentá-lo na plataforma ou só mostro ao fiscal quando ele passar dentro do trem?
    Beijos e muito obrigada!

    12 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Estou tentando comprar passagem mas o mais barato é o da carta freccia, que tem que cadastrar para poder ter o beneficio do preço, porém para cadastrar é obrigatorio preencher endereço da italia…. a pergunta que faço é : precisa realmente morar na italia pra ter esta carta? ou posso colocar endereço de hotel por exemplo?

    24 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Comprando no site da trenitalia e reservando lugar, tenho que validar o bilhete na estação ? abraços,

    28 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damaris
    Vou pra Milao na ultima semana de dezembro e queria ir a Pisa de trem.
    Quantas horas , vale a pena comprar com antecedência o bilhete e bate volta eh viável?
    Abçs

    10 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares,
    Parabéns pelo blog, excellente!!!
    Estou planejando uma viagem para Março 2015, já comecei a traçar o meu roteiro, e providenciando reserva de hotel em alguns lugares (sempre com cancelamento gratuito), pois caso acorra algum imprevisto referente a data, posso tentar remarcar ou cancelar. Gostaria de saber se existe possibilidade de remarcação de bilhetes e qual o custo disto?

    10 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa tarde, Damares.

    Estou com uma dúvida. Iremos chegar em Malpensa no dia 279\2014. E desejamos fazer passeios de um dia, ida e volta de trem. Existem trens que saem da estação de Malpensa para outros destinos proximos, ou somente na estação central de Milão é possivel isto?
    Desde já agradeço a atenção.

    Abraços,

    Fernanda

    12 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Excelente!!!!!!!! Fiz seu passo-a-passo e deu certinho!!! Só me deu trabalho, e vale a dica, de vc habilitar seu cartão de crédito para uso no exterior antes de comprar no site!!! Tentei umas 10x antes de me atentar a isso!! Minha dúvida é que no voucher não aparecem os nomes dos passageiros. Isso pode causar algum transtorno???

    13 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,

    na compra do meu bilhete, minha esposa acabou não percebendo e meu nome ficou como “Joo” devido a não aceitação do “ã”.
    Não consigo efetuar a alteração do nome pelo link do email de confirmação que me foi enviado, nem encontro no site um email de contato. Como devo proceder?

    Obrigado mais uma vez.

    16 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Estarei indo para Milão com minha mãe em 02/11/2014 e volto por Roma em 20/11/2014. Não contratei transfer. Consigo pegar uma van comunitária pra nos deixar no hotel? Voce sabe quanto custa?
    Obrigada,
    Cláudia

    22 de setembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares retornei hoje da Itália e posso dizer que a sua ajuda com informações sobre os trens for muito importantes. Fiz a compra direto na Trenitalia depois de muito esforço pois não são todos os cartões que o sistema aceita. Imprime o comprovante e levei. Na data e horário indicado embarquei no trem Roma -Napoli o Freccia rossa de alta velocidade e depois de um certo tempo apareceu o encarregado e anotou o número do meu bilhete.
    Vale a pena comprar pela internet pois fui verificar na estação e o preço era bem maior.
    Fiz um bate e volta até Pompéia ,o dia foi muito proveitoso. Abraços

    1 de outubro de 2014
  • Damares Lombardo

    ooi 🙂
    seu artigo me ajudou muito ! Irei realizar uma viagem com mais 3 pessoas. E li no site com relação a compra de 1 ticket para grupo de ate 5 pessoas. Tentei comprar o ticket Family pela internet e quando coloco que são 4 pessoas o site realiza a compra e seleção de 4 ticket família (o que fica o dobro do preço do que comprar um ticket normal para 4 pessoas). Gostaria de saber o que compensa mais: comprar 1 ticket normal para os 4 ou esse ticket família ? E como eu posso comprar 1 ticket para os 4 pelo site ?
    Obrigada ! :DDDD

    18 de outubro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, boa noite,
    pra fechar a minha viagem, só falta comprar um bilhete, de Roma a Veneza. venho pesquisando a mais tempo (enquanto compro outras passagens, hoteis, etc), e vi que o valor aumentou de 29 pra 39 euros em um trem frecciaargento (que sai de roma termini e chega em veneza santa lucia). Achei um Intercity por 9 euros (sai de roma termini e chega em veneza mestre). A viagem é mais demorada, demora 2 horas a mais, mas o preço me chamou bem a atenção, afinal, em duas passagens da pra economizar 60 euros…. enfim… o que você acha? Há muita diferença de um pro outro, além da demora? Aproveito essa diferença e viajo no Intercity, ou melhor pagar mais caro e ir de frecciaargento. Se a escolha for pelo intercity, é facil atravessar até a estação santa lucia, uma vez que meu hotel fica proximo a ponte rialto? Aguardo sua opinião… mais uma vez. Abraços

    24 de outubro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,
    Existe trem saindo de Malpensa direto para Genova sem baldeação….ou tenho que ir para Estação Central de Milão…..
    Grato mais uma vez pela atenção.

    4 de novembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Fiz uma compra no site trem italia e nao consigo mudar a data da viagem, exemplo a data correta e dia 21-01-2915 e saiu para o dia 22-01-2015 como faco para mudar esta data tem como, me ajude por favor.

    3 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damaris gosto dos seus post então qualquer duvida faço umas visitas… Vou ficar do dia 17-03-2015 a 23-03-2015 em florença vou fazer 2 bate volta um dia veneza outro verona . Minha duvida sobre veneza to vendo os trens td dia não encontro nada ainda promoção e vi que ultimo horario tren italo e 18 horas e trenitalia é 19 horas é isso mesmo? Essa epoca é muito frio . Escurece cedo.. Desde já obrigada. Vou fazer o basico praça igreja.. gondolas e sentar tomar umas…. Queria ir cedo e voltar bem tardinha.. bjs

    4 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares obrigada pela atençao. só mais uma perguntinha . Com sua experiência vc acha que consigo comprar firenze a venezia por menos de 59 euros ida e volta por pessoa . Vamos em cinco . Pq Verona ja vi foi para 70 euros ida e volta tudo na economy.

    5 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Damares, li atentamente sua explicação que mto me ajudou mas não encontrei resposta pra minha dúvida maior. Eu vou comprar esses bilhetes de trem ,durante minha viagem, normalmente com um ou dois dias de antecedência, já que estarei em trânsito. Pois bem…onde eu retiro esses bilhetes ? Será que posso comprar online e retirar nas estações por onde vou passar???Ou imprimo o bilhete? Como funciona?? Obrigada pela ajuda,

    9 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, tudo bom? Fiz a compra na Trenitália Roma-Veneza para fevereiro e 2015. Minha dúvida é a mesma que a da Maria. Como emito ou onde retiro esses bilhetes? TEnho apenas o resumo da viagem com assentos marcados e um número CP para cada um dos passageiros (somos 3 pessoas).
    Obrigada!!

    17 de dezembro de 2014
      • Damares Lombardo

        Obrigada Damares! Vi ontem que anexo ao e-mail continha um PDF com código de barras (QR). É esse mesmo, né? Um código QR para 3 pessoas?
        Só fiquei preocupada que uma amiga disse que além da taxa que paguei, ainda tenho que pagar uma taxa extra por ser um trem rápido. Caso o fiscal passe e peça o bilhete se não tiver essa taxa extra paga podemos levar multa. Isso confere? Me preocupou justamente porque ao passar o mouse pelas categorias de bilhete no site da trenitalia, havia um valor muito mais alto que o próprio valor da passagem com dizeres em italiano, claro que não entendi nada.
        Obrigada mais uma vez…

        18 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Arlete,pode ir tranquila fiz essa mesma compra na Trenitalia e imprimi como a Damares disse . Depois de vinte minutos passou uma pessoa encarregada de verificar os bilhetes e fez a leitura do número impresso.
    Tudo muito tranquilo. Apenas tenha cuidado com a bagagem , se for volume pequeno pode ficar entre os bancos mas se for malas mais volumosas tem um lugar no inicio de cada vagão para coloca-las. É aconselhável manter certa vigilância principalmente quando o trem para em estações intermediarias. É um alerta da própria Trenitalia.

    17 de dezembro de 2014
    • Damares Lombardo

      Obrigada Jose Claudio. Agradeço muito sua atenção.

      18 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá

    Excelentes dicas. Vou precisar comprar os trechos Milão-Verona; Verona-Veneza; Veneza-Florença e Florença-Roma. E nesses trechos vou estar com bagagem (grande). Quais as poltronas ficam mais próximas e com visão para o local das bagagens? Outra coisa, vou fazer alguns passeios (de Florença para Pisa e Lucca; de Roma para Assis). Você acha que vale a pena já deixar comprado? Abraços.

    27 de dezembro de 2014
  • Damares Lombardo

    Boa tarde Damares, vou para a Italia em maio e estou adorando o blog! Minha duvida é que farei muitos trechos de trem e queria fazer uma compra só para evitar problemas com autorização do cartão, porém, após escolher o primeiro trecho não aparece alternativa para escolher outro trecho antes do pagamento. Já vi que o cadastro agora é apenas para residentes, que é a cartafreccia.enho algu,a opção ou terei que comprar e pagar trecho por trecho?

    13 de janeiro de 2015
      • Damares Lombardo

        Olá novamente Damares! Eu consegui comprar mais de um trecho por vez! Após escolher o primeiro trecho, na tela que preenchemos os dados dos passageiros, logo abaixo dos dados a direita tem a opção “nouvo viaggio”. Clicando nela fui encaminhada para a tela de busca avançada, selecionei as passagens seguintes e ao terminar fui reencaminhada para preencher novamente os dados do passageiros, sendo que a passagem anterior estava la salva, com opção para modificar ou eliminar. Apesar de nao ter conseguido comprar direto pelo cartão de crédito (erro 998), repeti a operação e finalizei pelo PayPal sem problemas, o bilhete eletrônico chegou logo em seguida no email!! Só comprei 2 trechos, sendo cada um para 2 pessoas, não sei se há limite máximo, mas ja fica a dica pra quem quiser tentar! Beijo.

        14 de janeiro de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares! Preciso da sua ajuda! Seu Blog, muito esclarecedor, estava me ajudando a comprar o bilhete. Porém não apareceu para mim a opção “non sono registrado”…então não consegui comprar o bilhete. Vc tem ideia do que pode ser? Será que recentemente só quem mora na Itália pode comprar pela internet? Obrigada por sua atenção.

    11 de fevereiro de 2015
      • Damares Lombardo

        Obrigada! O que aconteceu foi que tinha um trecho de regionale e por isso não aparecia…depois que tirei esse trecho apareceu a opção non sono regsitrado. Agora não consigo comprar devido ao erro 998, e não aparece na página do cartão, mas na anterior. Vou tentar de um navegador mais ultrapassado que deve funcionar, normalmente esses erros são por causa disso. ; ) Bjos!

        12 de fevereiro de 2015
  • Damares Lombardo

    Ciao Damares,
    Adorei a seu site. Preciso de uma dica… Sabe me informar se existe a possibilidade de comprar um bilheto de Milano centrale/Venezia Santa Lúcia/Milano Centrale direto na estação e escolher somente lá o check-in e check-out?
    Quero muito ir em Veneza, mas não trouxe meu cartão de crédito para IT.

    Saudações,
    Helton

    13 de fevereiro de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, infelizmente só vi seu site depois q comprei um trecho da viagem, quando comprei não marquei a opção de reservar o assento, e ficamos em vagões diferentes, vc sabe me dizer se é possível alterar? Obrigada!

    19 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares , parabéns querida pelo seu blog , super útil e completo!
    Damares vc poderia me dar uma orientação?
    Vamos para Milão/ Bergamo em Junho /2015 ,,vamos alugar um carro por uns dias, para passear pelas cidades em volta.
    Vc acha melhor alugarmos o carro aqui no Brasil,e já chegarmos lá só para retirar, ou seria melhor lá em Bergamo , na hora .
    Me refiro a valores .De que forma vc acha que teremos o melhor preço?
    Vc tem alguma referência de locadora para indicar?
    Obrigadoooo

    22 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,
    Estou tentando comprar o trecho Verona-Veneza para o dia 17/06/15 e, embora haja o trajeto disponível, inclusive indicando horários e preços, após a escolha, aparece a mensagem de ERRO 306 no site da Trenitalia. Sabe me auxiliar em algo sobre isso?

    25 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Ola Damares !!! Iremos para Itália no início de junho, estaremos em cinco pessoas, pretendemos comprar as passagens de trem na hora de embarque, você acredita que encontraremos bilhete na hora? Ou é melhor reservarmos antes? Grata desde já..abs..

    29 de março de 2015
  • Damares Lombardo

    Ola boa noite
    Ficamos feliz por achar vc,vamos para euroba no mes de agosto ate inicio de setembro gostariamos de algum conselho o que devemos fazer para estarmos livre dos perigos.
    Estamos meio nervosos com esta viagem um pouco de medo.
    Att Denise

    9 de maio de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares, adorei encontrar você.
    Vou para a região da lombardia dia 03 junho. Santa Margherita, Porto fino, Spezia… depois Lago de Como e Milão.
    Minha grande dúvida é quanto a temperatura e o que levar na bagagem para 12 dias. Pensei em levar bermudas para usar de dia e calça comprida e casaquinho para a noite, mas parece que nessa época as bermudas não seriam apropriadas. Tenho tentado entender em outros sites e fiquei com dúvida, parece que temperatira ira variar entre 14 a 21, podendo ter aguaceiros uns dois dias.
    att
    A Emilia.

    11 de maio de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá Damares,

    Eu estou com um probleminha… Comprei uma passagem Veneza-Milão pelo trenitalia e agora preciso modificar o horário da passagem porque meu voo em Milão vai sair mais cedo do que o esperado. Tem como? No site tem informações mas é em italiano

    Muito obrigada

    18 de junho de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, boa tarde
    Estou procurando passagem de trem da Trenitalia, Florença para Veneza, percebi que a viagem tem a duração de em torno 3:30h. Como vi um preço muito vantajoso nos assentos standard queria saber se são muito incômodos pelo tempo de viagem ou se são confortáveis.

    6 de julho de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares, parabéns pelas postagens tão elucidativas!
    Bom, no meu caso, não tive problema com o site, a língua e etc, mas acho que o sistema gera um bug interno quando tentamos emitir passagens para um mesmo dia (bate/volta). Estarei em Milão por algumas dias e resolvi ir à Veneza dessa forma, porém quando simulo a data e estou ao fim do procedimento, percebo que ele altera a volta para uma noite posterior a requerida. Tentei olhar os comentários e buscar blogs para ver se isso aconteceu com mais alguém. Tentei também simular a compra em janelas independentes (ida e volta), mas percebo que o sistema identifica o usuário e, automaticamente, modifica minha data de retorno. Fiquei bastante confusa, visto que vários sites relatam o bate/volta, e sua respectiva compra, sem esse tipo de evento. Estarei em Milão no fim deste mês e na primeira quinzena de agosto. Por ser alta temporada, estou com medo de não emitir os bilhetes aqui e acabar não conseguindo uma data hábil, visto que também irei à Paris e Munique.
    Você teria algum conselho para me dar? Tento entrar em contato com a empresa pelo site mesmo? Agradeço desde já!

    11 de julho de 2015
      • Damares Lombardo

        Ah, obrigada! Tentarei hoje novamente! Tomara que consiga! Abs. Viviane

        14 de julho de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares. Em razão de ter lido vários comentários acerca do pagamento com cartão de crédito, informo o que ocorreu comigo, que possuo cartões vinculados ao Banco do Brasil. Primeiro, claro, não esqueça de liberá-los para transações internacionais. Depois, conforme a operação de venda e a empresa envolvida, você deve: instalar o módulo de segurança no seu computador; confirmar a senha da internet nas máquinas de autoatendimento; e, o que pode ocorrer de acordo com a empresa que esteja efetuando a venda, como já mencionei, em que é feita a verificação dos cartões pelas bandeiras Visa, Mastercard, etc., que leva a transação para o “site”, ou ambiente do banco, e este remete, por meio do smartphone, uma senha para utilizá-la no momento da compra, você deve solicitar ao seu gerente de relacionamento a liberação desta ferramenta. Espero ter ajudado.

    19 de julho de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, Damares. Comprei, agora, os seguintes trechos:
    Milano Centrale – Verona Porta Nuova 1h 22 Trenitalia EUR 18.
    Verona Porta Nuova – Venezia Santa Lucia 1h 11 Trenitalia EUR 23.
    Venezia Santa Lucia – Firenze S.M. Novella 2h 05 Italo EUR 42. Na Trenitalia estava EUR 68. Pena que o Italo não atua, ainda, em todas ou nas principais estações.
    Firenze S.M. Novella – La Spezia Centrale (Cinque Terre) 1h 50 Trenitalia EUR 34,20.
    La Spezia Centrale – Roma Termini 3h 46 Trenitalia EUR 38.
    Realmente, vale a pena comprar antecipado. 5 bons trechos, por pessoa, para setembro, EUR 77,60. Você pode usar as três bandeiras (Visa, Master e AMEX) sem problemas. O AMEX segue o procedimento padrão (número do cartão e código de segurança). Os outros dois levam para o ambiente do banco como um procedimento adicional de segurança.
    O meu resumo do que encontrei no site. Na Trenitalia, as tarifas estão, basicamente, divididas por: BASE, ECONOMY e SUPERECONOMY. De forma simples, foi este o caminho: Tutti i Treni > Andata (definido o período) > Cerca > Continua (após escolher a hora e o valor, e marcar a reserva de assento – Voglio scegliere il posto) > Conferma (após escolher o assento) > Aggiungi viaggio (se quiser adicionar outro trecho). Para finalizar a compra: Autenticazione > Proseguo Senza fare il login > preencher Nome, Cognome, e-mail e telefono (55 xx xxxxxxxxx) > Sono anche un passegero del viaggio > e os dados do cartão > Continua, e a compra é finalizada. No final, aparece uma tela com o resumo do que foi comprado (Riepilogo). O envio dos tíquetes (arquivo PDF) por e-mail é imediato.
    Na Trenitalia, após marcar os assentos, surge um reloginho que conta nove minutos para concretizar a compra, o que perturba o juízo de qualquer um!! Caso você queira vários trechos, para facilitar, pesquise antes e monte um roteiro de compras.

    20 de julho de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá, gostaria que me informasse, se possível, como faço para ir do Aeroporto de Milano Malpensa para a estação de trem melhor para ir para Oporto em Portugal de trem? Obrogado

    10 de setembro de 2015
  • Damares Lombardo

    Olá! Estou indo para Itália agora dia 01/11 com meu esposo mais um casal de primos.
    Alugamos garro para ir de Veneza para Roma, passando por varias cidades da Toscana. Vamos fazer base em Lucca e Siena por causa do carro e vamos de Lucca para Florença de Trem.
    Não compramos passagem antecipada de Trem de Lucca para Florença, você acha que deveríamos comprar?
    Em Roma vamos entregar o carro para depois ir até Nápoles de Trem parar fazer Ilha de Capri e Pompeia. Compramos passagem pela Italo mas ainda não veio cobrando do nosso cartão, estou preocupada de ter problemas no embarque.
    Assim como a passagem de Nápoles para Milão, compramos pela Rail Eurocar ( pelo trem da Trenitalia) mas ainda nao veio cobrando e nao consigo contato com a Companhia, tem como me orientar?
    Estamos com bagagem, os trens citados acima tem porta bagagem? Fica ao lados dos passageiros?
    Roubaram a mala do meu irmão no trem bala de Londres para Paris, deixando ele sem nada o resto da viagem, isso nos traumatizou.
    Sabe me dizer se no período de 01/11 a 20/11 é muito frio?
    Parabéns pelo Blog, nos ajudou bastante.
    Abraço,

    26 de outubro de 2015
  • Damares Lombardo

    Damares, gostaria de fazer váaaariasss perguntas para você. Vi que você é muito prestativa em ajudar.
    1ª Pergunta: Irei pra Roma em Março, o tempo é frio ou agradável?
    2º Pergunta: Dá para ir de Roma para Veneza fazendo uma parada em Florença e pegar outro tem com o mesmo bilhete. Ou tenho que comprar Roma-Florença. Florença- Veneza?
    3º Pergunta: Eu consigo conhecer Florença e Pisa em um dia?
    4º É melhor alugar um carro para ir para Florença e conhecer algumas cidades da Toscana e depois deixar o carro em Florença e pegar o trem para Veneza. Ou é melhor fazer tudo de trem?
    5º Quais as cidades que você não pode deixar de conhecer na Itália?

    São muitas perguntas né?!rsrsrsrs.
    Obrigada!

    6 de janeiro de 2016
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, acho que o Italo seja um pouco mais interessante nos ultimos tempos. Por exemplo, comprando com antecedência de pelo menos 60 dias os preços de alguns trajetos (Roma-Milão, por exemplo) são somente 10 euros. http://www.italotreno.it/it/offerte-treno/italo-special
    E agora o Italo chega tambem em cidades pequenas como Cremona e Mantova. Claro que a malha da Trenitalia não tem comparação. Mas acho que a competição entre empresas é sempre uma grande ajuda para os consumidores

    29 de março de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá , é preciso imprimir o bilhete ou basta mostrar a imagem do bilhete no telefone ? Obrigado

    24 de maio de 2016
    • Damares Lombardo

      basta mostrar a imagem do bilhete no telefone, se comprou o bilhete com o aplicativo Web de Trenitalia. Tambem com a companhia Italo é a mesma coisa

      26 de maio de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá, preciso comprar algumas passagens de trem na Itália e gostaria de saber qual a vantagem/desvantagem entre comprar na RailEurope ou na Trenitalia?
    Estou consultando agora e os preços são os mesmos.

    Outra pergunta é: um dos trechos que vou fazer que é de Milão a Siena, é dividido em dois trechos: de Milão a Florença em um trem Frecciarossa e outro trecho – de Florença a Siena – em um trem Regional. Acho o tempo de conexão muito curto (11 minutos) e tenho medo de perder o segundo trem. O que acontece se eu perder ? Tenho que comprar outra passagem para o próximo ou posso usar a que comprei ? Não seria melhor deixar pra comprar o trem Regional na própria estação para não correr esse risco?
    Obrigada
    Cláudia

    8 de junho de 2016
  • Damares Lombardo

    Adorei as suas dicas.
    Irei de Roma para Veneza e gostaria de saber se a beleza do percurso é mais bonito do lado esquerdo ou direito ou indiferente. Qual a diferenca entre o rápido e o regional além do tempo?
    Abraços Angela

    29 de junho de 2016
  • Damares Lombardo

    Boa tarde!
    Fiz a compra de um bilhete de trem no site da Trenitalia, porém não recebi nenhum email com a confirmação e portanto não tenho nenhum código. Sei que a compra foi efetivada porque recebi a mensagem do meu cartão de crédito considerando a compra.
    Como posso fazer neste caso? Será que vou perder?

    14 de julho de 2016
    • Damares Lombardo

      Oi Fabiane, Vc conseguiu obetr o bilhete? Vc guardou a pagina RIEPILOGO VIAGGIO? Nesta pagina tem o codego CRA = codice recupero acquisto. Come este codigo Vc pode recuperar a confirmação por e-mail com os dados do bilhete.

      1 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Bom dia, Celina!
    Seremos 8 adultos e 1 criança de sete anos viajando de Roma pra Florença em 16/09. No site da trenitalia, está saindo por 19,90 euros. Mas uma amiga comentou que era melhor a gente comprar lá no balcão, quando chegarmos em Roma, no dia 13/09, porque assim pegamos um desconto muito bom por viajar em grupo. Procede essa informação? Já achei 19,90 tão bom!

    4 de agosto de 2016
    • Damares Lombardo

      Oi Flávia , como disse Damares, o risco em comprar os bilhetes no balcão, é não achar mais lugares . O desconto para grupos a partir de 10 pessoas (crianças incluidas) é de 30%. Mas mudando dia os preços mudam muito: no dia 12/09 o preço é de 9,90€.

      5 de agosto de 2016
  • Damares Lombardo

    Oi Damares. Estava acompanhando diariamente a liberação de venda do trecho Milão-Veneza para 17/12 na Trenitalia. A venda para essa data foi disponibilizada hoje, mas apenas tarifa base (cheia), nenhum desconto. Você sabe se é comum cadastrarem os descontos depois, ou se fosse ter desconto já apareceria de imediato? Achei estranho no primeiro dia já aparecer como “sold out” todas as tarifas com desconto, sendo que o trem está vazio. Obrigada pela ajuda.

    8 de setembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Oi Damares,

    Primeiramente, parabens pelo seu site….tem me ajudado muito a escolher o meu roteiro.

    Por favor, estava pensando em fazer um bate volta de Veneza para Padua(Padova) de trem, vc acha que é melhor comprar a passagem de trem com antecedencia ou posso comprar na hora ? Será que comprando na hora, o valor fica mais caro ?

    muito obrigado.

    6 de novembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!!!
    Adorei suas dicas.
    Você pode me dizer se o trem Frecciarossa possui assentos que o passageiro viaja de costas? Tenho um sério problema de enjoo com isso. Se existem tem a possibilidade de saber e comprar reservar um assento onde viaja-se de frente?
    Grata.

    1 de julho de 2017
  • Damares Lombardo

    Ola, Damares

    Comprei uma passagem no trecho Napoles/Roma, e acabei por colocar o email de recebimento do ticket errado – troquei uma letra – afe…
    Tem alguma ideia de como eu posso recuperar esse bilhete?

    21 de agosto de 2017

Deixe Um Comentário