Como é o clima da Itália?

O clima da Itália muda bastante de região pra região. A península italiana tem um território muito diversificado, com diferentes zonas climáticas. Você pode passar do clima frio extremo da alta montanha alpina ao calor escaldante das áreas do Mediterrâneo.

Às vezes, mesmo percorrendo apenas algumas dezenas de quilômetros, pode-se encontrar condições climáticas extremamente contrastantes que se alteram rapidamente, mudanças bruscas de temperatura do ar e muito mais.

Quem já visitou a Itália mais vezes, conhece um pouco dessas diferenças climáticas, e sabe que o clima da Itália é muito variavel. A variabilidade climática se torna mais acentuada especialmente na primavera e no outono. È possível, por exemplo, partir de Milão com o casaco e chegar em Roma sob um super sol. Então, antes de organizar suas férias, é sempre aconselhável informar-se sobre o clima que vai encontrar no destino escolhido no período que pretende viajar.

Apesar do clima está completamente “pazzo” (maluco), com invernos com temperaturas acima do normal, verões cada vez mais quentes e muita chuva em quase todas as estações, ainda assim da para dar uma programada. E um pouco antes de partir, se informe como vai estar o tempo nos dias que vai estar na cidade de destino, hoje existem informações e previsões atualizadas em tempo real, você pode se conectar diretamente a sites especializados em meteorologia.

Os sites especializados na previsão do tempo na Itália, são super práticos e tem tudo, e olha que ultimamente estão acertando quase sempre. Você vai encontrar previsões até de 14 dias com informações sobre chuvas, sol, ventos, mares e temperaturas, além de imagens e webcam sempre ativas com observações meteorológicas imediatas de todo o território nacional via satélite.

Eu uso muito este link para pesquisar sobre o tempo que vai fazer durante a semana, ele dá previsões de até 14 dias:
http://www.ilmeteo.net/

Este aqui tem também a possibilidade de pesquisar em inglês:
http://www.ilmeteo.it/meteo/Milano

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Damares
    Não sei se o comentário está no local correto, mas aí vai. Depois de muito pensar e fazer nossa contas resolvemos passar 8 noites em Roma e daí fazer nossos roteiros de lá. Já decidimos que vamos a Florença, ainda que seja num bate e volta de trem rápido. Já havíamos desistido de ir a Veneza, mas daí veio aquele vontade… Será que dá pra ir a Veneza e voltar no mesmo dia? Já andei lendo que no trem mais rápido são 3horas e 32 min… Meio cansativo, mas nada impossível. O que vc acha.

    1 de março de 2014

Deixe Um Comentário