De passagem por Pisa

Passando por Pisa de carro ou de trem, uma parada para conhecer a torre que cai mas não cai pode ser uma boa pedida.

Essa semana um amigo veio a passeio do Brasil pra Itália e adivinhe para onde ele foi? Visitar a Toscana, conhecer a região dos deliciosos vinhos “Brunello e Chianti”. Ele não conseguiu disponibilidade no voo para Florença (tudo lotado), a única possibilidade era um com conexão em Paris e chegando em Pisa. E já que estaria por lá, por que não conhecer a torre torta que não cai nunca?

Recebi um email dele assim: gostaria tanto de conhecer a torre de Pisa já que vou chegar por lá, você sabe se eu conseguiria visita-la em poucas horas?
Claro que havendo uma amiga que trabalha com turismo na Itália e escreve um blog sobre viagem, a mensagem era clara:me ajuda ai vai! E no final foi super legal, porque agora posso colocar aqui no blog para você como uma “boa opção”.

Ele e sua esposa chegariam no voo das 11h50 e depois teriam que pegar um trem para Florença (tem uma estação de trem dentro do aeroporto). Então lhe expliquei todo o processo para conseguir visitar a Torre e depois seguir para Florença. No final eles não fizeram nada disso, porque o voo chegou atrasado, mas aqui vão as dicas de qualquer maneira que vale também para quem está passando por Pisa de trem para ir para Florença, tipo de Milão/Florença, mas nesse caso, vai chegar na estação de trem que está situada no centro da cidade, tudo ainda  mais fácil.

Assim que você chegar no aeroporto, siga para a estação de trem “treni” (trens), vá ao balcão de informação e pergunte onde se encontra o “deposito bagaglio” (pronuncia= deposito bagalho), que significa guarda volumes (custa 7 euros por bagagem).

Mesmo que você fale inglês, leve com um dicionário português/italiano e visite esta página aqui no blog, tem várias dicas de palavras e frases em italiano: Aprendendo um pouco de italiano antes de viajar para Itália.

Após deixar suas malas no guarda volumes guardadinhas, pegue um táxi e peça ao motorista para lhe levar até a torre, não é muito longe do aeroporto, vai dar uns 15 minutos e não custa caro, tipo 10 euros. Mas antes de entrar no táxi, pergunte quanto vai custar a corrida, sabe como são esses lugares muito turísticos, né? Tem sempre um espertinho. Se você tiver bastante tempo, pegue o ônibus urbano “LAM Rossa”, tem várias opções de bilhetes, aquele com validade de 240 minutos por 1,60 euro, de 60 minutos por 1 euro e o diário por 3,05 euros (coloquei aqui apenas aqueles que possam ser úteis nesse caso). Os bilhetes são vendidos numa “edicola” dentro da estação de trem do aeroporto, no “tabacchi” e banca de jornal.

Antes de se dirigir para a torre, compre os bilhetes de trem para Florença para não correr o risco de ficar sem bilhete, mesmo porque, tem somente dois que vão direto.

A Torre de Pisa encontra-se na praça da Catedral de Duomo, no Campo dei Miracoli, em um ambiente maravilhoso no coração da cidade, entre gramados verdes em que se destacam o Batistério, a Catedral, o Museu de Sinopie, o Cemitério Monumental e precisamente a Torre, tudo rodeado pelas muralhas históricas da cidade.
Eu particularmente não acho a cidade muito interessante, mas como todo centro histórico europeu tem sempre um fascínio, talvez vale a pena dar uma rodada a pé, em carroça ou em bicicleta.

A torre é visitada o ano inteiro por muitos turistas, se você tem intenção de subir nela, aconselho a comprar seu bilhete online aqui.

Mas atenção, é possível comprar online com um mínimo de 16 dias de antecedência e um máximo de 45. O bilhete online para subir na torre custa 18 euros, comprando diretamente no local, 16 euros.

Horários de abertura durante o ano:
Janeiro e dezembro:  10.00hs – 16.30hs (última subida na torre)
Fevereiro e novembro:  09.30hs – 17.00hs (última subida na torre)
Março: 9:00hs – 17.30hs (última subida na torre)
De abril até setembro: 08.30hs – 20.00hs (última subida); aberturas a noite de 16 de junho a 31 de agosto: 08.30hs – 22.30hs (útima subida; nesse caso a compra do bilhete dará direito a visita gratuita do Camposanto Monumentale)
Outubro: 09.00hs – 19.00hs (última subida na torre)

Eu estive diante a Torre de Pisa 2 vezes, mas nunca subi, não estava muito a fins de enfrentar 300 degraus.

A Torre Pendente de Pisa, como é chamada aqui na Itália, mede 56 metros, foi construída em um terreno argiloso, por esse motivo cedeu e mudou sua posição. A inclinação do edifício atualmente mede 3,99 ° em relação ao eixo vertical. A torre  permanece em equilíbrio porque a linha vertical que passa pelo seu centro de gravidade cai dentro da base de apoio.
Na verdade, esse argumento não é totalmente indiscutível, tem quem hipotiza que a inclinação da torre de Pisa foi concebida na fase de planejamento, ou seja, de propósito.

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
instagram.com/keviagem/
facebook.com/KeViagem
twitter.com/keviagem

 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Selma

    Damares, que ótimo encontrar seu blog, estou indo para Florença e vou passar em Pisa. Com essa dica, vou dar uma parada em Pisa para conhecer a torre, que já estava em meus planos, mas estava em dúvida, porque talvez o tempo não seria suficiente, agora vou aprovetar e parar durante a viagem.
    Bjs e parabéns pelo blog, adorei.

    29 de setembro de 2012
  • Carlos Alberto

    Eu estou fazendo isso em Verona. Estarei indo conhecer o lugar dos meus sonhos com minha esposa, Veneza, e vamos parar em Verona. Sairemos de Milão, onde estaremos (te mandei um email solicitando serviços de acompanhamento em Milão).
    A idéia surgiu depois que li esse post. Valeu pela dica.
    Abçs

    30 de setembro de 2012
  • Carlos Alberto

    Damares, vou aproveitar um pouco de sua boa vontade e lhe perguntar uma coisinha. Você acha que consigo dar uma volta legal no centro de Verona em apenas 2 ou 3 horas? Porque tenho que comprar o trem de Verona para Veneza, e queria saber quanto tempo mais ou menos seria necessário ficar em Verona.
    Obrigado

    2 de outubro de 2012
  • Carlos Alberto

    Damares, mais uma vez, muitíssimo obrigado.
    Com as dicas de seu blog, consegui organizar minha viagem em maneira mais pratica.
    Abraços e sucesso.

    3 de outubro de 2012
  • JCF

    Gostei da reportagem! Eu estive na Itália cerca de 2 meses atrás e adorei esse país! Eu fiz um programa de intercâmbio na escola Sprachcaffe onde participei de um curso de italiano em Santa Domenica di Racadi na Região da Calábria e amei este lugar! Visitei também a Torre Pisa e tirei a típica foto ´´empurrando a torre para a esquerda“. A Itália respira arte e cultura! Espero um dia retornar à Itália outra vez. Deixo aqui tb a dica da escola de idiomas logo abaixo

    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/calabria/main.htm

    16 de outubro de 2012
  • JCF

    Olá Damares! Sem dúvida! Estive nessa região e pretendo viajar outra vez a região da Calábria para fazer outro curso de italiano na escola Sprachcaffe para aperfeiçoar meu italiano pq pretendo fazer meu mestrado na Itália e se possível nessa região cheia de praias lindas.

    Bjs

    JCF

    17 de outubro de 2012
  • Rita

    Olá, vou sair de La Spezia para ir para Roma, queria dar uma paradinha em Pisa para conhecer depois seguir para Roma, quanto tempo você acha suficiente, não vou subir na torre, basta em Florença! Obrigada

    9 de abril de 2014
  • Damares

    Olá Damares, Meu nome também é Damares – Sou Brasileira – SP e vou sair de Budapeste – Hungria dia 20.06 e pretendo ficar 11 dias na Itália – E estou pesquisando um bom itinerário com termino em Milão de onde retorno a São Paulo dia 01.07. Pensei em alugar um veiculo, seria melhor em razão da bagagem, o que você sugere?

    31 de maio de 2014

Deixe Um Comentário