De Veneza a Pádua de barco
Que tal fazer um mini cruzeiro de Veneza a Pádua sobre as águas de um rio para explorar as antigas casas dos nobres venezianos? Nada maus, né mesmo?
São jóias arquitetônicas e artísticas que estão apenas a poucos quilômetros de Veneza ao longo das margens do rio Brenta, um espécie de extensão do Grande Canal de Pádua. Resumido em história, cultura, arte e paisagem.
Aproveitando da calma corrente do rio, dezenas de barcos e balsas cheios de turistas atravessam o canal a cada dia de março a novembro para admirar os mesmos pontos que fizeram Goldoni, Casanova, Byron, Goethe e D’Annunzio ficarem deslumbrados com tanta beleza.
A ideia é fabulosa para quem está hospedado em Veneza ou Pádua (pra quem está também em Milão fazendo um bate e volta) podendo aproveitar para passar um dia diferente e conhecer lugares únicos. Maio e outubro, podem ser os meses melhores para desfrutar da navegação sem sofrer muito com o calor, além de pegar menos gente. O mini cruzeiro é feito de barco, o qual navega passando pelas villas venezianas ao longo da Riviera Brenta com um panorama encantador. Eu fiz uma parte desse itinerário há alguns anos de carro e pretendo fazer de novo, mas dessa vez, de barco.
O Rio Brenta nasce do Lago di Caldonazzo e desce longo a Valsugana até Bassano, onde inícia sua trajetória nas planícies, alcança a zona norte de Pádua e aqui é dividido. Um ramo vai direto para o sul da lagoa de Veneza, enquanto o outro ramo, canal artificial escavado pelos venezianos, o famoso antigo Naviglio del Brenta, em Noventa Padovana, desvia para Strà, Dolo, Mira chegando em Fusina e Veneza.
A região do Veneto sempre foi muito rica em cursos de águas naturais, através de uma vasta gama de canais, todas as cidades do Veneto eram ligadas entre elas, e todas estavam ligadas à lagoa de Veneza e ao mar, os principais pontos de comércio.
Os passeios são feitos em barcos, e se chamam “I Battelli del Brenta”. As navegações de Veneza a Pádua ou vice-versa, saem todos os dias, com excessão de segundas-feiras. A excursão segue longo o rio com paradas para visitar as antigas e históricas mansões do período de 1700, são as mais famosas e belas da região.
Hoje, todos os barcos a motor que viajam pela Riviera del Brenta, são chamados de “ burchielli” (pronuncia=burkieli). Burchiello ( singular) era um barco típico de Veneza, usado para o transporte de passageiros com uma grande cabine de madeira, com três ou quatro varandas, finamente trabalhada e decorada. Esse meio de transporte, era usado pela classe rica veneziana para ir da cidade às suas mansões situadas no campo, que hoje faz parte de um incrível cenário turístico.
Os barcos não retornam de onde partem, caso o passageiro queira voltar de onde saiu o passeio, vai ter que se organizar por conta própria, pegando ônibus ou trem . O tempo de viagem de Pádua a Veneza de trem ou ônibus, é de cerca 45 minutos.
O passeio completo é das 9h às 18h, geralmente inclui guia e paradas para visitar algumas “Villas” (mansões) e antigos moinhos do período de 1500. O almoço é facultativo em um restaurante ao longo da Riviera del Brenta.
O tour de meio período parte às 9h/10h até às 13.00h, ou às 13h30/14h até 18h. Para reservar e conhecer os itinerários, visite o link: padova.booking-on-line.com
Para chegar à Riviera del Brenta, tem várias opções. De Veneza pegando o ônibus da linha ACTV que partem a cada 15-30 minutos de Veneza (Piazzale Roma), Mestre (Piazza XXVII Ottobre). Saindo de Mirano (de barco), de Pádua (ir para estação “corriere”, na piazzale Boschetti).
eliana coppo aresi
/
achei bem convidativo!!!
14 de junho de 2013mas não entendi, o percurso é só ida e a volta é por sua conta?
Damares Lombardo / Autor
/
Olá Eliana, tem mais de uma possibilidade de passeios, e o barco começa em uma cidade e termina em outra.
16 de junho de 2013Abçs
Damares
Martha Zucchini de Moya F. Netto
/
Olá Damares!!!
1 de dezembro de 2017Como fazer esse percurso pelo Canal de Brenta , de carro?
Quantas horas levaremos para percorrer o Canal e se é possível fazer algumas paradas para visitar algumas das Villas??
Estaremos hospedados em Padova no verão , julho/2018, mas temos pouco tempo para esse percurso, pois estaremos viajando para outros lugares e minha idéia seria iniciar o dia fazendo esse percurso e depois continuar viagem.
Agradeço as informações, boa sorte!!!
Martha
Damares Lombardo / Autor
/
Martha, o percurso não é muito longo e de carro é rápido. Você pode parar para visitar as vilas, mas acho que muitas solicitam reserva antecipada. De qualquer maneira, a maioria
5 de dezembro de 2017dá para entrar pelo menos no jardim externo.
Abs
Damares