Expop 2012: por uma cidade melhor
EXPOP 2012 é a primeira iniciativa de Vivaio, uma associação sem fins lucrativos que nasceu em 21 de março de 2011. Um grupo de jovens profissionais de vários setores, todos moradores de Milão, que se reuniu e decidiu colocar em prática uma ideia bem interessante “Transformar Milão em uma cidade melhor”.
Quem não mora na cidade de Milão, não sabe que os milaneses reclamam muito de sua propria cidade, achando defeitos em tudo (mas os jovens ou pessoas que vêm passar um período aqui a trabalho ou estudo, a adoram). A verdade é que Milão tem tudo para oferecer situações melhores, mas falta iniciativa, principalmente por parte dos políticos, então as pessoas estão começando a se movimentar e colocar em prática aquilo que pensam que poderia trazer beneficios, seja para residentes, que para turistas.
Acho que cairam na real que é hora dessa cidade começar a se agilizar para chegar ao nível de outras cidade da Europa como Londres e Berlim, mesmo porque, tem tudo pra chegar lá, mas para isso, são necessárias mudanças e melhorias.
Um exemplo disso são os parques, a cidade é cheia deles distruibuídos em várias partes, mas não existe uma organização com indicações como acontece por exemplo em Londres, onde os parques fazem parte da vida cotidiana das pessoas, até os turistas vão pegar sol e comer seus sanduíches entre um passeio e outro.
O nome Expop 2012 tem como referência a Expo 2015, um evento muito importante a nível internacional. O objetivo de Expop é organizar projetos paralelos à Expo 2015, e que eles permaneçam na cidade beneficiando os moradores e turistas.
Por que estou contando tudo isso pra vocês? Porque fui convidada para participar da abertura desse evento como blogger que escreve para um país estrangeiro. Hoje era dedicado somente à imprensa e aos blogueiros, com um almoço a base de sushi, frutas, sorvetes e ótimos cocktails.
Os integrantes da associação Vivaio durante a coletiva de imprensa: Alessandro Fracassi, Babette Riefenstahl, Andrea Zoppolato, Manuela Ravalli e Duilio Forte.”
Qualquer pessoa podia fazer parte da iniciativa para uma cidade de Milão melhor. Hoje foram mostrados os 10 projetos escolhidos para serem votados, mas ainda estão abertos à novas ideias. Então, quem mora aqui e deseja participar com o voto ou projeto basta dar uma chegadinha diretamente no Vivaio Riva amanhã, dia 21 de junho, das 10h às 21 h. E quando terminar o evento vai rolar uma super festa “Expop Party” em um bar pertinho do Vivaio, o Shu, localizado em Via Molino delle Armi (a entrada é gratuita com consumação facultativa de 8€).
O Vivaio Riva é um daqueles lugares que só quem gosta de descobrir o que a cidade oferece de diferente e interessante conhece, como eu…..rsrsrsrs. Vivaio significa viveiro de plantas, e o lugar é um oasis de verde com plantas e flores bem bonitas.
Se você é turista e está passeando em Milão, não perca essa oportunidade, porque vai conhecer um paraíso verde dentro da cidade. O espaço é tão sugestivo que muitas vezes é usado para eventos culturais ou como cenário para filmes. É muito fácil chegar até lá, está ao lado do monumento “Collone di San Lorenzo” (Colunas de São Lorenzo). É possível visitá-lo durante o ano inteiro, no inverno tudo se transfere para a parte interna.
Todos os projetos eram bacanas, mas três capturaram a minha atenção. O projeto Drink Ability que focaliza a educação e habilidade de beber com qualidade (utilizando bons produtos alcoólicos) e responsabilidade, usando medidores para controlar a quantidade de álcool (usando esses medidores, o teor alcolico pode abaixar de até 40%, porque a quantidade é controlada em maneira exata).
Digamos que é uma nova estrada para reduzir o consumo do álcool em modo responsável. Pode até parecer um incentivo a consumir bebida alcoolica, mas não é bem assim. Com os estudos feitos sobre esse assunto, chegou-se à conclusão que as pessoas não deixarão de beber, então a ideia é, ao menos essa: beba-se em maneira mais light.
Eu bebi um daiquiri e outra bebida a base de gengibre e pepino, adorei, e nem fiquei tonta, e olha que essas bebidas me fazem um rápido efeito, hein!
Os protagonistas do projeto Drink Ability
O outro projeto que me chamou atenção foi o Zoo d’Artista: basea-se no Art Parks de estilo norte-americano. A ideia é que seja realizada uma intervenção artística em um parque, possivelmente onde funcionava o antigo zoológico de Milão que serviria de espaço para “os animais” criados por arquitetos, designers, artistas.
Um dos objetos em forma de animal do projeto Zoo d’Artista
Mas o que eu mais gostei mesmo foi o EATMI. O objetivo do projeto é construir uma roadmap em vídeo com um itinerário enogastronômico de Milão, através narrativas dos personagens do setor, contando as receitas, as histórias dos restaurantes e etc. O vídeo vai mostrar, por exemplo, desde os locais onde são feitas as mussarelas, até os restaurantes típicos e bons da cidade. O projeto é uma proposta da casa de produçao Non Chiederci La Parola e as autoras sao Daniela Robecchi e Cristina Sivieri Tagliabue.
Experimentando um dos cocktails
Os outros também não ficaram para trás, eram muito interessantes, eu mencionei os três acima, por questão de gosto, seriam aqueles que eu escolheria, mas escutei comentários de algumas pessoas presentes hoje ao evento e falavam muito bem de outros. Mas gosto não se discute, não é mesmo?
Fazem parte do projeto também: Parco Orbitale, Milano in Mostra, Expop Teen, Art Village, Italy’s Art for Expo, Milano Internazionale, Milano4You e Sistema di Telettura.
Alice
/
Oi Damaris, tudo bem querida? Menina que matéria interessante, fiquei com uma super vontade de conhecer… Assim que encontrar um tempo com certeza irei. Valeu!
22 de junho de 2012Um abraço:
Alice!
Damares Lombardo / Autor
/
Vai mesmo conhecer o lugar, porque é realmente muito gracinha.
25 de junho de 2012Bjs
Damares