Festival do Gorgonzola
O Festival do Gorgonzola é uma festa tradicional que acontece a cada ano na cidade de Gorgonzola, perto de Milão.
No Brasil, se usa dizer que tudo acaba em samba, porque no nosso país, inventa-se sempre um motivo para fazer festa. Aqui na Itália, tudo termina sempre em comida, fazem festival de tudo quanto é produto alimentar, cada um em seu território característico. O nome que se dá a esse tipo de festival aqui é “Sagra”. Quando trata-se de fruta ou verdura, o evento é feito na estação do produto.
Você sabia que existe até o festival de rã?
Na verdade, a Sagra, que significa “Sacro”, é uma parte integrante da identidade histórica de uma comunidade e de um país, uma combinação perfeita de autenticidade e as tradições culinárias do território. É um evento muito antigo e está muito enraizado até hoje na cultura italiana.
Gorgonzola é o nome de um município de Milão, mas também do famoso queijo de produção italiana que nasce exatamente nessa cidadezinha. Desde 1999, no mês de setembro, acontece a “Sagra del Gorgonzola” (Festival do Gorgonzola).
O pequeno centro da cidade de Gorgonzola fica repleto de barraquinhas, onde é possível experimentar a grande varidade de pratos e petiscos feitos com esse queijo de sabor tão marcante. Rola também música e jogos para crianças.
E para nós brasileiros que adoramos arroz, é o máximo, porque preparam sempre um risoto de gorgonzola delicioso gigante na praça principal da cidade. A panela é tão grande, que precisa de ajudantes para ficar mexendo o risoto, porque a receita é assim, tem que ficar mexendo quase sempre para não grudar no fundo.
Tem inclusive o Gorgopass, que oferece a possibilidade de experimentar duas degustações pagando cerca de 7€.
Eu acho que não existe meio termo com esse queijo, é amor ou ódio. Ele tem um sabor muito forte, além do mau cheiro que exala. Mas eu gosto do danado mesmo assim.
Adoro as combinações que podem ser feitas com esse queijo: gorgonzola com pera, gorgonzola com nozes, gorgonzola com mel, pasta com gorgonzola, risoto de gorgonzola, nhoque com gorgonzola, polenta com gorgonzola, pizza de gorgonzola. E tuto acompanhado com um bom cálice de vinho tinto, obviamente!
O Festival do Gorgonzola acontece a cada ano num final de semana em meados do mês de setembro. Para saber a data precisa de cada ano, sugiro que visite o link da organização por volta de julho: prolocogorgonzola.it
É facinho chegar até o festival, é só pegar o metrô linha verde em Milão e descer em Gorgonzola (o metrô que vai em direção a Gessate). O evento geralmente começa a partir das 10hs e dura o dia inteiro, encerrando por volta das 23h no sábado e às 22h no domingo.
celia
/
Uau! Dá até vergonha comparar o nosso gorgonzola daqui (Brasil) com os da Itália. Tivemos o primeiro contato com essa delícia italiana em Novara. Ficamos apaixonados pela cremosidade e sabor dessa iguaria. Sorte de vocês.
15 de setembro de 2012Damares Lombardo / Autor
/
Itália e França são os paraísos dos queijos e vinhos. Na verdade, quase tudo aqui tem qualidade, desde o biscoito barato no supermercado, até o atum em lata……rsrsrsrs.
16 de setembro de 2012FERNANDA
/
ESSE FESTIVAL ACONTECE EM MAIO TBM?
4 de abril de 2013TENS DICAS DE FESTIVAIS GASTRONOMICOS EM MAIO DE 2013? OBRIGADA
Damares Lombardo / Autor
/
Olá Fernanda, infelizmente só acontece em setembro. De 24 a 26 de maio vai ter o Festival do Gusto em Bolzano, uma região de montanha quase divisa com a Austria. Espero conseguir fazer um post sobre isso até maio.
4 de abril de 2013Abraços
Damares
A. Constantino
/
Vou visitar Milão e, gostaria de fazer uma degustação de queijos (gorgonzola p.e.). Onde posso fazer isso? Na cidade de gorgonzola? Obrigada
16 de março de 2015Damares Lombardo / Autor
/
Aurelia, se você comer numa enoteca, vai poder experimentar muitos queijos, inclusive gorgonzola. As enotecas servem degustação de vinhos acompanhados com tábuas de frios e queijo, e quase sempre tem gorgonzola. E se quiser comprar e comer no quarto do seu hotel com uns biscoitos “cracker” (água e sal), é só entrar num bom supermercado e comprar na parte de frios com o balconista, mas peça o “gorgonzola dolce”, é aquele mais indicado para comer puro ou com pão ou cracke (compra-se tb no supermercado).
19 de março de 2015Abs
Damares
A. Constantino
/
Muito obrigada pela ajuda! Você conhece alguma enoteca que possa aconselhar?
19 de março de 2015Obrigada!
Damares Lombardo / Autor
/
Constantino, veja esse post: https://www.keviagem.com/2015/03/milao-saiba-onde-degustar-bons-vinhos-queijos-e-frios/
22 de março de 2015Abs
damares
A. Constantino
/
super esclarecedor! Muito obrigada!
23 de março de 2015