Florença: visitas gratuitas aos museus cívicos

Você vai estar visitando Florença no dia 18 de fevereiro? Então aproveite dessa ocasião.

Essa oportunidade é graças a comemoração da morte de Anna Maria Luisa de Medici “. Mas quem era essa senhora? Também chamada de Ludovica, foi a última herdeira da  família Medici. Aqui abro um pequeno parentese para falar um pouquinho da história pra que você possa entender melhor do que se trata.
“No período medieval, quem comandava nas cidades e territórios, eram as famílias nobres com seus ducados. A família Medici dominou Florença por bem 2 séculos. Quando você lêr alguma informação sobre um determinado período medieval, e estiver escrito por exemplo “no período mediceo”, significa a época em que a família dos “Medici” dominavam o lugar”.

Anna Maria Luisa de Medici

Foto: Wikipedia

Voltando a senhora Anna Maria Luisa de Medici, quando seu marido morreu, não tendo filhos, assim como os irmãos e outros parentes que pudessem continuar a dinastia, em 31 de outubro de 1737, decidiu criar com o ducado dos Lorena (família que passou a dominar a cidade na época), a nova dinastia em seu reinado que tinha em regência o destino de Florença, o “Pacto de Família”, com o qual foi estabelecido que a coleção de arte de valor inestimável da família Medici, permaneceria no Estado do Gran-Ducado.
Com sua morte,  as heranças  dos Medici (galerias, quadros, estátuas, museus,  jóias e outros) acumuladas nos séculos,  passaram a pertencer a Florença, sem correr o risco de ficarem dispersas depois de alguns anos, como aconteceu com outras famílias. Graças a essa senhora, a cidade de Florença possui um  patrimônio de arte de tal importância.

Será possível visitar gratuitamente os museus cívicos da cidade no dia 18 de fevereiro, mas somente com visitas guiadas em língua italiana. Mesmo que você não fale ou não entenda o idioma, aproveite dessa oportunidade e entre gratuitamente para apreciar grandes riquezas artísticas.

Para reservar precisa telefonar para número: 0039 0552616056 de segunda a sexta das 09h às 12h a partir de 4 de fevereiro. O problema vai ser conseguir reservar em italiano, né mesmo?

Anna Maria Luisa de Medici, receberá uma homenagem,  será emitido um “selo comemorativo” auto-adesivo no valor de 3,60 euros.

Calendário com os museus e horários para as visitas:

  • Opificio delle Pietre Dure (via degli Alfani 78): visitas guiadas às 09:30h e às 11:15h
  • Cappella Brancacci (piazza del Carmine 14) das 10h às 17h
  • Museo di Santa Maria Novella (piazza Santa Maria Novella) das 10h às 16h
  • Museo di Palazzo Vecchio (piazza della Signoria) das 9h às 19h
  • Museo Stefano Bardini (via dei Renai 37) das 11h às 17h
  • Fondazione Salvatore Romano (piazza Santo Spirito 29) das 10h às 16h

 

Organize sua viagem para Itália visitando os links abaixo (os links abaixo são de parceiros comerciais do blog)
Compre passeios na Toscana e na Itália
Reserve seu hotel com o booking.com
Viajando de carro, alugue com Rentalcars

Siga Keviagem nas redes sociais:
https://instagram.com/keviagem/
https://pt-br.facebook.com/KeViagem
https://twitter.com/keviagem

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Oi Damares, reservei hoje mesmo, lí seu post ontem. Moro em Londres, vou passar uns dias na Toscana. Tenho visitado bastante seu blog, nada como pegar dicas com quem conhece bem o lugar.

    13 de fevereiro de 2013

Deixe Um Comentário