Floresta Negra: Villingen

Você já ouviu falar na cidade de Villingen? Ela é uma gracinha e é a cidade onde meu marido ítalo-alemão cresceu. Na verdade ele nasceu em outra cidade da Floresta Negra, mas foi para Villingen muito pequeno. Viajo pra essa cidade há mais de 20 anos, já passei até carnaval nela, que, por sinal, é muito lindo, todos vestidos com trajes medievais e carros alegóricos a tema. Somente o frio que peguei (-5°) me deixou menos empolgada em ficar muito tempo na rua vendo os desfiles…

Villingen-torre

Torre de Villingen

Villingen-Schwenningen está situada na Floresta Negra, é uma cidade de porte médio do sul-oeste de Baden-Württemberg, situada a 700 metros acima do nível do mar com uma população de cerca 81.000 habitantes.
A localidade tem uma particular característica: a união de duas cidades independentes que se transformou em uma dupla cidade. Villingen é composta pela parte regional do Baden, e Schwenningen por aquela de Württemberg, e estão localizadas a poucos quilômetros de distância. A fundação da cidade dupla de Villingen-Schwenningen ocorreu em 1972.
Em poucas palavras, Villingen-Schwenningen é formata por duas partes: a velha Villingen, com muralhas e torres de ingresso, e a moderna e industrial Schwenningen.

A história da cidade de Villingen remonta ao primeiro período da Idade Média, caracterizada pela sua adesão por quase 500 anos à Áustria. Schwenningen, no entanto, manteve por um longo período um caráter rural, que foi alterado somente com a industrialização, no século 19.

Villingen - Muralha

Muralha de Villigen

Originalmente, os muros da cidade de Villingen mantidos em grande parte, até hoje, eram mais elevados.
No século 19 foram demolidas partes das trincheiras, das fortificações e uma das 4 torres, a Niedere Tor.

Hoje, seu centro histórico há 3 encantadoras torres que servem como porta de ingresso.

Villingen-centro histórico

Centro histórico de Villingen

Cidade da Alemanha

Villingen é uma cidade medieval muito linda, junto com Schwenningen, forma a capital da “Estrada dos Relógios”, apresenta em seus museus os relógios mais antigos da Floresta Negra (no Franziskanermuseum há uma rica coleção).

“A Estrada dos Relógios na Alemanha é um itinerário fascinante. ÈÉum percurso circular de cerca de 320 km que começa e termina na cidade de Villingen-Schwenningen. Se trata de uma estrada que atravessa as magníficas paisagens da Floresta Negra e cidades medievais na zona de Baar, que, em seu desdobramento através de bosques, rios e castelos toca em alguns locais famosos pela fabricação de relógios cuco e de artesãos que criaram verdadeiras obras de arte para marcar o tempo”.

Passeando no centro histórico entre ruas pitorescas com chão de pedra e casas coloridas decoradas com pinturas nas fachadas, você vai encontrar portões, torres e inúmeros pontos idílicos que proporcionam um ambiente muito agradável para relaxar e descontrair em um dos cafés tomando uma cervejinha (no verão, claro), ou comendo um daqueles doces alemães deliciosos (que só de olhar já engorda uns quilinhos) com chá ou chocolate quente (no inverno).

Edifícios medievais com afresco na Alemanha

Edifícios medievais com afresco

Edifícios medievais

Idade Media

Floresta Negra

O que mais tem no centro histórico é loja, bar e restaurante de várias etnias, dando muitas opções aos visitantes, seja de compra, que de comida.

A catedral, majestosa e imponente, com a sua torre sineira, nota-se de vários cantos da cidade.

Típicas edifícios da Floresta Negra

Típicos edifícios da Floresta Negra

Na praça da Catedral Münster, do século XIII, acontece todos os sábados de manhã o mercado, e é muito bacana ver os residentes fazer suas compras com as típicas cestinhas de vime.

Finalmente consegui visitar essa praça durante a semana sem o mercado pra tirar fotos da igreja sem as barracas.

Catedral de Villingen

Catedral de Villingen

Floresta Negra

Ao lado da Catedral, encontra-se esta fonte de metal (Münsterbrunnen ) que contém muitas cenas engraçadas, todas ligadas ao seu fluxo de água.

Villingen-Schwenningen

Villingen-Schwenningen

cidade da Floresta Negra

Villingen-cidade da Floresta Negra

cidade da Floresta Negra

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Que lugar aconchegante e lindo tudo de bom parabéns bjs

    17 de agosto de 2014
  • Damares Lombardo

    Olá!
    Parabéns pelo blog e pelo post…
    Estou planejando uma viagem pela região no próximo mês de janeiro (estará frio, com certeza!). Um dos passeios que estou querendo fazer é subir pela Ferrovia da Floresta Negra (Offenburg => Triberg => Villingen) e descer pela Hollental (Villingen => Freiburg), retornando para Offenburg e a partir dali para Strasbourg. Por isso estou pesquisando sobre as cidades no caminho dessa rota, e encontrei o seu blog!
    Gostaria de sua opinião, e dicas sobre o que fazer na cidade em uma parada para o almoço, para depois seguir viagem de trem… Devo chegar por volta de 11 horas da manhã e sair no máximo até as duas da tarde, pois preciso chegar em Offenburg até as 17 horas para pegar um carro na locadora.

    5 de setembro de 2016
  • Damares Lombardo

    Como se chega a essa cidade de colônia?

    26 de novembro de 2017
  • Damares Lombardo

    Como vou ficar somente 1 dia em Villingen gostaria de saber se posso pegar um trem para poder melhor observation a Forests Negra.. Agradeco alguma dica.Obg.

    28 de dezembro de 2017

Deixe Um Comentário