Concorrência entre empresas de trem na Itália

A guerra não tem fim entre as ferrovias de trem na Itália. A Trenitalia e Italo fazem cada vez mais ofertas convenientes, seja a nível de preço, que de tempo de viagem e conforto, e de quebra, nós viajantes terminamos ganhando com isso. Eu aqui no meu cantinho, fico só na torcida. E viva a concorrência!

Se você ainda não conhece Italo, não se preocupe, eu te apresento.
Italo é o mais recente trem inaugurado em 2012 que faz concorrência a Trenitalia. Pertence a empresa de Luca Cordero Montezemolo. Italo garante grande conforto em todas suas três classes, com nove centimetros de espaço entre uma poltrona e outra, e,  janelas mais amplas de 20% em relação àquelas de Trenitalia. Em todas as classes (Smart, Primeira  e Club) têm wifi e máquinas distribuidoras de snack e bebidas. Todos os trens possui um vagão “cinema”, além de televisão por satélite em cada um. As rotas principais que operam os trens de Italo, são: Milão, Turin, Pádua, Verona, Veneza, Mestre, Reggio Emilia, Bolonha, Florença, Roma, Nápoles e Salerno.

trem na Itália

Trem na Itália – Italo

O tempo de viagem de Roma a Milão é de 2h e 45 min sem paradas. Os preços variam principalmente em relação a quanto tempo antes a pessoa faz a reserva, e são ligados a promoções que são informadas a cada período. Visite o link: italotreno.it
Mas é possível comprar o bilhete também na estação ou diretamente no trem. Obviamente paga-se mais caro.

Trenitalia para conseguir ficar na mesma altura de Italo, ou quase na mesma, continua alargando suas ofertas, e introduziu mais dois novos trens diários Frecciarossa entre Florença, Bolonha e Milão. Ótima iniciativa de Trenitalia, porque o tráfego entre essas cidades é bem intenso, principalmente nos finais de semana quando muita gente volta pra casa (aqui na Itália, muitas pessoas trabalham ou estudam em outras cidades e voltam para casa nos finais de semana). O turista também vai ganhar com isso, tendo mais disponibilidade de horários para viajar entre essas cidades.

Em 2014, entraram no mercado os primeiros modelos de Frecciarossa 1000, que ligaram  Milão a Roma em apenas 2 horas e vinte minutos.

Trem na Itália

Trem na Itália – Trenitalia (Frecciarossa)

Para conhecer as promoções de trenitalia, visite o site: trenitalia.com

A dica é: visite os dois sites antes de comprar seu bilhete de trem para rodar na Itália e pela Europae aproveite da melhor promoção.

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Marcia

    Oi Damares, aqui é Marcia, deixei um comentário no post sobre Vogue Fashion outro dia. Estou te escrevendo do trem Frecciarossa, e queria confirmar que é o máximo, o wifi funciona, apesar de cair a linha de vez em quando, além da super velocidade. Agora quero experimentar o Italo.
    Ciao e abraços do meu trem supersônico…..hehehehehe.
    Marcia

    12 de setembro de 2012
  • Tania Barcelos

    Oi Damares,
    Estou indo com uma amiga em novembro para Milão, mas vamos ficar apenas tres dias, sendo que em um deles estamos querendo ir a Veneza. Acredito que dê para irmos e voltarmos de trem em um dia, certo?
    Gostaria de dicas sobre o que ver e fazer em Milão. E também em Veneza, claro! Mas note que estaremos fazendo turismo econômico, viu?…rs
    Abraços
    Tania

    18 de setembro de 2012
  • Regina Montanari

    Oi Damares,

    entrei no site da Italo e fiquei com uma duvida … de Roma a Milão tem 2 estações, Milano P.G. e Milano ROG. Não tem Milano Centrale. Fiquei na dúvida em qual escolher … e também a duração é 3:28hs, vc havia comentado 2:45hs … será q estou vendo errado? Abraços,

    7 de março de 2013
  • Ivy Marroco

    Oi Damares!! Esse trem me parece ser muito bom, estamos querendo experimentar, até porque as tarifas são muito boas! Você sabe se podemos comprar as passagens online, a partir do Brasil? Eu tentei me cadastrar o site, mas pede um endereço italiano! Abraços, e muito Obrigada! Nós temos nos deliciado com seu blog, as dicas são excelentes e muito úteis!

    7 de março de 2013
      • Ivy Marroco

        Damares, muito obrigada! Fiz dessa forme e deu tudo certo! Consegui comprar as passagens do Italo Treno! Depois, se gostarmos da experiência, eu comento!! Só no site da Trenitalia é que ainda não consegui comprar! Será que é porque o cartão é brasileiro? Já vi muita gente tendo problema com isso! O que me recomenda? Abraços!

        19 de março de 2013
  • Daniel Lopes

    Boas Damares.
    Vou a Itália nos finais de Janeiro. Vou percorrer Milão-Veneza-Florença-Roma
    Gostaria de saber se me aconselha comprar os bilhetes de comboio com antecedência para evitar que depois fiquem mais caros ou se espero que as empresas façam promoções para a minha altura.
    Cumprimentos

    24 de outubro de 2016
  • nayara

    Oi Damares!! Adorei o post. Você sabe me informar se o Trem Italo sai da estação Termini para Florença ?

    29 de dezembro de 2016

Deixe Um Comentário