Itália: eventos de verão 2013

Nos últimos anos, as festas e festivais nas pequenas cidades da Itália tiveram um aumento altamente grande no interesse do turista, que hoje o turismo enogastronomico é uma forte indústria deste campo.

Hoje, viaja-se pela Itália nas grandes cidades, como nas pequenas provincias, para visitar lugares que as vezes nunca ouviu-se falar, mas sabendo que vai acontecer uma festa tradicional, medieval ou um festival enogastronomico, tal localidade já entra a fazer parte do roteiro da viagem.

Em todo o país acontecem tais eventos durante quase todo o ano, pra colocar todos aqui pra você não seria muito simples, mas deixo somente uma pequena parte do que vai rolar nesse verão para que possa ter uma idéia do quanto sua passagem por determinados lugares pode se transfromar em uma grande FESTA!

REGIÃO DO FRIULI

A partir de 28 de junho em San Daniele del Friule vai acontecer a Sagra do Prosciuto Crudo (Festival do Presunto Cru). Se você nunca comeu e gosta de presunto, recomendo a dar uma passadinha por lá e experimentar aquele de de San Daniele diretamente da fonte. Os três melhores da Itália são aquele de Parma, de San Daniele e da Toscana.
Serão 4 dias de festa no coração do Friuli pra comemorar uma  antiga tradição, bem no centro histórico, o qual se transformerá em um gigante salão da degustação ao ar livre.

Ah, sem falar que esta região oferece também um ótimo vinho branco doc, “Pinot Grigio”.

PIEMONTE

Se você estiver viajanto aqui pelo norte em setembro e quiser dar uma chegadinha no Piemonte, região que super recomendo, da um pulinho em Asti no dia 9 de setembro, vai rolar por lá a “Sfilata delle Sagre”, é um desfile medieval com cerca de 3.000 pessoas, com espetáculos folcloristicos e uma delicosa gastronomia do território, sem falar no delicioso vinho doc de Asti, “Barbera di Asti”.

LAZIO

Vai estar em Roma de 14 a 16 de junho e gostaria de participar a uma festa típica tradicional? Não se preocupe, é só pegar um trem e em apenas uma horinha vai chegar em Viterbo, lugar que também recomendo uma visita, aliàs, se eu fosse você me hospedaria 2 noites na região, é fabulosa.
Aqui vai acontecer a “Sagra delle Fettuccine” (Festival da pasta Fettuccine) na Grotte Santo Stefano, província de Viterbo. O fettuccine, massa caseira típica da região do Lazio, feito com farinha, ovos e sal, vai ser o protagonista nas barracas de comida do festival. O prato é acompanhado com molhos diferentes da tradição local, e no festival você vai poder saborear o “Tris”: fettuccine com molho de carne, fettuccine com  javali, e fettuccine com molho de cogumelos porcini. Tudo acompanhado com muita música e festa popolar.


L’Infiorata, Genzano Di Roma

Pra quem gosta de flores e vai estar visitando Roma dias 16 e 17 de junho, não pode perder essa oportunida. Em Genzano di Roma, acontece a cada ano o festival da “Infiorata”. Esta festa nasce no século XIII  e é estremamente ligada à celebração cristã de Corpus Christi. A Infiorata de Genzano remonta a 1778, quando foi realizado um tapete floral com cores fortes de grandes dimensões bem no centro de uma rua inteira, e para sua realização, foram convidados a colaborar todos os moradores da rua.
Ao longo de sua história, a Infiorata de Genzano, de evento popular local, tornou-se um evento internacional de arte, cultura e acima de tudo de fé, que todos os anos atrai milhares de visitantes da Itália e do exterior.

Aqui também não vai faltar as famosas barracas com as delicias gastronomicas local.
Genzano se encontra a cerca de 40 minutos de trem de Roma, está situada na província de Nemi, nos Castelos Romanos. O território é muito bonito, vale uma visita. Fiz uma viagem pra lá em 2011, da uma olhadinha no post.

TOSCANA

Se passar por Roccatederighi em Toscana no primeiro final de semana de agosto, você vai se encontrar em alguns séculos atrás, exatamente, na Idade Média. Roccatederighi se transforma, tudo acontece no seu castelo: os abitantes se vestem com roupas do período medieval, damas e cavaleiros que desfilam pelas ruas, camponeses e mendigos, e os artesãos que irão colocar ao serviço dos visitantes suas artes antigas; à noite as ruas serão iluminadas com tochas, e o burgo é animado por palhaços e contadores de histórias, mágicos, bruxas e vários tipos de acrobatas.

Mas antes de entrar, você vai precisar trocar seus euros por moedas medievais pra poder comprar qualquer coisa dentro do burgo.

 

 

 

 

 

Damares está dentro do mundo de viagens desde 1987. Morou em Milão de 1990 a 2014, quando se transferiu para cidade de Colônia, na Alemanha. No momento vive na linda região de Lisboa, pertinho do mar! Aproveita sempre da facilidade de viajar pela Europa, conhecendo vários países nesse maravilhoso continente!

contato1@keviagem.com

Comentários
  • Damares Lombardo

    Oi Damares,

    Que dicas legais!!!!!
    Sempre muito proveitosas…
    Aproveito pra perguntar como está o clima por aí….embarco quarta e vi na previsão um tempo mais rigorosa q eu esperava, é mfesmo?

    28 de maio de 2013
  • Damares Lombardo

    AMIGOS . ADOREI OS COMENTÁRIOS E PEÇO AJUDA. TRABALHO COM FOLCLORE DANÇAS, MUSICAS E FESTAS.
    ESTAREI NA ITÁLIA DE 15 A 19. MUITO POUCO TEMPO, MAS GOSTARIA MUITO DE SABER AONDE POSSO PARTICIPAR DE ALGUMA FESTA FOLCLÓRICA OU VER DANÇAS.PROVAVELMENTE ESTAREI EM MILAO DIA 15 E PRECISO ESTAR EM ROMA DIA 19, DE ONDE PARTO DIA 20. SAUDAÇÕES E MUITO OBRIGADA

    24 de junho de 2013
  • Damares Lombardo

    Olá Damares!
    Muito bom o seu Bolg! Gosrei myuito das dicas. Como vai estar o clima na Toscana, nos meados de Agosto? Estou em dúvido o que levar para vestir.
    Desde já, agradeço.
    Um Abraço.
    Daniela

    30 de junho de 2013

Deixe Um Comentário